sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Noite Sem Fim, de Roberto Campos Pellanda


Noite Sem Fim, de Roberto Campos Pellanda
Tarja Editorial - 288 páginas
Aventura, mistérios, crianças e livros proibidos. O que mais podemos pedir de uma boa história?




Título: Noite Sem Fim
Autor: Roberto Campos Pellanda
Editora: Tarja Editorial
Ano da Edição: 2011
Nº de Páginas: 288
Série: O Além-Mar - Vol. 1
Comprar Online: Cultura / Site do Autor

Sinopse:
Quem mora na Vila está acostumado ao lugar. Mas para nós é algo realmente assustador. É sempre noite na Vila e as pessoas são obrigadas a viver segundo a Lei Anciã - um conjunto de leis que imperam há séculos e que não podem ser contestadas por nenhum cidadão.
"Na verdade, ninguém na Vila [...] conhecia qualquer outro lugar."
Como se isso tudo não bastasse, a Vila ainda é um lugar isolado. Delimitada pelo mar e por Cercas (as quais a ninguém é permitido ultrapassar), ninguém sai e ninguém entra. Aliás, existem duas exceções. A primeira são os Knucks - monstros terríveis que aparecem do Além-Mar, matam e sequestram pessoas. A segunda é pela embarcação semestral - a cada seis meses, alguns cidadãos são obrigados a partir e nunca mais voltar.
Martin é apenas um garoto, mas depois que perdeu o pai para um desses navios, ele não consegue mais ficar simplesmente na escuridão. Ele precisa saber mais - mesmo que, para isso, tenha que recorrer aos perigosos livros proibidos.

O que eu achei do livro:
Eu não sabia muito bem o que esperar quando recebi esse livro do autor. Eu já havia lido outra história dele, mas era um policial - então, não fazia ideia de como ele poderia escrever algo tão diferente.
Em Noite Sem Fim, Roberto Campos Pellanda não deixa o mistério totalmente de fora. E pode-se dizer que Martin é praticamente um detetive - um personagem forte, decidido e que corre atrás para descobrir tudo o que pode (e até mesmo o que não pode) sobre a sua vida e os acontecimentos que o cercam. Com uma narrativa simples e fluidia, o autor conta em terceira pessoa a história de uma sociedade completamente diferente. Seria possível dizer que esse livro é uma distopia infanto-juvenil? Acho que poderíamos chamá-lo assim. A Vila é uma sociedade fechada e não sabemos se a história se passa no futuro, no passado ou mesmo em um mundo distinto. Os Anciãos estariam apenas ludibriando os moradores? Já adianto que não é nada tão simples assim e alguns elementos fantásticos são inseridos pelo autor - que recheia a sua história de mistérios.
Aliás, quem acompanha o blog sabe o quanto mistérios me deixam nervosa - ainda mais quando somente novos mistérios são inseridos na trama. Isso não totalmente verdade nesse livro - já que o autor revela algumas coisas no decorrer da história. Mas mesmo entendendo que as demais eram importantes para a continuação da trama no segundo volume da série, eu ainda fiquei um tanto frustrada pelo pouco que foi revelado ao final da trama. Entretanto, é importante destacar que o livro tem um final bem traçado (apesar das pontas soltas); não poderia se manter como volume único, mas fecha a história de maneira satisfatória.
Eu adorei o enredo criado pelo autor e a originalidade que permeia a obra! Os personagens são bem construídos e bastante encantadores, embora eu tenha ficado com um gostinho de quero mais em relação a Omar e Maya que não aparecem tanto quanto eu gostaria. Martin, entretanto, é um personagem maravilhoso!
Ressalto ainda que o livro traz algumas reflexões, justamente por tratar de uma sociedade super controladora onde a liberdade individual praticamente não existe. O assunto não é diretamente ligado à nossa realidade, porém o leitor atento irá conseguir fazer algumas conexões que o levarão a pensar bastante  na sociedade em que vivemos (o que sempre é muito importante).
Agora eu mal posso esperar pela continuação desse livro, pois quero muito descobrir tudo o que há para ser descoberto!

PS: Uma das coisas que mais gostei no livro foi da criação das Morfélias! Elas são uma espécie de ser especial, embora sejam quase humanas. Com aparência humana, todas elas simplesmente aparecem na Vila e sempre ficam por conta das crianças e de alguns afazeres domésticos. Nunca questionam e são capazes apenas de respostas monosilábicas e que sigam uma lógica linear. Somente lendo o livro para entender o quanto essas personagens são estranhas e interessantes ao mesmo tempo. Espero que o próximo livro explore um pouco mais as Morfélias e revele um pouco mais sobre elas.
"Estavam em toda parte, invariavelmente tinham algo lógico para dizer e nunca eram imprevisíveis, como as pessoas muitas vezes são."

PS2: Sempre me chama a atenção quando alguma história menciona livros proibidos! Fiz um post há pouco tempo sobre a censura de livros e não é à toa que ela acontece! Os livros são uma arma muito importante para a população: uma arma de desalienação.
"Os livros à venda eram todos aprovados pelos Anciãos, que antes os examinavam e diziam se eram seguros ou não para a população. Martin nunca compreendera aquela censura e sempre se perguntara de que forma um livro poderia 'não ser seguro' para alguém."

Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


43 comentários:

  1. Eu creio que esse livro tem um pouco haver com aquele filme que se não me engano se chama a vila, pois pela sinopse dá para perceber um pouco. Fiquei admirada com a sua resenha e espero um dia ter dinheiro para comprar o livro e lê-lo. Mas voltando... Adoro mistérios e fico a imagina como seria esse lugar. Adorei tudinho até a capa do livro. 

    Beijos! 

    ResponderExcluir
  2. Oh, faz tempo que quero ler este livro. Sua resenha me deixou doidaaaaaaaaaa! Quero agora mesmoooo! kkkkkkkk! É exatamente o tipo de história que me atraia. Com tanto mistério que não me aguento de curiosidade! rsrs.
    E, esta capa? Lindaaa! ;-)

    Bjo,
    Daniela Tiemi
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Suellen, não acho que tenha muito a ver com aquele filme não... exceto por chamarem o lugar de Vila.. hahaha
    É um livro muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Hahaha é assim mesmo - cheio de mistérios!
    Eu gostei bastante \o/ Estou doida pelo segundo ^^

    ResponderExcluir
  5. Tem um babado que os mais velhos não deixam os mais novos saírem do lugar e tem umas criaturas. Mas vê o filme porque o final surpreende qualquer um. Acho que só tem o nome igual, mas eu recomendo o filme e digo mais se você vê depois me diz se gostou. 

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu vi o filme! 
    Mas não tem nada a ver >< hehehehe Não são os mais velhos que não deixam as pessoas saírem da Vila - os Anciãos não são os mais velhos - é como se fosse um governo, entende?! 
    enfim, não dá para explicar muito - porque vc tem que ler o livro para ir pegando os detalhes aos pouquinhos! 
    Mas além do nome não tem muito a ver \o/

    ResponderExcluir
  7. a taaaaaaaaaa. Agora fiquei mesmo curiosa. O.O Mas só lendo para sabe. Vai para lista de compra. =) 

    ResponderExcluir
  8. Hahahahah Depois dá uma olhada no link de compra do site do autor - fica fácil de achar um preço bacana (principalmente para blogueiros).

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei esse livro, fiquei doida para ler desde que li a entrevista do autor! Parece muito muito original! E agora lendo a resenha e sabendo mais detalhes, fiquei ainda com mais vontade.
    Tem como não dar vontade de ler se é um livro sobre livros? Poutz! E que livros proibidos são esses? Eu só li a resenha e já fiquei com perguntas! hahahaha :)

    ResponderExcluir
  10. O livro é ótimo, Karen! Muito bem escrito, com uma revisão bem feita e um enredo de tirar o fôlego - adorei!

    ResponderExcluir
  11. Opaaaaa... já tinha visto a sinopse, mas nem de longe imaginava que o livro era desta forma.
    Quero, quero, quero... apesar de não curtir tão mistério.

    Beijo,Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  12. Lari, o livro é ótimo - eu adorei \o/ Mas é para quem gosta de mistério, pois é todo cheio de mistérios!

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, parece um livro realmente ótimo. E um brasileiro né? Nossos autores tem arrasado! Muito bom.
    Isabela

    ResponderExcluir
  14. Não sei por que mas também me lembrou a vila. Não que a história seja igual, mas essa coisa de os habitantes viverem sobre leis que não são contestadas em um local isolado e tals.
    Fiquei super curiosa sobre este livro. E acho que é do jeito que mais gosto, cheio de mistérios. O preço também agradou bastante, espero em breve compra-lo.

    ResponderExcluir
  15. hahaaahha
    O livro é assim mesmo, Aline - recheado de mistérios ^^

    ResponderExcluir
  16. É sim, o autor é brasileiro! E arrasou na história \o/

    ResponderExcluir
  17. Nanie...vc já não resenhou esse livro? Juro que já li uma resenha parecida aqui no blog. kkk

    ResponderExcluir
  18. Não, Hérida! Você deve estar confundindo porque eu fiz um post com a sinopse do livro e uma entrevista com o autor aqui ^^ Acho que deve ser essa a sua confusão \o/ haahahah

    ResponderExcluir
  19. Que interessante,fiquei bem curiosa.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  20.  Com certeza deve ser. kkk
    Sou lerda mesmo...liga não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que história interessante. Confesso que só pela capa maravilhosa, eu já estava louca para comprar o livro, mas agora que conheço um pouco da história despertou ainda mais minha curiosidade. Estou precisando de um livro com aventuras e bem desse gênero, além de achar o enredo bem original, afinal nunca li nenhum livro que fale sobre uma vila com regras como essa. A única coisa que me deixou um pouco receosa é ser uma série e o tempo que demorará para o lançamento do próximo livro. Afinal estou cheia de séries incompletas, confesso! HAHHA
    Confesso que fui buscar mais informações sobre o escritor e pretendo comprar outros exemplares dele, também.
    Parabéns Nanie, adoro as tuas resenhas! :D

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Roberto Campos Pellandasábado, 04 fevereiro, 2012

     Olá Samyaquino,
    O Primeiro Amanhecer - O Além-mar - livro dois - esta em fase final de revisão e sai ainda em 2012.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  23. Querida, o livro é bem bacana mesmo - rodeado de mistérios! 
    Quanto a essa série, você não precisa ficar muito receosa não... porque são apenas dois livros e o segundo deve sair ainda esse ano ^^

    ResponderExcluir
  24. Primeira vez que leio resenha desse livro e fiquei intrigada. A capa, infelizmente, não me atrai muito... Mas a história parece ser interessante mesmo, a questão da proibição e tudo mais. Nunca li nenhum dos dois, mas me lembrou um pouco a sinopse de A Linha, que tb tenho vontade de ler.

    Espero poder conferir em breve esse enredo!

    Bjs,Kel - It Culturawww.itcultura.com

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca li esse A Linha, então não posso opinar... mas Noite Sem Fim é muito interessante *-* Adorei =)
    E eu gosto bastante dessa capa ^^

    ResponderExcluir
  26. Oi Nanie!!
    Adorei a resenha!!
    Adoro livros que possuem um mistério. Livrows proibidos tb são um chamariz (não sei se é assim que escreve) e tanto. Sua narração me lembrou do livro A Sombra do Vento. Talvez pelo fato de ter um garoto buscando resposta e livros proibidos.
    Espero que a sorte sorria para mim e eu ganhe o livro no sorteio.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Também adoro livros assim! Ainda não tive a oportunidade de ler A Sombra do Vento, portanto não sei o quanto tem a ver >< 
    Mas Noite Sem Fim é super bacana! 

    ResponderExcluir
  28. Ahhh, estou super ansiosa para ler esse livro! Logo, logo ele chegará aqui em casa e espero que seja uma leitura tão agradável quanto a sua resenha, Nanie! :DDefinitivamente, já posso esperar muita curiosidade e ansiedade para o próximo livro, mesmo antes de ter lido o primeiro! rsrs

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  29. Ah, sim, tenho certeza que você vai gostar, Vê! O livro é muito bom =)

    ResponderExcluir
  30. Sinceramente esse tipo de leitura não faz muito o meu gênero,mas gostei da sua resenha e até fiquei curiosa para saber o que Martin vai fazer para descobrir o que aconteceu com seu pai,principalmante por ele ser uma criança e morar nesse ligar onde tudo é proibido.

    ResponderExcluir
  31. Hummm.. mistério, distopia infanto juvenil??

    uau! Tudo de bom!Não conhecia este autor, mas fiquei muito curioso.
    Gostei também da sua resenha e das suas opiniões sobre a obra.

    Bjo

    Papos Literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  32. Nanie!
    Interessante, é uma ficção fantasiosa, mas com mistério e policial, mistura boa para prender a atenção do leitor.
    Fiqui curiosa em poder ler.


    Passando para desejar um ótimo final de semana.


    Cheirinhos


    Rudy


    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. É verdade... o autor colocou elementos bem interessantes juntos e em um livro infanto-juvenil - ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  34. gostei!!!!!
    gostaria de saber o que mais acontece no livro...

    ResponderExcluir
  35. Driely, não posso contar tudo senão a história não vai ter mais graça, né?! >< heheh Tem MUITA coisa para acontecer na história - é um livro muito bom ^^

    ResponderExcluir
  36. Ótima resenha, Nanie! Estou adorando seu blog, flor!

    Ah, que pena! Nem fui selecionada para o Book Tour desse livro. Queria muito, porém não foi desta vez. Só agora vejo a dimensão do que perdi! Vou atrás da obra depois, pois os elementos que a compõem muito me agradam. Sou fascinada por uma boa fantasia, amante das críticas mascaradas, adoradora da mitologia e adepta da distopia. Acho que preciso ler esse livro, rs.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Fátima, pelas suas palavras é um livro que vai te agradar muito mesmo.

    ResponderExcluir
  38. nunca li nenhum livro desse autor
    mas adorei a resenha
    a descrição das 
    Morfélias me pareceu um pouco
    com os elfos domesticos de HP
    kkkk
    [saudades do Dobby 

    ResponderExcluir
  39. Dani, esse é o terceiro livro do autor, mas é o primeiro infanto-juvenil  =D
    Não... não tem muito a ver com os elfos domésticos... é completamente diferente, mas é bastante intrigante!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥