terça-feira, 8 de março de 2011

O Mapa do Tempo, de Félix J. Palma



Título: O Mapa do Tempo
Título Original: El Mapa Del Tiempo
Autor: Félix J. Palma
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Publicação: 2008
Nº de Páginas: 470
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Que tal um livro que o faça refletir sobre as consequências de uma viagem no tempo?!
Em O Mapa do Tempo o leitor irá se deparar com três histórias que são ao mesmo tempo completamente distintas e ainda assim uma mesma história que se intercala de várias maneiras!
As três partes contam com a ilustre participação do famoso escritor H. G. Wells, autor do famigerado romance A Máquina do Tempo. Em 1896, um ano após o lançamento de tão falada história - Londres se encontra em polvorosa! E assim, todas as histórias giram em torno de Wells e sua intrincada máquina do tempo.
Na primeira parte iremos conhecer Andrew Harrington, um jovem que perdeu a amada há oito anos e, após muito sofrimento, decide que é hora de acabar com a sua vida de uma vez por todas. Mas, salvo no último instante por seu primo, e induzido por esse a pensar na possibilidade de - através de uma viagem temporal - salvar sua amada das garras do terrível Jack, o Estripador, Andrew desiste da ideia de se matar.
Na segunda parte, Claire participa da tão falada viagem ao ano 2000 das empresas Murray. E se apaixona não apenas pelo mundo do ano 2000 - que se apresenta a ela como uma alternativa muito mais interessante do que a que ela vive em seu dia-a-dia - mas também pelo corajoso Capitão Shackleton, que ganha a guerra contra os autômatos, salvando a raça humana!
Na terceira e última parte, nos depararemos com um viajante no tempo que pretende roubar não apenas um dos romances de H. G. Wells, mas também os romances de Henry James e Bram Stoker.
Acompanhe esse narrador tão simpático - intrometido - e desconhecido que conta as histórias de H. G. Wells.

O que eu achei do livro:
Termino o livro com uma grande satisfação!
Decerto levei um longo tempo para lê-lo e, portanto, irei começar essa resenha pelos pontos negativos do livro - que infelizmente existem... A primeira coisa que me incomodou foi o tamanho das frases. De verdade, o autor faz frases muito longas, que, na minha opinião, tornam a leitura cansativa e, até mesmo, um tanto enfadonha e complicada. O outro ponto que me incomodou bastante foi a enrolação que o autor faz durante a história - parece-me que ele queria escrever um romance grande mais do que um romance interessante. Não posso deixar de dizer que adorei ler as histórias que ele contou, mas ainda assim não gosto quando se para a história principal para contar fatos do passado durante muitas páginas - tenho o sentimento de que o presente está congelado - e isso sempre me incomoda.
Mas, apesar desses pequenos pontos negativos, o livro é incrível! As descrições do autor são maravilhosas e eu pude me sentir em plena Londres do século XIX - dividindo sentimentos com personagens tão singulares!
Não posso deixar de mencionar por aqui também como foi incrível ler um romance em cujas páginas pude encontrar H. G. Wells, Conan Doyle, Jack, o Estripador, Bram Stoker, entre outros personagens da vida real que se encontravam nas páginas desse romance como personagens!
Félix J. Palma é sem dúvida muito talentoso! Monta personagens com uma perfeição extrema - todos parecem super realistas e condizentes com sua época, seus papéis, suas vidas!
As três histórias contadas também são muito boas e se relacionam de maneira simples, porém decisiva! Adorei quando encontrei fragmentos de diferentes histórias em cada uma delas - uma delícia!
Fiquei realmente impressionada com esse romance como um todo. Aliás, não foi à toa que ele ganhou o prêmio literário Ateneo de Servilla.
Enfim, recomendo e muito a leitura desse livro, embora já os deixe avisado que é uma leitura pesada, complicada e demorada! Mas vale a pena!

PS: Particularmente, eu acho que a leitura do livro O Mapa do Tempo não é completa se você não conhece o livro A Máquina do Tempo. Então, como dica, leia primeiramente A Máquina do Tempo, para aproveitar de forma satisfatória esse livro de Félix J. Palma.

PS2: Eu não iria ler esse livro agora. Ainda não sabia quando o leria, mas ele não estava nas minhas prioridades. Entretanto, meu marido resolveu lê-lo e se apaixonou perdidamente pela história contada por Félix J. Palma. Eu gostei muito da história, mas não chega perto do que meu marido sentiu. E, mais do que isso, ele não concorda comigo quando digo que a leitura foi um tanto arrastada, complicada e enfadonha - esse foi um dos livros que ele leu mais rápido nos últimos tempos. Mesmo com muito trabalho, academia e esposa chata, ele devorou essa história em menos de uma semana (o que é muito rápido para os padrões dele). Portanto, eu decidi colocar esse relato aqui para dizer que eu gostei muito do livro, mas acreditem, ainda tem quem tenha gostado muito mais do que eu. Leia e se delicie com essa história super original, intensa e deliciosa!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


20 comentários:

  1. Estou de olho nesse livro há um tempão, mas ele é GIGANTE! rs
    Li o primeiro capítulo na internet e já tive as mesmas impressões que vc: muitos detalhes, um pouco de enrolação. Mas sabendo agora que o final vale a pena, estou reconsiderando.
    De qualquer forma, vou seguir a sua dica, começando por A Máquina do Tempo.

    Adorei a resenha, me ajudou um bocado!

    bjs
    @thaorteg

    ResponderExcluir
  2. thaorteg, vale muito a pena! A história é excelente =)

    ResponderExcluir
  3. Eu também não gosto nenhum pouco quanto o presente para e volta para o passado e fica lá durante muuitas páginas ): fica cansativo, e chato, convenhamos D: hehe! Mas você disse que adorou tanto *-* e ainda deu 4 estrelas, creio eu que esses pontos negativos não devem ser tão monstruoso assim! :33
    Bom, primeira resenha que leio desse livro, e sim, sua resenha conseguiu despertar uma pontada de curiosidade em mim >.< \õ/
    adorei a resenhaa, e obrigado pela dica de A Máquina do Tempo. Odeio ler um livro e ficar perdido. hihi.

    -
    It Abraços.
    Thassio,
    http://itbookblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie!!!

    Eu adorei esse livro! Muito mesmo e não achei cansativo em nenhum momento, a leitura foi tão surreal, as passagens, as narrações eu super gostei!

    ResponderExcluir
  5. It Book, esse é o defeito maior do livro, na minha opinião... e como, para mim, isso deixou a leitura cansativa, eu tirei uma estrelinha...
    Mas, o livro é excelente - vale muito a pena! A história é super original e interessante =) Aumenta essa pontinha de interessa e leia o livro ^^
    Você não chegará a ficar perdido se não ler A Máquina do Tempo, porque o autor faz um resumão da obra... mas venhamos e convenhamos, ler um resumão da boca de outra pessoa não é a mesma coisa que ler o livro >.<
    E, apesar de não ter mencionado isso na resenha, ou o autor (ou na tradução) houve um pequeno erro... ele diz que o viajante no tempo (principal personagem no livro A Máquina do Tempo) volta de sua viagem uma semana depois, mas, na realidade, ele volta no mesmo dia em que viajou - apenas algumas horas mais tarde - apesar de ter passado vários dias no futuro. Então, eu recomendo que leia sim o livro - porque o resumo do autor não é bom o suficiente >.< Aliás, acho que nenhum resumo ou resenha é bom o suficiente para substituir a leitura do livro em si ^^

    Thais, eu também gostei muito ^^ Mas achei a leitura um tanto enfadonha >.< Como disse no PS2, meu marido foi da mesma opinião que você =) Adorou cada letra ^^

    ResponderExcluir
  6. Ah, é verdade isso que disse!
    Assino em baixo. hehe :D
    Mas, como sempre, vou esperar a minha filinha de livros passar um pouco, ai eu tento ler esse, haha :)

    -
    http://itbookblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. It Book, também tem uma "filinha" gigantesca?! A minha está ENOOOOOOOME... heheheheh Mas quando diminuir, confira esse livro - vale a pena =)

    ResponderExcluir
  8. É um livro completo! Amo esse livro! Você está lendo muito, por isso seus olhos se cansam mais rápido com algumas "frases longas" ... tire umas férias e leia de novo :D

    ResponderExcluir
  9. Amor, fico muito feliz por vê-lo aqui no blog =) Não é esse o motivo >.< É simplesmente porque eu não gosto de frases longas - lembre-se que sou uma bacharel >.< Durante toda a minha gradução (e até mesmo durante o ensino médio) fui ensinada a não gostar de frases longas e a evitá-las... Hoje eu não gosto delas - não quando são tão longas assim...
    De qualquer maneira, o livro é muito bom apesar dos pequenos defeitos que apontei e que, aliás, são defeitos na minha opinião.

    ResponderExcluir
  10. =) Eu entendo...mas vc é uma bacharel que deveria rever seus conceitos...existe beleza nas frases longas!!! E no caso desse livro eu diria que são frases "elaboradas"...ou "enfeitadas" para melhor apreciação, tipo desfile de carnaval :D

    ResponderExcluir
  11. Augusto, querido amor da minha vida, em alguns casos eu gosto de frases longas. Mas não gostei nesse livro >.< Enfeite demais também estraga =(
    Deixa eu falar o que pensei sobre o livro?! Que coisa ^^ hehehehehe
    Até disse na resenha o quanto você apreciou a leitura. Sinto muito se não apreciei tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  12. ei Nanie, eu amei a história também, kkk. Que bom que seu marido amou.

    eu gostei de todos os personagens e quero muito ler outros livros do Félix.^^
    tomara que a intrínseca lance. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Já li algumas resenhas e deu vontade de ler, mas ainda não decidi se compro ou não. Vou pensar, pensar e se entusiasmar quem sabe.
    Bjkas!

    Monique

    ResponderExcluir
  14. Lu, meu marido mais que amou, ele se apaixonou perdidamente...
    Eu amei a história e também quero muito que a Intrínseca lance outros livros do Félix J. Palma. Só torço para que nos próximos ele enrole um pouquinho mesmo - fazendo com que a história fique mais perfeita ^^
    MoniqueMar, esse livro é muito bom, mas eu também só o indico para quem é fã de clássicos >.< A leitura é meio pesadinha >.<

    ResponderExcluir
  15. Acho melhor eu ler A máquina do tempo, Dracula e alguns livros do Conan Doyle primeiro, pra eu já estar mais familiarizada com esses autores.

    ResponderExcluir
  16. Vivian Rezende, aparece muita gente mesmo >.< heheheh Mas só acho necessário ler A Máquina do Tempo - os demais são interessantes (já li Drácula e todos do Conan Doyle com o detetive Sherlock), mas desnecessários para essa leitura ^^

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha! Confesso que estou com um pé atrás com esse livro, mas quando eu tomar coragem, pego ele para ler =)

    ResponderExcluir
  18. Isa, é um livro de leitura mais complicada... mas tem uma história maravilhosa \o/

    ResponderExcluir
  19. Pra variar, eu não tinha dado atenção nenhuma a esse livro, mas por coincid~encia, hoje fui pegar um livro eele estava lá olhando pra mim e mesmo assim nem o retirei da gondola da livraria, mas agora vou dar uma olhadela...rsrs..
    Porém vou seguir sua recomendação, só o lerei quando ler A Máquina do Tempo, vai demorar um pouco, mas vou ler.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  20. deiare, eu realmente acho que a para a leitura desse livro ser plena, o leitor deve conhecer - pessoalmente e não pelas palavras de Félix J. Palma - a história de A Máquina do Tempo =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥