segunda-feira, 7 de março de 2011

A Máquina do Tempo, de H. G. Wells



Título: A Máquina do Tempo
Título Original: The Time Machine
Autor: H. G. Wells
Editora: Alfaguara
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 1895
Nº de Páginas: 148
Comprar Online: Saraiva

Sobre o livro:
O Viajante no Tempo é uma figura cuja credibilidade não é lá grandes coisas... Ainda assim, seus amigos ficam impressionados quando ele começa a falar sobre a Quarta Dimensão - o Tempo - que assim como as outras três seriam de aspecto geométrico. E pelas características por ele descrita, seria fácil e possível passear pelo tempo como passeamos por outras dimensões. Assim, naquele primeiro encontro ele apresenta aos amigos um pequeno protótipo de sua máquina, que já encontra-se quase pronta em seu laboratório.
"Parece-me claro - disse o Viajante no Tempo - que qualquer objeto real deve se estender em quatro direções: ele deve ter Altura, Largura, Espessura e... Duração. [...] Não existe diferença entre o Tempo e qualquer das outras três dimensões do Espaço."
Na semana seguinte, alguns convidados comparece a um jantar em sua casa e ficam surpresos pelo atraso do próprio anfitrião. Mas não mais intrigados do que ao vê-lo - chegando mancando, com roupas rasgadas, enfim, uma aparência de mendigo.
E aí que o Viajante no Tempo começa a contar o relato de sua fantástica viagem no tempo, quando ele pôde conhecer o ano de 802.701 - um futuro muito diferente do que ele poderia esperar.
"[...] Toda a temeridade da minha viagem se fez presente no meu espírito. O que poderia aparecer ali quando aquela cortina de névoa desaparecesse? O que teria acontecido aos homens daquele tempo?  E se a crueldade tivesse se transformado num culto entre eles? E se naquele intervalo de tempo a nossa raça tivesse perdido sua aparência humana e se transformado em algo inumano, hostil e esmagadoramente poderoso? Talvez eu parecesse a eles um animal selvagem de um mundo remoto [...]"
Nesse futuro ele vê que a humanidade está em um patamar de evolução inesperado...

O que eu achei do livro:
Eu gostei bastante do livro, embora tenha que admitir que não deveria ter lido o que Verne achava de Wells. Devo ressaltar que sou grande fã de Julio Verne e, portanto, sua afirmação de que Wells não era um grande escritor e que sua história era apenas invencionice sem fundamentos mexeu um pouco comigo. Mas, afinal de contas, o que não é uma história de ficção científica do que invencionice... É fato que Verne - assim como tantos outros - baseavam suas invencionices em fatos e tornavam suas histórias não apenas críveis como, muitas vezes, uma profecia do que estava por vir. Mas, ainda que a Máquina do Tempo seja pura invencionice, é um livro divertido.
Wells não se dá ao trabalho de descrever quanto tempo o Viajante no Tempo levou para criar a sua máquina, nem o princípio da máquina. Em momento algum diz como a invenção funciona, que tipo de energia utiliza e nem ao menos dá uma descrição de sua aparência. O foco da narrativa é completamente a história da humanidade que o viajante encontra no futuro.
Eu posso estar muito errado, vendo pelo em ovo, mas vejo que Wells, de forma velada, critica a sociedade da época (e de nossos tempos, pois o que mudou, nesse sentido, não foi para melhor) e sua hierarquia: ricos X pobres.
A sociedade do futuro não é bem descrita, tampouco, principalmente porque o viajante tem dificuldades de comunicação e passa a maior parte do tempo preocupado. Achei esse fato muito realista, já que os seres do futuro, conforme descritos por Wells, não dariam explicações decentes à ninguém.
Não posso negar que senti falta de algumas explicações e que, em alguns momentos, achei o texto um pouco enfadonho. Entretanto, também não posso deixar de falar que achei bastante intrigante a história tal como foi contada e que fiquei maravilhada pelas descrições do futuro imaginado pelo autor. Vale ressaltar também que o protagonista viajou muito anos no futuro - mais de oitocentos mil - e, portanto, o livro mostra uma realidade completamente diferente do que vemos aqui hoje.
A escrita de Wells é muito simples o que, de fato, me surpreendeu bastante. Confesso que esperava algo um pouco mais elaborado, tal Verne ou Doyle. Todavia, a leitura foi agradável!
Enfim, termino essa resenha deixando-os tão confusos quanto eu fiquei. Ao mesmo tempo que tive uma leitura muito deleitável, também não foi tão boa quanto eu gostaria que tivesse sido. Mas, vale ressaltar, valeu muito a pena! Sinto-me uma nerd mais realizada agora que conheço, pessoalmente, a história da famigerada Máquina do Tempo.

Nota: 








Dificuldade de Leitura:  


16 comentários:

  1. Opa, excelente resenha! Aliás, como sempre. Já li o livro e valeu a pena... apesar de eu ter demorado quase um mês pra terminar!

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, você é uma fofa! O livro vale a pena sim =) Mas ainda prefiro Verne... acho que não deveria ter lido a introdução...

    ResponderExcluir
  3. Nem sei quem é Verne e muito menos Wells mas esses livros parecem ser bem filosóficos, não me dou bem com esse tipo de leitura.

    Fiquei intrigado com essa da máquina do tempo não ter muita explicação, nem descrição, nem nada. Passou a impressão de ser algo sem criatividade ou pesquisa mesmo sabendo que o foco é a sociedade e não a máquina.

    Não curto muito viagens no tempo, dão um nó terrível na cabeça porém essa pareceu ser bem simples. Só uma ida no futuro, um susto com o que se viu e a volta para o presente para alertar à todos sobre um futuro tenebroso.

    PS: Mas que coisa feia esse Verne criticar as idéias do outro! rs

    ResponderExcluir
  4. Felipe Fagundes, Verne é Julio Verne um grande escritor de ficção científica - considerado um dos pais da ficção científica - assim como Wells que também é um grande escritor de ficção científica ^^ E na verdade não são filosóficos não - tanto Verne quanto Wells escrevem livros de aventuras - para o público leigo mesmo, são excelentes autores, embora eu tenha que admitir que prefiro o Verne ao Wells ^^
    Então, é essa justamente a crítica do Verne, dizendo que a ficção científica precisava de um embasamento maior. E eu realmente senti falta disso... mas ainda assim o romance é interessante =)
    E não fale mal do Verne não. Ele tem todo o direito de fazer críticas - foi um grande autor do mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ler muitos livros de ficção científica mas este parece ser bastante interessante.

    ResponderExcluir
  6. Thais Priscilla, esse livro é ótimo! Mas é realmente para quem gosta de ficção científica ^^

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha e gostei das estórias que li de Wells, embora não sejam muitas. Mas esse eu ainda não li. Vai entrar para a lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Kellen Baesso, essa é a primeira história que leio do autor, mas estou doida para ler O Homem Invisível - que parece incrível =)

    ResponderExcluir
  9. Não é muito meu estilo de leitura, mas parece interessante. Vou pesquisar um pouco mais.
    Bjkas!

    Monique

    ResponderExcluir
  10. MoniqueMar, o livro é interessante, mas eu realmente não o indicaria para quem não é fã desse estilo de literatura... aventura + ficção científica - se você curte, leia Wells ^^

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu gosto de ficção científica, mais acho me irritaria um pouco o fato de não ter uma explicação de como a máquina funciona, e tudo mais. Mas, de qualquer forma, acho que vale a pena mesmo que seja só pra conhecer a obra, pq clássico é clássico, né.

    ResponderExcluir
  12. Vivian Rezende, não vou negar que irrita um pouquinho sim... mas o fato é que vale a pena pela visão de futuro que Wells tem =)

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito do tema Viagem no Tempo, e fiquei interessada no livro =)

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou muito interessada nos livros de vianjantes no tempo, fora o A Mulher do Viajante no Tempo...rsrsrs...
    Nunca li nada de Wells, mas adoro Verne tbm, ou pelo menos o livro que li dele.
    Mas, confesso que fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  15. deiare, eu adoro esses tipos de teorias mirabolantes *-* Há muito tempo eu já queria ler A Máquina do Tempo =) Só que eu não encontrava um livro em versão integral que confiasse... costumo confiar nos livros da Martin Claret, mas eles não publicaram nada do Wells... aí, quando vi que saiu essa versão da Alfaguara, eu só esperei ter dinheiro (porque é bem caro para um livro de menos de 200 páginas) =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥