sábado, 19 de março de 2011

Encantos do Jardim, de Sarah Addison Allen



Título: Encantos do Jardim
Título Original: Garden Spells
Autor: Sarah Addison Allen
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2008
Ano Original de Publicação: 2007
Nº de Páginas: 236
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Claire é uma Waverley e como tal usava o seu dom para ganhar a vida. Aprendera com sua avó os segredos das flores e como cozinhar utilizando-as. Era quase uma mágica o que poderia fazer.
Ela vivia tranquilamente na casa que fora de sua avó - era feliz com as visitas frenquentes de Evanelle, uma parente distante.
Ela só não esperava a volta de Sidney a Bascom. Quando a irmã partira, ela nunca mais tivera notícias e não poderia esperar uma volta. Ainda mais quando ela trazia junto de si uma pequena menina encantadora: Bay. A família Waverley estaria junto de novo - e seria maior.
Infelizmente, as duas - Sidney e Claire- teriam que vencer os fantasmas do passado antes de conquistarem a felicidade.

O que eu achei do livro:
Mágico.
Não há outra palavra para descrever essa história tão maravilhosa. Quando olhei o título do livro, achei que tinha muito mais a ver com a história "Feitiços de Jardim" - lindo, né?!
Claire utiliza flores para criar as mais diferentes iguarias e se aproveita dos poderes das flores para conceder suas pequenas mágicas às suas receitas. Ao ler os trechos falando dos pratos exóticos criados por ela (alguns herdados da avó) não pude deixar de sentir vontade de provar tais guloseimas.
"Os negócios iam bem, porque todos os habitantes da cidade sabiam que os pratos feitos com as flores que cresciam em volta da macieira no jardim da família Waverley podiam afetar o comilão de maneiras curiosas. As bolachas com geleia de lilás, os biscoitos de chá de alfazema e os bolos para chá feitos com maionese de capuchinha encomendados para as reuniões mensais das Mulheres Unidas davam a elas a capacidade de guardar segredos. Os botões de dente-de-leão fritos sobre arroz de pétalas de cravo-de-defunto, os brotos de abóbora recheados, e a sopa de frutos da roseira garantiam à pessoa que os convidados só reparariam na beleza da sua casa, nunca nos defeitos. A manteiga de mel de hissopo de erva-doce na torrada, o doce de angélica, e os bolinhos com amor-perfeito cristalizado tornavam as crianças atenciosas. O vinho de madressilva servido no Quatro de Julho dava à pessoa habilidade de ver no escuro. O sabor de nozes da pasta feita com bulbos de jacinto provocava melancolia e trazia lembranças passadas, enquanto as saladas feitas com chicória e menta faziam acreditar que algo de bom estava para acontecer, fosse verdade ou não."
Enquanto isso, sua irmã Sidney, que sempre tentara negar a suas raízes, começa a descobrir os seus próprios dons.
No quintal há uma famosa macieira - que teima em jogar suas frutas para as pessoas que passam por lá. Entretanto, uma maçã Waverley não é algo normal: quem comer a maçã terá revelado o maior acontecimento de sua vida - seja ele bom ou ruim. Será que você teria coragem de comer uma maçã?! Como viveria depois que descobrisse qual seria o maior acontecimento de sua vida?! E se você visse a sua morte?!
As receitas de Claire são mágicas, aliás, toda a vida das irmãs é mágica. É um livro que fala muito mais sobre autoconhecimento e amor fraternal do que qualquer outra coisa. Mas só quem acredita em magia irá conseguir se deliciar completamente com as páginas desse achado.
"Algumas coisas não podiam ser explicadas. Outras podiam. Às vezes, você gostava da explicação. Às vezes, não. E então a coisa se tornava um mito."
Tenho que confessar que quando marquei esse livro como "Top Wanted" eu não imaginava que ele poderia ser tão bom. Encontrei-o como desejado na estante de uma amiga do Skoob - amei a capa e adorei a sinopse... Alguns meses depois, comprei-o em uma loja virtual. E agora tive a felicidade de lê-lo - é uma história mágica!
A autora, Sarah Addison Allen, trata a magia das pessoas como algo normal. Cada um tem a sua. Uma coisa linda e deliciosa de se ler. A escrita dela é bem leve, gostosa, despretensiosa e maravilhosa! Eu realmente adorei esse livro do início ao fim.
E para você que curte um romance esse livro também tem sua pitada de amor - aliás, lindo o romance que a autora cria aqui!
E o que dizer dos personagens? São todos realmente amáveis! Cada um a seu jeito! Não há como não se apaixonar por Claire, Sidney, Bay, Henry, Tyller, Emma, Fred e alguns outros... Agora, não há personagem no mundo como Evanelle! Uma vez respondi a um meme que perguntava que personagem eu gostaria de ser. Na ocasião eu respondi Hermione, hoje responderia uma mistura de Hermione com Evanelle! Não, ela não tem nada de inteligente, ou corajosa... nada assim. É simplesmente uma viúva adorável que "precisa dar presentes às pessoas". Ela simplesmente sente que precisa dar uma fronha à alguém - nos momentos mais doidos - e depois dá. E depois - minutos, horas, dias ou anos, não importa realmente - a pessoa descobre que realmente precisava dos presentes de Evanelle! Adorei cada presente que ela distribuiu durante o livro - realmente um personagem cativante e fascinante!
Acho que deu para perceber, por essa resenha, o quanto amei o livro, certo? Não dá para descrever o quanto essa leitura foi prazerosa e o quanto eu indico esse livro para vocês. Acho que todos deveriam ler e provar o encanto das flores desse jardim maravilhoso!
Não irei conseguir apontar pontos negativos - falem o que quiser, mas a revisão da Rocco é maravilhosa, assim como a tradução. Não tenho como dizer se eles cortaram alguma coisa (embora eu espero, sinceramente, que não tenham feito isso), mas a princípio parece que não. E até o preço, que costuma ser salgadinho, foi bem camarada - o Submarino sempre tem excelentes preços para os livros dessa editora.
No final do livro, encontramos um pequeno glossário. Aliás, não é bem um glossário. Os termos não são explicados - dizendo o seu significado denotativo. Encontramos algumas flores e suas especialidades - é muito legal!
"Violeta - Um fim maravilhoso para uma refeição. Induz calma, traz felicidade e sempre assegura uma boa noite de sono."
Vi que a autora tem mais dois livros publicados (até onde pude pesquisar) e gostaria muito que a Rocco trouxesse os outros livros. Adorei a maneira mágica de escrever de Sarha Addison Allen!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


26 comentários:

  1. Por que a capa do livro me lembra natal? :S
    Olha, apesar do livro não chamar muito a minha atenção, mesmo com a sua resenha super empolgada, tenho que concordar que a rocco pode cobrar o olho da cara nos livro dela, mas realmente, a tradução e a revisão deles são ótimas!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Thayná, acho que são as maçãs >.< hehehehe
    O livro é excelente!!! Uma pena que não chame a sua atenção >.< Eu logo de cara me apaixonei pela capa (que não me lembra natal >.<) e pela sinopse ^^ É um livro maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda, transmite paz e calor, gostei.
    A resenha ficou linda, como o parece ser o livro.
    Já estou pesquisando e realmente não é tão caro, acho que vou comprar... rsrs.
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  4. MoniqueMar, no Submarino ele sai por um preço bacana (por volta de R$ 23) =) Vale a pena - é um livro muito bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindíssima a capa e belíssima sua resenha Nanie. Vai entrar para minha lista de desejados. Aliás a história parece com um filme que comecei a assistir e não terminei: Sabor da Paixão, onde a protagonista ajuda as pessoas com as suas especiarias. Muito interessante!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  6. A capa lembrou natal mesmo. :) HUAHUA
    Nanie, adorei a resenha! Deve ser maravilhoso esse livro. Legal a idéia de um glossário no final do livro. A Evanelle é viúva desde o começo do livro? Será que a Rocco lançará os outros livros? Tomara, né?
    Parabéns pela resneha, Nanie.
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://booksinmy-life.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nanie!

    Que resenha empolgante e "mágica"! Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou doida para ler esse livro.
    Depois que ler volto aqui para comentar a resenha..rs

    Beijos,
    Dri Ornellas

    ResponderExcluir
  9. Ese livro faz parte da minha imensa lista de desejos a algum tempo já, mas nunca acho para comprar nas livrarias!
    Adorei sua resenha e os trechos, deu mais vontade ainda de ler.
    Nanie, vc é má, kkk

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar desse livro!

    ResponderExcluir
  11. Que mara Nanie!!
    Parece muito legal o livro... mas tbm nunca tinha ouvido falar!! hihihi
    parabens pela resenha!!
    bj

    ResponderExcluir
  12. Eliane, que legal que vai entrar para a sua lista! Espero que você aprecie a história tanto quanto eu apreciei! Não conheço esse filme, mas vou até dar um aolhadinha =)


    Ana Carolina, não sei porque vocês acham isso >.< ahhahaha São maçãs >.< hhhehe
    É sim, viúva desde o início! Os outros livros não tem nada a ver com essa história (até onde pude averiguar), mas ainda assim eu adoraria lê-los =)


    Thaís, a história é realmente mágica!!!


    Dri, volte sim! Espero que curta o livro tanto quanto eu curti!


    Leninha, no submarino tem! Não mostra a capa, mas é esse livro mesmo =) Esse livro é ótimo, Leninha!!! Compre no Sub que vale a pena (tá saindo por R$ 23) - acho que vc vai amar a história!!


    MARCINHOW, sinceramente eu tb não... como disse eu o encontrei na lista de desejos de amigas do skoob e daí ele foi parar na minha lista também! Fico muito feliz que isso tenha acontecido, pois o livro é ótimo =)


    Tyele, o livro é ótimo mesmo! Você que gosta de plantas certamente iria adorá-lo =) Acho que até iria procurar algumas propriedades de plantas a mais do que as mostradas no livro =)

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a resenha...
    Adoro livros em que a "magia", independente de sua forma, seja o tema do livro e flores são tudo de bom né?
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  14. Achei a capa bem simples, mas muito bonitinha :D

    Muito interessante a estória, adoro livros sobre magia :D
    Principalmente se a protagonista for mulher hahaha ;)
    E tiver comida no meio *-*

    Bjus.

    ResponderExcluir
  15. anaisa, esse é realmente um livro mágico =) Mas não é aquele tipo de magia estilo Harry Potter, é algo mais suave, sutil!

    ResponderExcluir
  16. Nanie! Adorei a capa desse livro e título!
    Parece ser uma história bem interessante... fiquei com vontade! =) hahaha

    bjuss

    ResponderExcluir
  17. Beli, esse livro é realmente muito bom =)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nanie

    Quando vi a capa, já fiquei intrigada. Achei muito bonitinha e de certa forma poética. Agora com a sua resenha fiquei mais animada ainda pra ler!

    Linda resenha!
    @thaorteg

    ResponderExcluir
  19. thaorteg, é uma história que vale muito a pena =) Se tiver oportunidade, leia sim!

    ResponderExcluir
  20. Essa capa é muito linda! Aliás, todas as capas que eu já vi de livros da Sarah são lindas.

    Sim, deu pra perceber que você amou o livro. E me deixou com vontade de ler. Esse livro ainda não tinha me despertado muito interesse, eu queria mesmo é o outro da autora (em Portugal é O Quarto Mágico, não sei qual o título original, mas acho que não saiu aqui ainda). Agora vou colocá-lo na minha listinha também.

    Sobre a Rocco, fiz um comentário parecido na minha resenha de Luxo. A edição e revisão foram tão bem feitas que até compensa o preço.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Cíntia Mara, eu também adoro essa capa! Pelo que eu vi, só esse livro dela que foi publicado por aqui, por enquanto ^^ Esse é incrível - muito bom mesmo =) Eu me encantei com a leitura ^^
    Mas não é mesmo verdade?! Eles trabalham muito bem nos livros dele... e eu tenho comprado alguns livros deles bem baratos (e não estou me referindo às versões baratas - aquelas sem orelhas e com menos qualidade). Esse livro eu comprei por R$ 23, Luxo eu comprei por R$ 32 e por assim vai. Os preços não são baixo - admito - mas também não são assim tão altos...

    ResponderExcluir
  22. Eu achei a capa muito bonita e a sua resenha me deixou com vontade de lê-lo. Deve ser realmente um linda história.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Nataly Gonçalves, é uma história encantadora =)

    ResponderExcluir
  24. Adorei a capa, parece ser mágico o livro.

    Adorei a sua dia, e os trechos só me deixaram com mais vontade, kkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Carla, esse livro é ótimo!! Realmente mágico e encantador!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥