domingo, 6 de março de 2011

Blah, blah, blah... A minha opinião sobre os livros


Estava notando as notas que dou aos livros que leio. São, na maioria, notas altas. Uma grande concentração de oitos, noves e dez...
E por tantas coisas que tenho lido na blogosfera, bateu aquele medo no meu peito. O que estariam pensando as pessoas que visitam o meu blog? Estariam pensando que sou falsa simplesmente porque gosto do que leio?
E a resposta, foi aterradora. Certamente.

Com certeza muitas pessoas pensam que sou falsa porque gosto do que leio. Vejo por aí muitos que se julgam críticos e do alto de sua petulância, adoram denegrir obras, criticar autores, esculhachar editoras. Eu nunca vou por esse caminho. Ao menos tento evitá-lo de todas as formas possíveis. Sim, sou sincera nas minhas resenhas, acreditem ou não. Mas nunca falto com o devido respeito aos envolvidos na obra.
Gosto de apontar os pontos positivos e negativos - mesmo que nem sempre o faça. Não sou um robô, portanto não ajo como tal. Faço as minhas resenhas com o coração. Gosto de escrevê-las tão logo termino o livro, para que possa passar aos leitores do Nanie's World o que realmente senti com a leitura em questão.
Depois de entender que muitas pessoas realmente podem pensar que estou sendo falsa por gostar de muitos dos livros que eu leio - na verdade, eu gosto de praticamente todos... São poucos os livros que consigo lembrar que tenham realmente me desagradado... e não digo apenas os que me causaram essa sensação nesse quase um ano de blog, mas em toda a minha vida como leitora.
Pensei, então, como isso era possível. Qual seria o motivo de gostar de tantos livros?
A primeira resposta, um tanto mais óbvia, é que gosto de ler. Ler é um prazer. Assim sendo, várias histórias me agradam e me proporcionam excelentes momentos de leitura e reflexão. Eu gosto de vampiros, filósofos, gregos, pássaros e do mar. E de tantas outras coisas que podem aparecer em um livro. Gosto disso tudo junto ou disso tudo separado. Sou uma pessoa muito eclética em meus gostos, por isso, sou capaz de me divertir lendo um livro de Bernard Cornwell ou Stephen King ou Conan Doyle ou ainda Nora Roberts. E não estou sendo falsa por gostar de tudo isso.
Então, acertou-me em cheio a segunda resposta, complementando de maneira sábia e definitiva a primeira. Além de ter um gosto eclético, se, por qualquer motivo, acho que um livro é ruim, eu simplesmente não o leio. Ora essa... no final das contas essa segunda resposta parece ainda mais óbvia do que a primeira. Mas não é. De verdade que não. Demorou muito tempo de reflexão e agonia para que ela viesse como um raio. Faz todo o sentido e é verdadeira: não escolho ler um livro se por acaso penso que ele irá me desagradar. Só leio o que parece interessante. Com mais de cem livros na minha estante que eu ainda não pude ler (e que espero ler em breve) e que parecem simplesmente maravilhosos, por que iria eu querer adquirir um livro que me pareça ruim?!
Faz todo o sentido do mundo. Sou uma leitora voraz, sou eclética e não começo a ler aquilo que, antes mesmo de iniciar, já parece ruim. Portanto, no final das contas, acho que soaria mais falso se eu fosse a mestre das resenhas negativas. Sendo assim, sou uma pessoa feliz - de mais de cem resenhas no blog, quase todas positivas e todas verdadeiras, sinceras, do fundo do coração!

21 comentários:

  1. Hahaha eu sou ao contrário... minhas notas mo skoob são baixas, um 5 é qse um milagre, nunca dou, um 4 é como um 5 livro muito bom e um 3 é um livro bom mas não especial... Um 5 é um milagre literário!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola Nanie,

    É exatamente assim que penso. Algumas pessoas já chegaram pra mim, perguntando se eu era falsa na hora de da uma certa nota a algum livro, e eu sou dou notas tão altas assim por que são de parceria e tudo mais; Mas pra mim também não é assim , porque eu realmente gosto de ler, então claro que eu noto , quando tem algum ponto negativo no livro, e coloco isso na resenha, mas eu sempre vejo os lados positivos nos livros, não consigo ver um livro totalmente ruim, e pra mim, esse lado positivo sempre vence.

    Beijos
    Camila Soares
    World Of books

    ResponderExcluir
  3. Também só leio o que acho que vou gostar, então foram poucos os livros de que não gostei.
    Beijos
    Tarsila

    ResponderExcluir
  4. Vc só esqueceu de falar da Literatura Japonesa!! Eu sei que vc adora!!
    Me acho que de certa forma parecida com vc nesse aspecto, gosto de um pouco de tudo e geralmente acerto nas escolhas dos livros que leio!!!
    Sou uma das pessoas que visitam seu blog correndo e na maioria das vezes não tem tempo de comentar seus posts, Não me bate tá!!! Mais costumo copiar seus posts e passar pro celular pra poder ler no serviço! pq não tenho mesmo tempo de parar!!!

    Simplesmente adoro seu blog!!!

    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  5. O importante eh que seja sincero! Bom, se eu venho aqui ler uma critica, e vc diz q gostou e na verdade nao, eu compro o livro, leio e depois quero te matar! hahaahahahah Obvio que sempre rola "o gosto", entao...
    Nanie, seu blog muito bonito, vc eh muito dedicada, continue assim, tao organizada! EU SOU SUA FAN! bjao

    ResponderExcluir
  6. Kate, as minhas notas costumam ser sempre altas... até porque eu dou nota em 10, então um 9 vira 5 estrelas no skoob >.< E eu gosto de dar notas altas para livros que eu sinceramente gostei, e a maioria dos livros que leio eu gosto >.<

    Camila, eu sou mais ou menos assim também =) Minhas notas não costumam ser baixas, isso é meu jeito - não gosto de minimizar nada, e sempre aponto os pontos negativos quando os encontro. Mas como sempre escolho muito bem o que vou ler, acabo sempre lendo bons livros!!!

    Srta. Bibliófila, pois é =) Comigo é mais ou menos por aí também!

    Vivi, tem razão!!! Adoro literatura japonesa, embora não tenha muita oportunidade de ler livros originalmente japoneses!!! Uma pena que os que tem em português sejam, normalmente, tão caros... mas que gosto deles, eu gosto mesmo!!!
    Eu acho que é por aí mesmo, se você ler o que você acha que vai ser bom, então é bem mais difícil errar, né?!
    Querida, adoro cada visita que você faz!!! E não vou te bater por não comentar não... que isso, vou te dar um abraço bem apertado por fazer isso para ler os meus textos - me faz super feliz saber disso =) Muito obrigada pelo carinho!
    Livia, concordo 100%! Sinceridade (e respeito) é o que importa! Só escrevi esse texto porque algumas pessoas não entendem que você pode ser sincero e ainda ter uma opinião diferente da dele (a).
    Que maldade >< Não me mata não... nossos gostos são bem diferentes... até hoje não acredito que você não gostou da Menina que Roubava Livros... Esse livro é tão lindo e perfeito e tudibão e....
    Awnnn, que fofa!!! Ganhei meu dia agora =)

    ResponderExcluir
  7. Nanie,
    Acho que sinceridade é fundamental em qualquer avaliação. Se o livro te satisfaz, mesmo que em apenas alguns aspectos, então que seja 8,9,10!
    É respeito com os leitores de um blog a verdade. Já comprei livro no impulso porque li resenhas recomendando; um por sinal que detestei e não passei das primeiras páginas. É ruim? Talvez. Mas prefiro pensar que o gosto de quem recomendou seja bem diferente do meu...

    Hoje quando um livro me interessa e fico em dúvida se compro; procuro várias resenhas nos blogs que sigo, leio e comparo, então avalio se vale a pena ou não. Blogs são fontes de consulta constante.
    Bjkas!!

    Monique

    ResponderExcluir
  8. MoniqueMar, eu também acho super importante ser verdadeira, acho que devo isso aos meus seguidores. Portanto, sempre sou verdadeira - dou a nota com o coração mesmo! E sempre faço a resenha tão logo termino de ler, para que possa passar para vocês o que realmente senti assim que terminei a leitura ^^
    Eu também sempre procuro mais de uma resenha e, ainda assim, penso bastante se é o meu tipo de leitura. Na verdade, tenho alguns blogs cujo gosto considero parecido comigo e, desses, eu tiro uma base maior =)

    ResponderExcluir
  9. Nanie!
    Não gosto de dar recomendações de livros, puxa o pessoal pensa que eu gosto de quase tudo, mas até hoje no blog li apenas um que não me conquistou, mas também não foi ruim e o que fazer quando ler independente da opinião alheia nos faz feliz? Eu adoooro ler e a maiortia assim como vc, eu adoroooo kkkkkkkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Thais, na verdade eu gosto de quase tudo mesmo =) Pra mim a leitura é maravilhosa e é justamente os diferentes tipos de leitura que me deixam feliz =) Adoro diversificar =)
    Mas sejamos sinceras aqui, não é um saco quando nos deparamos com pessoas que, mesmo que veladamente, adoram dizer que estamos sendo falsas porque gostamos do que lemos?! Eu odeio quando isso acontece... Quando eu digo que gosto é porque eu gosto, senão eu digo que não gostei. Simples assim =)

    ResponderExcluir
  11. Acho que o mais importante é mostrar porque gostou (ou não gostou). E isso eu vejo que você sempre faz, né? Eu desconfio é de blogueiros que postam um resuminho do livro e dizer que gostaram, mas sem apontar os pontos fortes e fracos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa, "falsa" é uma palavra muito forte, Nanie

    Eu também acho que suas resenhas sejam de coração e que você pode gostar de quase tudo que lê. Eu também não me decepciono muito com minhas leituras, não sei se pouco exigente...

    Mas discordo de uma das suas respostas onde vc diz que não leria um livro que te desagrada só de olhar. Acho que isso não te impede de degostar de um livro, há muitas decepções escondidas por aí e as vezes um livro que a gente vai cheio de boas expectativas pra ler não é nada daquilo :(

    ResponderExcluir
  13. Cíntia Mara, eu sempre tento mostrar o que me cativou e o que me desagradou - até porque o que me desagradou pode ser, justamente, alguma coisa que você gosta. Por exemplo, descrições - a maioria das pessoas (ao menos pelo que leio nos blogs) não são muito fãs de descrições e acham isso um ponto negativo eu, por outro lado, adoro descrições e considero isso um ponto super positivo!!!

    Felipe Fagundes, é forte mesmo. Eu sou muito exigente, mas como disse seleciono bem o que vou ler. Eu realmente não leio um livro que me desagrada só de olhar. Veja bem, eu tenho aqui uma pilha de leitura com mais de 100 livros - todos que me interessam imensamente, e nas livrarias deve haver mais de 1000 que também se encontram no mesmo patamar. Por que eu vou ler um livro que não me interessa?! É claro que pode surpreender - aliás, isso já aconteceu. Mas, normalmente, eu não leio um livro que, a princípio, não me agrade - justamente por existir tantos outros que me interessam!

    ResponderExcluir
  14. Olha Nanie, eu já parei pra pensar exatamente isso, por que gosto de tantos livros diferentes, tanto de gêneros quanto de personagens? E a conclusão foi a mesma que a sua, SOU ECLÉTICA! o que faz, pra mim, uma obra boa é o conjunto de tudo, seja ele normal ou surreal, o importante é o prazer que senti ao ler, e só!
    Bjos do Mix.

    ResponderExcluir
  15. Nice Santos, acho que o que importa mesmo é o prazer em ler um livro =)

    ResponderExcluir
  16. Nanie eu não gosto de um dificilmente não gosto de um livro, minhas notas são sempre altas tbm, no skoob é fácil notas 5 e 4 rs... E não é porque sou falsa ou quero fazer média, é porque realmente gostamos muito de ler, sendo assim quase toda a leitura se torna prazerosa, não se preocupe com isso. Sabemos perfeitamente que suas resenhas são sempre sinceras.
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  17. Juh**, para nos bookaholic é sempre um delícia ler um livro, né?! =)

    ResponderExcluir
  18. Ai Nanie que bom, esse post veio bem a calhar, eu tbm já várias vezes bati cabeça por causa disso, mas nunca comentei, porque, sinceramente pensei o seguinte: O blog é meu e gfaço dele o que quiser, se me acharem falsa blz...mas a verdade é que ficava pensando seeu não tinha senso crítico, pois tudo qo que pego geralmente amo e concordo qcom vc...acredito que escolhemos o que achamos interessante e por isso acabamos gostando, tbm sou muito eclética em tudo.
    Obrigada pelo poste, agora não me sinto tão só...rsrsrs...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  19. deiare, é tão triste se sentir só, né?! Eu acho horrível tb... Que bom que agora vc não se sente mais tão só =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥