quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vingança da Maré, de Elizabeth Haynes

Vingança da Maré, de Elizabeth Haynes
Intrínseca - 282 páginas
Um thriller que mexe com a curiosidade do leitor.



Título: Vingança da Maré
Título Original: Revenge of the Tide
Autora: Elizabeth Haynes
Tradutor: Mauro Pinheiro
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-404-3
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 282
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Bom.


Assim que fui montar esse post de resenha, fui surpreendida por encontrar o livro com dois títulos em inglês: Revenge of the Tide e Dark Tide. Fiquei muito curiosa e um pouco confusa: por que o livro teria sido lançado com dois títulos?
O caso é que Elizabeth Haynes é uma autora britânica de livros de suspense. Vingança da Maré é o segundo livro da autora (o primeiro foi o incrível No Escuro) e foi lançado no Reino Unido com o título de Revenge of the Tide (cuja tradução literal é o título em português do livro lançado pela Intrínseca). Por algum motivo que não consegui encontrar, resolveram mudar o título nos Estados Unidos (alguém me explica por que eles fazem isso? São vários os livros britânicos que têm os títulos modificados ao serem publicados na terra do Tio Sam) para Dark Tide (Maré Sombria, em tradução livre). Não há explicação alguma para a mudança de título... e devo dizer que gosto mil vezes mais do título original.

Vingança da Maré é o nome do barco que Genevieve comprou. Ela vive no barco e vai reformando-o aos poucos - esse é um sonho que ela nutria desde criança e que finalmente pôde realizar. Para isso, porém, ela teve que se esforçar muito em Londres, onde vivia e trabalhava antes de poder mudar-se para a marina. Por lá, era vendedora de soluções informatizadas para grandes empresas durante o dia e dançarina de pole dance durante a noite.
A vida corria bem, mas as coisas começam a dar errado quando o passado bate ao seu casco. Depois de uma festa de inauguração do seu barco (cinco meses após ter se mudado para lá e muito antes de conseguir concluir as reformas necessárias), ela encontra um corpo no meio da noite. E reconhece a face que vê na água.

A escrita de Elizabeth Haynes continua tão deliciosa e envolvente quanto em No Escuro. A autora escreve de maneira simples, porém com descrições que são capazes de levar o leitor diretamente para dentro de sua trama - uma gostosura de acompanhar!
Além disso, a autora é bastante esperta ao ir revelando os mistérios bem aos pouquinhos. Vai intercalando os acontecimentos presentes com o passado de Genevieve, inteirando o leitor do que aconteceu e das consequências que tal passado pode ter nos acontecimentos de agora. Ainda assim, porém, ela não joga tudo, tampouco deixa tudo para contar ao final. E acho que essa é a grande vantagem na obra da autora. É um thiller, um suspense muito bem escrito, recheado de mistérios, mas o leitor não fica perdido. Fica muito curioso (extremamente curioso), mas não perdido.
Sabe aquele estilo narrativo que te deixa preso ao livro e que faz com que seja quase impossível marcar um capítulo e continuar a leitura depois? É isso que você encontrar em A Vingança da Maré, principalmente após a metade.

A protagonista do livro é muito bem delineada. Uma personagem forte, embora um tanto perdida, que tem sonhos, planos, um passado. A personalidade de Genevieve é bastante intrigante.
Os demais personagens, porém, já são tratados de maneira mais superficial e há alguns na trama que têm apenas nome - o que é um tanto triste, mas não atrapalha no desenvolvimento da trama.

A edição da Intrínseca está um primor! Eu adorei a capa que eles fizeram - ficou linda na medida, até a fonte encaixou com perfeição.
A tradução/revisão do livro também está maravilhosa!
Só tenho uma reclamação quanto a edição nacional de Vingança da Maré: a fonte! Tenho vários livros dessa editora e não sei por que motivo resolveram usar uma fonte tão pequena dessa vez, mas isso é bem ruim. Deixa a leitura um pouco mais pesada, principalmente para quem tem problemas na vista.

O problema do livro está, na minha opinião, na história que está sendo contada. Não que ela seja ruim, porque não é, entretanto também não é aquele enredo maravilhoso e encantador. É diferente, é bacana, envolve o leitor, mas nada mais do que isso.

No final das contas, Vingança da Maré é um livro bom, uma leitura que vale a pena, principalmente para quem é fã de livros de suspense.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥