sábado, 19 de outubro de 2013

Lili, de Manuel Alves

Lili, de Manuel Alves
Um conto lúdico e delicioso!




Título: Lili
Autor: Manuel Alves
Editora: Independente
Ano da Edição: 2013
Baixar Gratuito: Smashwords


Ótimo!


Eu me encantei pela escrita de Manuel Alves quando li o conto Z. Gostei tanto da história que fui saber mais sobre o autor e procurar outros textos dele para ler. Encontrei vários no site, inclusive gratuitos. Não imaginei que encontrei algo tão diferente de Z quanto foi Lili, mas foi surpreendentemente delicioso me deparar com essa história!

Lili é protagonizado pela garotinha cujo nome dá título ao livro. Em menos de um mês, já se mudou de casa com os pais pela segunda vez. Há um pesadelo que volta a atormentá-la, um pesadelo ligado ao porão da última casa. A nova não tem porão, mas tem sótão... e o pesadelo parece que não foi embora de vez.

É uma história de terror feita para crianças. Mas não precisa ter medo de lê-la para os seus filhos pequenos, pois Manuel Alves foi muito feliz ao escrevê-la de forma tão linda que não dá medo de verdade, mas esperança.
É um conto bastante lúdico, que mexe com a imaginação e com aquela criança que todos temos dentro de nós. Exploração, amigos imaginários, criatividade! Tudo inserido na vida da pequena Lili.

A escrita de Manuel Alves nesse livro é tão gracinha quanto em Z. Deliciosamente narrada, a aventura passa em um piscar de olhos e me vi desejando que o livro tivesse ao menos dez vezes mais páginas.
Como trata-se de um conto bem curto, há poucos personagens e só Lili recebe uma atenção maior. A protagonista é uma garotinha extremamente encantadora! E os dois personagens-chaves também são muito interessantes - diferentes e intrigantes (não vou falar deles, vai ter que ler para descobrir!).

Uma das coisas mais bacanas de ler o livro é encontrar as diferenças entre o português que praticamos aqui no Brasil e o português de Portugal (para quem não sabe, Manuel Alves é um autor português). Coisas como: cave (porão), fixe (gíria para caracterizar pessoas bacanas. No livro, Lili diz que "os pais eram uns fixes". Ainda bem que o Kindle já vem com um dicionário ou eu não entenderia a frase!), térmita (cupim), ecrã (tela), entre outros. Em alguns casos, eu realmente precisei do dicionário para entender o que o autor estava falando, tão diferente era da forma como usamos aqui no Brasil.

Como presente ao leitor, Lili também traz belíssimas ilustrações desenhadas pelo próprio autor! No começo de cada capítulo, há uma ilustração bem elegante (no mesmo estilo da imagem da capa que ilustra esse post).
Além de um talentoso escritor, Manuel Alves também desenha muito bem!

Depois de mais essa história encantadora, aguardo ansiosamente para ler os demais livros de Manuel Alves.
Recomendo Lili para as crianças de todas as idades que queiram apreciar uma aventura bastante lúdica e deliciosa!


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥