sábado, 5 de outubro de 2013

Positivo Negligenciado

Você já ouviu falar de positivo negligenciado?!
Nunca?
Putz, está perdendo uma das coisas mais bacanas que já vi na literatura. Melhor que as Maiúsculas aleatórias da Margo.

Confesso que tenho uma enorme dificuldade para usar os PONI's ou FAPONI's, mas achei simplesmente o máximo e quero mostrar para vocês!
O texto abaixo foi retirado do incrível livro: "O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks", um dos livros mais divertidos que já li (a resenha sai na semana que vem, eu espero!).

Conheça a teoria do Positivo Negligenciado e, como Frankie, torne-se uma pessoa pretensiosamente interessante! Não seja petuoso, torne-se epto a usar os PONI's.


"- Desinfeliz.
[...]
Frankie não achava que era uma palavra de verdade. Ela achava que... Ela achava que fazia parte da teoria que mais tarde viria a chamar de 'positivo negligenciado'.
Prefixos como  'in', 'não', 'an', 'des' e 'im' fazem com que as coisas fiquem negativas, certo? Pode haver partículas gramaticais que não estou citando aqui, mas falando de modo geral. Então você pega uma palavra positiva como 'refreado' e acrescenta um 'i' para ter uma negativa: irrefreado.
Possível. Impossível.
Sensato. Insensato.
Quando há uma palavra ou expressão negativa - imaculado, por exemplo - cujo positivo quase nunca é usado, e você decide usá-lo, você se torna um tanto quanto interessante. Ou pretensioso. Ou pretensiosamente interessante, o que às vezes pode ser bom. Em todo caso, você está desenterrando uma palavra morte. O positivo negligenciado de imaculado é maculado, o que significa moralmente impuro ou manchado. O positivo negligenciado de incômodo é cômodo - que significa suportável - apesar de quase ninguém usar nesse sentido.
Outras vezes o positivo negligenciado não é uma palavra. Nesses casos, é um positivo negligenciado imaginário, ou PONI.
(Frankie inventou tudo o que está escrito depois da parte sobre maculado e cômodo, caso você esteja pensando em impressionar a sua professora de português com seu conhecimento sobre PONIS.)
Alguns PONIS: impetuoso é alguém que age de cabeça quente, sem pensar, de forma impulsiva. A forma positiva não existe, então você pode inventar uma palavra nova e ilegítima.

Petuoso, significando cuidadoso.

Epto, significando competente, a partir de inepto.
Comodado, significando relaxado e confortável, a partir de incomodado.

Você pode criar mais PONIS ao fingir que algo é negativo quando não é - porque, como você pode justificar, tem um daqueles prefixos no começo.

Impugnar significa questionar, atacar com palavras. Vem do latim in- (contra) mais pugnare (lutar). Pugnar, por si só, tecnicamente significa lutar, tipo, brigar de soco. Mas para um positivista negligenciador de carteirinha, pugnar seria o mesmo que falar bem de alguma coisa.

Outra técnica que o positivista negligenciador pode usar é dar um novo significado a uma palavra que já existe mas, por meio das convoluções da gramática, tecnicamente não significa o que você decidiu que ela significa. O positivo negligenciado de incriminar é criminar, que tecnicamente significa a mesma coisa - já que o in- não tem um peso negativo nesse caso -, mas é muito mais divertido se você usar significando o contrário. Criminar: fornecer um álibi a alguém.
Quando você redefine uma palavra desse jeito, você está criando um falso positivo negligenciado, o oposto de um positivo negligenciado imaginário, de modo que pode ser útil chamar essas falsetas de FAPONI. Mas como falseta é uma palavra muito mais divertida, Frankie preferiu ficar com ela. Mais tarde, quando bolou tudo isso."



0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥