quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Corações Feridos, de Louisa Reid

Corações Feridos, de Louisa Reid
Novo Conceito - 253 páginas
Uma leitura amarga, que desce queimando a garganta e rasgando a alma.



Título: Corações Feridos
Título Original: Black Heart Blue
Autora: Louisa Reid
Tradutor: Thiago Mlaker
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-044-1
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 253
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Ótimo!


No mínimo é preciso dizer que esse é um livro perturbador. Daquele tipo que irá tirar o seu sono e fazer com que você reflita toda a sua vida, todas as suas atitudes e o quanto fechamos o olho para as barbaridades que ocorrem ao nosso redor.
Nada poderia ser feito, ninguém poderia ter ajudado. Não havia espaço para isso. Mesmo assim, dói acompanhar a história dessas duas irmãs.

Corações Feridos, de Louisa Reid, é um livro para fazer o leitor sofrer. Ele esmaga o coração do leitor enquanto as páginas são devoradas. Nem mesmo o mais insensível ser humano consegue terminar essa história sem ter sofrido um bom bocado.
Reid conta a história de duas irmãs gêmeas, Rebecca e Hephzibah. Apesar de terem compartilhado o útero materno durante a gestão, as irmãs não têm muito em comum, nem mesmo a aparência. Enquanto Hephzibah é linda, Rebecca nasceu com a Síndrome de Treacher Collins e tem o rosto desfigurado. Talvez por isso, ao contrário da irmã super alto astral, seja mais taciturna, calada e protetora. Ambas viveram reclusas na casa do pai, que é pastor, e mal tiveram contato com qualquer pessoa além dele e da mãe. Até que Hephzibah consegue convencer o pai que é hora de ir para a escola.
Parece uma história promissora, né?! Mas há monstros escondidos no armário. E eles dão o tom sombrio e pungente dessa narrativa.

Para começar, a história é narrada pelas duas gêmeas. Hephzibah narra o momento em que finalmente foi para a escola e começou a descobrir o mundo. Fala de tudo aquilo que mal poderia imaginar que existia, das descobertas que foi fazendo, dos amigos, das desilusões, da esperança que aquela nova realidade representava. E intercalando-se à narrativa da irmã, Rebecca conta todo o sofrimento que passa depois da morte de Hephzibah.

Desde o início você sabe que Hephzibah morreu, mas não sabe como, nem por quê. Entretanto, Rebecca vai contando aos poucos. E ao contrário da irmã, ela não tem tanta esperança. Ela teme o mundo, teme a vida que leva e vai revelando, pouco a pouco, aos leitores que se atrevem a continuar virando as páginas o inferno que ela e a irmã viveram com o Pai e a Mãe. O quanto aqueles dois eram monstruosos e tudo o que tinham coragem de fazer.
Ser conivente é, na minha opinião, quase pior... não há desculpas ou justificativas.

O livro não é fácil de ser lido.
A escrita de Louisa Reid é maravilhosa! Embora simples, é bastante gostosa e carrega o leitor pela trama repleta de sentimentos. E eis aqui a dificuldade de ler o livro. Não porque haja um problema, mas justamente porque não há. A autora consegue nos envolver em sua trama de uma maneira que é deliciosamente terrível, pois trata-se de uma história muito difícil, muito dolorosa.

Vale a pena ler essa história, se emocionar e ter seu próprio coração ferido pelos relatos das gêmeas.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥