sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um Dia, de David Nicholls

Um Dia, de David Nicholls
Intrínseca, 411 páginas
"Vinte anos. Duas Pessoas. Um Dia."
Uma história de amor incrível, contada de uma maneira deliciosa.


Título: Um Dia
Título Original: One Day
Autor: David Nicholls
Tradutor: Claudio Carina
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 411
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
"Vinte anos. Duas Pessoas. Um Dia."
15 de Julho de 1988. Esse é o dia em que Dexter e Emma finalmente se conhecem. E é só o início de um relacionamento não convencional, de amor misturado com amizade, de querer misturado com fingir não querer, de estar junto e separado.

O que eu achei do livro:
Um Dia mexeu comigo de uma forma que nenhum livro ainda havia conseguido mexer, confundindo meus sentimentos, me fazendo pensar e repensar a minha própria vida. Um Dia conseguiu me deixar triste.
David Nicholls escreve muito bem, eu fiquei maravilhada com o estilo de narrativa que o autor adota! Uma narrativa bem descritiva, mas ainda assim muito fluidia e dinâmica, além de elegante. Em vários momentos o autor utilizava descrição de cheiros - e eu adorei isso! Fez com que eu conseguisse me sentir ainda mais inserida na trama.
Antes de ler esse livro eu já havia lido várias resenhas por aí, mas por algum motivo eu ainda não tinha entendido qual era a ideia dessa história. Dexter e Emma não se encontram apenas no dia 15 de Julho (cono eu imaginava), na verdade, eles nem sempre se encontram nesse dia. Mas a história é contada apenas narrando os acontecimentos desse dia durante vinte anos. É magnífico acompanhar a história dessa maneira. Ter que ir descobrindo aos pouquinhos tudo o que aconteceu durante o ano que se passou entre o capítulo anterior e o que está sendo lido e ainda ter que conviver com todas as dúvidas que não são esclarecidas, afinal de contas não acompanhamos toda a vida dos personagens, apenas um dia dessa vida em cada ano. Achei extremamente original esse jeito de contar a história, que me agradou muito.
Ter lido outras opiniões antes também fez com que minhas expectativas quanto a essa história se tornassem bem altas. Confesso que acabei me decepcionando um pouquinho. Primeiro porque o final não me agradou mesmo - gosto de finais bem resolvidos e esse livro não segue exatamente esse estilo. Mas o que mais influenciou foi o fato de que os personagens não conseguiram me agradar, principalmente Dexter. São muito bem construídos e bastante realistas, mas não o tipo de pessoa que consegue me cativar. Dexter foi odioso o livro inteiro, não consegui gostar dele em nenhum momento - e isso acabou sendo bastante prejudicial para que o livro fosse ainda melhor para mim.
E quanto a Emma? A Emma também me deu raiva em alguns momentos... mas em tantos pontos eu me identificava com ela, que essa identificação, mesmo que parcial, fez com que eu me sentisse mais ligada à personagem.
"Na maior parte do tempo se sente como uma personagem de um romance de Muriel Spark - independente, aficionada por livros, inteligente e secretamente romântica."
A frase acima quase poderia ser usada para me descrever... quase. Mas é sobre Emma.
Acompanhar o crescimento de Emma através dos anos, suas dúvidas, receios e conquistas, me fez refletir muito. Fiquei pensando na minha própria vida e nos caminhos que estou seguindo, nas minhas dúvidas, nas derrotas e nas poucas conquistas. Definitivamente esse livro me deixou em depressão, de tanto pensar.
Um Dia é realmente um livro maravilhoso e uma leitura muito agradável. Entretanto, não é tudo isso que pintam por aí, principalmente porque Dexter é "dexterstável".

PS: Ai, que piadinha infame. Mas não resisti e vou deixá-la aí mesmo.

PS2: A Karolyne me lembrou de algo que eu queria mencionar, mas acabei esquecendo. Eu ainda não vi o filme, mas enquanto lia o livro imaginava a Emma como se fosse a Anne Hathaway e o Dexter como o autor do livro (cuja foto aparece na orelha). Maluquice isso, né?!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


55 comentários:

  1. ADorei o "dexterstável" kkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu li esse livro há uns meses e gostei, apesar do final...
    O Dexter sempre foi muito imaturo, não percebia o que estava bem na cara, demorou demais... Mas ainda assim, achei uma bela história de amor, trágica, mas bonita.
     

    ResponderExcluir
  2. Karolyne, eu também gostei do livro, só não amei como a maioria das pessoas. Na verdade, me sinto até uma "ET" por ter uma opinião tão divergente.
    O Dexter é um caso perdido, né?! heeheheh Só a Emma mesmo para se apaixonar por ele daquela forma. E sem maiores comentários para não dar spoiler >< hahahaha
    (piadinha sem graça, né?! Mas eu não resisti... hahahahha)

    ResponderExcluir
  3.  Sim, mas o mais legal do livro foi mesmo o que você disse, o modo como o autor construiu a história, contando o que acontece sempre no dia 15 de julho de cada ano, e mesmo não estando juntos. Foi bem diferente. Ah, assiste o filme! =)

    ResponderExcluir
  4. Karolyne, realmente esse jeito diferente de contar a história é maravilhoso!
    Menina, eu até esqueci de mencionar na resenha... apesar de não ter visto o filme, Emma para mim era a Anne Hathaway e o Dexter era o autor (cuja foto está na orelha do livro) >< hahaha Loucura pura... 

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanie!!1 (acertei!!acertei!!)
    ok, piadas a parte....eu já tinha lido várias resenhas sobre esse livro, mas nenhuma tinha despertado minha vontade de ler...até agora.
    Sua resenha mexeu com meus sentidos e agora eu quero ler. Vou confessar uma coisa....adoro quando os livros são capazes de fazer com que eu sinto cheiros...qd digo isso minha amigas me acham maluca...talvez eu seja...mas aó o fato de vc dizer que ele descreve cheiros...já fui capaz de me imaginar sentindo esses cheiros e agora eu quero ler.
    Nossa!!! que comentário mais confuso...mas esse é o momento que etsou vivendo..então...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre gosto mais dos ps do que as resenhas... O livro parece lindo! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Rê, acertou \o/ (hahaahah o pessoal vai ficar curioso com isso ><)
    O livro é muito interessante, Rê! E apesar de ter me deixado bastante triste, eu achei o máximo o fato dele despertar tais reflexões - é incrível!
    Eu também adoro livros que descrevam cheiros - de alguma forma, parece que isso torna a história mais tangível, mais real. 
    O livro não é o melhor livro que eu já li (nem está entre os melhores), mas é um livro muito bom, cuja leitura vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  8. Sthéfanie, eu estou numa fase cheia de PS >< hahaha Nunca resisto e coloco um monte nas resenhas.

    ResponderExcluir
  9. Doida para ler esse livro, fiquei com um pouquinho de medo de detestar os personagens, mas vou na fé!

     

    ResponderExcluir
  10. Leninha, acho difícil que você goste do Dexter... hahaha mas com certeza vai gostar do livro ^^

    ResponderExcluir
  11.  Vontade de perguntar: Ele é um calhorda, desavergonhado, conquistador barato?
    Medo!

    ResponderExcluir
  12. Leninha, infelizmente um pouquinho de tudo isso >< E outras coisas também. Tem coisas boas, mas ele é detestável mesmo assim...

    ResponderExcluir
  13. Ando com muita vontade de ler esse livro, e lendo a resenha agora fiquei com mais vontade ainda!
    Adorei, beijos...
    http://chic-lisboa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ingrid, o livro é muito bom =D Você vai gostar quando puder lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanie!

    Não sei se quero ler esse livro...

    Eu acabei assistindo alguns pedaços do filme e não gostei muito, e não me animei para ler...

    Quem sabe mais para frente...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Só vi o filme e o Dexter é realmente "dexterstável", rs.
    Também não gostei do fim do filme, que não sei se foi fiel ao livro.
    Ah, passei a gostar do Dexter nos minutos finais, fiquei comovida com sua dor.

    Ótima resenha,

    bjssss

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie!
    Eu já tinha lido várias resenhas do livro, mas não sabia que a história acompanhava o casal sempre no mesmo dia.
    Tenho tantos livros pra ler que devo acabar assistindo o filme primeiro...
    Beijos,Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nanie!
    Minhas expectativas tbm estão bem altas atualmente, então estou esperando baixarem um pouquinho pra ler e não me decepcionar :) (E tbm estou tentando achar a capa que não seja do filme, não gosto de capas de filme, já basta a de "Água para elefantes" - que não encontrei a antiga :( rs).

    ResponderExcluir
  19. Nanie,
    Também não morri de amores pelo Dexter, muito pelo contrário, mas acho que os tantos defeitos dele mostram que nem todos os mocinhos são grandes heróis, que covardia também faz parte de ser humano... Já a Emma, ah, eu a adorei. Acho que foi uma personagem bem esclarecida, que oscilou em alguns momentos, mas soube lutar por suas paixões nos instantes certos de sua vida. Talvez ela tenha aceitado certos fatos muito facilmente, mas não se pode negar que correu atrás.
    E "Um Dia", no geral, é realmente um livro um tanto quanto triste, reflexivo, daqueles que a gente fica pensando sobre durante um bom tempo. Particularmente falando, gosto de finais abertos e achei que este coube muito bem ao contexto criado por Nicholls. Com o ritmo da narrativa e as guinadas da vida de Em e Dex, eu não imaginaria algo muito diferente.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie!
    Li esse livro já tem um tempo e ainda não consegui fazer minha resenha, justamente por esses motivos todos que você citou. Tem horas que amo a história, por me identificar demais com Emma, por ter me feito pensar na minha vida e nas minhas escolhas, pela narrativa incrível do David Nicholls. Mas tem horas em que  o detesto  pela pessoa odiável que é Dexter, tão raso e mesquinho e pequeno e egoísta (ewww!), pelo final decepcionante, e pela tristeza imensa que senti lendo toda essa história.
    Vou me esforçar para fazer a resenha logo, aproveitar que a sua deu uma refrescada nos meus sentimentos por "Um Dia".

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  21.  Nanie, Dexter é destável mesmo. Esse livro também me deixou muito triste porque eu fiquei pensando que minha vida poderia ter sido diferente e tal ... É um livro que sem dúvida nenhuma faz a gente pensar na vida.
    Adorei a resenha :-)

    ResponderExcluir
  22.  Carla, o livro não é ruim, de jeito nenhum, é muito bom! Ele só não é tão incrível como tantos pintaram (e como minhas altas expectativas previam). Ainda não vi o filme, então não posso comparar, mas só para curtir a maravilhosa narrativa do autor já vale a pena ^^
    Dar um tempo, para que você possa desatrelar o livro do filme talvez seja mesmo a melhor opção =)

    ResponderExcluir
  23.  Naty, como eu não vi o filme, não sei o quanto difere do livro... mas acho que seria impossível fazer o Dexter menos detestável - o cara é um mala mesmo >< hahahah Acho que só por gostar dele a Emma já ficou mais bonitinha aos meus olhos, porque tem que ser uma heroína para aturar o cara... hahahahaha
    No final ele cresceu um pouco (também já não era sem tempo, né?!), mas ainda assim não consegui gostar dele.

    Gostou da resenha mesmo?! (pareço um cachorrinho pedindo mais carinho, né?!) Ultimamente não tenho gostado de nenhuma das minhas resenhas, está ficando uma pior do que a outra.

    ResponderExcluir
  24.  Sora, não sei porque, mas pelas resenhas que eu havia lido, eu pensava que eles só se encontravam nesse dia >< hahaha Tenho certeza que ninguém falou isso, mas ficou essa ideia na minha cabeça. O caso é que cada capítulo narra o mesmo dia, 15 de Julho, nos diferentes anos - é o máximo ^^ Eu fiquei até curiosa para saber como eles passaram essa noção para o cinema - deve ter ficado bem bacana também :)
    Eu nem assisti o filme e já estou ligando a Anne Hathaway a Emma, você vai pelo menos caminho se ver o filme antes >< haahahahahah

    ResponderExcluir
  25.  Raphaella, mais uma que não gosta de capas de filmes \o/ Eu detesto quando lançam livros com capas dos filmes - é tão mais bonitinho com as capas originais. O meu é com a capa do filme porque ganhei de presente :) Daí não vou ficar com dois livros, né?! (e nem me desfazer do presente, sou muito sentimental).
    Eu normalmente espero minhas expectativas abaixarem. Dessa vez eu meio que fiz isso - se tivesse lido o livro há quatro meses atrás, assim que o ganhei, eu teria gostado ainda menos, porque minhas expectativas estavam ainda mais altas. Eu esperei tanto quanto pude, porque a curiosidade também já tinha alcançado níveis alarmantes - até que não deu mais... todo mundo falava desse livro, ele parecia incrível e eu precisava conhecê-lo.
    No final das contas, a história é muito boa, a narrativa é excelente - a leitura valeu muito a pena! Só não é tudo isso que pintam por aí >< ahahahah

    ResponderExcluir
  26.  Ana, acho que ninguém morreu de amores pelo Dexter, né?! hahahaha Acho que até um cara que seja exatamente como ele não vai conseguir gostar do personagem.
    Eu gosto muito de personagens com defeitos, dúvidas, receios - isso os humaniza bastante! O Dexter só tem alguns defeitos que vão totalmente contra o que eu sou e justamente por ter me identificado com a Emma, eu não consigo aceitar o fato de ela querê-lo tanto. Mas é justamente isso o amor, né?! Algo inexplicável. A Emma é quase uma incógnita... gosto dela em alguns momentos, e em outros eu detesto - como tentei dizer na resenha (tenho certeza que não consegui explicar o que eu queria), justamente por achar que ela parece comigo, que erra como eu erro e que faz escolhas erradas do jeito que eu faço. Acho que eu ficava nervosa quando a via seguir os mesmos caminhos tortos... e mais ainda quando ela não os seguia e algo dava certo >< hahaha Vai entender.
    O livro realmente desperta reflexões - e essas reflexões me deixaram bastante triste... mas é porque eu estou bem lá no primeiro capítulo do livro (e se eu realmente pareço com a Emma, olha só quantos tropeços ainda tenho pela frente).
    Sobre o final, eu prefiro finais mais fechados, no sentido de um final que termine a história, que soe satisfatório - não necessariamente feliz. O que me incomodou nesse livro (como eu vou falar isso sem dar spoiler para quem não leu? Se você está lendo esse comentário e ainda não leu o livro, para por aqui... ele é para a Ana que já leu, ok?!) foi que quando a Emma chega lá, acaba. Sabe? Frustrante. Acho que isso foi o que mais me deprimiu - ver longos e longos anos de luta pela frente e depois o fim abrupto ><
    [Ichi, que testamento... desculpa, Ana.]

    ResponderExcluir
  27.  Nina, quando comecei a fazer resenhas (uns dois anos antes de sequer saber que existiam blogs literários), eu às vezes deixava para depois e aí nunca conseguia me expressar tão bem. Agora eu faço a resenha tão logo termino o livro (no máximo no dia seguinte nos casos em que eu termino de ler antes de dormir). Assim, mesmo que a resenha fique horrível (como as minhas têm ficado ultimamente), eu consigo expressar os meus sentimentos da melhor maneira possível.
    Eu também fico sem conseguir explicar direito como esse livro mexeu comigo, mas acho que é bem parecido com o que ele foi para você. Não está entre os melhores livros que li, mas é um livro muito bom mesmo assim. Dexter é sempre odiável, mas Emma não... em alguns momentos, eu acho que estão falando de mim e não de Emma (exceto que não há nenhum Dexter na minha vida, para minha felicidade).
    Espero que consiga colocar esses sentimentos para um texto de forma melhor do que a que eu consegui >< heheh Boa sorte :)

    ResponderExcluir
  28. Luka, acho que se alguém vier nessa resenha dizer que, ao menos, gostou um tiquinho do Dexter eu já vou estranhar >< hahahah Acho que não gostar do Dexter é uma unanimidade!
    O livro nos faz refletir muito sobre as nossas próprias escolhas, né?! Fiquei pensando em tanta coisa... refletindo, refletindo, refletindo... tanto que fiquei até triste ><
    hehehe
    A resenha não ficou muito boa (aliás, como tenho repetido, acho que tem alguma coisa errada comigo, porque as últimas resenhas têm ficado péssimas - ou quem sabe sempre houve algo errado e só agora estou notando, né?!), mas o livro é bem bacana e acho que as pessoas estão lembrando daquilo que o livro fez com elas quando leem sobre ele.

    ResponderExcluir
  29. Olá Nanie! *-* Que saudade de aparecer aqui no blog! :B

    Ao contrário do que aconteceste contigo, todas as resenhas que li falavam mal do livro e, apesar disto, eu ainda tenho muita vontade de lê-lo. A história parece ser tão interessante, original e fiquei muito curiosa para saber quais são os motivos que levam a esta depressão e reflexão... HAHAH Gosto de livros assim e ao saber sobre a descrição minuciosa do livro sobre cheiros e tudo mais, me deixou mais ansiosa para lê-lo.
    Essa capa é tão linda! *-* Simplesmente amo a Anne Hathaway. Assim que tiver a oportunidade de ler o livro, pretendo assistir ao filme.

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30.  Samyaquino, é sempre muito bem-vinda quando quiser aparecer por aqui ^^
    Sério que leu várias resenhas negativas?! Menina, eu só li resenhas super positivas >< hahahahaha Acho que não li nenhuma que falasse mal do livro.
    A história realmente é muito interessante e original, e a maneira do autor contar essa história é ainda mais inebriante! Não tem jeito, é um livro que te faz pensar na vida, nas suas escolhas e, por isso, acho que acaba deixando todo mundo meio depressivo ><
    As descrições são bem bacanas - e ele falar dos cheiros é algo bastante intrigante, que nos leva a nos sentir um pouco mais na pele dos personagens.
    Sabe que eu prefiro a capa original? Eu não gosto muito de livros com capas de filmes >< hahahah
    Eu também quero assistir o filme agora, só vai faltar conseguir tempo (ô artigo difícil de conseguir esse).

    ResponderExcluir
  31. Algumas pessoas já tinham usado a palavra triste relacionada a este livro, e pelo visto é o sentimento que marca nesta leitura. 
    Eu confesso que adoro uma leitura que tenha um Q existencialista que leve a gente a pensar no que tem feito da vida e se responsabilizar pelo que se é. E talvez seja isso que me impulsione mais para esta leitura.
    A ideia de narrar um livro contando sobre o mesmo dia ao longo de alguns anos é mt legal também, mas se o final é assim realmente não tem como deixar nada amarrado. E disso eu sentiria falta. 
    Um dia continua na minha lista de desejos, mas certamente não é uma prioridade, de qualquer forma seu o que lerei (um dia) rs 
    Beijos. 

    ResponderExcluir
  32. Nani, o livro nos traz algumas reflexões que nos fazem ficar triste... acho que a maioria das pessoas que leem o livro se sente dessa forma.
    Essa leitura é bastante realista, pelos personagens e pelo enredo também. 
    O final não é amarrado não, o que também não me agradou. Mas ainda assim o livro é muito bom - essa maneira diferente do autor contar a história é o máximo!
    Leia o livro (um dia!) sim, você vai gostar :)

    ResponderExcluir
  33. Eu ainda não li este livro, mas o filme jah é um dos meus favoritos. Dex eh msm dexterstável, e Emma tão insegurança e de baixa autoestima q irrita, mas ainda assim eu me apaixonei por esta história. Chorei litros e litros. Achei lindoooooooooo. Espero em breve ter tempo de ler.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  34. Muito boa essa dica, Nanie. Vou tentar me policiar mais, ver se consigo fazer as resenhas mais rápido.
    Mas sabe que às vezes, eu tenho essa necessidade de digerir melhor os sentimentos, antes de publicá-los. Não só no blog, na vida mesmo, entende? 
    Nusss, tô poética hoje! kkkk

    ResponderExcluir
  35. Daniela, eu ainda não vi o filme, daí não posso falar nada a respeito e nem o quanto é fiel (ou não) ao livro.
    O livro não virou meu favorito, nem mesmo está entre os melhores que já li... mas ainda assim é um livro muio bom, principalmente pelas reflexões que ele suscita.

    ResponderExcluir
  36. Nanie, vc é maluquinha mesmo... Visualizar o personagem como o autor, como assim? kkkk

    Eu, sinceramente não estou interessada no livro, não faz meu tipo de livro.
    Não tinha lido nenhuma resenha antes da sua (não que eu me lembre...), só tinha visto o trailer do filme mesmo.O filme talvez eu assista, quem sabe...
    Até mais ;)

    ResponderExcluir
  37. Nina, não sei se isso também será bom para você, mas para mim é o jeito que melhor funciona ^^ heheheh
    Poética mesmo =)

    ResponderExcluir
  38. Milla, nem sei explicar o porquê disso... mas o caso é que o Dexter para mim é o David Nicholls e pronto! Talvez por causa daquele sorriso que ele exibe na foto da orelha ^^

    É um livro para quem gosta de mundo real - não há nada de fantástico. É simplesmente a vida de um homem e uma mulher.

    ResponderExcluir
  39. Eu entendo perfeitamente que os motivos que me fizeram adorar esse livro não valem para as outras pessoas. Até que eu vi umas resenhas negativas dele, hein.

    Adorei esse livro, por causa da escrita do autor que é deliciosa! E também por causa dos personagens e de como a história é contada.
    Me identifiquei totalmente com a Emma, compreendo a hesitação dela e de como ela foi uma tapada às vezes. Eu estava lendo e... Caramba! Eu sou assim.

    Gostei do Dexter ser "todo errado". Com personagens diferentes, ele mostrou dois dos variados caminhos que podemos seguir na vida, a história da cigarra e da formiga e etc.

    Ok, mas a coisa que me fez AMAR o livro foi o dia. 15 de julho. Meu aniversário! Hahah Toda vez que o ano passava eu ficava tentando me lembrar de como foi meu niver nesse ano. "Ih, Emma escrevendo um livro e eu na minha festinha de 3 anos". Coisas assim :P

    Só o final que não gostei muito. E é ele que me faz ficar na dúvida se Um Dia é um livro favorito ou não :-/

    ResponderExcluir
  40. Felipe, como assim só eu não vi as tais resenhas negativas?! Até quando li o livro só havia ouvido as pessoas dizendo o quando tinham amado a história. A Lilian, via twitter, foi a primeira que ouvi dizer que não morria de amores por Um Dia.

    Não tem como negar que a escrita do autor é maravilhosa e a forma de narrar essa história além de super original é muito bacana.
    Hahahah Pois é, eu também me identifiquei bastante com a Emma (não tudo), mas de vez em quando também pensava "Caramba! Eu sou assim" ou  mesmo "Que droga, eu também cometi esse mesmo erro!" ou o pior de todos "Meleca! Eu agiria exatamente desse jeito e tenho certeza que ainda vou fazer essa cagada no futuro" ><  

    O Dexter não conseguiu me conquistar não... sabe, talvez até mesmo por culpa da Emma e não por culpa dele mesmo... sei lá, ela errava, mas ainda assim era boa demais para ele :( 

    Ah, seu aniversário é 15 de Julho?! Ah, então está tudo explicado! hahaha Como não gostar de um livro que se passa no dia do aniversário?! Se não me engano, pelo que você comentou comigo, o livro começa antes de você nascer né?! E "te acompanha" até quase os dias atuais - aí não tem jeito mesmo, Felipe! hahaha E nem comparação... acho que eu gostaria bem mais do livro se ele se passasse no dia do meu aniversário ><

    Ah, o final não é muito bom, né?! Eu não ligo de "finais tristes", mas tem que ser bons. O desse livro me desagradou um pouco...
    Ainda assim, entretanto, eu gostei muito de Um Dia - só não tanto quanto a maioria das pessoas cujas opiniões eu li ^^

    ResponderExcluir
  41. SPOILERS involuntários PARA QUEM AINDA NÃO LEU O LIVRO:

    O autor me surpreendeu muito! Quando cada ano acabava eu ficava suspirando maravilhado com o rumo da história. E quando lia o ano seguinte ficava procurando pistas do que aconteceu. E AS CENAS SÃO INTELIGENTES! MEU DEUS, EU AMO ESSE LIVRO, AQUELE LABIRINTO, A APOSTA DO CELULAR, A CARTA PERFEITA QUE MUDARIA TUDO E QUE NUNCA FOI ENVIADA, OMG!!! Ok, ok, parei... PS: Até hoje eu morro de rir com a massagem nos pés que fugiu do controle Hahahahah

    Mesmo antes de chegar às páginas finais do livro, eu fiquei com pena do Dexter. Já dava pra ver que o caminho de fama e diversão dele não ia durar pra sempre. Enquanto a Emma comia o pão que o diabo amassou, ele só vivia naquela vida de glamour e tal. Uma cena que me deu um aperto no coração foi aquela em que depois de muito tempo, ele resolve lugar pra Suki Meadows (QUE SÓ SABE FALAR GRITANDO rs) e ela esfrega na cara dele que ele sempre "um merda".
    Eu fiquei com muita raiva da Emma por causa desse final. Dos dois na verdade. Poxa, eles demoraram tanto! :-/

    COM CERTEZA o 15 de julho fez toda diferença pra mim e infelizmente não dá pra querer que todo mundo sinta a mesma coisa, né? rs
    Gente, é uma história em que em todos os capítulos (Depois de 1991, claro) eu estou fazendo aniversário! rs

    Ai, esse final. POR QUÊ TINHA QUE SER ASSIM? Eu preferiria que ele não tivesse se estendido tanto, mas adorei o autor voltar no tempo para dar um tom mais alegre.

    Não fiz resenha desse livro e fico indeciso se ele é um favorito meu ou não, mas falando aqui com você eu percebi o quanto gosto dessa história! Me deu vontade de reler *-*

    ResponderExcluir
  42. Nossa, inteligente o livro é muito mesmo *-* Aquela maldita carta não enviada mudaria tudo mesmo, né?! Nossa... 
    A aposta do celular me fez rir muito quando li! Na hora pensei "bom, ela perdeu... mais cedo ou mais tarde ela vai ter que se render a esse mal. Afinal de contas, até minha sobrinha de 9 anos tem um desses."
    Ah, desde o início o glamour quase só existia na cabeça do Dexter, né?! O tempo inteiro dava para perceber que ele vivia num mundo só dele e que todos a volta dele viam que não estava dando certo - até a mãe dele tentava alertá-lo. Essa parte da ligação para Suki Meadows foi a única parte em que realmente senti alguma pena do Dexter. Não apenas pelo que a Suki falou (OU MELHOR, GRITOU), mas pela situação toda... aquele momento em que ele deveria estar sendo um pai de verdade, mas não conseguia fazer nada direito... e ainda estava sendo traído. Não que eu tenha gostado dele, mas eu senti um pouco de pena de toda a situação.
    Deve ter sido bem engraçado ler um livro onde você conseguia lembrar (ou ao menos ter alguma ideia) do que estava fazendo exatamente naquele dia! Poucos puderam sentir isso, Felipe ^^
    Quando eu li aquele último parágrafo (não o último parágrafo do livro, mas o último parágrafo derradeiro, se é que você me entende), eu tive que reler tudo novamente. Voltei duas páginas (sério mesmo) só para ver se eu não tinha deixado faltar nada >< Desejei, muito, que o próximo capítulo me dissesse qualquer coisa que não confirmasse aquilo. Como assim? No momento em que ela finalmente tinha conseguido o que desejava, puf... acaba. Eu quase dei um treco... ela sofreu tanto, passou por tantas coisas e para quê?! Ok, aqui eu não conseguia mais separar Emma de Nanie e ficava pensando que algo parecido iria acontecer comigo também. Esse final foi frustrante demais >< 
    Sabe que falando com você eu vou me dando conta, também, de que gosto mais do que havia admitido?! Ainda não é um favorito, mas é uma história muito gostosa!

    ResponderExcluir
  43. Esse livro me deixou encafifada... ler ou não ler, eis a questão.... mocinho mala é o ó... já diminui o entusiasmo...

    ResponderExcluir
  44. Danielle, o Dexter não é um personagem adorável, mas ainda assim Um Dia é uma leitura que vale a pena =)

    ResponderExcluir
  45. Oi, Nanie!
    Não estava com muita vontade de ler esse livro, mas gostei da sua resenha e o quanto ele te fez pensar sobre sua vida. Também fico depressiva em pensar o quanto poderia fazer na minha vida e o quanto realmente faço. Achei interessante essa visão que te deu e acho que seria interessante para mim também.
    O problema, provavelmente será o Dexter, hein... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Quero ler, todo mundo fala tão bem desse livro. Deve ser uma experiência de leitura bem interessante e diferente, pelo fato de narrar sempre o mesmo dia. Imagino que nem todos os 15 de julho tenham algum acontecimento marcante, e isso deve deixar a história mais real. Já vi alguns comentários sobre os personagens. Tenho a impressão que vou gostar do Dexter. Sei lá... Melhor parar de supor e ler, né?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Rose, o livro nos faz refletir mesmo - muito! E por isso acaba nos deixando um pouco para baixo ><
    O Dexter é um problema...

    ResponderExcluir
  48. Cíntia, eu também só tinha ouvido comentários positivos sobre o livro! hahaha
    É uma experiência muito diferente - uma narrativa completamente nova e diferente de tudo o mais que eu já havia lido! 
    É assim mesmo, em alguns anos é simplesmente um dia normal - e isso é super interessante! Ficar tentando entrever os acontecimentos do ano que se passou entre o capítulo anterior e o que se está lendo é incrível!
    Será que você vai gostar do Dexter?! Olha, será uma das únicas... hehehe

    ResponderExcluir
  49. Gostei da piada e não sei se leria o livro, pois ainda não entendi o que quer dizer. Gostei da resenha. 

    ResponderExcluir
  50. Suellen, gostou da piada infame?! hahahaah

    ResponderExcluir
  51. Suellen, que bom que alguém curtiu \o/

    ResponderExcluir
  52. Oi Nanie, acredita que não li e nem vi o filme ainda? E não é por falta de vontade, digamos que seja falta de oportunidade mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  53. Rose, é mesmo? O filme eu também não consegui ver ainda, mas quero assistir logo :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥