Cruzando o Caminho do Sol, de Corban AddisonNovo Conceito, 447 páginasUm romance que traz uma belíssima história e mostra a realidade do tráfico de seres humanos.
Título: Cruzando o Caminho do Sol
Título Original: A Walk Across the Sun
Autor: Corban Addison
Tradutor: Mariângela Vidal Sampaio Fernandes
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 447
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Ahalya e Sita vivem com sua família na Índia. As meninas levam uma boa vida, estudam numa ótima escola e têm o futuro inteiro pela frente, o qual promete boas coisas para as duas. Mas tudo muda quando um inesperado tsunami atinge a costa da Índia e acaba matando os pais das meninas e toda a família que elas conheciam. E quando tentam buscar ajuda, elas são raptadas e vendidas como mercadoria - as duas são vítimas do tráfico de humanos.
Do outro lado do globo, nos Estados Unidos, Thomas Clarke passa por um dos mais difíceis momentos de sua vida. Após perderem a filha bebê, sua mulher o deixa e vai para sua terra natal, a Índia e ele fica, tentando levar a vida em frente. Mas problemas no emprego acabam tirando o chão dele e ele resolve ir para a Índia. E lá a história do advogado americano que decide trabalhar como voluntário em uma organização que combate o tráfico de seres humanos irá se cruzar com a história das duas irmãs que acabaram como mercadoria na mão de bandidos inescrupulosos.
O que eu achei do livro:
O livro é excelente!
Corban Addison criou uma história envolvente, que irá prender o leitor até o final. Mesclando a história das meninas com a do advogado, que se entrelaçam mais para frente, ele leva o leitor a vários lugares do mundo: Estados Unidos, Índia e Europa, mostrando o podre que se esconde onde não podemos ver.
O tráfico de seres humanos é um assunto muito sério, mas que é pouco tratado. Eu, particularmente, nunca havia lido um livro que falasse sobre o assunto. E confesso que foi muito duro ler a história dessas duas irmãs e vivenciar com elas, através da bela narrativa de Corban Addison, todas as dificuldades pelas quais passaram. A história não é real, as irmãs Ghai não existem, mas o tráfico de seres humanos é verdadeiro e várias meninas passam por situações similares às enfrentadas pelas duas protagonistas. E quando penso que outras mulheres, muitas vezes ainda nem saídas da infância, passam por situações não só semelhantes mas ainda piores em muitos casos, eu fico ainda mais impressionada.
A história de Cruzando o Caminho do Sol é linda, deliciosa, envolvente, cruel e triste. Entretanto, acho que o mais importante não é só o momento de entretenimento que o leitor terá ao ler esse livro, mas sim todo o questionamento que ele irá levantar. Quem ler esse livro, não conseguirá deixar de pensar sobre o assunto e certamente irá procurar saber um pouco mais e, quem sabe, até buscar ajudar de alguma forma. Adorei a "Nota do Autor", no final do livro, onde ele explica o que é invenção e o que realmente existe - falando de algumas entidades, como o leitor poderá ajudar e qual material poderá consultar para ficar mais por dentro do assunto.
Quando vi o ano de lançamento do livro fiquei impressionada. Ele foi publicado em janeiro no exterior e já está disponível aqui no Brasil - realmente muito rápido! E o livro está com uma qualidade excelente: capa linda, trabalho gráfico interno encantador e uma revisão muito bacana! Dessa vez a editora realmente acertou.
Cruzando o Caminho do Sol não se resume apenas a uma história emocionante, mas também aborda uma importante discussão sobre o tráfico humano. Excelente leitura que eu recomendo.
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Ainda não criei coragem de ler o livro. Mas fico feliz de o livro está bom. O assunto é tão complexo que se ele fosse mal escrito seria muito chato.
ResponderExcluirBeijos
Elis, o livro é muito bem escrito! Eu gostei muito da história e fiquei impressionada ao procurar um pouco mais sobre o assunto ><
ResponderExcluirEi! (:
ResponderExcluirJá houvi muito falar sobre O Caminho do Sol, mas a sua é a primeira resenha que leio do livro e me deixou com muita vontade de ler, coisa que até agora não tinha acontecido.
Não sabia que o livro tratava sobre o tráfico de pessoas, e como você disse é um assunto que não é muito tratado em livros, esse é o primeiro que conheço sobre o tema, e talvez esse seja o principal motivo da minha curiosidade.
Enfim, espero poder ler ele logo! Abraço!
O Livreiro Maluco
http://www.livreiromaluco.com/
Nossa, saiu muito rápido mesmo.
ResponderExcluirAinda não li, + não vi nenhuma resenha negativa sobre ele :D
bjssss
Naty, acho tão legal que eles estejam publicando os livros aqui tão rapidamente ^^ Anunciaram um lançamento simultâneo outro dia no twitter - esse não foi simultâneo, mas foi quase :)
ResponderExcluirAcredito que você não vá encontrar resenhas negativas sobre o livro, porque ele é realmente muito bom e dessa vez a editora acertou a mão não apenas no trabalho gráfico, mas também na revisão. Não é um livro YA, é um livro mais maduro, mais denso - uma delícia de leitura ^^
WilL, também foi o primeiro livro que li que falava sobre esse tema. É chocante, sabe, acompanhar a história das protagonistas, mesmo sabendo que elas não são reais, a gente sabe que tem muitas pessoas que passam por situações semelhantes ou até piores.
ResponderExcluirO livro foi muito bem escrito, é uma leitura que vale a pena ^^
Oi Nanie!
ResponderExcluirPreciso criar vergonha na cara e ler o livro (eita vergonha por ele estar ainda aqui na pilha!).
Essa vida de fazer faculdade está acabando comigo kkkkk
Bjs!
Carla, você vai adorar quando conseguir lê-lo =D É uma ótima história ^^
ResponderExcluirOi, Nanie.
ResponderExcluirO tema do livro é algo muito forte e, infelizmente, uma triste realidade. Que interessante do autor não só expor o problema, mas colocar também formas de como os leitores podem ajudar essas crianças.
Gostei muito da sua resenha. Passou a emoção e a crueldade descrita no livro.
Bjs
Rose, essa parte é no final do livro, na "Nota do Autor", mas é realmente muito interessante.
ResponderExcluirO livro é excelente - eu adorei.
Já sei que vou amar esse livro. Lerei em breve :D
ResponderExcluirGosto muito de livros que, além de entreter, nos tiram da zona de conforto. Não é só "lá longe" que existe o tráfico de humanos. Já ouvi falar disso aqui, dentro do nosso país. Só que parece ser um tópico proibido, né? Ninguém tem coragem de tocar no assunto. É bom quando um autor consegue dar essa sacudida.
Cíntia, no livro não há envolvimento do Brasil, mas infelizmente isso existe em todos os países do mundo. É uma triste realidade >< O livro é chocante, porque mostra essa face "podre" do mundo, mas é uma história maravilhosa. Tenho certeza que você irá gostar ^^
ResponderExcluirComo não se apaionar por esse livro?!
ResponderExcluirTema forte, pungente, tocante, dilacerante.
Amei esse livro, que nos traz uma lição, um alerta.
A novo Conceito acertou em cheio ao publicar esse livro;
Quando vi que ele custa apenas 29,90 fiquei super feliz, poder dar um livro desse de presente, não tem preço!
Bem vinda ao clube das apaixonadas Nanie!
Leninha, o livro é realmente muito forte - mexe fundo conosco, né?! Eu adorei!
ResponderExcluirA Novo Conceito trouxe o livro super rápido e com um preço bem bacana (na Saraiva está ainda melhor) :)
É com prazer que faço parte desse clube!
Bem talvez eu não tenha estomago para lê-lo, pois sei que vai mexer com meu psicológico já que sou muito sensível a realidade nua e crua mesmo que os personagens sejam fictícios. Mas caso eu leia, eu tenho que está preparada e pelo jeito o livro mexe muito com você mostrando a realidade do trafico humano. Gostei da resenha.
ResponderExcluirSuellen, o livro é forte mesmo. Prepare-se, mas não deixe de lê-lo - é uma história muito boa!
ResponderExcluirmaravilha ler uma resenha assim, aumenta a curiosidade sobre o livro. vou começar a leitura agora.
ResponderExcluirVou lê-lo sim, mas quanto tiver coragem.
ResponderExcluirMamãe, espero que goste do livro ^^ Você sabe que só te indico coisa boa, né?! :)
ResponderExcluirSuellen, não vai se arrepender :)
ResponderExcluirA resenha é instigante e infelizmente o tráfico de pessoas é uma dura realidade. O desaparecimento de milhares de jovens, inclusive no Brasil. O Brasil é signatário do Pacto de Palermo (Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional) que trata do tema em um Protocolo Adicional, no Brasil Decreto 5.017/2004.
ResponderExcluirCelso, é realmente um assunto muito sério, e o livro acaba despertando no leitor a curiosidade para saber mais sobre o tema.
ResponderExcluirQue interessante, eu não conhecia esse pacto, vou procurar saber mais sobre ele - obrigada pelo comentário.
Nanie, este foi um livro que me surpreendeu muito e me conquistou pela maneira do autor descrever tudo, como se estivesse tentando não nos deixar mais desesperados do que o tema já nos deixa, ao ler os relatos do que está acontecendo com as meninas. Fiquei muito triste, angustiada e questionei o mundo em que vivemos.
ResponderExcluirO livro nos guia em um mundo totalmente cruel e mesmo assim ainda há uma pontinha de esperança. Preciso dizer que esse se tornou um dos meus livros favoritos e precisei de algum tempo para conseguir superar tudo o que passei junto com as irmãs Ghai.
Não consigo pensar em uma forma de descrevê-lo que não seja: Intensamente incrível!
Parabéns pela resenha, Nanie! *-*
Beijocas,
Samy Aquino (@umalimonada )
http://samyaquino.blogspot.com
Samyaquinho, é incrível a maneira como o autor narra a história das irmãs, né?! E a forma como ele mescla a história das meninas com a do protagonista.
ResponderExcluirEu gostei muito do livro também - ao mesmo tempo que foi maravilhoso, foi como um tapa também, por tratar de uma realidade tão séria.
Esse já tá entre os meus desejados, quero muito ler. Apesar de não ter tanto estomago assim pra assuntos fortes, acho que é uma leitura válida, muito interessante, um assunto que não é mesmo comum nos livros que a gente vê por ai.
ResponderExcluirUma historia triste, mas deve ter uma mensagem muito bonita a passar.
Karolyne, o livro é forte, mas a leitura é ótima! É um assunto muito importante e o autor consegue passar a sua mensagem. Uma leitura muito boa ^^
ResponderExcluirAssista ao filme A Informante!Trata deste mesmo assunto e é muito bom(confesso que fiquei muito trite no final,mas vale a pena assistir).
ResponderExcluirFabi, dica anotada! Obrigada :)
ResponderExcluirEu recebi esse livro da editora Novo Conceito, também, mas ainda não tive oportunidade de ler. Estava com medo que a história não me agradasse, mas essa não é a primeira crítica positiva que leio em relação ao livro. Vou ter que ler de um jeito ou de outro, mas é muito melhor quando já sabemos o que esperar, né? Eu acho a capa linda, e o kit da NC é mais lindo ainda. Espero que eu goste da leitura tanto quanto você gostou (:
ResponderExcluirBeijos,
Samantha
Books and Other Things - http://livroseetecetera.blogspot.com.br/
Samantha, eu gostei bastante da história -que é bem intensa, triste em alguns momentos e muito envolvente!
ResponderExcluirEspero que a leia logo e que curta a leitura :)
OI Nanie!
ResponderExcluirEu nunca li um livro que tivesse como tema o tráfico de humanos e é justamente por isso que quero muito conhecer essa história.
Até agora, só vi elogios!
Já está na minha lista!
Bjos
Lívia, eu também nunca tinha lido um livro com esse mote! É uma história muito boa =D
ResponderExcluirНі, I do belіеѵe уouг
ResponderExcluirwebsіte might be haνіng wеb brоwѕeг compаtibіlity issues.
Whenever І tаκe a looκ аt youг site in Sаfaгi, it looks finе however ωhen opening іn Intеrnet Εxρlorer, it's got some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads up! Other than that, great site!
Feel free to surf to my website payday loans