sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett

A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett
Editora 34, 205 páginas
Uma linda história infantil que irá ensinar o que é bondade e perseverança aos mais duros corações.



Título: A Princesinha
Título Original: A Little Princess
Autora: Frances Hodgson Burnett
Tradutora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Tasha Tudor
Editora: Editora 34
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 1905
Nº de Páginas: 205
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Sara Crewe é uma menina encantadora. Cresceu na Índia, onde seu pai trabalha e sempre foi muito apegada a ele, já que a mãe morreu no parto. Assim, ela sempre foi a melhor amiga de seu pai e tinha nele o seu melhor amigo.
Mas agora ela já é uma mocinha e precisa de uma educação mais adequada, que o pai não poderia lhe dar. Por isso, ela é enviada a um internato na Inglaterra. Lá é tratada como uma princesa, mas nem por isso se torna esnobe - é sempre muito educada e trata a todos com respeito e carinho. A Sra. Minchin, a responsável pela escola, a trata com mimos e mais mimos - ela tem um quarto de brincar só para ela, um pônei e até mesmo uma empregada francesa. O suficiente para causar inveja em algumas meninas. Tudo isso, entretanto, é apenas porque a menina é muito rica.
Mas essa vida boa termina abruptamente no dia em que a Sra. Minchin descobre que o pai de Sara morreu e perdeu toda a sua fortuna. A mulher se torna extremamente mal educada e acolhe a menina, por caridade com ela diz, mas faz dela uma empregada.
Assim, Sara acaba sendo tratada como criada no internato, obrigada a trabalhar muito, sempre maltratada pelos adultos. Ainda assim, ela tenta manter sua alegria e é sempre bondosa, acreditando em seu íntimo que ainda é uma princesa.

O que eu achei do livro:
O que dizer de um livro que é tão simples, tão ingênuo e ao mesmo tempo tão lindo e tocante?! É complicado expressar em simples palavras o quanto essa história conseguiu me tocar.
Frances Hodgson Burnett escreve de maneira simples, mas consegue encantar! Sara é uma personagem maravilhosa, que toca no coração de qualquer pessoa. Ela não é realista - não acredito que nenhuma criança aja daquela maneira. Sara Crewe é uma pessoa muito boa, que sempre tenta ver o lado bom das coisas. Em alguns momentos, Sara me lembrou bastante de Pollyanna - a inesquecível personagem de Eleanor H. Porter. Acho que, apesar de um tanto longe da realidade, essas duas persoangens têm muito a ensinar para as crianças de nosso tempo.
Se algo soou familiar para você é porque, certamente, já deve ter visto o filme homônimo que foi baseado no livro (e que é lindo demais!). Na versão cinematográfica, entretanto, há algumas diferenças bem grandes. Vale super a pena ler o livro e conferir a história original, que consegue ser tão linda quanto a versão para as telonas.
Descobri ainda que a autora também escreveu "O Jardim Secreto", cujo filme, assim como "A Princesinha", é lindo demais. Assim sendo, já está mais do que adicionado à minha lista de "Top Wanted". E apesar de ter muitos livros ainda não lidos na minha estante, esse eu vou adquirir assim que puder.
Uma história linda, que consegue atingir nossos corações e emocionar profundamente, A Princesinha é uma história que eu indico para todos que gostam de livros infantis (e também para os que não gostam. Afinal de contas, se você não gosta de livros infantis é porque tem o coração duro demais e, com certeza, Sara vai conseguir amolecê-lo).

PS: Quem me acompanha pelo twitter sabe como não consegui segurar as lágrimas em algumas passagens, duas dela relacionadas a uma personagem em especial - a Anne, a quem Sara tratou de forma maravilhosa. Foram duas passagens que me levaram às lágrimas.
"Eu sei o que é sentir fome e nem ao menos conseguir fazer de conta que ela está passando."

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


32 comentários:

  1. Oi, Nanie.

    Sou apaixonada por esta história e minha edição é diferente. Aquela capa verde da Ediouro. Já perdi a conta de quantas vezes reli e sempre me emociono.

    A melhor versão cinematográfica é com a Shirley Temple na minha opinião, mas sem dúvida ainda prefiro o livro.

    Adoro os clássicos infantis. Sempre trazem emoções e uma bela lição no final.

    Recomendo para quem ainda não leu.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, eu queria até saber se essa sua edição é integral, porque nessa edição da Editora 35, fala que é a primeira em português do texto na íntegra.
    A históira é linda, né?! A versão cinematográfica (existe mais de uma?!) é uma graça também - gosto dos dois ^^

    ResponderExcluir
  3. Nanie, você já leu O Pequeno Lorde, dela também? É uma história TÃO linda... marcou minha infância - ainda mais porque minha mãe tinha lido, se apaixonou pela história e não descansou enquanto não achou o livro pra comprar pra mim (o que ela leu era emprestado). Minha mãe nunca teve muito dinheiro, mas quando achei o livro novinho numa loja, ela nem hesitou e comprou pra mim. Nunca me esqueço disso...

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Tem uma mais recente. Não me lembro exatamente que ano, mas foi na década de 90. 

    ResponderExcluir
  5. Essa da Editora 35 é datada de 1996 (a minha é a 2ª edição, por isso é de 2009), segundo eles foi a primeira integral no Brasil >< 

    ResponderExcluir
  6. Falei da adaptação pro cinema. Ou eu entendi errado? rs

    2012/4/20 Disqus <>

    ResponderExcluir
  7. Lilian, não, também nunca li! Esse foi o primeiro livro que li dela. Vi que ela também escreveu O Jardim Secreto - cuja adaptação cinematográfica eu amo *-*
    Vou adicionar esse outro na minha listinha também - se você gosta tanto assim, é porque deve ser bom =)

    ResponderExcluir
  8. Lilian, eu que entendi sua resposta errado >< haahhah 
    Eu não sei de qual ano é a que eu assisti - eu vi aquela que passou 39482309483920 milhões de vezes na televisão (não sei se era Globo ou SBT, mas era em uma das duas)

    ResponderExcluir
  9. deve ser essa. rs. a que a Carlinha falou é de mil novecentos e lá vai pedrada. :P

    2012/4/20 Disqus <>

    ResponderExcluir
  10. Lilian, acabei de olhar na internet! A que eu assisti é de 1995, com Liesel Matthews fazendo a Sara - esse aqui =D O que a Carlinha estava falando é a versão de 1939 - essa eu não vi não >< hehehe

    ResponderExcluir
  11. hahaha não falei que era dos anos 90? rs

    2012/4/20 Disqus <>

    ResponderExcluir
  12. Nossa, o livro deve ser bem fofo mesmo! E sim, eu adoro histórias infantis, então devo gostar desse também. Quando tiver a oportunidade, quero ler.
    Ah, eu já assisti o filme "O jardim secreto" inumeras vezes, e só agora sei que tem o livro. =O

    ResponderExcluir
  13. Eu me arrepio só de pensar em Jardim Secreto, já pensei em comprar o livro diversas vezes e sou completamente apaixonada pela história contada no filme. Agora que você falou dele fiquei completamente empolgada.
    Lembro de ter assistido A princesinha também, e gostava tanto, também vou buscar ler este livro.
    Tenho certeza de que irei me emocionar mais uma vez com ambas as histórias. 
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Karolyne, o livro é muito fofo! É uma leitura deliciosa =D
    Eu também não sabia que tinha o livro, só descobri quando li na orelha do livro A Princesinha >< hehhe

    ResponderExcluir
  15. Nani, Jardim Secreto é uma história linda demais, né?! Eu sou apaixonada pelo filme, que acho lindo *-* Eu não sabia que ele era baseado em um livro, só descobri depois que li na orelha de A Princesinha - agora, claro, já está na minha lista de liros mais desejados!
    A Princesinha também e lindo e muito emocionante - uma graça de livro!

    ResponderExcluir
  16. Aaahhh, tão lindo! Amo tanto o filme quanto o livro. A Sarah é uma fofa.

    ResponderExcluir
  17. Cíntia, a Sara é uma doçura de criança *-* 

    ResponderExcluir
  18. Oi Nanie!

    Eu não li o livro, mas assisti os dois filmes que você citou o.O

    São as coisinhas mais fofas, apaixonantes que eu já assisti! Menina, preciso procurar para assistir de novo o.O

    Adoro!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Carla, "A Princesinha" e "O Jardim Secreto" são filmes lindos demais! E o livro "A Princesinha" é uma gracinha também =)

    ResponderExcluir
  20. Eu vi esse filme e sempre chora, e se eu ler o livro e chora? Adoro!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 
    Ainda me questiono onde você arruma esses livros? Tenho quase certeza que Nanie tem uma biblioteca tipo aquele filme que o menino entra por uma portinha e tudo vira animação, tem livro que não acaba mais. =)

    ResponderExcluir
  21. Sem palavras!!!!Você sabe como adoro histórias que envolvem crianças,esse vai pro topo da lista.Bj e tenh um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. Suellen, se você ler o livro, é certeza que vai chorar! É bastante emocionante em algumas partes *-*
    hahaahahah menina, esses livros mais antigos, como esse, eu compro tudo! Eu tenho parcerias aqui no blog, mas ainda assim compro bastante coisa =D E como tenho um gosto bastante eclético, eu acabo lendo de tudo um pouquinho e surgem coisas bastante diferentes =)
    PS: Não tenho essa biblioteca maravilhosa (AINDA), mas já tenho bastante livros aqui em casa :) Tem muita coisa boa nessas minhas duas estantes \o/

    ResponderExcluir
  23. Eva, essa é daquelas histórias que tocam lá no coração, sabe?! É uma delícia =) O preço estava melhor na FNAC o dia que comprei, depois dá uma olhada ^^ (Como o livro é antigo, com primeira edição de 1996, acho que você pode encontrar facilmente em sebos e bibliotecas públicas também ^^)

    ResponderExcluir
  24. Ai! =( Eu um dia vou ter um estante cheia de livros. 

    ResponderExcluir
  25. Nanie!!!

    "A Princesinha" é um dos filmes que marcou a minha infância e eu amo assistir!!!!! Comprei o DVD duplo dele em conjunto com "O Jardim Secreto", outro filme que assisti quando criança, mas foram apenas uma ou duas vezes, por isso não me lembro direito.
    Eu, com certeza, lerei o livro assim que possível para captar as diferenças e, é claro, assistirei o filme novamente para matar as saudades. Não o tenho visto há algum tempo porque o acho muito triste e como sou manteiga derretida, aí já viu né? kkkkk
    Mas adorei a resenha e fico feliz que o livro seja tão lindo quanto o filme! *-*

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  26. Vê, o livro é lindo demais - assim como filme *-* Ai, nem fala de O Jardim Secreto. Agora que descobri que é um livro da mesma autora, eu mal posso esperar para conseguir lê-lo.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Nanie!
    O filme é mesmo lindo, e que bacana descobrir q há o livro e que consegue ser ainda mais lindo. Também assisti O Jardim Secreto (que também não sabia que era baseado num livro e menos ainda da mesma autora de A Princesinha).
    Gosto muito desse tipo de filme/livro que sempre trazem lições incríveis para pessoas de todas as idades.
    Gostei muito da sua resenha e com certeza vou ler assim que puder (como você colocou, apesar da fila imensa que tem aqui em casa).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Rose, o livro é tão fofo quando o filme - é emocionante! Algumas coisas são bem diferentes e é bacana ver essas diferenças :)
    Menina, eu também não imaginava que O Jardim Secreto não apenas era baseado em um livro, como a autora ainda era a mesma de A Princesinha! Claro que fiquei super curiosa para ler.
    Eu nem vou tentar resistir! hahahaah Vou tentar comprar no mês que vem mesmo (e só vou esperar porque esse mês eu gastei demais ><)

    ResponderExcluir
  29. Oi, Nanie! Olha, sempre que passava o filme na tevê eu assistia. A Princesinha é uma história encantadora e recheada de valores. Quero muito ler o livro!
    Ah, eu já li O Jardim Secreto e posso te afirmar que é tão bom quanto A Princesinha. O filme também é ótimo, mas muitas cenas do livro foram cortadas.
    Nanie, eu adorei a sua resenha. Eu sei que é complicado falar de um livro que a gente gosta tanto, mas você soube tecer bons comentários.

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    Obs.: O nome da editora é 34, e não 35. (http://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=14)

    ResponderExcluir
  30. Jonathan, é uma história linda *-* 
    Não me faça querer ainda mais O Jardim Secreto - estou doida *-*

    Ah, errei o nome da editora em todo lugar >< Hahahah Que triste isso :( Muito obrigada, querido, por avisar sobre o erro - estou trocando em todos os lugares ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥