O Palácio de Inverno, de John BoyneCompanhia das Letras - 453 páginasUma viagem inesquecível para a Rússia czarista do início do século XX.
Título Original: The House of Special Purpose
Autor: John Boyne
Tradutor: Denise Bottmann
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2010
Ano Orignal de Lançamento: 2009
Sinopse:
Aos 82 anos, Géorgui Danielovicht Jachmenev viveu uma vida plena e feliz, com muitas dificuldades, entretanto, ainda assim, memorável. Preocupado com a doença da esposa, com a qual passou grande parte de sua vida, ele começa a lembrar os momentos do passado.
Ele nasceu nos campos - é apenas um mujique, um agricultor russo. Leva uma vida pesada e difícil com sua família. Até que um dia um evento inesperado faz com que ele seja recomendado como o acompanhante ideal para o filho do czar.
E daí em diante, a vida de Géorgui nunca mais seria a mesma - ele trabalharia diretamente com a nobreza russa e teria regalos que nunca havia imaginado. E ainda se permitiria viver uma paixão proibida no Palácio de Inverno.
O que eu achei do livro:
O que dizer desse livro? É até difícil colocar em palavras o quanto essa história mexeu comigo e me deixou apaixonada!
Já havia lido outro livro de John Boyne, um infantil (Noah Foge de Casa), e me apaixonado por sua narrativa. Não esperava encontrar algo tão diferente, mas ao mesmo tempo igualmente cativante nesse romance. Em O Palácio de Inverno, a escrita de Boyne é muito mais adulta, madura e descritiva, porém sem se tornar cansativa ou maçante. É uma narrativa maravilhosa! Não é o tipo de livro que se possa ler em um único dia, sendo muito mais aquele tipo de história que precisa ler lida aos pouquinhos, degustada em suas minúcias, afinal de contas, é um mergulho em outra cultura.
Géorgui conta a sua história, mesclando momentos do presente - onde vive com sua esposa Zóia - e momentos do passado, quando passou de um simples agricultor para um servo da nobreza russa. Em um capítulo estamos no início do século XX e no seguinte estamos no final (ou meados) - e assim em diante, intercalando passado e presente. O mais interessante é que o passado vai seguindo uma ordem cronológica, enquanto as lembranças de Géorgui do presente vão retrocedendo - até que tudo se encontre no penúltimo capítulo.
Eu já li alguns livros passados nessa época na Rússia e não posso negar o quanto eu sempre me deixo levar por essas histórias. Sou muito fã de um romance histórico, que consegue fazer com que me sinta emersa em outra cultura, outros estilos de vida. O diferencial desse romance, entretanto, é que ele se passa na vida palaciana, enquanto os demais que eu havia lido se passavam com pessoas que não achavam o czar uma pessoa tão boa assim. É sempre incrível poder "vivenciar" os dois lados da história.
Existe um mistério na história - um ponto que irá atiçar a curiosidade do leitor. Eu mesma quase não podia mais aguentar para saber a verdade. O autor vai dando algumas pistas e o leitor rapidamente consegue decifrar o mistério - mas a certeza e as explicações só chegam mesmo no final. E esse desenrolar é incrível!
Acompanhamos o deslumbramento de Géorgui com uma vida tão diferente da que ele sempre levou, a paixão proibida que ele vive e, ao mesmo tempo, seu futuro: onde ele lida com o problema de saúde de sua esposa e vai se lembrando de todas as dificuldades que passou, principalmente por ser um refugiado russo.
Um livro que mistura história e romance de forma graciosa e envolvente!
PS1: Clique aqui para ver uma foto da última família Imperial Russa e aqui para ver a foto do Palácio de Inverno.
PS2: No livro, assim que Géorgui chega ao palácio imperial, ele vê um dos famosos ovos Fabergé. Eu fiquei tão encantada com as descrições maravilhadas do protagonista que fui saber um pouco mais sobre o assunto e me apaixonei! Clique aqui para ler o post que fiz falando sobre eles.
Eu quero ler o spoiler :xxxx Mas ainda não li o livro.
ResponderExcluirAdorei sua resenha, de verdade. Estou num momento em que estão falando muito de escritores russos pra mim [minha próxima leitura é um conto de Dostoiévski], então o post de hoje foi um presente.
Tô mesmo precisando de um romance histórico, peguei muitas obras de leitura rápida e que mal dá tempo de se envolver.Obrigada por essa dica de leitura, tenho certeza que vou adorar :]
beijos
bibs
Eu adoro Jonh Boyne! Só li um livro do autor, e comecei a ler outro - no meio da livraria, hehe -, e eu adoro demais romances históricos. ^^ Já faz algum tempo que quero ler O Palácio de Inverno, e agora, depois de ler sua resenha, minha vontade aumentou drasticamente.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Beijos.
Gostei da resenha e do livro, mas ainda não sei se eu leria. Sabe eu tenho momento para ler certos livros, mas creio que mais pra frente eu o leia. Gostei mesmo.
ResponderExcluirBibs, NÃO LEIA O SPOILER ANTES DE LER O LIVRO... sério, pode estragar um ponto muito bom da leitura >< hahaha ele é muito interessante, mas só para quem já leu o livro. Mesmo quem não liga para spoilers, não deve ler esse - ele é super crítico!
ResponderExcluirNossa, eu adoro a Rússia e livros que falam dela *-* Se você gosta de históricos, vai amar essa história - é linda demais *-*
Arine-san, nesse livro John Boyne conseguiu se superar! É uma história incrível, vale muito a pena ler!
ResponderExcluirSuellen, esse é um livro bem adulto, uma leitura mais densa... Para quem gosta desse tipo de literatura, é uma ótima pedida! Mas para quem não curte, aí é melhor passar mesmo =)
ResponderExcluiré a tentação que tá grande! hahahahah ainda abri o spoiler, mas fechei em seguida XD
ResponderExcluiro livro já tá na minha lista, próximas compras enfio ele no meio \o/
Bibs, resista! Ainda bem que fechou logo sem ler >< hahaha Depois que comprar o livro e chegar ao final, você volta ^^
ResponderExcluirSó li "O Menino do Pijama Listrado" deste autor, mas adorei!
ResponderExcluirEste livro está na minha lista já faz um bom tempo, agora é só comprar, arranjar tempo e ler :)
Não sabia que o passado e o presente iriam se encontrar na história... Muito interessante!
Até mais ;)
Milla, o livro é lindo demais *-* E o passado e o presente se encontrarem é um toque fofo na história =)
ResponderExcluirOI Nanie!
ResponderExcluirNossa! Deve ser ótima a história! Eu gosto de livros que traz detalhes históricos. Vou anotar aqui para ler \o/
Bjs!
Carla
http://www.historias-semfim.com
história + romance + mistérios é quase uma receita mágica! rs Eu adoro livros que consigam misturar a história do personagem com fatos históricos.
ResponderExcluirE vi elogios a este livro recentemente e a sua resenha veio só para confirmar o espaço dele na minha lista de desejos.
Confesso que pela sinopse já espero lágrimas, doença da esposa e memórias do passado já me deixam convencida de que algo de triste está prestes a acontecer.
Beijos.
Carla, a história é linda demais, emocionante demais *-* Vale muito a pena conferir!
ResponderExcluirNani, é uma história linda demais e muito emocionante sim! O livro é muito bem escrito e a história encantadora *-*
ResponderExcluirAiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que lindo Nanie!!!!!! Não aguentei e li o spoiler! kkkk
ResponderExcluirEu sou louca para ler esse livro. Na verdade, desde bem pequena, quando eu assistia aquele desenho 'Anastásia', eu era fascinada pela história dos Romanov e sempre quis acreditar que ela havia conseguido fugir. É simplesmente fascinante!
Com a sua resenha, minha vontade disparou e explodiu para ler esse livro, assim como os muitos outros sobre a Rússia (e revolução de 1917) que você já resenhou aqui no blog. É como dar doce a um diabético, praticamente perigoso demais! rsrsrs
Incrível, mesmo! Vou logo atrás desse livro e dos outros para saciar minha ansiedade, que está crescendo descontroladamente. Achava difícil a história ser chata ou ruim, mas agora só tenho mais certeza de que será uma leitura e tanto *-*
xx
Vê
Only The Strong Survive
Vê, não acredito que você leu o spoiler, sua maluca >< não era para ler... hehehehe
ResponderExcluirMas se você acha isso incrível, com certeza deve ler o livro *-* É lindo demais! Tenho certeza que você vai amar a história!
Nanie!
ResponderExcluirAi meu Deus... fiquei encantada só com a resenha, imagina quando ler.
Ganhei esse livro em um sorteio e aguardo ansiosa por sua chegada.
Desejo uma páscoa com muito amor no coração e que não
esqueçamos qual seu real sentido, para que possamos vivê-la durante todos os
dias! E claro com chocolate porque é bom em qualquer época.
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/
Rudynalva, com certeza irá se encantar com esse livro como eu me encantei *-*
ResponderExcluirAi, q vontade de ler o spoiler... kkkkkkkk Mas eu resisto!
ResponderExcluirAdorei a resenha e conhecer este livro. Achei encantador e com certeza quero lê-lo!
Que interessante o 'jogo' dos capítulos crescendo no passado e decrescendo no presente! Muito bem sacado.
Não lembrei do nome do autor, mas vi que é o autor de O Menino do Pijama Listrado (já me disseram que é mto triste, então não quero ler... rs) e O Garoto no Convés, esse eu me interessei, talvez leia tb.
Vou ler a resenha de Noah.
Bjs
Rose, não leia o spoiler antes de lr o livro >< heheheh
ResponderExcluirA evolução dos capítulos é super interessante e dá um charme a mais ao livro!
O Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés são dois livros que eu ainda quero muito ler - parecem ótimo! Noah Foge de Casa é uma coisa super fofa - eu recomendo muito!
Nanie!
ResponderExcluirEstou louca para ler este livro, tenho ele na lista e vou ver se compro este mês!
Quando ler, eu passo novamente por aqui para deixar um comentário decente ;)
Bjs,
@PatriciaADavis
Patrícia, esse livro é incrível *-* Você, com certeza, irá amá-lo tanto quanto eu amei!
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro! Acho que vou gostar, amo livros que contam um pouco da história do lugar onde se passam. Não li muita coisa sobre esse período em específico, tenho curiosidade sobre a história russa. Um dos livros da série The 39 Clues conta um pouco sobre a princesa Anastácia.
ResponderExcluirBjos
Cíntia, o livro é incrível! Eu já li algumas histórias que se passam nesse período, mas nenhuma com um protagonista que, de certa forma, defende a monarquia! E achei isso incrível.
ResponderExcluirO autor, John Boyne, escreve muito bem e isso só torna a leitura do livro ainda mais gostosa.
Eu só não indico o livro para quem é fã de muita ação - porque isso a pessoa não vai encontrar no livro.
Deve ser interessante, mesmo, ler um ponto de vista diferente da maioria.
ResponderExcluirNão me importo com a falta de ação. Não que eu não goste de ação, mas há espaço pra tudo.
Cíntia, eu até gosto de ação também, só não acho que seja essencial a uma trama... heheheh
ResponderExcluirVer um ponto de vista do lado "perdedor" é sempre algo raro e uma experiência diferente =)
Oooh, eu sou apaixonada pela cultura russa... o palácio de Inverno é muito lindo, e num livro deve ser melhor ainda pelas descrições... =)
ResponderExcluirDanielle, o livro é maravilhoso *-* Entrou para os meus favoritos. É intenso, bem escrito, com personagens cativantes!
ResponderExcluirE para quem gosta da cultura russa, é um prato cheio =)
Oi Nanie
ResponderExcluirEu não sei exatamente porque, mas tudo que fala sobre a Rússia, sobre o leste europeu de uma forma geral, me atrai.
E claro que este livro me deixou aqui cheia de curiosidade!
Quero muito ler!
Beijos
Lívia, também é um assunto que me agrada bastante!
ResponderExcluirEsse é um livro adulto, muito bem escrito, e maravilhoso! Se gosta do tema, vai adorar esse livro com certeza :)