domingo, 15 de abril de 2012

Os Contos de Beedle, o Bardo, de J. K. Rowling

Os Contos de Beedle, o Bardo, de J. K. Rowling
Rocco - 107 páginas
Um livro curtinho com cinco contos que são ouvidos por todos os bruxos em sua infância. Histórias para encantar crianças e adultos, bruxos ou trouxas.




Título: Os Contos de Beedle, o Bardo
Título Original: The Tales of Beedle The Bard
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2008
Nº de Páginas: 107
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Harry Potter - extra
Outros Livros da Série:
     - Harry Potter e a Pedra Filosofal
     - Harry Potter e a Câmara Secreta
     - Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
     - Harry Potter e o Cálice de Fogo
     - Harry Potter e a Ordem da Fênix
     - Harry Potter e o Enigma do Príncipe
     - Harry Potter e as Relíquias da Morte

Sinopse:
Beedle é o "Hans Christian Andersen" do mundo bruxo. É escutando as histórias de Beedle que as crianças crescem. Nesse volume, traduzido diretamente das runas originais por Hermione Grandes e com anotações de Alvo Dumbledore, encontramos cinco contos:
- O Bruxo e o Caldeirão Saltinte
- A Fonte da Sorte
- O Coração Peludo do Mago
- Babbitty, a Coelha, e Seu Toco Gargalhante
- O Conto dos Três Irmãos

O que eu achei do livro:
Eu fiquei super triste quando a série Harry Potter acabou. Por quê? Porque eu estava órfã de Harry, Hermione e Hogwarts. Então fiquei muito feliz quando vi que esse livrinho iria ser lançado.
Confesso que o comprei na pré-venda e quase o li antes de abrir a embalagem de tão ansiosa que eu estava pela leitura desse livro. Entretanto, também preciso dizer que eu esperava um pouquinho mais. De páginas, eu quero dizer. São apenas cinco contos e eles são bem curtinhos. Quando li a respeito do livro (para quem não sabe, ele faz uma aparição no último volume da série Harry Potter), eu esperava que ele fosse grosso. Claro que quando surgiu a pré-venda eu vi que ele tinha pouquinhas páginas, mas ainda esperava que fosse grande (em tamanho) apesar das poucas páginas. Mas além de ser miudinho (ele tem apenas dezenove centímetros), a letra é bastante grande e as histórias são bem curtinhas.
Se eu fiquei frustrada? Um pouquinho. Mas as cinco histórias contadas são tão boas, tão envolventes, que eu não pude deixar de amar esse livro. Achei ainda mais legal a brincadeira que a autora fez - dizendo que Hermione Grandes traduziu o livro direto das runas e que eles estavam publicando uma edição com comentários de Dumbledore. Ficou ainda mais interessante ler o livro dessa maneira.
As cinco "lendas" contadas no livro se parecem mesmo com tantas outras do mundo dos trouxas (ou seja, do nosso mundo), exceto que nelas a parte de que o bruxo existe não é apenas lenda.
Não há problema algum em ler esse livro sem ter lido qualquer um da série de Harry Potter, mas acho que o mais interessante é mesmo lê-lo após o sétimo livro, pela ligação que eles têm. Mas, repito, se você desejar conhecer "Os Contos de Beedle, o Bardo" sem ter lido a série Harry Potter, não se acanhe. Você não irá perder nada dessa história e nem irá se deparar com spoilers indesejados da série principal.
O meu conto favorito, de longe, é o segundo: A Fonte da Sorte! A história é uma fofura e essa eu vou querer contar para os meus filhos! Aliás, a linguagem do livro é bem simples e as histórias bem curtinhas, então é uma excelente ideia contar as lendas para os seus filhos ou deixar que eles o leiam se estiverem aprendendo a ler.
O livro traz histórias que vão encantar crianças e adultos, bruxos ou trouxas!

PS: Um PS para deixar todos tão pasmados quanto eu. O livro foi escrito originalmente em 2007, a mão, pela J. K. Rowling. Isso mesmo - sete cópias feitas a mão pela própria autora. Ou seja, as ilustrações do livro também são da Rowling. E o mais impressionante é que esses livros se tornaram super caros. Uma dessas edições foi posta a leilão no final de 2007 e alcançou a marca de manuscrito literário moderno mais caro. Algum palpite?! Foram quase quatro milhões de dólares pelo livro. Inacreditável, não é? Clique aqui para ver a foto desse livro de quase quatro milhões de dólares.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


9 comentários:

  1. Eu adoro esse livro, mas também fiquei frustada com o tamanho. 

    ResponderExcluir
  2. Nanase, o livro é uma graça, né?! Acho que nenhum dos fãs de Harry Potter reclamaria caso o livro tivesse dez vezes o tamanho que tem >< hahaha
    Mas se levarmos em conta que a Rowling escreveu sete cópias a mão, até que o livro é grande =) hehe

    ResponderExcluir
  3. Nanie, 4 milhões de dólares num livro desses, segurado até por luvas? Que luxo! Pasmei aqui com você.
    Mas de fato é um conjunto de histórias extremamente sensíveis, contos que eu, como você, adoraria repassar aos meus filhos. 
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ana, o livro é uma graça, e com certeza um manuscrito é algo maravilhoso. Mas quase quatro milhões de dólares é com certeza muito dinheiro, né?! heheeh

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Eu não li nada de Harry Potter, mas deve ser legal.

    ResponderExcluir
  6. Suellen, esse livro tem apenas uma pequena ligação com a série - dá para ler tranquilamente sem ter lido nenhum dos outros. E é ótimo =)

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou uma órfã de Harry Potter. Mas nem assim tinha ficado interessada em comprar os contos de Beedle o bardo. 

    No entanto ao ler sua resenha foi inevitável não viajar pelo universo de HP de novo, por todas as implicações de um dos contos no livro 7. E também pelo entusiasmo de Rony com o conto de Babbitty, a Coelha. rsBateu uma saudade tão grande que tive a certeza de que acrescentar este livro na minha estante não seria nada ruim, pelo contrário.
    Essa ideia de colocar a tradução do livro na conta da Hermione é ótima e de alguma forma é como eu imagino ela na vida profissional. 
    E Dumbledore é tão o cara que saber que o ponto de vista dele está no livro me incentiva ainda mais a desejá-lo. 
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nani, sério?! Você não ficou super curiosa para saber quais os contos que tinham nesse livro?! hahahaah 
    O livro é bem pequenino - essa é a única parte frustrante dele - mas é uma graça. Os cinco contos são bem bonitinhos e dão mesmo a impressão de que poderiam ser contados pelos pais os pequenos bruxinhos!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥