segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Agir - 95 páginas
O Pequeno Príncipe tem muito a ensinar a essa gente grande que ficou cega para as coisas que realmente importam.




Título: O Pequeno Príncipe
Título Original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Tradutor: Dom Marcos Barbosa
Editora: Agir
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Lançamento: 1943
Nº de Páginas: 95
Comprar Online: Saraira / Submarino

Sinopse:
Um piloto de aviões, certo dia, precisou fazer um pouso de emergência em pleno Deserto do Saara. Sem condições de pedir ajuda e com água para apenas alguns dias, ele teria que fazer o conserto ele mesmo e ainda corria o risco de não conseguir.
Achou que passaria todo esse tempo sozinho, mas eis que surge um pequeno Príncipe para conversar com ele. Um pequeno Princípe que exige o desenho de um carneiro. E nenhum parece agradá-lo, até que o desenhista (que não havia feito nenhum desenho desde os seus seis anos de idade, quando após o segundo desenho de sua vida foi desencorajado pelos adultos à sua volta a seguir com tamanho desperdício de tempo) fez uma caixa e disse ao príncipe que o carneiro que ele desejava estava lá dentro.
Pronto! Estavam os dois felizes.

O que eu achei do livro:
Nanie, que sinopse maluca é essa que você escreveu? Ora, por que iria eu me atraver a escrever uma sinopse para esse livro? Se você nunca ouviu falar sobre ele, eu lhe pergunto em que buraco esteve metido durante todos esses anos... e se já ouviu falar sobre o livro, não precisava de uma sinopse tradicional dele. Portanto, decidi que escreveria a alma do livro - para mim, é essa a alma do livro! Importar-se com que o que é realmente importante (não apenas com as aparências) e ser feliz com as coisas simples! E, claro, nunca esquecer o quão importante é a sua imaginação.
O Pequeno Príncipe ainda não é um livro de domínio público, mas sem dúvidas já merece a alcunha de clássico. Por que digo isso?! Como boas pessoas adultas que vocês são, tenho certeza que não ficarão satisfeitas se eu disser que esse é um dos mais lindos livros infantis que já li e que ao mesmo tempo possui lições de moral e pensamentos filosóficos que irão tirar sua noite de sono. Acho que nem mesmo falar sobre as belíssimas aquarelas feitas pelo próprio autor será o suficiente para impressionar as pessoas adultas que estão lendo essa resenha. Partirei, portanto, para os números - afinal de contas, pessoas adultas adoram números! O livro O Pequeno Príncipe já foi traduzido para mais de duzentas e cinquenta línguas e vendeu mais de duzentos milhões de cópias! É, sem sombra de dúvidas, um dos livros mais vendidos do mundo. Quem acompanha a lista da Veja de livros mais vendidos do Brasil percebe que o livro está frequentemente entre os dez mais vendidos e nunca esteve fora dos vinte mais vendidos nesses dois anos que acompanho semanalmente a lista online - o que é uma marca realmente impressionate.
Seria isso à toa? Eu não acho. A escrita de Saint-Exupéry é cativante! Simples, numa linguagem acessível a todas as crianças, e ao mesmo tempo rebuscada, mas não nas palavras e sim nos significados! Já que nas entrelinhas dessa obra encontramos uma crítica à sociedade da época (e que se estende, até mesmo de maneira mais preocupante, aos dias atuais) - onde todos estão sempre ocupados, frequentemente com as coisas erradas, e se esquecem de dar importância ao que realmente vale a pena.
Acompanhar as aventuras desse Pequeno Príncipe, que parte de seu pequeno planeta - o B 612 (pessoas grandes sempre precisam de números) - onde tem três vulcões (um que aparentemente está extinto, mas que ele faz questão de revolver todos os dias, já que ele pode voltar à ativa algum dia) e uma rosa, a rosa mais importante de todas! Saindo de lá, ele passe por alguns outros planetas até chegar ao nosso - o planeta Terra.
E antes de terminar essa resenha, é muito importante que eu diga que essa é a maneira que o livro me tocou. Isso foi o que eu enxerguei n'O Pequeno Príncipe. Talvez para você ele seja completamente diferente. Aliás, eu espero mesmo que seja. Afinal de contas, qual seria a graça de um livro se ele fosse absolutamente igual para todas as pessoas? A beleza está justamente em tocar exatamente no lugar onde é preciso. E, mesmo que para você ele seja diferente do que foi para mim, esse será um livro inesquecível!
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
Se você ainda não leu essa história, precisa fazer isso urgentemente! É uma história linda, tocante, fofa! Ao mesmo tempo que é super ingênua e parece uma simples história para criança, guarda nas entrelinhas mensagens importantes para quem, como eu, se perde na correria do dia-a-dia.

PS1: O autor viveu em exílio nos Estados Unidos entre 1941 e 1943. As primeiras versões do livro foram publicadas por uma editora americana - em inglês e francês - em 1943. Foram as únicas edições publicadas com o autor ainda vivo. A versão francesa (publicada por uma editora francesa) só saiu em 1945 (o autor morreu em 1944).

PS2: A edição da Agir ficou maravilhosa! O texto está em segunda pessoa, o que me faz imaginar se o texto é escrito dessa forma no original.
As ilustrações são um encantamento e, certamente, não haveria livro sem elas! Delicie-se com as lindas aquarelas de Saint-Exupéry enquanto se deliciar com o livro. As reproduzidas na edição brasileira foram baseadas na edição americana de 1943, tentando se ater, o máximo possível, ao que seriam os desenhos originais.

PS3: Por causa um código francês, muitas vezes utilizado como condecoração - o "Mort pour la France" (em tradução livre, Morto pela França) concedido a Saint-Exupéry em 1948, seu trabalho recebeu 30 anos a mais de direitos autorais. Tendo o autor falecido em 1944, seu trabalho não será de domínio público antes de 2044 (levando-se em conta a lei de direitos autorais da França que é de 70 anos após a morte do autor).

PS4: Deixei isso para o final porque é uma das lições mais lindas do livro! Um jardim com cinco mil flores não é melhor do que um jardim com uma única flor, desde que você a cative!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


46 comentários:

  1. Este livro descrto em apenas uma palavra: D-I-V-I-N-O !!!!!!!
    Eu li há muito tempo e tenho ele aqui em casa, ja li duas vezes para a minha filha de 6 anos e ela tem o filme tmbm. Ou seja, aqui somos todos fãs de O Pequeno Príncipe.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Vanvan, esse livro é lindo mesmo! Eu já havia lido o livro uma vez antes e me apaixonado e agora, relendo-o, amei ainda mais *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanie! Nos tempos de colégio eu peguei o livro pra ler mas não consegui terminar. Na época eu não lia tanto quanto hoje e por isso, acho, não fui capaz de compreender a história. Hoje eu quero lê-lo por completo!
    Diferentemente de você, Nanie, não acho que seja um livro infantil por conta do seu conteúdo poético e filosófico.
    Ah, você pensa em ver o filme? =)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  4. Jonathan, não conseguiu ler? Nossa... eu acho o livro tão simples de ler... 
    O livro é infantil! Uma criança pode não entender a crítica que o livro faz a sociedade, mas conseguirá compreender a maioria das lições que o autor tenta passar. E por causa desses questionamentos, ele também deve ser lido por adultos - que não apenas apreciarão uma linda história, mas levarão um bom puxão de orelha.
    Esse é um filme que não me chama a atenção não... já estou feliz com o livro >< hahaha
    Muito obrigada =)

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda :D
    Apesar de conhecer inúmeros trechos do livro, nunca o li na íntegra.
    Mas quero ler  lgoo...
    Adoro o trecho ""Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

    Beijooooo,

    ResponderExcluir
  6. Nanie, eu li este livro há 2 anos. Você vai querer acabar comigo, mas eu não gostei do livro. Talvez eu não estivesse madura o suficiente para compreender o que o autor quer nos dizer. Um dia eu lerei novamente, e com outros olhos e outra cabeça, talvez eu entenda e aprecie a obra.
    Ah! A respeito de clássicos, você havia pedido para eu te avisar quando eu me arriscasse num livro desse gênero. Eu não peguei nenhum daqueles três que você me indicou, me arrisquei em "Alice no País das Maravilhas". Eu tenho que confessar que o livro é muito estranho, não dá pra dizer se eu gosto dele ou não. Ele é bem curtinho e muito provavelmente será terminado antes do fim de semana. Quando acabar de ler, eu te conto a minha impressão final ;)

    ResponderExcluir
  7. UHM... Posso cavar um buraco agora e me enfiar nele? CERTO, CERTO. Eu conhecia o livro, É CLARO! (tá? 0.o), mas ainda não tive oportunidade de ler. =[ Já li resenhas sobre ele e ouvi ótimos comentários a respeito, mas sabe aquele livrinho que você QUER ler, mas sempre acaba adiando? É, eu sei. Entendi. =[ Não há justificativas. Ok. Entendi.

    É tocante a maneira como você descreve que o livro te emocionou, Nanie. Sei que vai me emocionar também!Ótima resenha!Beijos,Inarahttp://lerdormircomer.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanie.

    Já perdi a conta de quantas vezes já li este livro e é espetacular!

    As lições mostradas nele são singelas e, ao mesmo tempo, profundamente tocantes!

    Recomendo a todos que ainda não leram esta história inolvidável. que perdura através dos tempos por várias gerações.

    É encantador na sua essência e um daqueles livros memoráveis e inesquecíveis.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanie, que bela homenagem que você fez a este livro maravilhoso. Claro, cada um sente este livro de maneira diferente, mas acredito que todo mundo deve sentir muita emoção. Eu tenho o meu na minha cabeceira, sério. Teve uma época que virou mania, tudo eu citava O Pequeno Príncipe, kkk Cartão de Natal, aniversário, mensagem pela internet, para tudo sempre cabia um trechinho do livro. O livro é uma mensagem de amor e amizade. 
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é lindo, e ele possui uma frase que eu repetia sem parar quando fazia francês 
     On ne voit bien qu'avec le cœur. L'essentiel est invisible pour les yeux ( Enxergamos bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos). Lindo, né??
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  11. Lari, acho que esse é o trecho mais famoso do livro *-* E tem outros tantos maravilhosos =)
    O livro é bem curtinho... vc deveria lê-lo - é uma experiência que vale a pena ^^

    ResponderExcluir
  12. Milla, tem muita gente que não gosta desse livro. Da primeira vez que o li, eu já gostei bastante, mas não conseguia enxergar porque ele era tão vendido assim... hoje eu já consigo =) 
    Mas se você não gostou da primeira vez, acho improvável que vá gostar dele agora... É assim mesmo, algumas pessoas gostam outras não >< Uma pena que você faça parte do grupo que não gosta - porque é um livrinho lindo!
    Alice é um livro bem estranho mesmo! hahahaha É uma história nonsense, mas eu adoro =) Me divirto demais com essa criança maluquinha e aventureira ^^ Depois volta mesmo para me contar o que, afinal, achou do livro :)

    ResponderExcluir
  13. Náh, se você já conhecia o livro, não precisa cavar um buraco... basta ir até a biblioteca, se embrenhar nas páginas e depois voltar aqui para dizer o que achou =) hehehehe
    Eu adoro essa história - acho-a super linda e emocionante *-*

    ResponderExcluir
  14. Carla, ai que lindo seu comentário *-* Esse é um livro para reler a perder as contas! Tenho certeza que a cada releitura (essa foi a segunda vez que li o livro) ele se tornará ainda mais querido =)
    E, realmente, quem ainda não o conhece, está perdendo tempo... deveria ir correndo arrumar um exemplar e curtir essa doce história ^^

    ResponderExcluir
  15. Mônica, eu adoro esse livro! Esse é um dos que eu queria reler desde que criei o blog, para compartilhar com meus leitores o meu amor por essa história. De maneira inesperada, entretanto, o livro me agradou ainda mais agora do que da primeira vez que o li *-* Acho que a cada leitura, eu me sentirei ainda mais cativada pel'O Pequeno Príncipe =)

    ResponderExcluir
  16. Fabiana, essa frase é linda demais mesmo *-* Ainnn, eu queria saber pronunciar isso em francês \o/ hehehehe

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie!

    Menina, eu quero ler esse livro! Várias pessoas me indicaram, mas sempre deixo de ler. Sua resenha está perfeita, e só me deixou na curiosa.

    Adorei a citação do livro:

    ""Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.""

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Carla, esse livro é maravilhoso! Não é à toa que várias pessoas o indicaram para você =)
    Eu escolhi essa citação propositalmente - acho que é a mais famosa do livro inteiro!

    ResponderExcluir
  19. Oi Nanie!!!
    Que saudade daqui!!!
    Andei meio sumida....
    Acredita que nunca li esse livro???
    Claro que conheço a história, só não li AINDA!!
    Esse é o livro que meu filho está lendo esse mês a pedido da escola. Adorei quando eles escolheram esse titulo. E o mais bacana ofi que a própria professora falou que esse era um livro para ser lido SEMPRE. Que a cada vez que eles lessem eles entenderiam a história de uma forma diferente. Que encontrariam algo novo.
    Então, assim que filhão "desocupar" o livro, minhas mãos o atacarão.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. ei Nanie,
    acredita que nunca li esse livro? Pois é, preciso mudar isso logo. ^^
    Adorei sua resenha que me deixou com mais vontade ainda de ler. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ei Nanie,

    Resenha perfeita, eu li este livro na infância tem... séculos rsrs. Ainda não vi a edição da Agir, agora fiquei louca por ela pq não tenho o livro na estante.

    Realmente este livro dispensa explicações do enredo hehehe, ri da sinopse. xD

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Eu acho que li duas vezes e sempre fico impressionada com a escrita e com tudo. E olha que a minha irmã descobriu um filme velho do pequeno príncipe com o ator da primeira versão da fabrica de chocolate. É algo que se deve assistir, ler e ter em casa. Amo esse livro!

    Beijos! 

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanie, li este livro há muuuuuuuuuuito tempo atrás e claro amei. Achei uma versão bem antiga que separei para meus filhos. Está guardada para uma futura leitura.
    Bjs, Ros.e

    ResponderExcluir
  24. Rê, estamos todas muito ocupadas, né?! Menina, eu estou devendo uma visita aos blogs que gosto há muito tempo... leio quase tudo - mas pelo tablet... e aí desanimo a comentar ><
    Que lindo saber que a escola pediu para ele ler esse livro - com certeza ele vai adorar! Não deixe de ler depois que ele terminar não, porque você também vai se apaixonar pel'O Pequeno Príncipe!

    ResponderExcluir
  25. Luciara, o livro é bem curtinho - dá para ser lido numa visita à biblioteca! É uma leitura super gostosa e que vale muito a pena =)

    ResponderExcluir
  26. Nanda, esse livro é lindo demais! A edição da Agir é uma graça - não sei qual outra que saiu por aqui antes dessa...
    A primeira edição que eu li também foi deles há um bom tempinho...
    Sabe que gostei ainda mais do livro agora que o reli?! 
    Hahahah eu queria algo diferente... porque de uma forma ou outra, todo mundo tem alguma ideia do que esse livro fala =)

    ResponderExcluir
  27. Suellen, é lindo demais, né?! hahahaha A cada vez que lemos, a história consegue nos impressionar ainda mais =)
    Eu nunca vi o filme e confesso que não tenho muita vontade... não sei explicar, mas para mim esse livro precisar ser imaginado e não visto.

    ResponderExcluir
  28. Rose, você vai ver quando puder relê-lo - a história irá te encantar ainda mais!

    ResponderExcluir
  29. Amo esse livro.


    Lá encontro frases que convivem comigo no dia a dia.

    Gostei de sua resenha.

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Ana, realmente esse livro tem citações inesquecíveis *-*

    ResponderExcluir
  31. Faz muito tempo que lí,mas impossível esquecer,agora deu vontade de reler,bjs
    Luciane

    ResponderExcluir
  32. Luciane, reler esse livro é ainda mais gostoso *-*

    ResponderExcluir
  33. Pode ser, mesmo porque faz tanto tempo que nem lembro direito da história.Beijos, rose. Subject: [naniesworld] Re: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry | Nanie's World

    ResponderExcluir
  34. Rose, eu tenho certeza que você vai amar reler a história quando tiver um tempinho - ainda mais que tem tempo que já leu ^^

    ResponderExcluir
  35. É uma comedia o filme, o primeiro é bem viajado - parece que o diretor esta meio doidão - o segundo não é tão legal, mas os dois nem chegam perto da nossa imaginação. 

    ResponderExcluir
  36. Suellen, são dois ainda por cima?! Nossa... estou bem atrasada >< hehehe não sabia que eram dois ^^

    ResponderExcluir
  37. Eu adoro esta história, lendo a sua resenha bateu forte uma vontade enorme de reler o livro. 
    O pequeno príncipe foi um livro obrigatório na minha escola lá pelo ensino fundamental (que na minha época era primário) e depois de adulta virou peça obrigatória na minha estante, não resisti e comprei essa versão da Agir assim que ele foi lançado na Bienal do Rio.
    Ainda que cada um venha a ressaltar um ponto diferente nesta obra, tem algo que você disse que é 1 verdade absoluta sobre esta história: é um livro para crianças com diversas mensagens importantes. Qual será a mensagem da vez já é uma outra pergunta.
    Adorei a resenha. Me arrepiei ao ler a forma que você descreveu este livro. Ficou muito bonito. Parabéns. 
    Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Nani, releia sim - você vai adorar =) 
    Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! Tentei passar um pouquinho do que esse livro significa para mim! É uma história linda e relê-la é sempre um grande prazer \o/

    ResponderExcluir
  39. Cresci ouvindo minha mãe falar sobre esse livro, mas foi só no ano passado, depois de "grande"  que tive o prazer de ler. Amei, o livro é lndo, fofo, todos tem que ler. É uma leitura rapida e gostosa, com uma mensagem maravilhosa.

    ResponderExcluir
  40. Karolyne, e você verá que a releitura, daqui uns três anos, talvez, será ainda mais linda! Esse, com certeza, é um livro mágico!

    ResponderExcluir
  41. Daniella pereira de sásexta-feira, 13 abril, 2012

    Esse livro marcou minha infância... O 1º livro que li!

    É um livro que nos induz a pensar um pouco sobre nossas escolhas, altitudes e nos leva a questionar tudo o que nos cerca...
    Há muitas lições, algumas bem sutis ...
    Devido ao contéudo filosofico acredito que " o pequeno principe" não seja apenas um livro infato-juvenil...

    "Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante".

    ResponderExcluir
  42. Daniella, esse livro é lindo demais! Tenho certeza que deixa uma marca em todos que o leem =)
    O livro é uma história infantil! Mas também traz, realmente, ensinamentos importantes ^^

    ResponderExcluir
  43. Oi Nanie!!
    Eu li "O Pequeno Príncipe" quando era criança, acho que foi como leitura obrigatória da escola e vou te dizer: não gostei dele. Talvez porque tudo o que eu tive que ler para a escola tenha me deixado uma péssima impressão... HAUSHUAHSUAHS
    Mas eu ainda possuo o livro na estante e, quem sabe, logo possa relê-lo e tirar novas conclusões, afinal, ler sem ser obrigado é muito melhor! :D
    Adorei sua resenha!!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  44. Vê, sério mesmo que não gostou do livro?! Nossa... acho que é a primeira pessoa que ouço falando isso - nem imagino o que possa tê-la feito não gostar de uma história tão linda!
    Quem sabe numa releitura você não goste, né?! Ou, pelo menos, poderá explicar melhor o que não a agrada ^^

    ResponderExcluir
  45. Esse livro foi um dos primeiros que li na minha adolescência e nunca mais esqueci.Ele é fascinante.gostaaria de poder ler novamente...Quem não leu,não perca mais tempo.

    ResponderExcluir
  46. Eva, é um livro inesquecível! É tão simples e ao mesmo tempo tão tocante =D 

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥