segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss

O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss
Sextante, 651 páginas
Uma fantasia deslumbrante, capaz de carregar o leitor para um mundo onde o inimaginável é possível.


Título: O Nome do Vento
Título Original: The Name of the Wind
Autor: Patrick Rothfuss
Tradutor: Vera Ribeiro
Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 651
Série: A Crônica do Matador do Rei - Primeiro Dia
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse
Nossa história começa na pousada Marco do Percurso. O estalajadeiro, Kote, é um simples homem que toma conta de seu estabelecimento, que dá poucos lucros.
Mas Kote é muito mais do que aparenta. E o cronista chega à pousada justamente em busca das histórias que esse homem pode contar. Ele, na verdade, é Kvothe, praticamente uma lenda. Um homem que fez mais do que é possível acreditar. Agora o cronista será capaz de conhecer a verdadeira história desse lendário personagem extraindo-a de seus próprios lábios.

O que eu achei do livro:
Eu tentei ao máximo alongar essa leitura - queria que durasse para sempre. Ainda bem que já tenho o segundo livro, que não pestanejei em iniciar logo. Agora terei que fazê-lo render ao máximo, pois ainda não há previsão para o terceiro.
Patrick Rothfuss faz mágica com as palavras. Ele escreve de uma maneira fascinante! Suas descrições são belas e envolventes, me levaram diretamente para o mundo de Kvothe e eu pude sentir o vento balançando meus cabelos e até mesmo uma poerinha querendo entrar me meus olhos. Eu senti o cheiro de Denna e escutei a música de Kvothe. Me deslumbrei com a Universidade e senti medo em alguns momentos. Eu vivencie cada uma das aventuras narradas pelo estalajadeiro como se elas estivessem mesmo acontecendo comigo. E tem algo melhor do que isso? Eu sempre me sinto vivendo as histórias que leio, mas Patrick Rothfuss conseguiu elevar isso a um nível quase indescritível! Se você não é fã de livros descritivos, pode esquecer O Nome do Vento. Mas já deixo o aviso: você estará perdendo um dos melhores livros já escritos! A história é incrível e se eu fosse você passaria a amar descrições só como desculpa para ler esse livro.
É difícil explicar tudo o que Rothfuss criou - é um mundo muito parecido com o nosso, mas que, ao mesmo tempo, é completamente diferente. Os personagens criados pelo autor são realistas, tangíveis, complexos e muito bem delineados. Impossível não se apaixonar por eles (ou odiá-los em alguns casos).
Kvothe é um encrenqueiro. Até parece que está sempre buscando problemas, de tanto que se mete em confusões. Mas também é um cara muito inteligente e gentil, que procura fazer o bem quanto este está ao seu alcance. Quando li na contracapa do livro que no protagonistas se mesclavam o herói e o vilão, eu não entendi muito bem o que o texto queria dizer. Agora eu entendo e aprecio. Um personagem como Kvothe é raro e extremamente encantador. E em alguns momentos, confesso, um tanto irritantante. Afinal de contas, alguém que consegue aprender com tanta facilidade (mesmo que passe por tantas dificuldades quanto as que ele passou) sempre nos deixa um pouco amargurados. Ainda mais quando alguém tão inteligente é capaz de atos tão idiotas (desculpem-me, não há outra palavra para descrever algumas atitudes impensadas do protagonistas) quanto as que o menino toma.
Uma coisa que achei super interessante é a maneira como a narrativa é levada! Na verdade, estamos lendo uma história sobre um cara contando a sua própria história. E para passar esse sentimento ao leitor, o autor conta em terceira pessoa a história no presente - enquanto está na pousada - e em primeira pessoa quando se trata de Kvothe narrando seu passado para o cronista. Outra coisa que me agradou demais é jeito como o autor se refere ao primeiro livro de sua série. Esse não é o primeiro volume, é o primeiro dia. Isso era algo que me intrigava desde que vi o livro pela primeira vez. Essa alcunha não se deve ao fato de que essa primeira história se passa em apenas um dia (nossa, seria um tanto de enrolação que um único dia levasse mais de seiscentas páginas para ser contado), mas sim a história que Kvothe consegue contar ao cronista no primeiro dia. Entretanto, ainda tem muita história para ser contada. E eu mal posso esperar para escutar mais (sim, escutar. Como eu disse, a narrativa de Rothfuss é tão realista que eu me sinto escutando as palavras de Kvothe e não lendo um livro de papel).
Patrick Rothfuss conseguiu criar uma trama envolvente em um mundo fantástico e mágico povoado de personagens cativantes! O Nome do Vento é um livro para ser degustado aos poucos e apreciado em cada parágrafo.

PS: No blog Palavreando encontrei um ótimo resumo, feito pelo próprio autor com auxílio de Nathan Taylor. Então, se você já leu esse primeiro volume há algum tempo e agora quer começar a ler o segundo (O Temor do Sábio), você vai gostar de ler essa história em quadrinhos. Por outro lado, se você, como eu, acabou de ler o primeiro livro agora, também vai gostar muito de ler esse resumo, porque ele é super divertido. Clique aqui para ler direto no blog do autor. E só para lembrar, é um resumo da história, ou seja, está lotado de spoilers - se você ainda não leu o livro, não se atreva a clicar nos links. Esteja avisado.

Nota:








Dificuldade de Leitura: 


45 comentários:

  1. Ei, Nanie! É tão bom quando um livro pega a gente desse jeito, né? Eu ainda não conhecia esse, mas só pela sua resenha já vi que deve ser um livro maravilhoso! A capa também é muito linda!

    Beijos,
    Inara

    ResponderExcluir
  2. Inara, é um livro maravilhoso *-* Eu adoro quando pego uma história tão boa assim e que seja tão bem contada quanto essa - é bom demais =)
    Esse livro é simplesmente magnífico - é um que vou indicar para todo mundo \o/

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler esta série de trás pra frente, Li O Temor do Sábio e estou apaixonada por Knothe e desejo muito conhecer sua origem. Cada vez que leio uma resenha de "O NOme do Vento" fico cada vez mais certa do meu desejo de ler. TENHO QUE LER!
    Adorei a sua resenha, obrigada por me apresentar este belo livro.
    Desejo muito mesmo ler um dia.
    Abs
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com
    @ciadoleitor 

    ResponderExcluir
  4. Ni, que doidera >< Começou a ler do segundo livro?! hhahaha E deu para entender bem? Eu li só o prólogo ontem (e quando ler o primeiro livro você vai descobrir que o epílogo do primeiro livro é praticamente igual ao prólogo do segundo - amei isso ^^), mas estou ansiosa para saber mais sobre Kvothe *-*

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanie, realmente O Livro! Terminei agorinha, e achei demais a ideia do autor colocar como primeiro dia, e realmente antes de começar você cogita a ideia de que esse livro enorme seja apenas um dia, mas não é, e a maneira que é contada eu adorei. Apesar de ser descritivo, é um descritivo tranquilo, moderno prático de ser imaginado, não é cheio de palavras floreadas. 

    Adorei, meu favorito do ano, quase certo que não terá outro. hahaha

    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse livro também e estou guardando o segundo o máximo que pode. Aliás, eu sempre faço isso. A letra do segundo livro é pequena igual a do primeiro? Porque se for fico imaginando que tamanho o livro teria se a fonte fosse maior. Já estou fugindo do assunto. A narrativa é maravilhosa, Kvothe idem e a mitologia criada é muito rica e bem elaborada, sem contar que além disso o autor consegue narrar, descrever tudo sem ser cansativo. Muitas páginas que passam rápido (até demais). :) Mudando de assunto, parabéns pela parceria com a Galera Record. 

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanie!

    Você não é a primeira pessoa que fala que esse livro ótimo. Desde que saiu o segundo estou interessa em adquirir, só não comprei por falta de din din kkk

    Só o enredo me pegou de jeito kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho este livro aqui (e o Temor do sábio também) porque comecei a enlouquecer por ele depois que li algumas resenhas muito positivas, assim como a sua. Ainda não li os livros, mas é algo que não vai demorar muito a acontecer.
    O que me encanta neste livro, ainda que não tenha lido, é esta riqueza de detalhes a respeito do ambiente, da universidade e dos personagens. Patrick parece ter criado um mundo incrível. E essa capacidade de fazer os leitores viajarem enquanto estão lendo o livro é demais. Realmente difícil querer mais de um livro. rs
    Adorei a resenha, deu uma vontade enorme de pegar os livros e passar eles na frente do que estou lendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Bruna, esse livro é demais, né?! *-* Eu amei - com certeza estará entre os favoritos do ano \o/
    Não é um descritivo cansativo como em O Senhor dos Anéis, mas é um descritivo maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
  10. Yasmim, é bom demais, né?! O segundo é ainda maior do que o primeiro (não sei se você já tinha visto, mas tem mais de novecentas páginas) e a letra é tão pequena quanto no primeiro - heheheeh.
    Obrigada, querida ^^

    ResponderExcluir
  11. Carla, esse é um livro ótimo - e o primeiro está com um preço muito bom. O segundo é mais salgadinho, mas também é bem maior. O livro é excelente, super vale a pena pagar =)

    ResponderExcluir
  12. Nani, a riqueza de detalhes é parte do que faz com que o livro seja tão facilmente "vivido" pelo leitor! É realmente um mundo incrível =) Menina, se você já tem o livro na sua casa, não demore a iniciar a leitura ^^ 

    ResponderExcluir
  13. Estou atrás desse livro como uma louca,é o mais desejado de tds os tempos por mim!
    A história me chamou a atenção e vou ver Nanie por aí  o preço dele quem sabe o maridão deixe eu compra-lo (acho dificil, esse mês dei o maior prejuizo com compra de livros).
    Sua resenha ficou encantadora.

    ResponderExcluir
  14. Ai!!! Não vale fazer isso... Eu já estava doida por esse livro e agora fiquei mais doida ainda.
    Ele parece ser simplesmente perfeito.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanie!
    Acho que já te falei que sou apaixonada pela Crônica do matador do rei, né?!.  Patrick Rothfuss é um feiticeiro com as palavras, ele escreve lindamente...
    Sabe o que mais amo no livro?  São o prologo e o epílogo: "Um silêncio em três partes" É tão lindo que soa como poesia pra mim. Aff...me deu até saudades de Kvothe. rsrs

    ResponderExcluir
  16. Albarus leu recentemente e me disse que adorou.
    Eu comecei a ler, + não fiquei empolgada, dei uma parada, para reler novamente.
    Adorei seu aviso brabo, rs: não se atreva a clicar nos links rsrsrs

    bjssssss

    ResponderExcluir
  17. Ei Nanie,

    Que bom que você gostou tanto, eu amei este livro. A continuação tambrodrigo.rebelo@record.com.brem é prefeita e não vejo a hora de ler o terceiro.

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Sylvia, você não vai se decepcionar quando conseguir ler o livro *-* É ótimo!
    O primeiro até que tem um preço muito bom, o segundo é que está mais salgadinho. Vale muito a pena comprar =)

    ResponderExcluir
  19. Rê, leia logo esse livro, você vai amar! É super bem escrito - maravilhoso!

    ResponderExcluir
  20. Hérida, ele realmente escreve maravilhosamente bem *-* O prólogo e o epílogo são perfeitos mesmo! Adorei que o prólogo do segundo livro fosse praticamente o epílogo do primeiro - amei!
    Eu acabei de terminar o livro e já fiquei com saudades do Kvothe \o/ Ainda bem que tenho o segundo livro para ler ^^

    ResponderExcluir
  21. Naty, como assim?! A leitura é meio pesada e lenta, talvez por isso você não tenha empolgado. A história é maravilhosa e a leitura vale a pena ^^

    ResponderExcluir
  22. Nanda, eu amei a história *-* E já embarquei no segundo - uma leitura que vou tentar fazer durar o máximo possível, porque não quero ficar órfã de Kvothe :)

    ResponderExcluir
  23. Ahh, fui direto para o final pq é a minha próxima leitura O/ 

    5 estrelas? É tão bom assim? 

    #Roendoasunhas

    ResponderExcluir
  24. Babi, cinco estrelas, com direito a favorito *-* O livro é MUITO bom! Você vai adorar =)

    ResponderExcluir
  25. É uma resenha simples e parece um livro que realmente possa fazer a gente viajar conforme narrada. *--*
    Parabéns pelo privilégio de lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Russara, o livro é fascinante *-* 

    ResponderExcluir
  27. Oi Nanie!!!
    Patrick é realmente O CARA!!!!
    Eu demorei um pouquinho para engatar a leitura, só depois da página 60 consegui me adaptar ao ritmo de narrativa de Kvothe. Mas eu devo confessar que ele me conquistou totalmente.
    Falta tempo para começar O Temor do Sábio e coragem também. A leitura dos livros do Rothfuss é bem trabalhosa, mas prazerosa. Só preciso reunir coragem suficiente para ler, não por medo, mas porque não quero me despedir do Kvothe tão cedo. Ele é lindo #DEMAIS!!!!! *-------*
    Eu vou #tentar adiantar umas leituras atrasadas e começar O Temor do Sábio, mas eu não queria intercalar com outras leituras e se eu começar não vou fazer resenhas... #Divagando...
    Adorei a resenha. Pelo visto você também amou o Kvothe, né? <3
    ;*
    Nathi Mota.
    http://nathieseuslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Eu quero ler esse livro e vou ler mesmo que tenha que juntar a mesada que não tenho e arrumar o trabalho numa multinacional que não tenho. A sua resenha é show!

    ResponderExcluir
  29. Olá, Nanie!
    Ainda não li, mas estou louca para fazê-lo, eu me apaixonei pelos dois livros lançados aqui só de ler resenhas, ler a sinopse e pelas capas, tenho aqui me casa, mas vou ler quando tiver tempo e estiver bem tranquila, para poder curtir a leitura ;)
    Bjs,
    @PatriciaADavis 

    ResponderExcluir
  30. Nathi, Patrick Rothfuss realmente é o cara! Esse livro é o máximo *-* O início do livro é realmente um tanto lento, aliás, na verdade, a leitura do livro é lenta durante o tempo todo - mas acredito que nesse momento Kvothe já tinha te fisgado e por isso você sentiu tanta diferença!
    Menina, eu não vou conseguir pegar O Temor do Sábio e lê-lo sozinho - senão vou demorar um mês inteiro >< ahahaha E ainda por cima vai acabar rápido demais... eu prefiro ir lendo aos pouquinhos junto com outras leituras ^^
    Eu amei o Kvothe \o/ É possível não amar esse personagem? Acho que não.

    ResponderExcluir
  31. Suellen, esse livro é excelente - vale muito a pena! Como ele é grande, é um livro que vai render bastante antes de terminar! hahaah
    O primeiro volume não é muito caro não, dá para comprar tranquilamente (ainda mais se encontrar um cuponzinho de desconto por aí), o segundo é que está um pouco mais salgado, mas talvez ainda abaixe um pouco de preço daqui a algum tempo, já que foi lançado recentemente.
    De qualquer forma, essa é uma história que vale a pena dividir para conseguir comprar! hahahaha

    ResponderExcluir
  32. Patricia, os dois são enormes, né?! Eu acho que a melhor maneira de ler livros assim é ir lendo aos pouquinhos, intercalando com outras leituras - é isso o que eu tenho feito ^^
    O primeiro livro é ótimo, tenho certeza que você vai adorar. O segundo eu já comecei a gostar no prólogo *-* hehehe

    ResponderExcluir
  33. Essa é uma das minhas séries favoritas atualmente! Estou esperando o terceiro agora... ah, e eu também achei que parece que a gente "ouve" a história do Kvothe em vez de ler :) Os quadrinhos são bem divertidos, né? Achei bem legal quando eu vi!

    ResponderExcluir
  34. Raphaella, agora se tornou uma das minhas também - a história é incrível, a narrativa é perfeita e os personagens são encantadores \o/
    Menina, quando vi o quadrinho no seu blog, eu deixei a página guardada (ainda não tinha terminado o livro). Assim que terminei fui lá ler e morri de rir - a adaptação resumida ficou simplesmente hilária! hahaah Eu adorei =) E tive que linkar aqui na resenha - porque todo mundo precisa ler essa adaptação e rir bastante ^^ Queria que o autor tivesse feito do segundo também (mesmo que o terceiro ainda não tenha saído), só para poder rir ao final da leitura ^~

    ResponderExcluir
  35. Que interessante,fiquei super curiosa,quero ler!!!
    Bjs
    Luciane 

    ResponderExcluir
  36. Luciane, esse livro é muito interessante *-*

    ResponderExcluir
  37. É mesmo incrível esse livro, não é??? Eu também ADOREI lê-lo, mas ao contrário de você, li desesperadamente, correndo e depois fiquei triste de ter acabado.. :( Ainda não comecei o dois, mas planejo para breve ^^

    ResponderExcluir
  38. Annanda, o livro é incrível *-* Hahahaahaha eu não li desesperadamente... e espero conseguir não fazer isso com o segundo \o/

    ResponderExcluir
  39. Ótima resenha! Já havia ouvido muito burburinhos sobre esse livro, mas nunca parei para ler uma resenha. Devo dizer que você me deixou mais que curioso! 

    ResponderExcluir
  40. Israel, esse livro é excelente! É extremamente difícil falar sobre ele, de tão bom que o livro é ^^

    ResponderExcluir
  41. Nanie, eu morro de vontade de comprar esse livro. Acho que será a minha próxima loucura literária rsrsrs

    ResponderExcluir
  42. Luka, você não vai se arrepender dessa loucura! hahaha Aliás, o primeiro livro não é caro não, até que está com um preço bom, já que é um livro bem grosso ^^

    ResponderExcluir
  43. Cinthia, esse livro vale a pena ser lido - é o máximo :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥