quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Circo da Noite, de Erin Morgenstern

O Circo da Noite, de Erin Morgenstern
Intrínseca - 365
Senhoras e senhores, aproximem-se, o espetáculo está prestes a começar!




Título: O Circo da Noite
Título Original: The Night Circus
Autor: Erin Morgenstern
Tradutor: Claudio Carina
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 365
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Tudo começa quando Celia vai morar com seu pai. E o mágico, que se faz de ilusionista, decide convidar um amigo de velha data a recobrar um antigo hábito - a disputa entre seus pupilos.
Assim, Alexander adota Marcos especialmente para treiná-lo e Celia já é a escolhida de seu pai.
Marcos e Celia crescem sendo treinados para um jogo que desconhecem quase completamente, exceto por saberem que o estão jogando.
E as engrenagens começam a rodar quando o Le Cirque des Rêves é montado - um circo completamente diferente, formado por diversas tendas, cada uma uma atração em si. Com o circo pronto, o desafio começa - afinal de contas, o circo é a arena onde os dois irão travar sua batalha.

O que eu achei do livro:
Gosto ou não gosto desse livro? Eis a questão. Terminei a leitura nesse momento, acabei de ler o último ponto final. E por mais estranho que isso possa parecer, eu realmente não sei dizer se gosto ou não dessa história.
Uma coisa é certa, a magia transborda das páginas desse livro. E justamente por isso não espere uma história simples, nem mesmo uma narrativa linear. Uma boa dica para aqueles que desejam ler esse livro é prestar bastante atenção às datas no início de cada capítulo - só assim o leitor consegue acompanhar adequadamente essa história.
A escrita de Erin Morgenstern é cativante, belíssima, intrincada, desconcertante. E aliada à peculiar maneira de contar essa história, a leitura do livro se torna bastante complexa, já que os capítulos não seguem exatamente uma ordem cronológica.
Com certeza esse é um livro para ser lido em pequenas doses. Exige uma digestão lenta. Contudo, com certeza é uma história que irá fascinar o leitor.
A história gira ao redor de um jogo cujas regras nunca são completamente explicadas, nem o é seu objetivo. Aliás, a história inteira é envolta num clima de mistério, e tenho certeza que cada leitor termina esse livro com diferentes sensações - tão adversas entre si que parecem ter vindo de livros diferentes. Não espere um jogo de lutas corporais, não espere um desafio claro e compreensível - o jogo é algo quase místico e próximo do inexplicável.
A edição da Intrínseca ficou maravilhosa! Uma capa deslumbrante e um trabalho gráfico que torna a história ainda mais agradável de ser lida. E as cores utilizadas tem tudo a ver com a história! Aliás, as cores, ou melhor, a falta de cores, é algo que causa bastante estranhamento na história desse circo. Afinal de contas, sempre que penso em circo (e imagino que seja assim para muitas pessoas) penso em algo muito colorido! Mas nesse livro o circo é apenas preto, branco e em tons de cinza - não é estranho? Mesmo assim ele consegue atrair um grande público e maravilhar a todos que o visitam.
É fato que eu ainda não consigo delimitar se gosto ou não dessa história. Mas tão concreto quanto é saber que ela me mavilhou e me mostrou a magia como eu nunca havia visto antes.
O livro só não é perfeito porque o final é tão indescritível quanto longe da perfeição e talvez seja esse incômodo quase intangível causado pelo final inesperado dessa história o que justamente me agradou tanto.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


34 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Estou com vontade de ler esse livro, mas fico pensando se pego para ler.

    Eu acredito que vou gostar da história, mas ainda não me senti inspirada...

    Acho que é fase, e logo me dá vontade que não consigo segurar kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, a leitura vale muito a pena! Só que é daquele tipo de livro que demoraaaaa para ler, sabe?! hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Ainda tô sem coragem pra ler esse livro! Como ando sem paciencia esses dias, acho melhor deixar passar mais um tempo... E realmente, esse livro tem a capa linda, a lombada perfeita, eu quero ele na minha estante, hehe.

    ResponderExcluir
  4. Hum... O livro deve ser bem legal, mas a capa é uma atração a parte, pois imagino um circo com várias cores e alegria, mas parece que o pau vai comer ali. kkkkkkkkkk. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Nanie, como assim você não consegue se decidir se gostou ou não da história?
    Pelo jeito, você gostou. Afinal, classificou com 4.5 estrelas.
    Capa misteriosa, resenha misteriosa. Ficou tudo muito no ar, você falou pouquinho do que acontece... Mas tudo bem, o livro já estava na minha lista e de lá não saiu ;)

    ResponderExcluir
  6. Karolyne, é um livro de leitura lenta... então você tem que estar no momento para encarar uma leitura mais parada e reflexiva ^^
    Ai, o projeto gráfico do livro é lindo demais =)

    ResponderExcluir
  7. Suellen, o livro é bem interessante! A capa é linda, né?! 
    Quanto as cores, acho que todo mundo sempre imagina o circo como um lugar bem colorido - mas esse é diferente. Só preto, branco e tons de cinza!

    ResponderExcluir
  8. Milla, hahahaha Pois é... eu tenho certeza que o livro mexeu comigo de uma forma muito especial! 
    Não tem como contar muito do que acontece... até porque é tudo misterioso, nada é muito explicado ><
    Quando ler a história você vai me entender!

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto muitas opiniões divergentes sobre este livro,  e acho que a intenção final dele era essa mesmo.
    Acho que essas divergências só tem feito minha curiosidade aumentar. Fora que como adoradora de capas eu não consigo resistir a beleza deste livro. 
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nani, primeiro, acho que é impossível não concordar que o trabalho gráfico realizado nesse livro é impecável >< eheheh
    Quanto a história, eu vi algumas pessoas dizendo que não haviam gostado. Mas acho que pode ser justamente por ser uma história lenta, entende? Quem não gosta de histórias mais paradas, realmente não vai curtir esse livro. Caso contrário, tenho certeza que irá curtir uma história bem diferente e muito misteriosa.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tem lançado muita polemica, quero muito conhecer pra poder formular a minha opinião se Gostou ou não =] porque pra mim isso que vale a pena xD Se gostar eu volto e conto, se não tb volto rsrs

    ResponderExcluir
  12. Lilian, acho que todos os livros tem aqueles que o leram e gostaram e aqueles que não gostaram. Mas pelo fato de O Circo da Noite ser um livro voltado para o público adolescente e ter essa linguagem mais lenta, ele acaba desagradando uma fatia maior do público ao qual ele é destinado. Pelo que leio das resenhas por aí, os adolescentes não curtem muito uma leitura como a d'O Circo.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!!!
    Ficou mesmo dificil saber se vc amou ou odiou. Apesar que muitos dizem que esses sentimentos são os mesmos.
    Pelo jeito como vc escreveu fiquei muito curiosa.
    Quero saber oq ue irá acontecer nessa disputa e se existe um vencedor. E quero podert admirar a escrita da autora.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Rê, só lendo o livro para entender o que eu quero dizer! Para quem curte uma leitura mais parada, esse livro vale muito a pena - é rico, mágico e deslumbrante ^^ 
    Leia sim que você vai gostar =)

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosa. Gosto desse tema, até Nora Roberts aborda mágicos, na compilação Mistérios. E tem tb O Gd Truque (filme) e o Ilusinionista.
    Bj
    Rosana

    ResponderExcluir
  16. Rosana, nesse livro é totalmente diferente! Eu também adoro o circo, magias e coisas do tipo. Mas em O Circo da Noite é tudo muito diferente - das cores (que praticamente não existem) aos personagens. É ótimo =)

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei este livro. No meu devaneio diante de tanta magia, eu tomei desordem do tempo e a linguagem sugestiva como uma maneira de iludir o leitor e  desviar a atenção, artifícios comum em mágicos e magos. Realmente o final me surpreendeu e me agradou também. Coisa rara em literatura. Bju 

    ResponderExcluir
  18. Mônica, sabe que eu não tinha parado para pensar por esse lado?! Agora que você falou, faz mesmo todo o sentido =) hahahha

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nanie.

    Com tantas opiniões divergentes, ainda me pergunto se quero ler este livro.

    A história me chama a atenção pela magia ilusionista do circo, mas pretendo ler mais pra frente, porque você me instigou.

    Beijos.

     

    ResponderExcluir
  20. Carla, se você não gosta de livros lentos, eu não te recomendo essa história. Acredito que a maioria das opiniões negativas se deve quase que exclusivamente a esse quesito.
    Se, por outro lado, você gosta de histórias descritivas que tenham um ritmo mais devagar, embarque nesse circo e se encante com essa história tão diferente =)

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros descritivos, mas tudo também depende do enredo.
    Já me surpreendi com muitos livros assim. =)

    ResponderExcluir
  22. Carla, ah com certeza... livros descritivos têm que prender ainda mais o leitor! 
    E esse é assim =D Eu, pelo menos, gostei bastante de toda a aura misteriosa que envolve o livro ^^

    ResponderExcluir
  23. Oi, Nanie.

    Eu não sou fã de circo me faz lembrar palhaço (ñ gosto hehehe), mas a  resenha me deixou curiosa, ultimamente tenho me interessado por mistérios.

    Beijos
    Luciana(✿◠‿◠)
    ♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪ 

    ResponderExcluir
  24. Lu, nesse livro não tem palhaços - pode ficar tranquila ^^

    ResponderExcluir
  25. Estou cheia de curiosidade quanto a esse livro. É a segunda resenha que leio dele que é escrita com essa admiração pela magia do livro. :) quero muito saber o que vou achar dele.

    ResponderExcluir
  26. Annanda, é uma magia bem diferente, misteriosa! Espero que consiga ler o livro logo e que gosto dele tanto quanto eu gostei =)

    ResponderExcluir
  27. Oi Nanie!
    Então, eu já vi outras resenhas desse livro, mas a sua é empolgante, rs
    Eu gosto muito de circo, tanto que li "Água para elefantes" apenas pela história ser em um circo! Eu sou fascinada por histórias misteriosas, e adoro esses joguinhos rs rs
    Estou muito a fim mesmo de ler! Hmm, e final diferente do que realmente é, gostei rs.
    Obrigada por me apresentar ao livro!
    Beijos, boas leituras!
    http://enfimdeasasabertas.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  28. Débora, o livro é muito diferente e bastante interessante =D Espero que goste quando puder lê-lo ^^
    Fico feliz que tenha gostado da resenha =)

    ResponderExcluir
  29. Oi Nanie, tenho lido coisas muito boas sobre este livro e ele já me interessou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  30. Rose, o livro é bastante interessante =) Misterioso, mágico, diferente ^^

    ResponderExcluir
  31. Fiquei curiosa e receosa ao mesmo tempo.
    Por você ter colocado que é um livro intricante e pela duvida de gostar ou não.
    Então, acho que vou aceitar o desafio, quero ler pra ter ou não as sensações aqui expostas.
    Gostei, você me deixou desejosa por lê-lo!
    Ótima resenha.
    Bjo
    Nizete
    Ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Nizete, a intenção é mostrar exatamente como me senti - e com esse livro eu não consegui descobrir esse "exatamente" - até mesmo meus sentimentos ficaram confusos e misteriosos ><
    Vale a pena ler o livro ^^

    ResponderExcluir
  33. Vou ler! Vou me confundir ou desconfundir! ^^

    ResponderExcluir
  34. Cia do Leitor, acho que vai se confundir ^^ eheheh Mas de uma boa maneira =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥