domingo, 29 de abril de 2012

Delírio, de Lauren Oliver

Delírio, de Lauren Oliver
Intrínseca, 342 páginas
Delírio é um ótimo romance, mas, infelizmente, é uma distopia que deixa a desejar.



Título: Delírio
Título Original: Delirium
Autor: Lauren Oliver
Tradutor: Rita Sussekind
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 342
Série: Delírio - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Lena tem uma mancha em seu passado. Sua mãe pegou a doença e apesar das três tentativas de cura nunca conseguiu se ver livre dela. E, depois de tanto sofrimento, ela acabou se matando. Assim, Lena e a irmã poderiam ter ficado desamparadas, mas foram acolhidas pela tia - a quem Lena trata com absoluta obediência.
Desde que se lembra, ela conta os dias para intervenção - para que enfim não precise mais se preocupar com essa doença terrível que foi a responsável pela quebra de sua família.
Mas será mesmo que ela quer isso? Sempre que se lembra da mãe, são momentos felizes, de muitas risadas - momentos que não são comuns em famílias curadas. Será que ela conseguirá ser feliz sendo como todo mundo?
"Tem certeza de que ser como todo mundo fará você feliz?"
Ela estava bastante certa sobre o que queria para o seu futuro até que conhece Alex. E ser infectada. Infectada pelo "Amor Deliria Nervosa" - ela está apaixonada! E o mundo sem esse amor parece não ser mais interessante.
"Você pode morrer de amor ou da falta dele."

O que eu achei do livro:
Resumindo Delírio em poucas palavras: "bom como romance, fraco como distopia". Agora explico-me aos pouquinhos.
Delírio é um romance para jovens adultos (o famoso young adult) e como tantos outros do gênero tem uma narrativa bem simples e fluidia, com uma protagonista adolescente. Lauren Oliver tem uma escrita gostosa, mas que não tem nada de muito especial.
Sua protagonista, Lena, é muito cheia de dúvidas e chega a ser enfadonha em alguns momentos. A melhor amiga, Hana, é bem mais decidida e, a meu ver, daria uma protagonista mais interessante (mesmo que, em certo momento, tenha fraquejado. Aliás, até essa fraqueza me pareceu interessante). Não que Lena seja de todo ruim, ela só é um pouco irritante em alguns momentos (coisa muito comum nos romances desse estilo).
Como romance, o livro é ótimo. Tem um romance que nasce quase aos poucos - não é tão lentamente quanto um romance maduro, mas também não é tão repentino que se torne inacreditável. É uma paixão bem adolescente mesmo, daquele tipo mais intenso. A evolução é muito interessante e o envolvimento dos personagens também.
Por outro lado, como distopia, Delírio deixa um pouco a desejar. Achei muito interessante a forma como o amor é tratado como doença: o "Amor Deliria Nervosa". E a cura dessa doença é obrigatória para todos os cidadãos. A autora mostra um pouco de como o sistema é repreensivo, autoritário e mina a liberdade das pessoas com regras e leis, o que acaba levantando algum questionamento no leitor. Afinal de contas, você prefere amar e correr o risco de sofrer quando esse amor chegar ao fim ou quando não for correspondido, ou prefere nunca sofrer desse mal? Nunca se apaixonar por outra pessoa, nem mesmo como amizade? Mas é só isso. O livro, que prometia ser distópico, acaba não se aprofundando muito na questão de falta de liberdade e não mostra muito desse novo mundo imaginado pela autora. Como grande fã de distopias, eu senti falta desse maior questionamento vindo da protagonista e também de conhecer um pouco mais desse governo tão diferente do nosso.
A edição do livro em português ficou maravilhosa! A capa está linda e o trabalho gráfico impecável. Ao vivo, a capa é metálica e ainda mais bonita do que nas fotos da internet (que não conseguem mostrar o quanto essa capa brilha) - o detalhe das letras também é deslumbrante, vazadas, há um rosto por trás das letras. Eu não tive a oportunidade de ler o original em inglês, então não posso falar sobre a tradução, mas alguns episódios me deixaram curiosa para saber se está do mesmo jeito em inglês - e devo confessar que preferia o título original. A revisão ficou muito boa também, o que é sempre uma grande satisfação. Como o final do livro deixa muitas brechas (e eu nunca gosto muito de finais assim, que se assemelham mais ao final de um capítulo do que ao final de um livro), fiquei bastante feliz por encontrar um trecho do próximo volume. Outra coisa que me agradou muito foram as epígrafes (aquelas citações no início de cada capítulo): todas são de livros desse novo mundo imaginado por Lauren Oliver, o que me deixou ainda mais curiosa para conhecê-lo melhor.
Delírio é um livro interessante e uma leitura gostosa, mas não é a melhor distopia. Indico principalmente para adolescentes, que apreciam essa paixão arrebatadora e o ritmo ágil da narrativa. Leitores adultos que procuram uma maior crítica à sociedade (coisa comum em livros distópicos) podem, como eu, se decepcionar um pouquinho.

PS: No capítulo dois, a personagem fala de laranja como se fosse mexerica (ou tangerina, dependendo de que lugar do Brasil você é, ou até mesmo pocã, bergamota ou mandarina). Ela descasca com a mão e separa os gominhos. Isso para mim é mexerica, não laranja. Laranja não dá para descarcar com as mãos e nem mesmo para separar em gominhos. Eu queria saber como está no original. Se alguém tiver o livro original e puder olhar para mim - para matar minha curiosidade - eu ficaria muito grata. A mexerica é até conhecida como "laranja-cravo" ou "laranja-mimosa" em algumas regiões, mas achei muito estranho chamar apenas de laranja.

PS2: Quando Lena vai ser entrevistada, ela dá o sobrenome da mãe, porque diz que é assim que tem que ser quando fala com o governo. Mas ela não menciona que o nome dela é Magdalena - inclusive na ficha está escrito Lena. Só mais tarde ela fala que Lena é apelido para Magdalena e ainda revela que existe um nome do meio. Achei bastante estranha essa relação dela com o nome, até porque ela não deu o nome completo, mas o apelido. Outra coisa que eu gostaria de saber como está no original.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


35 comentários:

  1. Ah eu não gostei da capa... e a sinopse tb não me encheu de curiosidade...
    E nossa, eu pensava que a mãe tinha uma doença mesmooo... não considero amor uma doença... por isso estranhei, mas... cada qual com sua interpretação... =)
    Ótima a sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Danielle, não gostou mesmo?! Nossa, eu sou apaixonada por essa capa. Acho a cor linda, as letras maravilhosas, adoro o tom metálico que ela tem ao vivo (infelizmente nas fotos isso não passa) e a maneira como as letras são vazadas para aparecer um rosto por trás.
    Ah, não, ninguém hoje em dia considera o amor uma doença. Esse é o ponto do livro! Uma sociedade que trata o maior dos nossos sentimentos e o cura - fazendo com que os adultos sejam pessoas apáticas e incapazes de questionar. Ao menos em sua maioria.

    ResponderExcluir
  3. UHauhuHAUhhauha... Devo ter um espírito adolescente apesar da idade, então. rs. Eu amei este livro. Não achei a distopia fraca - achei a crítica boa e leva a reflexões - e o romance foi bem legal e o final ficou um gancho mto bom. Enfim... Das distopias q li eh um dos melhores na minha opinião.
    Enfim, gosto eh gosto.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Daniela, ah, eu também tenho um espírito adolescente >< O caso é que eu AMO distopia, mas principalmente pelas reflexões que elas trazem. Não que esse livro não tenha, como eu disse, ele até tem - mas achei muito fraco para uma distopia, mostrando pouco do mundo de Delírio, das novas leis, da nova realidade das pessoas.
    Das distopias que li, junto com Destino, é o que mais tem romance. Mas no quesito distopia mesmo, mostrar um mundo novo, mostrar a realidade desse mundo e suscitar questionamentos no leitor, é o mais fraco. 
    Mas, claro, gosto é gosto e não se discute (e o que estamos fazendo aqui, afinal?! >< ahahahaha).

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanie!

    Adorei a dica! Já não vou com tanta sede ao pote, quando for ler o livro kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto mais dessa capa : http://www.skoob.com.br/edicao/199378/

    Eu gosto de romances,então acho que vou gostar desse livro, tô contando com isso! hehe
    Já li "Antes que eu vá" da Lauren, e gostei bastante. Assim que puder, vou ler "Delirio".

    ResponderExcluir
  7. Carla, eu sei que você curte romances YA, então quanto a essa parte, pode ir com sede ao pote porque o livro é ótimo ^^ Só na parte de distopia que deixa um pouco a desejar.

    ResponderExcluir
  8. Karolyne, esse capa até é bonita, mas essa que postei a imagem é ainda mais. É que na imagem não dá para ver o efeito que ela tem - você já pegou esse livro?! É lindo demais ^^ A capa metalizada e as letras vazadas deixando entrever um rosto é muito bacana! Pelo menos, eu amei!
    Quanto ao livro, se você curte um romance YA, vai amar esse livro - porque a parte do romance é muito boa =) Só a parte da distopia que deixa um pouco a desejar mesmo.

    ResponderExcluir
  9.  Até ja vi na saraiva... Mas não gostei taaanto assim quando vi. Acho que não gostei muito pq eu não pude trazer pra casa, hahaha.
    A versão americana é vazada neh?! Poderiam ter feito assim aqui também. =)

    ResponderExcluir
  10. Karolyne, ah, que peninha >< 
    Ah, é vazada mesmo?! Que bacana =) Não sabia disso ^^ hehehe 
    Será que quando puder, finalmente, levar para casa vai curtir mais?! haahahaha
    Por aqui eu acho improvável que eles publiquem com aquela outra capa.

    ResponderExcluir
  11. Gostei foi da protagonista se chamar Lena, kkk
    Achei o livro interessante, mas o que mais gostei mesmo foi a capa, adoro azul!

    ResponderExcluir
  12. Leninha, assim que vi o nome dela pensei em você >< ahahahaha
    Ao vivo essa capa é linda demais, Leninha ^^

    ResponderExcluir
  13. Que coisa meio decepcionante, hein? Confesso que estou mais interessada na capa do que na história haha, ainda mais depois de ler sua resenha, Nanie. Não sei se vou comprar, não...

    ResponderExcluir
  14. Raphaella, se você não é muito fã de romances YA, eu não indico muito não... a parte de distopia realmente é um pouco fraca.

    ResponderExcluir
  15.  Ah, com certeza! Incluirei na próxima compra, junto com "O resgate do tigre". =)

    ResponderExcluir
  16. Ah Nanie, eu nem terminei de ler a sua resenha. No momento que você falou "
    bom como romance, fraco como distopia" eu já desisti de ler...
    Não estou procurando por romances, queria saber como era a distopia...
    Daí corri para os seus "PS" (adoro eles ^^)
    Não estou mais a fim de ler a série, quero mesmo é ler o outro livro dela "Antes que e vá"...
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nanie!
    Então, ontei eu vi Delírio no Chegou para a Nanie e não entendi aquela capa escura... Sempre achei que fosse azul-clara... Confesso que não entendi. rs
    Eu gosto de romances jovens, mas entendi sua crítica, Nanie. Não é que você não gostou, né, só esperava um pouco mais de distopia. Mas é bom para pessoas de uns 13 anos que estão iniciando no mundo da leitura irem se acostumando. Ah, se na minha época eu tivesse acesso a esses livros!

    =)

    ResponderExcluir
  18. Karolyne, eu ainda tenho que ler A Maldição do Tigre =)

    ResponderExcluir
  19. Milla, como distopia tem outros romances que eu indico mais ^^
    Esse outro livro dela parece ótimo também :)

    ResponderExcluir
  20. Joelma, a capa fica escura por causa do flash. Como ela é metalizada, dá um brilho e fica daquela cor ^^ hahahaha  Mas também não é dessa cor que aparece na imagem acima não... é uma cor metalizada que eu não consegui nas fotos >< Só vendo ao vivo para descobrir ^^
    Então, Joelma, eu gostei, só que só da parte do romance. Na parte da distopia eu senti falta de uma crítica maior. 
    Eu acho que o livro é bom para todo mundo que está em busca de um romance interessante e diferente ^^ É que como distopia, eu imagino que há um outro público interessado.

    ResponderExcluir
  21. Li Delírio a pouco tempo e gostei, realmente foca no romance, até porque a história para mim só ganhou ritmo depois que o casal foi apresentado "formalmente". Mas ainda que não tenha críticas em todas as páginas elas ainda estão lá. Acho que por se tratar de uma trilogia é bem possível que essa parte seja mais aprofundada nos próximos livros. Assim como espero que os próximos livros ganhem ritmo, o que senti falta nas primeiras 170 páginas de Delírio. 
    Fiquei completamente assustada com a frieza dos personagens deste livro. Pela sinopse tinha imaginado que se tratava da cura do amor romântico, mas não. As pessoas realmente convivem com a mais completa falta de amor, e eu simplesmente não conseguiria me imaginar vivendo neste ambiente, onde nem uma mãe pode ter carinho pelos seus filhos. Sobre o final, realmente não parece um final, ou não deveria ser um final, porque eu quase tive um treco quando vi que terminava daquele jeito. Minha ansiedade foi lá em cima, e bateu uma necessidade enorme de ter os outros livros em mãos.Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Nani, ah, não tem jeito, eu senti falta dessa parte nesse primeiro livro... mesmo que a autora dê um maior enfoque a isso nos próximos, esse primeiro vai ficar com essa deficiência.
    É muito estranho um mundo tão apático quanto o descrito, né?! As pessoas só cuidam das outras por convenção social - não há lembranças, não há amor... é triste ><
    Que final foi aquele?! Não foi final >< eheheh Eu quero ler o próximo, mas já vou preparada para um bom romance e não esperando uma boa distopia ^^

    ResponderExcluir
  23. 0 o , estou muito curiosa com o livro, e agora estou curiosa sobre as observações que fez no final, eita quando ler vou prestar bastante atenção,adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  24. 0 o , estou muito curiosa com o livro, e agora estou curiosa sobre as observações que fez no final, eita quando ler vou prestar bastante atenção,adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  25. 0 o , estou muito curiosa com o livro, e agora estou curiosa sobre as observações que fez no final, eita quando ler vou prestar bastante atenção,adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  26. Ilma, as observações do final são bem pessoais, mas você vai perceber também =)
    Espero que curta a leitura^^

    ResponderExcluir
  27. Ilma, as observações do final são bem pessoais, mas você vai perceber também =)Espero que curta a leitura^^

    ResponderExcluir
  28. Esse comentário veio errado, né?! É da Ilma?! Se for mesmo (como é uma cópia), irei apagá-lo ^^ Aguardo sua confirmação.

    ResponderExcluir
  29. Hum... Fiquei curiosa assim que li  a sua resenhas e já tinha lido umas sinopses. Agora é conseguir um exemplar e ler. 

    ResponderExcluir
  30. Suellen, espero que consiga ler logo para me dizer o que achou :)

    ResponderExcluir
  31. Suellen, se eu achar alguma boa promoção dele na web, te aviso, prometo *-*

    ResponderExcluir
  32. Cadê os paramédicos? To tento uma coisa... Avisa sim. Ai! Esperando. =)

    ResponderExcluir
  33. Agora, lendo a sua resenha, eu acho que entendi porque as pessoas parecem decepcionadas com Delírio. Não é que seja um livro ruim, apenas não é o que se espera pela sinopse, é isso? Eu acho a capa linda - e realmente, é muito mais linda ao vivo - e tenho vontade de ler, mas tinha ficado meio insegura com todos os comentários negativos. Acho que vou dar uma chance para Delírio, mas sem urgência, haha. Muito legal sua resenha, adorei (:

    Beijos,
    Samantha
    Books and Other Things - http://livroseetecetera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Samantha, foi exatamente isso que me desagradou no livro - ele tem muito mais romance e dúvidas adolescentes do que a parte de distopia (crítica social) >< 
    É muito bom como romance, mas acho que todo mundo começa a ler esse livro justamente em busca da distopia, porque é isso que ele promete, e aí acaba se decepcionando...

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥