quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Sala dos Répteis, de Lemony Snicket

A Sala dos Répteis, de Lemony Snicket
Companhia das Letras - 177 páginas
E as desventuras dos órfãos Baudelaire continuam - agora em uma casa onde eles podem encontrar uma Sala dos Répteis.




Título: A Sala dos Répteis
Título Original: The Reptile Room
Autor: Lemony Snicket
Tradutor: Carlos Sussekind
Ilustrador: Brett Helquist
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 1999
Nº de Páginas: 177
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Desventuras em Série - Vol. 2
Outros livros da série:
     - Mau Começo

ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Se você achava que depois de todas as desgraças ocorridas com os três pobres órfãos Baudelaire no primeiro livro agora eles finamente irão viver felizes para sempre, como sempre diz o autor, talvez seja uma boa ideia deixar esse livro de lado e procurar algo mais feliz para ler.
Quando Klaus, Sunny e Violet partem para a casa de Tio Monty ficam bastante receosos com o que vão encontrar por lá. Mas não poderia ser pior do que foi com o Conde Olaf, não é?! E realmente não era. Os irmãos passaram uma das semanas mais felizes de sua vida com o Tio Monty - que era um tutor maravilhoso. Entretanto, essa semana passou rápido - e a sombra que os perseguia não iria deixá-los em paz tão cedo.

O que eu achei do livro:
Confesso, sou viciada nessa série! Pronto, falei.
Acho que nenhum outro livro consegue me fazer rir tanto, mesmo já conhecendo a história. Já tem algum tempo que li os livros e alguns detalhes eu já havia esquecido - o que é ainda melhor!
Lemony Snicket enquanto autor é hilário - só a sua maneira diferente de contar a história já me cativa! E a história é tão absurda que não há como não ficar encantado pelos personagens e situações pelas quais eles passam. É impressionante o quanto os adultos responsáveis pelos órfãos são ingênuos e quase que inúteis - e tenho certeza que todas as crianças pensam (ou já pensaram) assim sobre os adultos. O autor consegue captar a aura infantil soberbamente. Como eterna criança que sou, me sinto vivendo as desventuras junto com Klaus, Violet e Sunny.
Com já mencionado na resenha do primeiro volume da série, a versão cinematográfica é uma adaptação dos três primeiros volumes da série. Quem já assistiu o filme irá se surpreender com a grande diferença que existe com o segundo livro!
Algo que muitos podem considerar com um ponto negativo já pode ser observado nesse livro: uma estrutura fixa, que será repetida em todos os livros da série. Eu não chego a considerar isso um ponto negativo, ainda mais quando levamos em conta que esse é um livro infantil. Mesmo sabendo que existe essa certa "estrutura" que será seguida por todas as histórias, é divertido demais acompanhar as diferentes maneiras com que a história se desenrola.
Deu para perceber o quanto sou fã dessa série?! Acho que a empolgação não passará despercebida! Desventuras em Série é uma delícia e super indicado para crianças desde a barriga das mães até os 135 anos!

PS: Como o tradutor, eu também não consegui entender por que, afinal de contas, o autor coloca sapos como reptéis. E não é apenas em uma passagem não... o tempo inteiro os sapos são tratados como répteis. Isso é deveras estranho. Então, crianças, fiquem atentas: sapos são anfíbios a despeito da loucura de Lemony Snicket (Daniel Handler e seu editor com certeza sabem que sapos são anfíbios).

PS2: As dedicatórias dos livros dessa série sempre me matam de rir. Acho que é uma das partes mais divertidas. E a desse segundo volume é uma das melhores de toda a série!
"Para Beatrice - 
Meu amor por você viverá para sempre.
Você não teve a mesma sorte."

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


32 comentários:

  1. Eu adoro essa série também.. amo muito os personagens e o autor realmente nos cativa com sua maneira única de descrever uma tragédia!
    kkkk também morro de rir com essas dedicatórias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem ri com sua resenha! haha O livro deve ser muito bom, muito engraçado. Ainda não li, mas já tinha ouvido falar sobre o autor, e de um lançamento dele nos proximos meses. Vou procurar pela resenha do vol 1.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!!!!!!!! 

    Eu vi o filme uma vez e fiquei meio perdida, mas depois de assisti a segunda vez entendi um pouco. Acho que não estava prestando atenção aos detalhes, mas tudo bem. Sobre o livro eu não sabia que era uma serie, mas suspeitava que fosse um livro. Acho que um dia lerei. 

    ResponderExcluir
  4. Nunca li Desventuras em série por dois motivos: por nunca ter caído em minhas mãos e sempre estar muito caro nas livrarias...

    :((

    Assisti ao filme e como sempre fiquei doido pra ler a obra original. Mas até hoje, nada....

    Excelente resenha!Muito bem comentada e não achei que tinha muito spoiler's...
    rsrs

    Bjo

    Papos Literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  5. Sim - é uma série bem comprida, Suellen - são 13 livros no total! E é uma série deliciosa =)

    ResponderExcluir
  6. É porque você já assistiu ao filme >< ahahahahah 
    Eu adoro essa série *-* Comprei há um tempão quando ainda estava muito caro - dividi de 6 longas vezes >< hahahah loucura, né?! Mas fiquei super feliz =) E agora estou ainda mais feliz relendo as desventuras dos desafortunados irmãos Baudelaire.

    ResponderExcluir
  7. Grande, né?! Mas vale super a pena =)

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme, posso ler a resenha? rs
    Essa é uma série q gostaria mto de ler pq adorei o filme (olha aí a relação filme X livro do outro post!).
    Pena q aqui na biblioteca só tem acho q o 5º e 6º. E para comprar toda a série achei q vai ficar caro, mesmo do sebo. 13 livros a R$9,00, cada um. Mas continua na lista!
    Tb gostei da dedicatória! kkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Pode, poder ler a resenha se já viu o filme =D ahahaha Para quem viu o filme não tem nenhum spoiler não =D
    Essa série acaba saindo cara mesmo, porque são muitos livros né...
    No Submarino - clique aqui - a série inteira (com uma caixa linda que eu invejo) está saindo na promoção. Ainda não é barato, mas é um preço bom e pode ser dividido em até 12 vezes =D 

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso muito ler essa série.
    Se já amo o filme, acho que vou me deliciar com os livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Com certeza vai amar *-* Essa série é simplesmente o máximo \o/

    ResponderExcluir
  12. Com certeza é uma dedicatória engraçada, mas tem um Q de triste nela também.. rs Não li nenhum livro da série, mas conheço o filme e juro que consegui ouvir a voz do narrador da adaptação cinematográfica enquanto li a sinopse do livro! Estou me sentindo louca por isso, mas é verdade. rs 
    Fiquei morrendo de vontade de ler os livros agora. Vou ver o que é possível fazer, considerando que o preço da série é bem salgado... 

    ResponderExcluir
  13. sim sim! EU AMO AS DEDICATÓRIAS DOS LIVROS. Fiz um video dedicado só a isso pra #SemanaHandler, vc vai ver! É BOM DEMAIS DA CONTA, SÔ.
    meu livros de DeS são todos rabiscados, por conta da genialidade do Handler. Qdo empresto pros meus amigos eles morrem de rir, hehe. BUT THAT'S HOW I ROLL, BABY.
    enfim. linda resenha de fangirl. SER FANGIRL DE HANDLER/SNICKET NÃO É PRA QLQ UM

    ResponderExcluir
  14. Embora não tenha lido o primeiro livro,li sua resenha e gostei muito.Vi o filme e confesso que amei as complicações desses 3 orfãos a procura de um parente que gostasse deles de verdade.Eu não sabia que era uma série...Bj e tenha um aótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Lemony Snicket é sempre assim - ele é hilário, mas é algo meio humor negro, sabe?! Eu acho incrível =)
    O preço é salgadinho, mas são treze livros! No Submarino tem um preço bem bacana para a série toda (com uma caixa linda que eu não tenho ><) e ainda divide - vale a pena!

    ResponderExcluir
  16. Ah, que máximo! O vídeo com certeza vai ficar super divertido! Essas dedicatórias são o máximo na série ><
    Ah, eu sou bastante chata com meus livros... hahahah ainda estão novinhos aqui comigo - só empresto para quem tem MUITO cuidado =)

    ResponderExcluir
  17. Eva, é uma série com 13 livros e é incrível *-* Eu adoro os livros!

    ResponderExcluir
  18. Gostei de saber disso...minha filha vai adorar saber também,ela é super fã do "Desventuras em Série.

    ResponderExcluir
  19. Só de olhar para a capa eu não compraria,tenho pavor de répteis.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  20. Sério?! Ah não... mas o livro é tão divertido ><

    ResponderExcluir
  21. Finalmente consegui tempo para ler a resenha. Nossa, como vc me deixou empolgada para ler a série! Adorei tudo o q vc escreveu!
    Assim q tiver oportunidade vou ler/comprar. Na verdade, nem sabia q são tantas páginas por livro e tb q o filme é baseado nos 3 primeiros. Gostei do filme pq é tudo muito absurdo e gostei tb da interpretação do Jim Carey como o conde Olaf (é isso msm, né? faz tempo q assisti e não encontrei o dvd para comprar).
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. É isso mesmo - o Jim Carrey é realmente impagável como Conde Olaf - eu amei =D
    Não são tantas páginas, na verdade são bem pouquinhas - menos de duzentas >< E a leitura é bem rápida e dinâmica - uma delícia!
    Leia a  série sim - você vai adorar!

    ResponderExcluir
  23. nao li o primeiro livro da série!!! :(
    mas já li a resenha!!!rsrsrsrs :D

    ResponderExcluir
  24. Driely, a série é ótima - uma delícia ^^ 

    ResponderExcluir
  25. Oi, Nanie!

    Tenho uma história com essa série, rs. Uma história deveras triste (para mim). Todo ano, tem uma feira do livro na minha cidade (nada muito grande, mas um paraíso para uma bookaholic). Vou desde pequena. E, desde a primeira vez em que fui, dois livros me chamaram a atenção - ou melhor, duas séries -: Deltora Quest e Desventuras em Série. Como eu era pequena, as capas maravilharam-me (ainda me maravilham). E, como eu era pequena, sempre esquecia o nome do livro ou a banca em que o tinha visto e acabava comprando alguma historinha besta.

    Passei anos nesse ciclo. Só depois, crescida e com alguma "formação" em livros, encontrei as séries. Tenho Deltora Quest quase completa (faltam três livros. Pelo amor de Deus, é livro demais!). Todavia, não tenho Desventuras em Série. Sempre me esqueço dela quando vou para a sessão juvenil. Ai, tenho de ler essa série! É uma parte da minha infância que preciso completar, hauehuaeh.

    Adoro a forma como o autor começa o livro, já dizendo para não esperarmos por finais felizes ou acontecimentos bons, rs.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  26. Fátima, eu acho sempre muito engraçada essa forma do autor contar sua história! Eu adoro!
    Dê um jeito de ler essa série sim, você vai adorar =D
    Eu sempre quis ler Deltora Quest... um dia também vou conseguir ^^

    ResponderExcluir
  27. ri com a resenha
    o livro entao deve ser muiiiitoo bom

    ResponderExcluir
  28. Dani, todos os livros dessa série são ótimos =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥