sábado, 18 de fevereiro de 2012

Paixão de Primavera, de Célia Xavier de Camargo

Paixão de Primavera, de Célia Xavier de Camargo
Petit - 359 páginas
Um romance que encerra muito mais do que amor e ódio em suas páginas, mas crescimento espiritual, perdão e paixão.


Título: Paixão de Primavera
Autor: Célia Xavier de Camargo*
Editora: Petit
Ano da Edição: 2011

Nº de Páginas: 359
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Ludmila vivia em uma pequena aldeia nos montes Urais, na Rússia, com seus pais. Era uma vida simples, mas tranquila. Porém, a garota não conseguia se sentir feliz.
Até que um dia um grupo de cossacos para na vila para passar a noite e a jovem se apaixona pelo líder do grupo - o valente Yuri.
Por ironia do destino, uma das carroças se quebra e os cossacos são impedidos de partir na manhã seguinte, passando um tempo a mais na aldeia. É o suficiente para que Ludmila e Yuri se encontrem e tenham certeza de que nunca mais serão felizes separados.
Quando o momento de partir enfim chega, Yuri rapta a jovem e leva-a consigo. Entretanto, os pais da garota e os moradores do povoado não poderiam deixar isso acontecer. Dimitri, um valente rapaz que nutria sonhos de se casar com a moça, parte em busca dela, pretendendo trazê-la de volta sã e salva.
O percurso percorrido, porém, não seria simples - muitos acontecimentos aguardam Ludmila.

O que eu achei do livro:
Vou começar essa resenha de maneira um tanto diferente, mas, a meu ver, necessária para que eu possa explicar o que esse livro foi para mim.
Eu sou parceira da Petit e da Butterfly, um selo da primeira, desde o ano passado. Dois livros deles já foram resenhados aqui no blog, ambos escolhidos por mim. No final do ano a editora mandou três livros, entre os quais Paixão de Primavera. Não vou negar que a capa seja belíssima, porque incontestavelmente ela o é. Mas uma capa não faz um livro, não é mesmo?
O meu grande receio quanto a esse livro era o meu ceticismo aliado a um preconceito do qual tenho muita vergonha, mas cuja existência não posso negar. Do que estou falando? Da questão de ser este um livro psicografado e, além disso, ditado pelo espírito de Leon Tolstói. Se acredito nisso? Honestamente não. O que não quer dizer, entretanto, que estou duvidando da médium ou da editora. Nunca tive a oportunidade de ler nada escrito por Tolstói e, sejamos honestos, mesmo que eu tivesse lido seria uma tradução, que por si só já pressupõe uma adaptação, por mínima que seja. Quem sou eu então para dizer que o livro não foi ditado pelo espírito? Ninguém. E por isso mesmo eu não afirmo tal coisa, mesmo que meu ceticismo seja tão grande e que eu não consiga acreditar que ele o tenha feito.
Deixando meu ceticismo de lado, ainda tive que lidar com o preconceito. Sim, preconceito puro pois eu nunca tinha lido um livro psicografado, nem por Célia Xavier de Camargo nem por médium algum. Ainda assim, arraigada em minha mente estava a certeza de que iria detestar a leitura. Por quê? Como eu disse, puro preconceito.
Para minha felicidade e deleite, entretanto, eu estava bastante errada.
O livro traz uma história muito gostosa e bem escrita. Tem uma linguagem bem simples, o que facilita a leitura e a torna bem fluidia. Passada no final dos século XIX na Rússia, mostra um pouco dos costumes e da realidade da época, o que me fascinou muito.
A protagonista, Ludmila, conseguiu ganhar minha aversão logo nos primeiros capítulos, por ser uma menina muito boba, que não dava valor ao que tinha e nutria desejos por mim considerados fúteis. E tenho que confessar que mocinhas bobinhas (que não é o caso da Ludmila) me desagradam, mas mocinhas fúteis me tiram do sério. Entretanto, com o passar da história e ao enfrentar as adversidades a ela apresentadas, Ludmila cresceu muito e evoluiu bastante, conseguindo me conquistar. E ela não é a única personagem que conseguiu o intento. De fato, os personagens deste romance são muito cativantes.
Para quem é espírita ou cristão o livro ainda traz algumas mensagens bem interessantes, belas e reflexivas. Mas para quem não é, o final da história pode ser um tanto incômodo, pelo alto teor de ensinamentos religiosos. Ainda assim, é interessante pensar nas questões que o livro acaba levantando.
A edição feita pela Petit ficou muito bonita! A capa é maravilhosa, com uma arte linda, alto relevo e verniz localizado. Por dentro, o trabalho gráfico também não deixou a desejar, a abertura dos capítulos é uma imagem floral encantadora. Entretanto, a revisão do livro poderia ter sido um pouco melhor, principalmente no que concerne às vírgulas.
Um ponto que me incomodou um pouco nesta história é o tempo passado do início ao fim - são mais de trinta anos de história! Qual é o problema? Eu senti a falta de um maior desenvolvimento em alguns pontos, que acabaram não sendo explorados.
Paixão de Primavera se mostrou, então, um romance muito gostoso, apesar do meu preconceito inicial. Esperava encontrar uma leitura pesada, lenta e desagradável e acabei encontrando um livro delicioso, com personagens cativantes e uma história muito agradável!

PS: Uma passagem do texto me chamou muito a atenção.
"- Caro amigo, não sabe como são os jovens de nosso tempo. Preocupam-se apenas em aproveitar a vida, mergulham em farras e orgias, bebem muito, não se interessam por livros e nada aprendem."
Sabe qual o mais curioso deste texto e que acabou por me chamar tanta atenção? É porque apesar do que possa parecer em um primeiro momento, ele não é dito por alguém do nosso tempo, mas sim por um personagem do final do século XIX. Dá para acreditar? Tenho, então, que concordar com as palavras ditas logo em seguida.
"- Conheço bem tudo isso. Contudo, essa não é uma característica de sua época, mas creio que de todos os tempos."

*O livro é psicografado por Célia Xavier de Camargo e ditado pelo espírito Leon Tolstói.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



39 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Eu entendo o que você quer dizer com o preconceito, já deixei de ler vários livros por detalhes bobos e insignificantes.

    Gostei da sua atitude em explicar o seu ponto de vista sobre o livro, e por ter deixado de lado essa difereneça e ter apreciado a leitura.

    Parabéns pela iniciativa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de romances espíritas, não sou da religião, mas gosto da mensagem que o espiritismo passa e sempre gostei dos livros. A capa deste não é linda, é magnífica e eu sempre quis ler, confesso que leio livro pela capa sim. Enfim, gostaria muto de ler Paixão de Primavera.

    Beijão

    Van - Balaio

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito deste tipo de romance amiga, acho que foi por isso que não virei parceira da editora amiga. Acho que não é preconceito, na minha opinião é por que sou evangélica e não acredito mesmo. 

    Mas vendo pelo lado de um romance, esquecendo o lado espirita da coisa, acho que o livro parece ser legal. A capa é linda mesmo né?BjkssKá Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Carla, eu sempre tento vencer meus preconceitos, mas infelizmente eles existem >< Ainda bem que eu deixei-o de lado para poder ler esse livro - apreciei demais a leitura ^^

    ResponderExcluir
  5. Vanessa, eu também gosto de livros espíritas e das mensagens que eles passam, o meu preconceito era mais direcionado ao livro por ser psicografado. 
    A leitura é muito boa - se você gosta desse tipo de livro, com certeza vai se apaixonar por Paixão de Primavera!
    A capa é o máximo, não é?! Eu também sou vencida pela capa várias vezes ^^ E a desse livro é uma das mais lindas que já vi.

    ResponderExcluir
  6. A capa é linda demais, Ká! Isso não tem como negar. Bom, se você tiver a mente aberta, não vejo problema algum em ler a história - ela vai muito da crença cristã e não apenas da crença espírita. Acho que com muitas passagens você poderia se identificar ^^
    O romance é muito lindo - a protagonista passa por tantas coisas... é uma história muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Também nunca li nada deste tipo mas eu acho que tenho uma certa vontade de conhecer coisas novas sabe? Além de claro, como você falou, a capa é bem chamativa.

    xoxo,thayhttp://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom conhecer coisas novas e só assim para poder dizer o que acha :)
    Eu gostei bastante do livro.

    ResponderExcluir
  9. Ja li um livro espirita, confesso que não faz meu estilo, mas não tenho preconceitos. Tambem não acredito nessa coisa de espirito ditando o livro e tal...
    A capa do livro até que é legalzinha...

    ResponderExcluir
  10. Ahhh Nanie, que resenha intrigante! Sabe que, falou de Rússia, Guerras Mundias, Europa, etc. eu estou dentro, né? Não resisti e li a resenha, me deixando muito curiosa!
    Também não sou fã de livros psicografados... não acredito muito nessas coisas. Mas eu tenho um aqui na minha estante para ser lido e, se eu conseguir passar por ele, com certeza vou conferir essa história porque se passa num cenário que eu considero fascinante!
    Parabéns pela resenha, sinceridade é muito importante na hora de expor suas opiniões e eu acho que, mesmo que haja um preconceito, eu me senti encorajada a ler o livro, pois é uma leitura muito diferente do que eu imaginava quando comecei a ler a resenha e vi que ele era psicografado. Às vezes podemos nos surpreender, não? :D

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  11. Nanie,

    Gostei da sua história de superação do preconceito!! rs
    Já li alguns livros psicografados pela Zíbia Gasparetto, e são até bons. Mas não é meu tipo preferido de leitura.
    Apesar de ser cristã, não gosto de livros que carregam muito na dose dos ensinamentos...
     

    ResponderExcluir
  12. Oie Nanie!

    Eu quero muito esse livro, esse tipo de leitura me agrada.Parabéns, a resenha ficou maravilhosa ;)

    Beijos
    Luciana
    Blog:Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Nem sei o que escrever. O livro parece que é fascinante. Gostei! 

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanie!!! Houve uma época em que li muitos livros espiritas, mas depois de um tempo cansei, era sempre a mesma coisa.
    Hoje evito esse tipo de livro, mas ao que parece o romance deste livro é interessante, então eu o leria como um livro comum e não psicografado. Acho que assim eu seria capaz de apreciar. bjs

    ResponderExcluir
  15. Também não gosto de psicografia,
    Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?Isaías 8:19Bjs
    Luciane Oppelt 

    ResponderExcluir
  16. Eu confesso que acho a capa desse livro linda demais - uma das mais lindas que tenho na minha estante!
    Gosto de livros espíritas, mas não acredito nesse ponto também, como citei. Acho que quem não gosta de livros espíritas dificilmente vai gostar desse romance, apesar de ser uma história tão linda.

    ResponderExcluir
  17. Pois é, Vê! Esse foi um livro que me surpreendeu bastante e muito me agradou =) 
    Só não o recomendo para você se você não gostar de livros espíritas. Mas se você curte esse tipo de leitura e se tem uma mente aberta, com certeza vai gostar bastante dessa história!

    ResponderExcluir
  18. Joelma, eu gosto de me dizer uma pessoa livre de preconceitos, mas a verdade é que ninguém é livre de preconceitos. Portanto, o certo seria dizer que gosto de ultrapassar as barreiras que os preconceitos me impõem para tentar desmantelá-los.
    Eu gostei bastante do livro e não o achei tão carregado de ensinamentos... Tem alguns, mas não é em demasia não =)

    ResponderExcluir
  19. Luciana, se você gosta desse tipo de leitura, acho que você vai se apaixonar por esse livro! 

    ResponderExcluir
  20. Suellen, é uma história muito interessante! Seguimos praticamente toda a vida da protagonista Ludmila =)

    ResponderExcluir
  21. Rê, eu não tenho costume de ler esse tipo de livro, então não vejo dessa forma =)
    Não dá para encarar como um livro comum, tem alguns pontos que o fazem essencialmente ser um livro psicografado, além dos ensinamentos que ele transmite fazendo-o um livro espírita. Mas é uma história muito bonita! 

    ResponderExcluir
  22. Luciane, se você apenas não acredita, mas não vê problema, você pode gostar bastante do livro! Pois ele fala algumas coisas muito bonitas - e para quem gosta de estudos bíblicos e é cristão, a leitura é ainda mais prazerosa.
    Por outro lado, se isso é algo que te incomoda muito, é melhor não realizar a leitura mesmo, porque a crença do livro é espírita.

    ResponderExcluir
  23. Acabei de ler uma obra psicografada por Maria Gertrudes pelo espírito do Conde J. W. Rochester e trata-se de um romance passado na Rússia, mais precisamente em São Petersburgo. Assim como você também tinha preconceitos com relação a esse tipo de literatura, já que não sou espírita; mas depois que li meu primeiro romance eu amei e já que gostou desse eu vou recomendar o que citei que se chama "Alma de minh'alma"... Bjos!

    ResponderExcluir
  24. Cybelle, então você entende exatamente como me senti =) 
    Obrigada pela indicação ^^

    ResponderExcluir
  25. A história do livro não me atraiu, mas gostei de um ponto legal, por ser contada por alguém do século XIX...


    E a sua resenha também está muito boa. Consegue instigar a curiosidade do leitor.
    Bjo

    ResponderExcluir
  26. Também achei a capa maravilhosa.A história também é linda,amo romances.Gostei muito da sua resenha e também quanto a sua sinceridade,porque se você não falasse,nós jamais saberíamos...bj.

    ResponderExcluir
  27. A capa ao vivo é ainda mais linda!
    E a história também é muito boa =D Para quem gosta de romances espíritas, é um pedido excelente.

    ResponderExcluir
  28. Nunca li nenhum livro psicografado,mas gostei da sinopse e da sua resenha.Além de trazer  mensagens reflexivas o fato de ser uma leitura leve me agradou!Com certeza lerei Paixão de Primavera.

    ResponderExcluir
  29. O livro é muito gostoso, Fabi, e tem uma história muito interessante =D

    ResponderExcluir
  30. Acho que vi esse livro pela primeira vez qui no blog e desde então quis lê-lo. Já li vários livros desse tipo, espiritas e/ou 
    psicografados. Não sou espirita, aliás, 'não sou de religião alguma', mas gosto de ler e isso basta (ou não!). 
    Então, trinta anos de história? Nossa! Isso pode realmente prejudicar o desenvolvimento da história, como você mesma disse. :/ 
    Livros onde o desenvolvimento e amadurecimento das personagem, nesse caso o da mocinha fútil, são bem interessantes e servem como fontes de aprendizado, às vezes. 
    E não é que eu também concordo com as palavras ditas logo em seguida (não segunda citação)?! ^^

    (:

    ResponderExcluir
  31. Se você gosta desse tipo de leitura, então vai gostar bastante desse livro! O tempo muito longo acaba prejudicando um pouco, porque vários momentos passam muito rapidamente, sem serem explorados como deveriam - e isso acaba fazendo falta. Mas ainda assim a história é muito boa!

    Não é mesmo?! Eu também concordo e tive que colocar essa citação aqui ^^

    ResponderExcluir
  32. Me deu vontade de ler!! Essa capa é muito linda! Adoro romances espíritas (eu sou espírita e acho que não há melhor meio de apreender a doutrina espírita que romances. Foi por eles que comecei). Admiro muito essas editoras, um dia eu tomo coragem pra tentar parceria! Deixa meu blog crescer um pouco... rs...

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Juliana, se você gosta de livros espíritas certamente irá amar esse livro =)

    ResponderExcluir
  34. ludmila...o q serah q vai acontecer com ela???fikei curiosa agora!!!

    ResponderExcluir
  35. Driely, nossa, acontecem coisas demais! São muitos anos na vida dessa personagem e são muitos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  36. Ah, eu quero ler esse livro! Estou adentrando no mundo dos livros espíritas. Se acredito neles? Também não sei. Só sei que o primeiro e único que li, Não é preciso dizer adeus, deixou mensagens belíssimas, como amor, aproveitar a vida e dar valor às pequenas coisas. Adoraria ler essa obra. Vou verificar junto à Petit.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  37. Fátimas, as mensagens que os livros espíritas trazem são sempre muito bonitas! E essa é uma obra maravilhosa ^^

    ResponderExcluir
  38. a capa é linda
    mas nao gostei muito da história em si :S

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥