sábado, 25 de fevereiro de 2012

Os Gêmeos, de Pauline Alphen

Os Gêmeos, de Pauline Alphen
Companhia das Letras - 367 páginas
Um futuro que mais parece passado. O que teria acontecido para o mundo que conhecemos evoluir dessa forma?


Título: Os Gêmeos
Título Original: Les Éveilleurs
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 367
Série: Crônicas de Salicanda - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Século XXIII. As coisas não são mais como antes. Nem ao menos parecem uma evolução natural. Aliás, não são. Algo deu tremendamente errado nos Tempos de Antes e as coisas parecem ter regredido. Não há mais tecnologia.
Em Salicanda, cidade fundada por Jors, até mesmo falar daquela época é um tabu.
Mas os gêmeos, Claris e Jad, são curiosos e vão acabar descobrindo detalhes preciosos. Porque as coisas estão mudando mais uma vez.

O que eu achei do livro:
Os Gêmeos é um livro incrível! Pauline Alphen construiu um universo extremamente rico e, aos poquinhos, vai revelando-o para os leitores. É uma delícia ir descobrindo a cada capítulo detalhes do mundo atual e de como ele saiu do mundo onde vivemos e chegou ao ponto onde a história se encontra.
Não sei se podemos considerar Os Gêmos um livro do gênero distópico. Apesar de alguns elmentos comuns a esse gênero - como uma sociedade futurista, onde há o controle de um governo autoritário que tira parte da liberdade dos cidadãos em prol da segurança e da vida perfeita - é totalmente diferente dos demais livros que eu já tenha lido. Saber que algo deu errado foi surpreendente (ou talvez nem tanto assim), mas o mais incrível é perceber que a autora utilizou elementos cada vez mais presentes no nosso cotidiano para descrever as mudanças.
Os personagens criados por Pauline também são realistas, cativantes e muito bem explorados! Acho que nunca vi um livro onde todos os personagens fossem tão bem aproveitados na trama. Não há como dizer que eu gostaria de ter conhecido mais de um ou outro personagem, porque a autora se utiliza de todos - os gêmeos são os protagonistas, mas o tempo inteiro estamos acompanhando outros personagens e suas aventuras.
A linguagem do livro, apesar de ser um juvenil, não é simplista e a leitura é mais lenta. Para mim, que gosto desse tipo de coisa, isso não se configura um problema, mas já deixo avisado porque sei que muitos leitores não gostam de histórias cujo ritmo é mais parado.
O único ponto negativo do livro para mim foi a quase ausência de um clímax. Somente bem no final existe algo que se encaixe nesse perfil e mesmo assim acontece muito rapidamente - confesso que senti a falta de algo um pouco maior.
Claro que a autora não contou todos os segredos e guardou muitas coisas para as continuações das Crônicas de Salicanda. E eu mal posso esperar para ler os próximos livros.

PS: Um dos personagens mais interessantes do livro é um cego. E uma das falas dele é simplesmente inesquecível e eu não pude deixar de compartilhar.
"Bem, no meu modo de... hum... ver as coisas, sou antes de tudo um homem. Sou também um marido, um pai, um irmão. E também sou alto, bonito e tremendamente inteligente. Está achando graça? Isso quer dizer que eu também sou engraçado, às vezes. O que mais, vejamos... Minha mulher diria que sou um mau jogador, um roncador... e outras coisinhas mais, e melhores. Porque eu também sou um rimador! Está vendo, ser cego me caracteriza, mas não me define."

PS2: A autora é filha de uma brasileira com um francês. O livro foi escrito e publicado em francês, mas a versão brasileira foi traduzida com auxílio da autora. Ou seja, a tradução deve estar o mais perfeita o possível.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



32 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Adorei sua resenha! Não sei se vou gostar por ser uma história mais parada, mas não vou dizer que não quero ler.

    Já li outros livros com um ritmo de história bem lento e gostei bastante, pois os personagens me cativaram.

    Ótima dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Uau!!!!!!!!!!!!!!!

    A capa é linda. Pela sua resenha o livro deve ser bom mesmo. 
    =)

    ResponderExcluir
  3. Não sei porquê, mas não gosto dessa capa. Não tinha interesse nem em ler a sinopse porque o título também não me atraiu. Fui ler sua resenha pensando que eu mudaria de ideia. Dai você fala que o livro é lento e que, digamos, nao tem climax... Sinto muito, mas definitivamente este livro não é pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Carla, o livro é MUITO bom! Todo o clima que a autora criou e um mundo que é o nosso, mas o mesmo tempo é completamente diferente é muito curioso! 
    Mas realmente é um livro bem parado, o que eu sei que vai desagradar muitas pessoas... então já deixo o aviso. Para quem não tem problema com isso, o livro é super indicado, pois além de muito bem escrito tem um enredo encantador ^^

    ResponderExcluir
  5. Linda?! A capa é maravilhosa *-* hahahah Eu fico babando na capa desse livro ^^
    Sim, a história é mesmo muito boa - muito diferente.

    ResponderExcluir
  6. Milla, se você não gosto de histórias mais lentas, realmente não é um livro para você! A história é incrível, mas o ritmo é realmente bem lento.

    ResponderExcluir
  7. Olá Nanie!
    Eu vi esse livro no vídeo da editora Companhia das Letras e me interessei muito. Confesso que ainda não li nada do gênero distópico, mas acho super interessante e tenho uma imensa curiosidade, afinal todos estão falando super bem e há cada vez mais lançamentos por aqui.
    Os Gêmeos me conquistou completamente quando vi a apresentação do lançamento aqui no Brasil e fiquei super curiosa, além de louca para ler o livro. E o que é essa capa maravilhosa? :O Já tinha entrado na wishlist, mas agora com a tua resenha consegui ter uma ideia melhor do que se trata o livro e já o coloquei na lista de próxima compra, é claro! Confesso que preciso de um livro com um ritmo mais lento, apreciar melhor a história e os personagens. *-*
    Eu sou super chata com relação aos personagens secundários. Sempre tenho mil e uma perguntas sobre eles e desejo de conhecê-los melhor, aprecio muito quando eles tem realmente importância na história. (:
    Amei a tua resenha, Nanie e já fiquei louca para conhecer esse personagem cego através dessa citação maravilhosa!

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Samy, o livro é realmente incrível! Muito bom mesmo =D E como eu falei, os personagens secundários quase não podem ser chamados de secundários, pois aparecem muito no livro - é ótimo! E a capa é linda mesmo, né?! Eu me apaixonei =D

    ResponderExcluir
  9. Li sua resenha e agora sim fiquei curiosa. Já tinha visto esse livro em pré-venda, mas nem liguei muito. Agora que parei p prestar atenção, e olha, que capa linda. A história é bem dierente , eu nunca li nada do tipo, parece ser bom.

    ResponderExcluir
  10. É um livro muito diferente e muito interessante!

    ResponderExcluir
  11. A capa é bem chamativa e o fato de ter um universo próprio já me chamou atenção!Só não me agradou o fato do livro não ter clímax,mas darei uma oportunidade para lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. É o nosso mundo - só que completamente diferente em um futuro não tão distante que evoluiu exatamente do ponto onde estamos - é bem interessante =D

    ResponderExcluir
  13. Que capa linda! 
    Estamos acostumados (pelo menos eu) a histórias sobre o futuro que mudas as coisas e tudo mais, e não sobre quando as coisas retrocedem (um futuro sem tecnologia? o.o). Então, quando isso acontece nos livros (em cinema há muitas (ou não!) histórias desse tipo), ficamos surpresos e ansiosos. 
    A citação foi muito boa mesmo! E a tradução deve setar excelente! 

    O que mais posso dizer?! Hum, quero ler!  

    (:

    ResponderExcluir
  14. É verdade! Estamos sempre acostumados a um futuro onde há uma evolução progressiva - com mais tecnologia, não com menos =D Mas esse livro é incrível!

    ResponderExcluir
  15. Deve ser bem interessante,fiquei curiosa,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  16. Muito bonita esta citação que você colocou no final da resenha, seres humanos são realmente complexos para serem definidos por apenas uma característica.
    Sobre o livro, já estava encantada pela capa, e eu confesso que como adoradora de capas não resisto a julgar por elas... Mas a história parece ser tão boa quanto a capa e isso me empolga ainda mais.
    Adoro distópicos e ainda que não se possa dizer que Os gêmeos trate-se de um já fiquei empolgada pelas semelhanças citadas por você. Outra coisa que me deixou interessada também é saber como as coisas foram se alterando da nossa realidade para a realidade em que vivem os gêmeos. 
    Espero ler este livro logo.

    ResponderExcluir
  17. Saaneflores, pelo seu comentário, tenho certeza que vai adorar esse livro! 

    ResponderExcluir
  18. A fala do cego é emocionante mesmo.
    Que livro comovente!Bonito demais!Parabéns pela resenha.

    Abraço

    papos literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  19. Oi Nanie!!! Adorei a fala do cego. Principalmente quando ele diz que ser cego é uma caracteristica, mas não o define.
    Eu gosto do estilo distópico e se o livro chega perto disso já me deixa interessada.
    Sou aquele tipo de pessoa que acredita no fim do mundo. Não em um fim total, mas em uma mudança radical. No fim do mundo como o conhecemos hoje.
    A cada dia que passa as maquinas e a tecnologia ocupam um espaço maior no nosso dia a dia. Mas será que isso é realmente saudavel??
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Rê, a fala dele é incrível, não é?! Eu achei linda!
    Acho, então, que você vai amar o livro porque é exatamente isso o que aconteceu - o fim do mundo como o conhecemos por causa de tanta tecnologia... é uma história ótima =)

    ResponderExcluir
  21. Achei a citação do cego ótima!
    Eu adoro essa capa, é linda! Mas não me interessei pelo livro, porque não gosto de livros lentos. A história parece ótima, talvez se tivesse uma narrativa diferente eu gostaria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Erica, eu não resisti e tive que colocar essa citação - que é maravilhosa! O livro é excelente, mas é bem lento... então quem não tem paciência para ler livros do tipo não vai gostar da história...

    ResponderExcluir
  23. to pensando em comprar esse livro desde  o lançamento..mas ai eu pensei: e se me arrepender depois?
    agora que li essa resenha vou comprar!!! :D

    ResponderExcluir
  24. Driely, não vai se arrepender - é uma história maravilhosa!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Nanie!

    Acabei de encontrar seu blog, flor. Buscava resenhas desse livro e parece que não há muitas pela blogosfera - pudera, o livro é muito novo.

    Fiquei muito ansiosa pela leitura. Além da obra estar no desafio literário de que participo, o enredo é extremamente interessante. Que pese que adoro histórias distópicas - e não as considero tão distópicas assim.

    Ótima resenha. Situei-me em relação ao livro e quero lê-lo. Escrita impecável!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Fátima, espero que goste do livro tanto quanto eu gostei - é uma história incrível!

    ResponderExcluir
  27. que triste! comprei o livro e esqueci na
    casa dos meus pais. estou louca de vontade de ler *-*
    nem sei quando vou ter tempo
    mas enfim, a resenha ta super legal

    ResponderExcluir
  28. Dani, então vá lá pegar porque a história vale muito a pena =D hehe

    ResponderExcluir
  29. Gostei  muito da sua resenha,amei principalmente da citação do cego....a capa também é incrivel.

    ResponderExcluir
  30. Eva, o livro é bem bacana =D A capa também é linda!

    ResponderExcluir
  31. I have read so many poѕtѕ on thе topic of the bloggеr lovеrs except this
    article is tгuly a gooԁ pаragraph, keep it up.


    Feel frеe to surf to my hοmepage ::
    payday loans

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥