quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Atlas Esmeralda, de John Stephens


O Atlas Esmeralda, de John Stephens
Suma de Letras - 295 páginas
O Atlas Esmeralda conta a história de três crianças que queriam, acima de tudo, ter sua família reunida novamente.




Título: O Atlas Esmeralda
Título Original: The Emerald Atlas
Autor: John Stephens
Tradutor: Lívia de Almeida
Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2011
Nº de Páginas: 295
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Os Livros do Princípio - Vol. 1

Sinopse:
Kate, Michael e Emma viveram grande parte de suas vidas em orfanatos - mas eles se recusam a serem chamados de órfãos. Afinal de contas, Kate se lembra da mãe dizendo que iria voltar, mesmo tendo apenas quatro anos quando se separaram.
Mudar de orfanato não era uma novidade para as crianças. E a cada mudança, os lugares só pareciam ficar ainda piores. Assim, as crianças não esperavam encontrar um lugar encantador, ou acolhedor, quando foram mandados para Cambridge Falls sob os cuidados de um certo Sr. Pym.
Enquanto faziam um tour pela nova casa - um orfanato que tinha apenas três crianças, eles próprios (e eles acharam o fato estranho) - encontram um cômodo muito diferente, que parecia estar escondido. Lá dentro acham um livro muito estranho, um livro que os leva ao passado - o passado misterioso da estranha Cambridge Falls.
Mas o pior nem foram os perigos que encontraram nesse lugar - quando tentaram voltar, Kate e Emma conseguiram, mas Michael ficou no passado. Como usaram uma foto dada por Abraham - um dos empregados da casa - para chegar ao passado, elas precisam agora arrumar outra foto para voltar e trazer Michael de volta.
"Esta é a história de três crianças que só queriam salvar sua família e acabam tendo que salvar o mundo."

O que eu achei do livro:
Adorei essa aventura!
John Stephens escreve super bem, com uma linguagem simples e descomplicada - que nos leva a degustar as páginas do livro rapidamente! O enredo é inebriante e os personagens muito bem construídos!
Há de se ressaltar que é uma aventura infanto-juvenil com os elementos clássicos de obras desse tipo. As crianças não são exatamente "guerreiras", mas não fogem muito disso. Eu, como a eterna criança que sou, adoro esse tipo de livro e me sinto na pele dos personagens, vivendo junto com eles os perigos e as descobertas.
Emma, a irmã mais nova, é uma personagem muito divertida - um tantinho egoísta, com uma enorme necessidade de atenção e aprovação - que me fez rir bastante durante a leitura! E é claro que não poderia faltar aquele mentor com ares de "Gandalf/Dumbledore". E eu morri de amores pelo personagem, como já era de se esperar.
Infelizmente, os verbos não foram corretamente utilizados na versão brasileira - principalmente no imperativo, que é conjulgado como segunda pessoa ao invés de terceira. E isso me incomodou bastante durante a leitura! Um ponto negativo para um livro que, de outra forma, seria ainda melhor.
O livro tem um final satisfatório - o que sempre me agrada quando a história é parte de uma série. Entrentanto, deixa muitas pontas soltas para o próximo livro, o que, para mim, não chega a ser um defeito, mas é o suficiente para me deixar doida pela continuação da série!
O Atlas Esmeralda traz uma incrível aventura - repleta de perigos, mistérios, magia e crianças!

PS: A série Os Livros do Princípio, a princípio (o quão engraçado é isso?), é uma trilogia. Não consegui encontrar os títulos dos dois próximos livros da série no site oficial.

PS2: Quando li na orelha do livro que o autor foi roteirista de alguns episódios de Gilmore Girls, eu pensei "ah, tá explicado porque é tão bom e divertido".

PS3: Minha edição veio com um pequeno rasgo na capa. Isso não tem muito a ver com a resenha, mas eu fiquei tão triste que tive que comentar. Espero que a colinha que passei segure e não deixe rasgar ainda mais!

Nota: 






Dificuldade de Leitura: 


58 comentários:

  1. Mesmo sendo infanto-juvenil este livro parece mtoo bom! É o estilo de livro q eu gosto. Estou louca pra arranjar um tempinho pra ler! ;-)
    Bjo,
    Daniela Tiemi
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu quero esse livro! Adorei a sua resenha e a história parece envolvente e espero mesmo que a colinha pegue. Beijos e sempre que posso passo por aqui...

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros infanto-juvenis *-* Eles sempre me fazem viajar longe!

    ResponderExcluir
  4. É um livro muito bom!
    Também espero >< heheheeheh
    Será sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  5. Parece interessante e tudo mais, porém três órfãos assim, dessa mesma maneira (duas meninas e um menino - filho do meio), não ocuparão "minha estante". Já tenho meus Baudelaire ^^ Eu sei que não tem nada a ver, mas pra não gerar futuras comparações, fico na cia. de Violet, Klaus e Sunny e suas desventuras! Beijo ;)

    ResponderExcluir
  6. Menina, na hora me lembrei dos Baudelaire (e de Nárnia também) >< Mas não tem nada a ver... primeiro eles não são realmente órfãos, como os Baudelaire e a história também é completamente diferente =D ehehehe
    Se mudar de ideia, não vai se arrepender de dar uma chance a esse livro!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanie!!! Só li resenhas positivas sobre este livro e adorei saber que o autor foi roteirista de Gilmore Girls. Eu adoro esse seriado. Peninha que não passa mais!!!
    Quando comecei a ler a resenha me lembre de Nárnia, teria algo parecido ou foi só minha imaginação?? bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei Nanie,

    Eu adorei este livro! Muito divertido e muito bem narrado. 
    Eu não vi isto dos verbos... tudo bem que não sou boa em português como você, mas agora fiquei encucada. rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  9. São só resenhas positivas porque o livro é muito bom!!!
    Olha, eu também lembrei de Nárnia e Desventuras em Série quando comecei a ler o livro, mas não tem muito a ver com nenhum dos dois >< hahaha

    ResponderExcluir
  10. Eu também adorei! Aventuras infanto-juvenis como essa sempre me agradam!
    Hahah é mais nos verbos do imperativo (acho que todos no imperativo) ><

    ResponderExcluir
  11. Nanie, será que só eu acabei identificando várias semelhanças em "O Atlas Esmeralda" de livros como: Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Desventuras Em Série e Percy Jackson? Uma aventura com três crianças/adolescentes, a procura por artefato (s) que possam salvar determinados personagens. Jovens sofridos e abandonados que ao embarcar em uma aventura se sentem realizados. Tomara que eu esteja errado! Tomara que o desenrolar desse livro realmente valha a pena!

    ResponderExcluir
  12. No início a leitura me fez lembrar de Nárnia e Desventuras em Série, mas não há muitas semelhanças com essas séries não...

    Claro que tem alguns elementos em comum, mas ainda assim é bem diferente =DEu adorei e acho que vale muito a pena ^^

    ResponderExcluir
  13. Já gostei da capa, então tá na fila das leituras do ano!

    ResponderExcluir
  14. A capa é uma graça e a história é ótima!

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito animada assim que vi essa promoção , comecei a participar na hora!
    Quero muito O Atlas Esmeralda! =]

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie!

    Que pena que aconteceu isso com o seu livro...

    Aconteceu o mesmo com um livro meu e fiquei muito triste.

    Mais um livro com continuação, será que eu aguento esperar? hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Tenho esse livro mas ainda não tive condições de ler.
    Assim que tiver esse tempo pego ele com certeza!
    Gostei da resenha e apesar dos errinhos encontrados pelo jeito ainda dá pra ler na boa.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Ah, uma pena mesmo ><
    Sim, com continuação! Eu também não sei se aguento esperar não >< hahahaha queria logo a continuação dessa aventura - espero que não demore muito!

    ResponderExcluir
  19. Leninha, leia-o sim! Você vai adorar - é uma aventura fantástica =)
    Ah, os erros me incomodaram bastante, mas não chegam a atrapalhar a leitura (apenas irritam o leitor ><) e sei que tem muita gente que vai passar batido por eles ^^

    ResponderExcluir
  20. ei Nanie,
    adorei a resenha, esse livro me é interessante. tenho bastante vontade de lê-lo e a vontade ao mentou, pois pela sua resenha o livro é bem bacana mesmo. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  21. Um dos livros infanto juvenil que eu li quando criança foi Meninos sem pátria...da coleção vaga-lume... você já leu??

    ResponderExcluir
  22. Nannie as vezes tem comenários meus como laistr e outras como lais rangel

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre amei a coleção Vaga-Lume *-* mas esse que você citou eu não conheço não ><

    ResponderExcluir
  24. Ah, não tem problema, pode ficar tranquila! 
    Se for por questão de sorteio, quando ele foi feito eu vou anunciar um dos dois nomes e vc já sabe que eu tô falando de você =D heheheh
    Quanto ao número de chances, cada comentário vale uma chance, não importando o nome utilizado para comentar - porque não é quem comenta mais ganhar, é sorteio.

    ResponderExcluir
  25. Que linda deve ser,gosto muito deste tipo de aventura,quero ler.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  26. Nanie,

    Também tive a oportunidade de lê-lo recentemente e achei que, como um juvenil, foi uma experiência muito gostosa. O mais bonito de se ver foi a ligação tão fraternal entre os três, o amor que os une todo o tempo e que, de fato, supera qualquer problema. Estou curiosa quanto ao segundo volume!

    Beijinhos,naparededoquarto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Ah, eu sou doida com juvenis *-* Hahah Sempre tem vários livros infanto-juvenis nas minhas listas de preferidos \o/
    Quero muito, muito, muito o segundo volume!

    ResponderExcluir
  28. Oi Nanie.
    Tá, agora eu preciso #mesmo comprar esse livro. Vai para a lista de prioridades nas próximas compras. Mas como meus pais não vão liberar mais bebês para mim enquanto eu não ler os que já tenho, vou me contentando em ficar com água na boca depois da  sua resenha.
    Se eu te falar que não sabia nada desse livro, mas mesmo assim já queria você acredita? Pois é... Esse é um daqueles livros que você só quer pela capa linda, que conquista logo de cara. Aí você se pergunta: "Por que eu quero esse livro mesmo?" E a única resposta para isso é: "Não sei, só sei que eu quero, e ponto!".
    #Amei sua resenha. E como eu sempre falo, ou se nunca falei deveria, você escreve ótimas resenhas!!! E na maior parte das vezes, para não falar todas, é quem me influência a comprar um livro que estou na dúvida.
    Por culpa sua, estou doida para ler Asas desde o ano passado. :P
    ;*
    Nathi Mota.
    http://nathieseuslivros.blogspot.com/
    @Nathi_Cullen 

    ResponderExcluir
  29. Hahah obrigada, querida!!! [Asas é muito bom, eu adorei!]
    Menina, eu também não estou comprando nada por enquanto... preciso diminuir essa minha pilha antes de comprar mais...
    Mas já deixa anotado aí - O Atlas Esmeralda - é uma aventura deliciosa!

    ResponderExcluir
  30. Oi Nanie,
    Eu sempre recebo livros com defeito da Suma. Meu exemplar de O Dominio veio um caco. Mas fazer o que, né? rsrs
    Eu tbm adorei O Atlas Esmeraldo, um juvenil bem divertido. rsrs
    BJs

    ResponderExcluir
  31. Isso é triste, né, Hérida?! Para nós que somos doidas por livros (e acho que não dá para esquecer o quanto ficávamos escolhendo os exemplares que iríamos comprar lá na Bienal) é de cortar o coração >< hehehe

    É bom demais - eu amei o livro!

    ResponderExcluir
  32. Adoro grandes aventuras, sejam em livros (preferência), sejam em filmes.
    Este é uma grande aventura, a começar da capa, né? rs
    Gostei da sua resenha e gostei dos seus p.s. Q bacana q o autor tb foi roteirista de GG... Isso me deixou com mais vontade de ler.
    Beijos!

    @RoseFuri 

    ResponderExcluir
  33. Sim, o livro é uma aventura maravilhosa \o/
    ah, eu também adorei saber que ele foi roteirista de Gilmore Girls =D Aquela série é o máximo ^^

    ResponderExcluir
  34. EU QUERO, HEIN!!! Parece ser a minha cara.

    ResponderExcluir
  35. Vanessa, é totalmente a sua cara! Você vai amar esse livro =) 
    O único problema dele é ser uma trilogia e não ter os dois próximos volumes lançados ainda >< haahahahha Sério, é uma aventura deliciosa - tenho certeza que você vai adorar!

    ResponderExcluir
  36. aaaah, amei!!! Livros de fantasia e aventura estimulam muito a imaginação... Fiquei curiosíssima para ler, respirar, sentir cada página deste livro! Eu queroooo muito! 

    ResponderExcluir
  37. Eu acho q o Atlas esmeralda reúne muitos dos ingredientes que adoro em um livro, por isso estou tão louca para lê-lo. rs 
    Fato que estar envolvido com Gilmore Girls é um ponto mais do que positivo. rs Minhas expectativas só fazem crescer espero que isto não atrapalhe minha leitura. 

    ResponderExcluir
  38. Amei a história!!!Gosto muito de histórias de aventuras infanto-juvenil.Lerei assim que possível,pois agora as férias acabaram...

    ResponderExcluir
  39. É um livro bom demais *-* Realmente uma aventura super divertida ^^

    ResponderExcluir
  40. Eu também adoro aventuras infanto-juvenis - e essa é ótima ^^

    ResponderExcluir
  41. Oi Nani, já li várias resenhas sobre esse livro, tenho muita vontade de ler, e a capa é muito convidativa. Concordo contigo quanto aos erros de português que as vezes encontramos nos livros( vc encontrou verbos, eu já encontrei erros que as vezes deixam a frase até sem sentido), isso me incomoda durante a leitura e muitas vezes até me desanima a ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Erros demais também me incomodam... nesse livro não são em demasia, mas eles me incomodaram por serem constantes >< hahaha Ainda assim, o livro é uma aventura deliciosa que compensa a leitura =)

    ResponderExcluir
  43. A história parece ser bem legal e comovente e com aventuras.

    Já tá na minha lista de leituras!Parabéns pela resenha

    Papos Literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  44. Para quem gosta de aventuras fantásticas infanto-juvenis é uma ótima pedida ^^

    ResponderExcluir
  45. Uma história que já está na minha lista para ler. Uma aventura ,mas acima de tudo mostra a união e amor de uma famílai e uma lição de vida!.

    ResponderExcluir
  46. Os irmãos estão mesmo sempre unidos =D É uma história bem legal!

    ResponderExcluir
  47. Onde estava escrito que história de órfãos tem que gerar aventuras?!
    Pois hoje, vejo muitos livros de órfãos que são guerreiros, não que isso seja um defeito né?
    Por sua resenha o livro me pareceu bem interessante, mas não vou me aventurar a tê-lo, simplesmente odeio quando existem erros de revisão ortográfica, se eu vejo um erro, esqueço de prestar atenção na história e fico procurando novos erros :/
    é um defeito que ainda não consegui perder >.<
     

    ResponderExcluir
  48. Francielle, é mesmo?! Sabe que eu não li muitas histórias onde os personagens principais fossem órfãos não... e nesse livro, na verdade, eles não são órfãos - apenas foram deixados no abrigo com a promessa de que os pais um dia iriam buscá-los =D
    É um livro maravilhoso, mas os erros incomodam. Entretanto, dá para ler - e erros ortográficos não tem não, os erros que mais aparecem são gramaticais =D

    ResponderExcluir
  49. gostei muito!!!
    Será q vao conseguir trazer Michael do passado?
    aiii....eu qero!!!!

    ResponderExcluir
  50. Driely, para saber isso só lendo o livro, né?! =D hehehe

    ResponderExcluir
  51. Nem queria ler "O Atlas Esmeralda", mas todo mundo está falando tão bem do livro (não é possível que a Suma tenha comprado todos os blogueiros, confere? É brincadeira, Suma e blogueiros. Confio em vocês. o/)...

    Espero ter a oportunidade de lê-lo, embora não seja leitura urgente. Parece-me algo bom para relaxar após algumas leituras pesadas. 

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Fátima, é um livro para relaxar mesmo - uma aventura infanto-juvenil deliciosa =)

    ResponderExcluir
  53. A capa é super fofa
    apesar de livros + infanto-juvenis nao serem os meus favoritos
    eu tmbm adoro, para relaxar principalmente
    vejo ótimas críticas sobre esse livro
    estou mega curiosa 

    ResponderExcluir
  54. Dani, a capa é fofa e a história também *-* Eu sou viciada em infanto-juvenis - adoro!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥