sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Leia Primeiro - Read It 1st


Já viu um filme baseado em um livro e pensou: "nossa, estragaram tudo"? Então, que tal aderir a campanha: Read It 1st?

Visitando o blog da Livía - o Wishing a Book - hoje de manhã, vi um post falando sobre essa campanha!
Leia Primeiro - Não deixe o filme estragar o livro
Eu sou daquelas que fazem questão de ler o livro antes de ver o filme! E ainda por cima fico brava se vejo o filme e só no final descubro que ele foi baseado em um livro. Isso porque o filme estraga a minha concepção dos personagens - depois que vejo as imagens tenho dificuldade em imaginar os personagens da minha maneira, isso sem contar que na maioria das vezes os atores nada têm a ver com os personagens nos livros, né? E a história, que não passa de uma adaptação, costuma ser quase sempre melhor nos livros.
A campanha então é justamente o que eu sempre tento fazer e agora eu o convido a fazer também - leia os livros antes de assistir aos filmes!
Clicando no banner acima você acessa o site onde poderá assinar a campanha:
"Eu juro solenemente ler o livro antes de ver o filme sempre que humanamente possível."
A frase ficou bem divertida, né?! (Não é criação minha, está lá no site para você colocar os seus dados e assinar a newsletter). O site ainda afirma que:
50% dos filmes de maior bilheteria em 2010 foram baseados em livros.
Livros proporcionam quatro vezes mais diversão por dólar do que filmes.
Já foi provado que ler melhora sua memória e me faz gostar mais de você.
A primeira frase me deixou atônita!  Dentre os 10 livros de maior bilheteria em 2010, cinco eram adaptações de livros. Inacreditável, né?! Mas, pelo jeito, em 2011 a coisa foi ainda mais longe, porque dentre os nove indicados para melhor filme no Oscar, seis são adaptações de livros - isso mesmo: SEIS!
Confesso que a segunda frase me deixou ultra curiosa - eu queria mesmo saber como essa conta foi feita.
E a última é uma verdade incontestável - eu gosto mais de pessoas que lêem!
Então, antes de assistir a um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme, vá a uma livraria e leia o livro!



20 comentários:

  1. Adorei! Concordo com tudo, eu também acho que é muito melhor ler o livro antes de assistir ao filme, porque na maioria das vezes o filme não tem nada a ver com o que foi escrito no livro. Eu fiz isso várias vezes e vou continuar fazendo. P o filme nunca estragar minha leitura.
    Memórias de uma gueixa, orgulho e preconceito, querido John, um dia, a saga crepúsculo (é, eu ja gostei...), agua para elefantes, A guerra dos tronos (que eu vi a serie de tv), e diario de uma paixão que li e agora vou assistir... E outros que agora não lembro. =D

    ResponderExcluir
  2. \o/ nada como beber direto da fonte, né?! Ou seja, vamos ler primeiro os livros =D

    ResponderExcluir
  3. Em geral, eu também gosto de ler antes de assistir, embora tenha algumas exceções. Já aconteceu de, por gostar muito do filme, eu querer os livros imediatamente (como Becky Bloom e Um amor para recordar). Ou de eu odiar o filme e pensar em ler no futuro pra ver se mudo de ideia (como Senhor das Moscas). Já vi um filme e fui com muita expectativa num livro que não consegui terminar (PS: I love you). Vai muito da história, do momento etc. 

    ResponderExcluir
  4. Ah, Cíntia... também falo isso de maneira geral. Mas sempre fico com raiva quando descubro que vi o filme antes de ler o livro - não que tire minha vontade de conferir a obra literária. É o caso de "Amor Além da Vida", por exemplo. É um dos meus filmes favoritos e eu só descobri que era baseado em um livro depois de ver o filme. Corri para comprar o livro e amei a história, embora ainda prefira o filme (única exceção até hoje em que eu prefiro o livro ao filme).
    Comigo já aconteceu várias vezes de me decepcionar com o filme por ter gostado demais do livro... o contrário ainda não aconteceu (de não gostar de um livro apesar de ter gostado do filme) ^^

    ResponderExcluir
  5. Decepção com o filme é o que mais acontece! Tento nem ir com muita expectativa, só que nem sempre consigo. Este ano estou esperando várias adaptações, a começar por Jogos Vorazes. Espero que valham a pena.

    PS: I love you foi muita decepção. Eu amei o filme, mas o livro... Parei na página 16.

    ResponderExcluir
  6. Concordo PLENAMENTE. Basta ver Percy Jackson.
    Dei graças a Deus que li a série antes de ver o filme, se não teria perdido a confiança em um autor tão talentoso!
    Mas eu fiz o contrário com O Diabo Veste Prada. Não sabia que era um livro, então vi o filme primeiro. Mas isso não atrapalhou em nada a minha leitura, os personagens do filme batiam muito bem com os do livro, é meio relativo isso.

    Vou aderir à campanha! 

    Ah! Voltei com meu blog, se puder dar uma forcinha, é o http://plusdeeper.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Isso é verdade mesmo >< Eu tento ir sem muitas expectativas, mas a verdade é que eu sempre vou achando que vai ser um máximo e me decepciono :(
    Sério que PS: I Love You foi decepcionante assim?!  Apenas 16 páginas já foram o suficiente para desagradar tanto? ><

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme O Diabo Veste Prada, mas ainda não li o livro... heheheh E Percy Jackson eu já não gostei do trailer, daí fiquei só no livro mesmo =)

    ResponderExcluir
  9. Estou tentando fazer isso há um tempo já. Corri pra ler Jogos Vorazes porque o filme já está pra ser lançado. Ufa! Deu tempo. Deu tanto tempo que li toda a trilogia já :)
    Realmente, se eu assisto ao filme, eu não leio o livro. Eu nunca li Harry Potter e creio que eu nunca vá ler, afinal todos os filmes já saíram e só faltam os dois últimos pra eu assistir. A saga Crepúsculo nem se fala. Só filme mesmo... Agora, um fato curioso pra mim foi que eu só comecei a ler Desventuras em Série porque amei o filme. Na verdade, eu nem sabia que o filme era baseado numa série, fui descobrir muito tempo depois. Daí pensei: ah, não vou ler, eu já assisti mesmo. Mas Desventuras tem 13 livros!!! Pensei de novo mais um pouco: ah, teoricamente eu só sei o que acontece nos 3 primeiros, então tenho mais 10 desventuras pra conhecer. E a minha surpresa: o filme era diferente dos livros adaptados. Provavelmente quem já tinha lido tenha odiado a adaptação, pois ela não foi muito fiel. Entretanto, eu adoro o filme mesmo sabendo das diferenças, afinal foi ele que deu início à minha paixão pelos Baudelaire. Enfim, falei demais. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gostei disso! E achei bacana (de novo essa palavra?) vc dizer q gosta mais das pessoas q leem. Eu tb sinto isso. Mesmo q não conheça a pessoa, se ela estiver lendo (ainda mais algum livro q li e gostei) já simpatizo na hora.
    Quanto a ler antes de ver o livro... bem, já passei pelos dois casos e confesso q já vi mais filmes antes de ler os livros. Isso foi com O Senhor dos Aneis, Orgulho e Preconceito, As Crônicas de Nárnia (deste eu tinha visto só o 1º filme, q na verdade se revelou ser o único decente!)...
    Acho q se fizerem uma boa adaptação, o mundo literário só tem a ganhar. Mas aí entra outra questão... e as adaptações q só pegam emprestado os nomes dos livros? 
    Claro q prefiro ler primeiro, mas de repente, assistir uma boa adaptação primeiro só vai incentivar a leitura do livro.
    Gostei mto do post e do juramento! rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Sério? Quando eu descubro que vi o filme antes, aí é que eu corro atrás para poder ler o livro, porque me desperta a curiosidade de ler o original - que na maioria das vezes é imensamente melhor do que o filme.
    Eu também vi o filme de Desventuras antes de ler o livro - ainda gosto muito do filme... mas a série é mil vezes melhor!

    ResponderExcluir
  12. Rose, acho que essa palavra nos persegue >< hahaahahha
    Menina, isso tá lá no site também (e eu concordo 100%)! Sinto-me como você - só de ver uma pessoa lendo já sinto uma empatia instantânea =D
    Acho que as boas adaptações acabam até mesmo abrindo espaço para a publicação do livro (já que a maioria dos filmes é baseada em filmes estrangeiros e os livros só são publicados aqui, algumas vezes, após o filme). Então também tem a parte boa =D 
    Mas ainda prefiro ler primeiro \o/ ahahaha

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie!!!
    Eu sempre que possível leio o livro primeiro. Só não faço isso, quando não sabia que o filme era baseado em um livro. E em 90% das vezes, ou até mais, reclamo sem parar que o livro é INFINITAMENTE melhor.
    Meu marido costuma dizer que só assito o filme para reclamar.
    Não é verdade. Mas não consigo me controlar quando vejo o que a adaptação fez com a história.
    Eles inventam personagens e cenas que nunca existiram e "assassinam" outros sem dó nem piedade e sem motivos aparentes.
    Vou dar um exemplo: Quando li A Última Música - Nicholas Sparks - me emocionei demais!! chorei feito um bebê. Quando assisti ao filme quis ter um treco. Ficou um lixo total. Do começo ao fim.
    Não resisto e vou dar mais um exemplo: O que foi aquele final do filme Anjos e Demônios??? Até agora não consigo entender pq fizeram daquele jeito.
    Concordo que o filme seja uma adaptação, mas acho inaceitável algumas mudanças.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Hahha acho que nesse ponto somos muita parecidas, Rê! Como você eu só assisto o livro primeiro quando não sei que é uma adaptação >< E quando já li o livro eu sempre reclamo muito também... hahah mas a culpa, como você disse, não é nossa - eles que fazem caga*a, né?! 

    ResponderExcluir
  15. YAY!!!!!! =D Brigadu por mencionar o WaB!

    ResponderExcluir
  16. Hahah eu tinha que mencionar, né?! Foi lá que eu vi essa campanha tão legal  *-*

    ResponderExcluir
  17. Bem eu tinha escrito algo bem legal, mas deletei sem querer. Bem para mim não faz tanta diferença vê o filme antes ou demais. Mas o livro vai fazer o que os filmes não fazem criar o personagem do jeito que eu penso. Adorei a postagem. Acho que esse ficou melhor... 

    ResponderExcluir
  18. Ah, para mim faz diferença sim... eu não gosto porque não consigo imaginar as coisas do meu jeito - o filme acaba me fazendo imaginar as coisas como eu já vi no filme >< hahahah Acaba que perde um pouco a graça =)

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante da campanha,normalmente é isto que ocorre comigo,primeiro leio o livro,bjs.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥