sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick

A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick
SM - 533 páginas
A Invenção de Hugo Cabret é um livro sobre desenhos. E relógios. E mágica. Um autômato, o amor, o cinema, os sonhos.




Título: A Invenção de Hugo Cabret
Título Original: The Invention of Hugo Cabret
Autor: Brian Selznick
Tradutor: Marcos Bagno
Editora: SM
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 533
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Paris, 1931.
A história começa com um menino na torre do relógio. Por mais incrível que possa parecer, essa criança cuida das engrenagens e não deixa que os relógios atrasem. É realmente muita responsabilidade para uma criança tão pequena, mas Hugo não tem alternativa.
Seu pai era um relojoeiro muito talentoso, mas morreu no incêndio do museu onde trabalhava. A única coisa que Hugo conseguiu recuperar foi um autômato no qual o pai trabalhava, tentando consertá-lo. Agora Hugo também quer consertá-lo, para descobrir o que, afinal de contas, fazia aquela máquina.
Após a morte do pai, o garoto foi morar com o tio, que era o responsável pelos relógios. Mas o tio havia sumido e, para não despertar a curiosidade das autoridades que poderiam mandá-lo para um orfanato e tirarem dele o autômato - a única lembrança de seu pai, o garoto continuou fazendo o trabalho do tio.
E continou tentando arrumar o boneco mecânico, com peças roubadas da loja de brinquedos. Até que um dia o dono da loja descobriu o ladrãozinho e tudo mudou.

O que eu achei do livro:
O livro é lindo! Não, o livro é mais do que lindo - é encantador! E não apenas pela linda história que ele traz, mas pelas ilustrações (feitas pelo próprio autor) que ajudam a contar a história. Isso mesmo, ajudam a contar a história. Nesse livro elas não apenas retratam o que já foi dito, mas sim contam coisas que não estão nas palavras - é incrível! Eu nunca havia lido uma história assim antes e garanto que gostei muito da experiência. O autor não traduz em palavras tudo o que está sendo contado pelas imagens - é diferente, belo e muito interessante.
A escrita do autor é bem simples, perfeita para crianças! E não se enganem com o número de páginas. Há muitas ilustrações - a maioria ocupando duas páginas. Por volta de 170 páginas contém texto. E como é uma escrita gostosa, fluida, simples, a leitura do livro é bastante rápida e muito agradável!
Apesar da edição ser muito bem trabalhada - a capa é linda, todas as páginas tem uma borda preta que dá um acabamento maravilhoso ao livro, sem contar todas as magníficas ilustrações -, senti falta de orelhas na capa do livro. Sempre repito que esse detalhe não apenas dá um acabamento melhor à obra, mas também faz com que a capa fique mais resistente. (De tanto que falo nas benditas orelhas, já estou começando a me sentir a tarada das orelhas).
Esse é um livro sobre desenhos. E relógios. E mágica. Um autômato, o amor, o cinema, os sonhos. A Invenção de Hugo Cabret é um livro para divertir crianças de todas as idades - uma história linda que irá levar o leitor a apreciar uma incrível aventura.

PS: Essa história tem uma adptação para o cinema, que eu ainda não tive a oportunidade de conferir. O trailer está muito convidativo e eu pretendo assistir o filme em breve.

PS2: Um personagem que aparece na história é Georges Méliès, considerado o pai dos efeitos especiais. Um dos precursores do cinema, utilizou seus conhecimentos de ilusionismo para criar truques fotográficos que o auxiliaram a levar para o cinema mundos fantásticos. O cineasta fez mais de quinhentos filmes.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



57 comentários:

  1. Já gostei só por saber que se passa em Paris e no ano de 1931, isto muito me encanta!
    Mas você dizendo que o livro é lindo e encantador ajudou mais ainda....beijinhos.

    Van- Balaio

    ResponderExcluir
  2. É uma história linda, Vanessa =D Eu achei o livro o máximo! 

    ResponderExcluir
  3. Nanie, como já disse antes, eu tenho esse livro já faz um tempinho... Sempre gostei  das gravuras em grafite (Embora tenha também fotos em preto e branco)... Mas até hoje ainda não li... Confesso que a sua resenha me inspirou a lê-lo... E 170 páginas só de texto... com certeza vai ser uma das minhas próximas leituras! 

    ResponderExcluir
  4. Sim, tem algumas fotos, mas é minoria - a grande parte é de ilustrações do próprio autor (lindíssimas, como você já pôde conferir!). E são 170, mas como você já deve ter visto, várias são só meia página... a leitura é muito rápida e a história uma delícia - você com certeza vai adorar e não vai se arrepender =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Gostei demais da sua resenha. Mas não acho que seja um livros apenas para crianças como você disse, as crianças sim irão gostar, mas nós(os mais grandinhos) também Hehe

    ResponderExcluir
  6. Ah, não, tampouco acho que o livro seja apenas para crianças, eu não disse isso >< hahaha
    Tanto é que eu adorei! Aliás, sou super fã de livros infanto-juvenis ^^ Acho que esse tipo de leitura pode maravilhar os adultos também =)

    ResponderExcluir
  7. Ganhei esse livro mês passado, logo após ver o filme - que não resisti e vi no pc com uma imagem mais ou menos. 
    Meu primo leu em dois dias e ficou apaixonado. Detalhe: a criança não gosta de ler.

    Pretendo ler ainda esse mês, pra ter certeza s a adaptação ficou tão fiel como imagino que ficou. As imagens são iguais. É incrível!!

    Assista o filme, de preferência em 3D. Porque eu imagino que em 3D deve ser maravilhoso. Só o trailer em 3D me deixou babando.

    Beijos!!

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    @carissinha 

    ResponderExcluir
  8. Pois é! A leitura é rápida e deliciosa *-* Acho que você vai amar!!!
    Quero muito assistir o filme =D

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanie!

    Adorei a resenha! Vou procurar aqui essa adaptação para conhecer mais \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Carla, o livro é maravilhoso *-* Eu estou doida para ver o filme e saber se é tão bom quanto o livro ^^

    ResponderExcluir
  11. Ei, Nanie! Eu não conhecia esse livrinho! Parece tão fofo, adorei! Fiquei com muita vontade de ler! A capa é linda!

    Beijos,
    Náh // Ler, Dormir, Comer...
    http://lerdormircomer.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  12. Só a capa já é especial! Gostei muito do post e fiquei com uma vontade imensa de ler o livro! Também curti o fato da história se passar na França.
    Espero ver o filme também, apesar de que, na maioria das vezes, o livro é milhões de vezes melhor.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. O livro é uma graça - eu amei *-* 
    Acho que vai ser difícil ser melhor do que o livro, mas também quero conferir o filme!

    ResponderExcluir
  14. Amei! Quero muito ler! 
    Ainda mais porque tem imagens, acho que assim o livro fica mais interessante e fica mais fácil entrar no mundo do autor.

    ResponderExcluir
  15. Aline, é lindo demais *-* Também sou fão de ilustrações em livros - acho que dão um brilho a mais para a história! E nesse caso vai ainda mais longe, porque as imagens não são apenas ilustrações, elas contam a história!

    ResponderExcluir
  16. Amo histórias com crianças.Minha filha leu e realmente disse que é linda,emocionante,cativante.Com certeza lerei em breve.UM bj e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  17. Que interessante,ficou louca pra ler,deve ser fascinante,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  18. É exatamente assim - leia que se você gosta de histórias com crianças certamente irá gostar dessa!

    ResponderExcluir
  19. Oi Nanie! Fiquei muito interessada nesse livro. Adorei sua resenha e vou procurar saber mais da editora que nunca ouvi falar rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Lili, a história é boa demais, eu achei fascinante :)

    ResponderExcluir
  21. Oi Nanie!!! Adorei a resenha!! O livro parece ser mágico, daqueles que nos faz sonhar!!
    Quer dizer que vc é a tarada das orelhas???, kkkkkk rindo muito, kkk. bjs

    ResponderExcluir
  22. É exatamente assim. Rê :)
    hahahajahaha pois é, sou mesmo. Eu sinto muita falta das orelhas nos livros, acho que fica tão melhor e mais forte com as orelhas - e imagino que não fique tão custoso colocá-las. Sempre reclamo quando não encontro as orelhas nos livros!

    ResponderExcluir
  23. Nossaaaaaaa, preciso dizer o quanto eu quero esse livro???
    Amei a resenha! fiquei super curiosa!

    A adaptaçãoo para o cinema eu deixo para depois =/ Não gosto de assistir filmes antes de ler o livro... sei lá, fico condicionada, rs!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  24. Babi, é uma fofo demais *-* E eu nunca tinha lido um livro onde parte da história é contada pelas imagens, é maravilhoso!
    Sou como você, também prefiro ler primeiro e depois assistir aos filmes =)

    ResponderExcluir
  25. Quem bom! Porque muitas vezes quando estou lendo fico parando pra procurar na net imagens relacionadas, para ver se é realmente como imaginava. rs

    ResponderExcluir
  26. Só vc mesmo Nanie para sempre me apresentar livros que não compraria pela capa, mas que compraria pela sua resenha, kkkk

    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  27. hahahah fico feliz de ter mostrado que a capa não é tudo =) Esse livro é lindo, Leninha! Forte e emocionante ^^

    PS: Você viu que está rolando sorteio, né?! Com a sua sorte, amiga... tem muitas chances de ganhar ^^ hahaha

    ResponderExcluir
  28. Nanie!! 
    Fiquei doida de vontade de ler esse livro agora. Vi umas fotos em outro blog do interior dele e fiquei fascinada, aliado à sua resenha, o livro ficou irresistível. Super quero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. ainda não tinha ouvido falar sobre este livro antes, mas o seu entusiasmo com a obra me deixou bastante interessada. Ainda que seja um livro voltado ao público infantil, os temas abordados ("E relógios. E mágica. Um autômato, o amor, o cinema, os sonhos.") me chamaram a atenção, fora que ler um livro que tem ilustrações como meio de contar a história parece bem legal.

    ResponderExcluir
  30. Kellen, ele é cheio de ilustrações por dentro - lindo demais! E a história é ótima - eu me apaixonei pelo livro =)

    ResponderExcluir
  31. Eu amo livro infanto-juvenis, apesar de já estar meio velha para tanto >< hahahahaha Eles sempre me encantam! E esse, com lindas ilustrações, é ainda mais lindo =)

    ResponderExcluir
  32. eu tb estou velha mas adoro literatura ya. rs

    ResponderExcluir
  33. hahahahaha Então é isso que importa! hahaha Esse livro é mais um Middle Grade do que um Young Adult. Aqui no Brasil, vira tudo infanto-juvenil, mas é para um público um pouco mais jovem. Ainda assim, entretanto, é uma história muito gostosa =)

    ResponderExcluir
  34. Eu não conhecia o livro, depois de ver o trailer do filme acabei me interessando por ele, agora depois de ler sua resenha fiquei ainda mais interessada. 

    ResponderExcluir
  35. Adriana, eu também não conhecia o livro - só fiquei sabendo dele depois que vi o trailer do filme! 
    O livro á lindo demais =)

    ResponderExcluir
  36. Com a proximidade do filme, cresceu em mim a vontade de conhecer a obra que originou a adaptação. Pelo que vejo da sua resenha, é um grande clássico!



    Bjo

    ResponderExcluir
  37. Me tira uma duvida o que são as benditas orelhas que o pessoal fala? Sou meio ignorante, mas estou em busca do conhecimento. Bem sobre a sua resenha. O que o menino faz trabalhando no relógio. Ninguém ouviu falar de trabalho infantil? Vixe! Mas tudo bem é ficção então relaxo. E sobre a ilustração adoro isso em livro mesmo que seja pouca, mas penso o quanto ficar caro o livro, mas tudo bem de novo. Bem agora quer vê o filme e lê o livro não necessariamente nessa ordem. 

    Beijos! 

    ResponderExcluir
  38. As orelhas dos livros - que ficam viradas para dentro (e são erroneamente usadas como marcadores por muita gente).

    Mas o livro se passa na década de 30! Naquela época não havia esse tipo de preocupação e muitas crianças trabalhavam!

    O livro é ótimo!

    ResponderExcluir
  39. Aprendi mais uma. E depois dizem que na internet não tem informação de qualidade. Valeu. É mesmo não havia me tocado sobre a década. 

    =)

    ResponderExcluir
  40. Esse é outro que fiquei com vontade! Ainda mais agora que soube que é um dos filmes adaptados e indicados ao oscar. Tô aqui super ansiosa pra assistir a premiação, esse filme foi indicado a 11 estatuetas, quer dizer que o livro é mesmo bom! Eu quero... =D

    ResponderExcluir
  41. O filme eu não sei se é bom, porque ainda não assisti >< Mas o livro é incrível!

    ResponderExcluir
  42. Nanie,

    Nem sabia que tinha livro do filme! Ainda não assisti, mas foi tão bem falado na cerimônia do Oscar pelos comentaristas brazileiros, e ganhou tantos prêmios, que já estou ansiosa pela estréia...
    Não conhecia essa Editora SM, pelo menos não me lembro de conhecer.
    Tá gostando dos meus comentários?? rs Estou tirando o atraso!

    =)

    ResponderExcluir
  43. Joelma, tem livro sim e ele é ótimo! Todo recheado de ilustrações *-* Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas algumas imagens que vi são idênticas às ilustrações, então imagino que seja muito parecido ^^
    A SM é um selo da Larousse (agora você reconhece?).

    Estou adorando os seus comentários ^^

    ResponderExcluir
  44. Ei Nanie!

    Confesso que me interessei pelo livro depois do oscar.
    A sua foi a primeira resenha que li.
    Agora quero o livro!

    Bjins

    ResponderExcluir
  45. Luciana, o livro é ótimo! Todo recheado de belíssimas ilustrações e com uma história encantadora =D

    ResponderExcluir
  46. já assisti o filme...Mas ainda nao li o livro!!!
    deve ser bem mais legal q o filme
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  47. Driely, eu não vi o filme então não tenho como comparar... mas o livro é ótimo =)

    ResponderExcluir
  48. Quando vi o trailer da obra, sabia que a adaptação cinematográfica levaria alguns prêmios no Oscar. Para mim, Hugo Cabret deveria ter levado melhor filme também, mas...

    Bem, não conhecia o livro até as vésperas do Oscar. Foi então que fui conhecê-lo (para fazer minhas apostas e acertar uma ninharia) e me interessar. Depois, soube do livro. Caramba, que livro bacana! Lindo, em todos os sentidos. A história escrita, as imagens... grande escritor! E, ao que parece, o diretor não deixou a desejar no filme.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Fátima, eu não pude ainda conferir a adaptação cinematográfica, mas o livro é lindo demais!

    ResponderExcluir
  50. alguem me bate? estou louca para assistir
    o filme desd q foi lançado [aind anao vi]
    e nao fazia ideia que tinha um livro
    vou ler primeiro e dpois vejo o filme \o/

    ResponderExcluir
  51. Dani, quando vi o trailer eu também não sabia que tinha o livro - daí vi o livro e fiquei doida para ler! E é ótimo =D 

    ResponderExcluir
  52. Nossa! Não sabia que o livro tinha tanta graça assim e fosse tão diferente! Fiquei com vontade de ler e de dar de presente a uma criança! ^^

    beijos

    ResponderExcluir
  53. Carol, o livro é uma graça *-* 

    ResponderExcluir
  54. I am suгe this paragraρh has touchеd all the intеrnet uѕers,
    its reаlly геally nice paгagгaph on buіlԁing up new ωebρage.


    Feel frеe to νisit mу homеpаgе .
    .. payday loans

    ResponderExcluir
  55. Hello! I've been reading your weblog for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Atascocita Texas! Just wanted to mention keep up the good work!

    Here is my website :: payday loans

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥