quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conselhos Amorosos de Emily Brontë, de Anne Donovan


Conselhos Amorosos de Emily Brontë, de Anne Donovan
Essência - 351 páginas
Uma tragédia abala a vida de Fiona. E ela terá que aprender a lidar com todas as consequências.




Título: Conselhos Amorosos de Emily Brontë
Título Original: Being Emily
Autor: Anne Donovan
Tradutor: Caroline Chang
Editora: Essência
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2008
Nº de Páginas: 351
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Fiona é simplesmente a filha do meio. Com um irmão mais velho que parece ter alguma coisa diferente e duas irmãs, gêmeas, pouco mais novas, sua vida em família é sempre turbulenta. Mas ela não sabia o quanto sentiria falta até perder sua mãe. Aí sim as coisas ficariam complicadas.
Com o irmão trabalhando em Londres e o pai entregue às bebidas, ela terá que arcar com várias responsabilidades em casa. E ainda tem a faculdade - ela fica entre Letras, o que sempre sonhou, e artes, algo que cada vez mais mexe com ela - e o namorado.
Sempre pensando em sua escritora favorita - Emily Brontë - ela terá que lidar com as reviravoltas da vida.

O que eu achei do livro:
Cuidado! Esse título é completamente enganoso! Se você está pensando em ler esse livro porque acha que irá encontrar conselhos maravilhosos para se dar bem na sua vida amorosa: você está pensando no livro errado. Por outro lado, se você não quer ler esse livro porque acha que ele será algo como um livro de auto-ajuda, então, você também está errado.
Eu ganhei esse livro (na verdade eu li a prova, o livro só será enviado depois) em um concurso cultural do blog Essência. Quando vi falando sobre o livro, achei que encontraria realmente conselhos amorosos (a frase que usei na promoção falava disso) e até fiquei pensando como poderiam vir de Emily Brontë - já que Cathy e Heathcliff, seus famosos protagonistas, têm um dos amores mais complicados que já li. Mas eu me enganhei, se tem uma coisa que não encontrei no livro foi justamente isso. Aliás, o melhor conselho é não fazer algumas das coisas que Fiona fez.
Conselhos Amorosos de Emily Brontë é um delicioso romance, que nos leva a conhecer Fiona e acompanhar um momento difícil na vida dessa adolescente, que de repente se vê tendo que tomar várias decisões importantes.
O título em inglês - Being Emily (algo como Sendo Emily, em tradução livre) - é melhor do que o título nacional, mas também não achei que ele combinasse muito com a história. O leitor não tem ideia do que encontrará na leitura desse livro.
Com uma escrita simples, Anne Donovan cativa o leitor pela enxurrada de sentimentos que transborda das páginas de seu livro. Como não odiar Fiona? É, isso mesmo, odiar. A menina faz tudo errado - dá vontade de entrar na história e dar um puxão de orelhas nela. Em alguns momentos ela me lembrou a protagonista de O Céu Está em Todo Lugar: Fiona também perdeu alguém importante em sua vida - e esse foi o estopim para que ela se perdesse e começasse a fazer algumas coisas de maneira completamente errada. Mas apesar disso, do ódio, não tem como não se apaixonar por Fiona. Contraditório? Talvez, mas assim são os sentimentos verdadeiros. E assim se tornou a minha relação com Fiona.
Também adorei a forma como a autora cria os persoangens secundários. Em vários momentos eu quis ter um pouquinho mais deles em cena, de tão bem construídos. Jas é um personagem muito interessante, que gostei muito de acompanhar durante a leitura desse livro.
A autora conseguiu passar uma verdade na história que conta, que é quase como se pudéssemos acreditar que o que Fiona narra fosse baseado em fatos reais. Como se a própria Fiona existisse e eu pudesse chamá-la para tomar um café da tarde aqui em casa amanhã.
Conselhos Amorosos de Emily Brontë é um romance delicioso, recheado de sentimentos, indicado para todas as românticas de plantão.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



53 comentários:

  1. Essas editoras! Você olhando a capa rapidamente acha que o livro foi escrito pela Emily... E também se parece com auto-ajuda...rs
    As pétalas da capa são bem bonitas.

    =)

     

    ResponderExcluir
  2. Joelma, engana um pouco mesmo >< ahahahah Mas não foi escrito pela Emily e nem é auto-ajuda =D É um romance maravilhoso - eu adorei!

    ResponderExcluir
  3. Nanie, ai que delícia de livro ! Fico pensando na Emily me dando conselhos rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Luka, eu também fiquei pensando que o livro ia ser assim >< hahahahah Mas não tem nada disso não... entretanto, o romance é muito bom ^^

    ResponderExcluir
  5.  Pois é, é um recurso que a editoras tem para atrair mais compradores/leitores.

    ResponderExcluir
  6. Joelma, eu nem acho que tenha sido um recurso da editora não... o nome original já é "Being Emily" porque a protagonista é muito fã da escritora Emily Brontë. Então acho que a editora quis manter a identidade do título =)
    Mas que ele chega a ser meio sarcástico, chega ^^ hahaha

    ResponderExcluir
  7.  Oi Nanie!

    Eu falei que ficaria com vontade de ler o livro kkkkk

    Já está na listinha de desejados kkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Carla, não vai se arrepender da leitura - é uma história muito boa =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanie!
    Pois é, à primeira vista, não tem como não pensar em auto-ajuda. rs
    Pela sinopse e pelo q vc escreveu não entendi onde se encaixa a Emily Brontë... tudo bem q é a autora favorita da personagem, mas e aí?
    Sinceramente não fiquei com vontade de lê-lo, mas adorei a capa. Linda cor de pétalas e ficou bacana (!) a combinação com suas letras... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Rose, é só isso mesmo =D A Emily Brontë é a autora favorita da protagonistas e é só isso. Ela pensa em como teria sido a vida da Emily e usa algumas coisas para se inspirar na sua vida, mas é pouca coisa mesmo. Por isso eu acho que nem mesmo o título original ficou bom para o livro.
    Não ficou?! Que pena. É uma história bem bacana - mas é um romance, voltado para quem gosta desse tipo de literatura.
    A capa realmente é uma graça =D

    ResponderExcluir
  11.  É que parece que só colocaram o nome da Emily como "incentivo" para popularização do livro.
    Já me decepcionei com Jane Austen - A Vampira, no qual aconteceu isso. Então tenho reservas para livros que parecem usar nomes de famosos para vender. Não estou dizendo que aconteça isso neste livro, mas é o que parece.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Rose, entendo seu ponto de vista! Não posso garantir que isso não tenha acontecido >< Realmente colocar o nome de uma autora famosa no título pode incrementar as vendas.
    Nesse caso, eu gostei  muito da história, mas realmente se estivesse esperando encontrar mais coisas sobre Emily Brontë eu poderia ter me decepcionado.

    ResponderExcluir
  13. Que confusão com esse título! 
    Eu não gostei!
    Eu quero ler este livro, e assim poder ficar com raiva da Fiona kkkkk
    Nota 10 para a capa! ;)
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  14. Eu tinha comentando que esse livro deveria se genial, né?! 
    Aah! Mas que coisa, ein?! 
    Mas deixando o sentimento de ter sido enganada de lado (risos), a história, apesar de tudo, parece ser boa. Lembrou a Lennie? Hum, mais interessante ainda. 
    Só digo mais uma coisa, esse titulo vai enganar muitas e muitos ainda... rs

    (: 

    ResponderExcluir
  15. Bem eu até que pensei tudo isso que você escreveu, mas pelo jeito erraria feio. Gostei da capa, as cores e no momento creio que não leria. O motivo? Acho que estou mais para ação no momento, romance não estou no meus dias. 

    Beijos! 

    ResponderExcluir
  16. Patricia, o título acaba causando alguma confusão mesmo - dá ideia de uma história completamente diferente ><
    Você vai ficar com raiva da Fiona com certeza =D hahahah
    A capa é uma graça, né?!

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie,
    Adorei o tema do livro. rsrs Eu estou saindo da minha fase romântica, aliás, ela durou tempo demais. rsrs Agora ando preferindo fantasia e policiais. Mas fiquei curiosa, vou inclui-lo na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Géssica, o livro é muito bom, mas não do jeito que imaginamos quando lemos o título >< hahahahah
    A história é muito boa e a protagonista lembra mesmo a Lennie em vários momentos =)
    Com certeza esse título vai enganar muita gente >< Inclusive, acho que muita gente vai deixar de ler o livro achando que ele é algo do tipo auto-ajuda ><

    ResponderExcluir
  19. Suellen, se foi pelo mesmo caminho que eu, errou feio mesmo >< hahahahha
    Se você não está para romances, esse livro não é mesmo indicado.

    ResponderExcluir
  20. Hérida, o livro é muito bom ^^ Mas de fantasia e policial não tem nadinha >< hahahahahah

    ResponderExcluir
  21.  kkkkk. Eu sei Nanie. Mas eu ainda não saí totalmente da minha fase romântica. rsrs Achei bem interessante e como temos gostos parecidos, acredito que eu vá gostar.

    ResponderExcluir
  22. Hahahaahha Hérida, acho que você vai gostar sim - porque é uma história muito boa =)

    ResponderExcluir
  23. Nanieee,
    Acho q sou meio bobona, dificilmente odeio qualquer protagonista. rsrsrs.

    Eu sou fãzona das irmãs Brontë, quero ler este livro e compreender este título com a trama... Q bom q não se trata de autoajuda ou conselhos, e sim, um romance! Isto me anima mais a querer lê-lo!
    ;-)

    Bjooo,
    Daniela Tiemi
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  24. Daniela, esse odiar é meio uma maneira de dizer - já que ao mesmo tempo ficamos tão íntimos de Fiona. É mais odiar seus atos, entende?! É difícil me explicar >< ahhahah 
    A protagonista, como você, é fã de Emily Brontë - especificamente ela =D
    Sim, é uma romance maravilhoso ^^

    ResponderExcluir
  25. Adooooro um romance,quero muito ler,bjs

    Luciane oppelt

    ResponderExcluir
  26. Luciane, esse é um romance muito bom =D Eu adorei!

    ResponderExcluir
  27. Pensei que autora fosse a Emyli Bronté..
    Mas mesmo assim não sendo, a história é bem interessante.

    Abraço

    Papos Literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  28. Pensei que autora do livro fosse a Emily Bronté.
    mas mesmo assim, não sendo, o livro é interessante.

    Abraço

    papos literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/  

    ResponderExcluir
  29. É verdade, pois muitas pessoas tem um preconceito absurdo com livros de auto-ajuda. ^^ 

    ResponderExcluir
  30. Thiago, descobri que algumas pessoas também pensaram da mesma forma que você... mas a autora não é ela não =D A história, entretanto, é sim muito interessante ^^

    ResponderExcluir
  31. Géssica, é exatamente isso >< 
    Mas, de qualquer forma, quando a pessoa lê a sinopse já tem uma ideia melhor do que se trata o livro =D

    ResponderExcluir
  32. Ainda bem que eu não fui a única a pensar que o livro era escrito pela Emily ^^
    Nanie, eu adoro romances, acho que vou gostar desse.
    Quando seu livro chegar diz pra mim como ele é, ou  melhor, se você tem outros títulos da Editora Essência, como eles são? Não tenho nada dessa editora, não conheço, ainda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Realmente alguns títulos podem nos enganar totalmente, e este sem dúvida é um destes, parece muito um livro de auto-ajuda. 
    Acho melhor ter sentimentos contraditórios por um protagonista do que sair totalmente indiferente a ele, o fato de tê-la odiado significa que estava envolvida com a história a ponto de se incomodar com certas coisas. 
    Pela sinopse a situação pela qual Fiona está passando realmente não é fácil, enfrentar a perda de alguém querido sem nenhum suporte, já que seu pai acaba se envolvendo com álcool, e ter que ser este suporte para as irmãs mais novas torna tudo ainda mais complicado.
    Apesar de ter ficado com a sensação do livro ser dramático demais para o meu gosto, mas saio da resenha com um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  34. Karolyne, não foi mesmo >< Outras pessoas também pensaram isso... O romance é ótimo!
    Eu tenho outros títulos da Essência aqui em casa e são ótimos! A Essência é um selo da editora Planeta (essa você deve conhecer) e os livros têm a mesma qualidade nesses dois selos =) Pode comprar sem medo.

    ResponderExcluir
  35. Saane, esse título ainda vai enganar MUITA gente >< ahahah e pelo que tenho visto nos comentários ele engana de diversas formas diferentes... hahahah cada um é enganado de um jeito =D O que chega até mesmo a ser divertido...
    Esses sentimentos contraditórios aparecem justamente porque a Fiona é gente como a gente, sabe?! Ela erra, acerta, erra tentando acertar - não tem como não se identificar com ela e com os problemas dela.
    O livro não chega a ser dramático demais, porque as coisas vão acontecendo aos pouquinhos - eu achei uma história muito boa!

    ResponderExcluir
  36. Adoro romances!!!!
    Confesso que sou uma das poucas pessoas que não gostam de O Morro dos Ventos Uivantes. Para mim não é um livro de amor e sim de ódio, mesmo assim a autora é fantástica.
    Quando li o titulo realmente pensei que seria algum tipo de livro recheado de conselhos cliches, porque vamos combinar, todo mundo que resolve dar conselhos amorosos, fala, fala, fala, enfeita, mas falam sempre a mesma coisa.
    Adorei saber que o livro não é nada disso. E sou fã de livros onde odiamos/amamos a protagonista. Acho que isso as torna mais real.
    bjs

    ResponderExcluir
  37. Rê, sou do mesmo time que você! Até acho que a Emily Brontë escrevia muito bem, mas não consigo gostar dessa história - como você acho o amor dos protagonistas feio demais ><
    Não é nada disso, é um romance muito, muito bom! 

    ResponderExcluir
  38. Ai que bom!!
    Não estou mais me sentindo uma E.T.
    kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  39. Rê, se você é uma E.T., eu também sou >< hahahahh

    ResponderExcluir
  40. Ah, sim, acabei de descobrir que tenho 2 livros da editora Planeta rs
    São da saga "O vendedor de sonhos", e eu gosto bastante. Avisa pra gente quando esse aqui for lançado, gostei e achei a capa dele tão bonitinha ^^

    ResponderExcluir
  41. Ah, então =D É o mesmo estilo ^^
    Ele vai ser lançado dia 08/03 - então não vai demorar nadinha! Já está em pré-venda na Saraiva ^^

    ResponderExcluir
  42. Nossa, eu adorei a resenha, até porque sou uma romântica de plantão! Pelo título eu realmente achei que era um livro tipo auto-ajuda, e só li a resenha porque gostei da capa que é bem fofinha, e descobri uma história bem legal. Quero odiar e me apaixonar pela Fiona! 
    Não gostei nada do nome do livro, mas dá pra relevar! 
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Erica, o nome do livro engana um pouco mesmo... mas a história é ótima e Fiona é uma personagem incrível!

    ResponderExcluir
  44. gostei bastante!!!
    ultimamente estou precisando de conselhos amorosos... :(

    ResponderExcluir
  45. Driely, mas nesse livro vc não vai encontrar nada de conselhos amorosos >< hahahah como eu disse na resenha o título nos engana totalmente ^^

    ResponderExcluir
  46. Adorei! Desde a capa. Sua resenha acabou com meus temores em relação ao livro. Aposto que é uma leitura bastante agradável. :)

    Sim, antes que me esqueça, parabéns pelo blog! Muito lindo, organizado e repleto de bom conteúdo. Ganhou uma leitora, flor. Seguidora você já tem desde ontem. :P

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  47. Fátima, a capa desse livro é linda demais, né?! Ao vivo é maravilhosa \o/ A história também é muito gostosa - Fiona é uma personagem um tanto complexa e muito bem construída ^^
    Fico muito feliz que goste do blog, querida ^^ Sinta-se sempre bem-vinda para ler os posts e comentar quando desejar :) Fico super satisfeita de ter ganhado uma nova leitora!

    ResponderExcluir
  48. quem ve realmente pensa que foi escrito pela Emily Lol
    achei isso muito capitalista
    mas fazer oq :S
    a capa é linda, isso eu nao posso negar

    ResponderExcluir
  49. Dani, acho que em português foi uma tentativa de ficar mais próximo do nome original... em inglês eu não sei se essa foi a intenção... mas que ajuda a vender, com certeza ajuda!

    ResponderExcluir
  50. Engraçado que no mesmo dia que li essa resenha, eu li também esse texto (
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/2012/02/na-biblioteca-de-alexandria-catherine.html ) que diz que a Emily Bronte morreu sozinha. Que o amor que ela mostra em seu livro, provavelmente, não fez parte de sua vida. Aí eu fico imaginando que tipo de conselho a Fiona conseguiu arrumar com a Emily rs

    ResponderExcluir
  51. Então, Felipe, não há conselho amoroso algum >< 
    Vai ver que é por isso que Fiona tem alguns problemas...
    O título é bem estranho e não combina muito com o livro =( hahahahah 

    ResponderExcluir
  52. Ainda não tinha lido uma resenha do livro e fiquei super curiosa...Dica anotada e tbm já estou participando da promo...rsrsrs...
    Bjos!!!AndréiaSentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  53. Andréia, o livro é muito gostoso =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥