domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Ladrão de Casaca, de Maurice Leblanc


O Ladrão de Casaca, de Maurice Leblanc
Martin Claret - 194 páginas
Nessa coletânea de contos aparece pela primeira vez um dos criminosos mais famosos da literatura universal - Arsène Lupin, o ladrão de casaca.


Título: O Ladrão de Casaca
Título Original: Arsène Lupin, Gentleman Cambrioleur
Autor: Maurice Leblanc
Tradutor: Casemiro Linarth
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 1907
Série: Arsène Lupin
Nº de Páginas: 194
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Arsène Lupin é um ladrão cavalheiro. Não é daquele tipo de criminoso de beira de estrada, que improvisa um golpe e sempre deixa vestígios. Não, Lupin é primoroso, cuidadoso e escolhe bem suas vítimas. Assim, nunca perde sua graça e estilo enquanto aplica golpes que o deixam rico e famoso, fazendo dele o mais notável ladrão francês de todos os tempos.
"Arséne Lupin [...]O ladrão inatingível cujas proezas eram contadas em todos os jornais nos últimos meses. [...]O cavalheiro de imaginação fértil que só age nos castelos e nos salões e que, numa noite em que entrou na casa do barão Schormann, saiu de mãos vazias, deixando seu cartão, no qual tinha rabiscado estas palavras: 'Arsène Lupin, ladrão de casaca, voltará quando os móveis forem autênticos'."
O Ladrão de Casacas é o primeiro livro publicado de Maurice Leblanc protagonizado por Lupin e trás, além da primeira aventura do ladrão publicada em 1905 - A Prisão de Arséne Lupin -, outros oito contos.
Contos nesse livro:
- A Prisão de Arsène Lupin;
- Arsène Lupin na Prisão;
- A Evasão de Arsène Lupin;
- O Viajante Misterioso;
- O Colar da Rainha;
- O Sete de Copas;
- O Cofre-Forte da Sra. Imbert;
- A Pérola Negra;
- Herlock Sholmes chega tarde demais.

Sobre o livro:
Como assim eu ainda não conhecia Arsène Lupin? Como eu, que me atrevo a dizer que sou apreciadora dos clássicos, nunca havia ouvido falar nesse intrépido ladrão e Maurice Leblanc, seu criador? Antes tarde do que nunca é o que dizem, mas bem que poderia ter sido mais cedo.
Arsène Lupin é um personagem encantador! Gentil, bem educado, um verdadeiro gentleman - é também muito inteligente, perspicaz, audacioso, corajoso, irreverente e malandro, pois não perde a oportunidade de se apossar das riquezas alheias. Eu nunca havia ouvido falar em tão famoso personagem, mas sei que muitos já ouviram - principalmente porque ele foi protagonista de mais de quinze romances e mais de trinta contos. E sua história já foi reproduzida no teatro, no cinema e até mesmo em uma telenovela brasileira da década de cinquenta!
O Ladrão de Casaca é o primeiro livro onde tão memorável personagem aparece em nove contos! E apesar de todo conto ter início, meio e fim, eles estão ligados - de forma que, no final, parece que o leitor apreciou um romance e não vários contos!
"Eu mesmo já não sei quem sou. Não consigo mais me reconhecer no espelho."
O próprio Lupin diz essas frases em um dos contos. E não há maior verdade: não há uma descrição precisa do ladrão. Leblanc evita descrever o personagem e quando o faz é de maneira rápida e apenas quando ele está em algum de seus vários disfarces - pois Lupin quase nunca aparece como ele mesmo. Uma das características de Lupin é justamente saber-se transformar em outras pessoas - fantasiar-se, maquiar-se, mudar sua letra, sua voz, seu jeito de andar - tornar-se outra pessoa, quase irreconhecível!
Tenho que dizer que a Martin Claret acertou na capa - que ficou belíssima e conseguiu captar bem a história. Além disso, o texto está bem escrito e bem revisado - algo que espero ser uma constante nas novas edições da Martin. Um ponto a mais para a introdução assinada pelo tradutor Casemiro Linarth e a pequena biografia do autor que não faltou! Tratando-se de um clássico, há sempre mais a saber e aprecio muito quando a editora coloca uma introdução e uma pequena biografia do autor - que sempre servem para acrescer um pouco mais ao conhecimento do leitor sobre a obra. Mas já deixo aqui um aviso: apesar de ser uma introdução, se você como eu não conhece ainda Arsène Lupin, aventure-se primeiro nas histórias e deixe-a para o final, pois contém spoiler que pode estragar um dos contos, no mínimo.
O único ponto negativo, a meu ver, fica por conta do excesso de notas de rodapé! Acho que notas de rodapé podem ser utilizadas para auxiliar o leitor em algumas considerações, mas em excesso acabam se tornando abusivas e chatas. Por exemplo, nesse livro utiliza-se nota de rodapé para explicar nomes de artistas - coisa que um leitor curioso poderia achar facilmente utilizando a internet. Claro que isso é apenas a minha opinião e muita gente pode até gostar, mas eu acho que houve um pequeno abuso na quantidade dessas notas de rodapé.
Apesar de ter sido escrito no início do século XX, o livro não tem uma linguagem pesada, muito pelo contrário! É uma escrita bem simples e gostosa, recheada de bom humor, que fará com que o leitor se delicie com a história. Aqueles que se preocupam com a linguagem mais pesada que alguns clássicos apresentam, não precisam ficar temorosos quanto a esse livro!
"- Ouvi dizer que não existe ladrão que não deixe algum indício!
- Há um: Arsène Lupin."
Enfim, se você ainda não conhece Arsène Lupin não pode perder mais tempo - leia O Ladrão de Casacas e deleite-se com as aventuras desse famoso ladrão francês.

PS: O título original continha também o nome do ladrão e poderia ficar em português (como consta em outras edições): Arsène Lupin, O Ladrão de Casaca. Confesso que acho que seria mais interessante manter o nome do personagem no título, não apenas por respeitar o desejo do autor (ou do editor, vai saber) que assim preferiu na época de lançamento, mas também porque o personagem acabou por tornar-se mais conhecido que seu criador. Assim sendo, muitos podem não saber que O Ladrão de Casaca trata-se das primeiras aventuras de Arsène Lupin e deixam de comprar o livro por esse motivo. Uma vez que o título original já contém o nome do personagem, acho que seria mais interessante mantê-lo.

PS2: O editor da revista francessa Je Sais Tout encomendou a Leblanc uma novela policial cujo personagem principal seria para os franceses o mesmo que Sherlock Holmes era para os ingleses. Assim surgiu o famoso ladrão de casacas, mas não foi aí que pararam as semelhanças entre os personagens.
Arsène Lupin, assim como Sherlock Holmes, se tornou mais conhecido do que seu criador (a maioria das pessoas nem ao menos sabe quem é Sir Arthur Conan Doyle) e um fardo para ele. A novela policial e de mistério não era bem vista na França daquela época, e Maurice Leblanc tentou, inutilmente, se livrar de seu protagonista. Assim como Conan Doyle, tentou matar seu ilustre personagem, mas foi obrigado a trazê-lo de volta à vida e continuar a escrever sobre ele.
E há ainda mais uma curiosidade: notou o título do último conto?! "Herlock Sholmes chega tarde demais" - é mais do que apenas uma alusão ao famoso detetive inglês criado por Sir Arthur Conan Doyle. Inicialmente, Leblanc utilizou o nome do detetive - Sherlock Holmes -, mas por um processo movido por Conan Doyle (que não ficou feliz por ver seu detetive sendo, por vezes, ludibriado por Arsène Lupin) o autor teve que trocar o nome do personagem. E assim surgiu Herlock Sholmes, que apareceria em algumas outras aventuras de Arsène Lupin (inclusive em seu segundo livro: Arsène Lupin contra Herlock Sholmes, publicado em 1908).

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


42 comentários:

  1. Oi Nanie!!! Como já disse outras vezes, não gosto de contos, mas acho que dessa vez vou me render. Principalmente por vc ter dito que ao final até parece que a gente leu um livro. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rê, eu acho que mesmo quem não é fã de contos (como eu sou) pode encarar, sem medo, esse livro! Como eu falei, parece mesmo que você leu um livro direto ao final - porque existe certa ordem cronológica nos contos ^^
    E o personagem é delicioso! Eu adorei conhecer Arsène Lupin!

    ResponderExcluir
  3. Thais L Cavalcante31domingo, 05 fevereiro, 2012

    Estou a anos querendo ler este livro, mas ainda não encontro a oportunidade. Um amigo meu disse que é maravilhoso e depois da sua resenha, aparentemente Sherlock fica no chinelo ou um páreo bem duro para ele, hein! :D

    ADOREI!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  4. Thais, ele não tomou o lugar do meu querido e amado Sherlock não >< Mas é um personagem bem diferente! Ele não é tão sério e sisudo quanto Holmes e está do outro lado, né?! Holmes ajuda as pessoas a recuperarem o que perderam, Lupin rouba >< heheheh
    É um livro incrível e eu super recomendo a leitura!

    ResponderExcluir
  5. Interessante nunca tinha ouvido falar de Arsène Lupin e também não me recordo de já ter lido algum livro de contos.
    Gosto muito desse tipo de personagem "malandro". rs
    Ainda mais quando são bem humorados e sarcásticos. Acho que no fim das contas todos gostam. Mesmo que em algumas historias eles sejam os vilões, o que não é o caso aqui, acabamos torcendo para que os planos deem certo. 

    ResponderExcluir
  6. Nanie, fiquei muito curioso pra ler sobre este ladrão tão diferente. Os contos me parecem bem densos e extremamente viciantes. Além da capa que ficou esplêndida!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, eu também nunca havia ouvido falar dele, mas ele é um personagem bem famoso ^^
    Como assim nunca leu um livro de contos?! Nossa... quase não consigo acreditar >< eu sou doida por contos - sempre compro livros assim ^^ hahahah
    Eu também gosto muito desse tipo de personagem - eles são sempre tão interessantes, né?! ^^ hahaha Ele é o vilão sim, é o protagonista, mas é um ladrão, né?! >< hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Luan, são textos ótimos =) Os contos são muito interessantes e deleitantes ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanie!
    Tb acho q a editora Martin Claret está de parabéns pelas novas edições, mto bem revisadas e traduzidas. Qto as notas de rodapá, confesso que gosto bastante de não precisar entrar na internet pra pesquisar e já ter tudo ali mesmo. #preguiça! kkkkkkkkkkkkk!

    Gostei da sua resenha, fiquei super curiosa em ler este livro! Será uma das minhas próximas leituras! ;-)

    Bjoo,
    Daniela Tiemi
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não é?! Eu estou surpresa com as novas edições ^^ Sempre fui muito fã da editora - pela filosofia que eles adotam, de trazer livros clássicos a preços populares. Confesso entretanto que em algumas edições eu ficava triste pelo excesso de erros encontrados. Nas duas edições mais novas que tive a oportunidade de ler, a revisão está mesmo impecável!
    Por isso eu até deixei um comentário explicando >< hahaha Eu acho que notas de rodapé demais são exaustivas, porque eu não consigo não lê-las e quando trazem informações inúteis eu fico brava por terem interrompido minha leitura - vai me entender, né?! >< ahahahahah Mas já imaginei que outras pessoas poderiam gostar - até mesmo pela facilidade ^^

    Daniela, leia porque você vai adorar! O personagem é ótimo, a leitura é simples e gostosa =) Vc não irá se arrepender ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie, adoro as tuas resenhas,me deixam querendo ler,mesmo os títulos que são são muito o meu gosto,parabéns.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, querida!
    Esse é um livro que me surpreendeu muito - eu não sabia que estava com um livro tão bom em mãos ^^

    ResponderExcluir
  13. Nossa que interessante, mas um que não conhecia e que você abre meus olhos para ver, gostei muito do mote, adoro um cavalheiro, e ladrão ainda por cima deve ser bem legal, kk

    Vendo as 5 estrelas só aumentou minha vontade de ler.
    Dica super anotada.
    PS: Só a capa que não faz meu estilo, fazer o que né? hehe

    ResponderExcluir
  14. Leninha, é super legal *-* O livro já entrou para os meus favoritos!
    Sério que não gostou da capa?! Mas quando ler tenho certeza que vai perceber o quanto ela encaixa na história e vai até gostar um pouquinho >< hahaha

    ResponderExcluir
  15. Nanieee! Confesso que chamou minha atenção a capa e o título e, depois dessa resenha, fiquei ainda mais curiosa! Mas, antes, preciso ler Sherlock Holmes para depois me aventurar nos outros ladrões/pensadores/espertinhos/gênios rsrs
    Com certeza, ele vai constar na minha lista! :D

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  16. Por que precisa ler Sherlock Holmes antes?! Não precisa não... Essa história não tem nada a ver com o detetive inglês (exceto, é claro, uma pequena participação dele no último conto, como o nome já entrega).
    Arsène Lupin é um personagem glamoroso ^^

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da capa,parece o Chapeleiro Maluco da Alice.Me parece um livro um tanto cômico,um ladão com "classe"...interessante ,gostei.

    ResponderExcluir
  18. Que comparação inusitada >.<
    É uma história muito bem humorada sim.

    ResponderExcluir
  19. Luciano Silveira Pinheirodomingo, 19 fevereiro, 2012

    Li toda a coleção do Maurice Leblanc no início da década de 60. Sempre o considerei o antítese do Sherlock Holmes, de Conan Doyle. São dois dos mais inteligentes escritores europeus. Leitura leve, agradável e altamente enriquecedora. Principalmente nestes tempos de julgamento do Mensalão do PT, para desmoralizar esse enganador de 4 dedos. O autor destas observações é Professor Titular de Ginecologia. Recomendo também o filme Sherlock Holmes para quem não aprecia o período momino e quer se divertir sem entrar na folia momina.

    ResponderExcluir
  20. Luciano, eu agora quero ler toda a coleção dele - adorei o personagem, que é maravilhoso! 
    Confesso que não gosto do filme de Sherlock Holmes =( Sou super fã do detetive inglês e dele já li todas as aventuras (que espero reler em breve para poder comentar aqui no blog), mas detesto os dois filmes mais atuais... ficaram completamente divergentes dos personagens que eu tanto gostam e continuam a usar o nome deles >< 

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia, mas fiquei com muita vontade de ler, vou adicionar na lista.

    ResponderExcluir
  22. Adriana, é um livro muito bom! Eu também não conhecia, mas me surpreendi positivamente com a leitura ^^

    ResponderExcluir
  23. Ixi, eu também não conhecia, enm tinha ouvido falar, mas como você mesma disse "antes tarde do que nunca" ! Caramba, é de 1907?! Tô por fora mesmo, rs, mas vou procurar, pode deixar!

    ResponderExcluir
  24. Sim é um livro mais antigo =D Foi encomendado para ser para os franceses o que Sherlock Holmes era para os ingleses - acho que de certa forma conseguiu ^^

    ResponderExcluir
  25. Confesso que pelo nome, eu achei que seria uma coisa meio clichê, mas estou morrendo de vontade de ler !

    ResponderExcluir
  26. Jessy, não é nada clichê! Muitos foram baseados em Lupin depois, mas ele é ótimo =D Adorei o livro ^^

    ResponderExcluir
  27. A Martin Claret sempre com boas obras!

    É uma excelente editora!

    ResponderExcluir
  28. Para quem, como eu, é fã de clássicos - a editora tem títulos incríveis =)

    ResponderExcluir
  29. Nanie!
    Muitas vezes li a sinopse do livro, mas infelizmente não tive oportunidade de ler.
    A resenha foi explicitada e deixou-me curiosa.
    E como clássicos são clássicos, vale a pena conferir.
    Obrigada!


    Passando para desejar um ótimo final de semana.


    Cheirinhos


    Rudy


    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Você acredita que eu nunca tinha ouvido falar no livro? Nem mesmo uma sinopse perdida... fiquei impressionada >< Ainda bem que o li, enfim, porque a história é ótima =)

    ResponderExcluir
  31. Apesar de últimamente estar distante dos clássicos este me levou a matar as saudades dos velhos tempos. Arsene Lupin um ladrão para ninguém colocar defeito. Bjs

    ResponderExcluir
  32. Esse é uma leitura bem divertida =)

    ResponderExcluir
  33. Olá, gostei do seu estilo, faz tempo que não leio uma resenha tão completa, agora quero ler o livro... é sempre assim...  

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigada, Adriana! Fico muito feliz que tenha gostado da minha resenha =D
    Quanto a esse livro, ele é ótimo - uma excelente opção de leitura ^^

    ResponderExcluir
  35. Eu nunca tinha ouvido falar de Arsène Lupin! Depois de ler sua resenha (muito boa por sinal, obrigada por avisar sobre a introdução) passei a achar isso imperdoável! 

    Acredito que eu vou adorar conhecê-lo! Me deu tanta vontade de ler o livro!!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Juliana, Arsène Lupin é um personagem e tanto - acompanhar suas aventuras é um deleite =)

    ResponderExcluir
  37. eu nao conheço 
    Arsène Lupin...rsrsrsrsrsrs...vou conhecer já já!!!

    ResponderExcluir
  38. Driely, eu também não conhecia Arsène Lupin, mas foi amor à primeira vista, ou melhor, à primeira lida! hahahahaha

    ResponderExcluir
  39. Oi, Nanie! Tudo bem? (Vou comentando e ganhando intimidade, rs.)

    Nossa, não conhecia esse livro! Não conhecia o personagem, nada! Que cultura parca a minha!

    Sua resenha está ótima. Ressaltou magnificamente os aspectos positivos e negativos da obra. Foi além. Entrou na obra. Consegui sentir um gostinho de "O Ladrão de Casaca". Muito bom. :)

    A Martin faz um excelente trabalho com introduções e biografias. Não me canso de elogiá-la por isso. Uma das melhores editoras, a meu ver!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Fátima, pode ir tratando com toda a intimidade que quiser =D hahahaah sem problemas ^^ E eu também vou pegando intimidade aos pouquinhos >< hehehe
    Pois é... tantas referências e eu também não conhecia Arsène Lupin... ainda bem que pude "remediar" essa falta - foi uma delícia conhecer um personagem tão encantador!

    ResponderExcluir
  41. contos é algo que nao me da muito animo de ler
    mais sua resenha ficou muito boa
    entao acho que vou pesquisar algo mais sobre o autor [tempo livre \o/ ]

    ResponderExcluir
  42. Dani, se não gosta de contos, é complicado conseguir te convencer... mas Arsène Lupin é um personagem cativante ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥