terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Globo - 314 páginas
Um livro famoso que guarda mais do que uma boa história em suas páginas. Ler este livro sem questionar a sociedade em que vivemos é uma tarefa que beira o impossível.




Título: Admirável Mundo Novo
Título Original: Brave New World
Tradutor: Lino Vallandro e Vidal Serrano
Editora: Globo
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 1932
Nº de Páginas: 314

Sinopse:
Em uma sociedade evoluída todos são felizes. Não há tristeza, nem protesto ou doenças - aliás, velhice também é algo desconhecido.
Uma estrutura social estratificada - você nasce e morre na mesma camada social. Quem nasce Beta vai realizar serviços de Beta, tem o porte físico dos Betas e se acha muito sortudo por ser um Beta. E assim também acontece com os Ipisilons, Deltas e Alfas. Eles são condicionados desde pequenos a gostarem da vida que levam e assim não tem do que reclamar.
"E esse [...] é o segredo da felicidade e da virtude: amarmos o que somos obrigados a fazer. Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar."
No Centro de Incubação e Condicionamento de Londres Central, onde essa história se inicia, o leitor irá se deparar com a fábrica de seres humanos. É nesse lugar que a vida é gerada, totalmente controlada, onde os embriões são reproduzidos e as crianças são condicionadas para a vida adulta.
"Um ovo, um embrião, um adulto - é o normal. Mas um ovo bokanovskizado tem a propriedade de germinar, proliferar, dividir-se: de oito a noventa e seis germes [...]. Assim se consegue fazer crescer noventa e seis seres humanos em lugar de um só, como no passado. Progresso."
Numa sociedade onde não há fome, não há guerra, também não existe liberdade.

O que eu achei do livro:
O que dizer de um livro do calibre de Admirável Mundo Novo? Confesso que começo essa resenha sem saber ao certo o que irei dizer. É verdade que eu gostaria de gastar parágrafos e parágrafos tagarelando sobre o livro e debatendo os mais ínfimos detalhes. Entretanto, irei fazer uma resenha mais objetiva e sem muita enrolação - até porque acho que eu não saberia falar tão bem quanto o livro merece.
Admirável Mundo Novo é uma história notável! Não apenas por ser bem escrita e interessante, mas muito mais pela crítica que ele encerra. Aldous Huxley criou uma sociedade futurística baseada na tecnologia e no controle, como é comum em várias histórias distópicas. O fato mais interessante, a meu ver, é que o livro foi escrito em 1932 e o autor fala de algumas coisas que vemos acontecendo hoje em dia.
A maneira do autor escrever é bem diferente. E, embora seja gostosa, é um pouco mais complicada e eu não a indico para quem está começando no mundo dos livros agora. Essa não é uma história para crianças, até mesmo pelo conteúdo, que é mais pesado. O livro já foi censurado em algumas ocasiões e nem sempre apenas pelo seu caráter sócio-cultural, mas também por ser considerado "indecente". A maneira como o ser humano se relaciona nessa sociedade futurística é bem liberal e pode incomodar os mais puritanos.
Eu achei incrível a visão do autor. Ele não apenas criou a sociedade, há uma explicação plausível e muito aceitável para cada detalhe retratado de forma que a sociedade cumpra o seu único lema:
"Comunidade, Identidade e Estabilidade."
Outro fato bem interessante é a existência de uma substância chamada soma - que seria uma droga, sem os efeitos colaterais das drogas ilegais. Ou seja, um passaporte para esquecer os problemas e entrar em um mundo onde só existe a felicidade. Não é que toda vez que tal substância era mencionada eu me lembrava dos vários calmantes que hoje são legalmente vendidos e muito abusados por diversas pessoas?
Como você imaginaria um personagem chamado de "Selvagem"? Ele realmente não foi criado na civilização, ele veio de um lugar considerado selvagem. Mas garanto que é ele o personagem com quem nós temos maior identidade - afinal de contas é o que tem um pensamento mais parecido com o nosso. E isso é assustador. Não vou entrar em detalhes sobre a aparição do personagem e sua identidade porque, apesar de ser um dos protagonistas, ele só entra na trama mais tarde e, por isso, eu prefiro deixar que o leitor descubra tudo sozinho. Entretanto, eu não podia deixar de citá-lo, sendo ele tão essencial quanto é para o desenvolvimento da história. O Selvagem tem hábitos parecidos com o nosso e cita Shakespeare (autor há muitos anos proibido dentre os civilizados). É um personagem que faz os questionamentos mais incríveis do livro.
“Eu reclamo o direito de ser infeliz. Sem falar no direito de ficar velho, feio e impotente; no direito de ter sífilis e câncer; no direito de não ter quase nada que comer; no direito de ter piolhos; no direito de viver com a apreensão constante do que poderá acontecer amanhã; no direito de contrair a febre tifoide; no direito de ser torturado por dores indizíveis de toda espécie. [...] Eu os reclamo todos.”
Bernard é outro protagonista, mas confesso que ele me decepcionou demais, ao mesmo tempo que serviu para dar mais veracidade à trama. O fato dele ser decepcionante consegue torná-lo ainda mais interessante! Só lendo o livro para conseguir entender completamente o que eu estou falando.
Tenho certeza que não consegui passar tudo o que eu gostaria e não consegui falar tudo o que era necessário. Essa é, certamente, uma das resenhas mais difíceis que eu já fiz.
Admirável Mundo Novo não é uma história famosa à toa! É um livro denso, chocante, intrigante e que irá fazê-lo questionar sua vida e a sociedade em que vive. É uma leitura imperdível!

PS: A versão que eu tenho aqui em casa é a edição de bolso editada pela Globo. É uma edição muito barata, entretanto deixo aqui minha ressalva a quem, como eu, gosta de comprar livros para ler e reler. A qualidade do texto é inegável - muito bem traduzido e revisado; a qualidade do livro físico, entretanto, fica a desejar. Para aqueles que apenas irão ler o livro e depois se desfazer dele, não há problema algum - o papel é estilo jornal, não cansa a vista e o tamanho da letra é bom. Entretanto, o livro não tem qualidade suficiente para ser guardado. Não sei ao certo em que ano comprei o meu exemplar, mas pela data da edição é possível saber que ele não tem mais do que cinco anos - e parece que já é um livro velho. As folhas estão todas manchadas e algumas páginas já se mostram frágeis (as primeiras e as últimas, principalmente). Não é problema de condicionamento, garanto a vocês - é porque é uma edição realmente simples. Não aconselho aqueles que gostam de ler o livro várias vezes (como eu) a comprar essa versão, vale mais gastar um pouquinho e garantir a durabilidade do seu exemplar.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



57 comentários:

  1. Nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro e imaginava que fosse algo totalmente diferente...
    Gostei muito...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. É mesmo?! Diferente quanto?
    É um livro muito bom, com uma densa crítica sócio-cultural! Uma leitura que vale a pena ^^

    ResponderExcluir
  3. Quero ler. Gosto de ficção científica, mas leio pouco.

    Não sabia que o livro já foi considerado "indecente". Não gosto de livros assim, mas deve ter um bom motivo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nanie,

    Eu já tentei ler esse livro através de um daqueles sites que te enviam por e-mail um pedaço do livro por dia, não sei se você conhece.
    Não consegui prosseguir na leitura, pq vinha um pouquinho de cada vez e eu avabei não entendendo nada... rs
    Mas é um dos livros que ainda vou ler, um grande clássico.

    ResponderExcluir
  5. Cíntia, o livro é maravilhoso!
    Então, o livro foi considerado indecente e foi censurado por esse motivo. Tem um bom motivo, a sociedade onde eles vivem é livre de sentimentos - que seriam o maior motivo para infelicidade. Assim, não existe relacionamentos como nós os conhecemos - todos são de todos e o sexo é estimulado com várias pessoas e até mesmo entre as crianças. Resumidamente é isso. Se você não achar que esse é um ponto grave demais, vá em frente e leia o livro. 

    ResponderExcluir
  6. Olha, nunca ouvi falar desse tipo de site não ><
    Imagino que deva ter sido complicado mesmo, porque é um livro que exige um ritmo de leitura peculiar e particular - não é como outras histórias. A maneira do autor escrever é bem diferente...
    Joelma, super vale a pena ler - é uma história engrandecedora ^^

    ResponderExcluir
  7. Nanie,

    O site é esse aqui: http://www.leituradiaria.com/
    Eu li O Fantasma de Canterville nele e deu certo, pq é um texto curto.

    =)

    ResponderExcluir
  8. Hunnn  muito interessante o site =D Achei um pouco estranho que ele tenha livros que ainda têm copyright, mas a ideia é bem legal!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanie!!
    Fiquei arrepiada ao ler partes do que vc escreveu. Não consigo imaginar viver em uma sociedade onde eu não tenha liberdade para pensar ou para mudar.
    Acho que não estou num momento propicio para este tipo de leitura, mas quem sabe em outro momento.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Atualmente no mercado são tantos livros interessantes que criticam a nossa sociedade com base na possível "perfeição" do futuro: séries como "Jogos Vorazes", "Gone", "Destino" e "Feios". E o legal é que eu gostei de "Admirável Mundo Novo". Parece-me uma história meio complicada, mas que me trará uma lição para o resto da vida. Quero muito ler!

    P.S: Nanie, não sei se você já leu ou conhece a história, mas o livro "O Doador" se assemelha bastante como "Admirável Mundo Novo".
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Esse não é realmente um livro que possamos apenas ler... é quase impossível não começarmos a questionar tudo - desde a sociedade onde estamos inseridos até as nossas próprias ações.

    ResponderExcluir
  12. Luan, é verdade mesmo! Mas é muito diferente... O Doador (que eu já conheço, tem até resenha aqui no blog), assim como outros YA (Destino incluído) são livros mais simples... até mesmo pelo público alvo ao qual eles se destinam. Confesso que Admirável Mundo Novo, 1984 e Laranja Mecânica são distopias que me impressionam muito mais - até pela época em que foram escritos.

    ResponderExcluir
  13. Este é um outro livro que tenho curiosidade em ler. Apesar de ser um livro muito antigo, ele parece retratar bem as coisas de hj, como a tecnologia.
    Este é um clássico que está na minha lista de livros para pegar na biblioteca.
    Ps: perto da empresa onde eu trabalho tem uma biblioteca maravilhosa da prefeitura de SP, tem tanto lançamentos como livros antigos. Pelo menos 1x por semana passo por lá.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Caracas!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu tenho esse livro e nem sei como ele está, mas pretendo relê-lo em breve. Adorei a sua resenha e olha que lembrei de altas coisas sobre o livro agora. Acho que o meu ainda - digo e repito - Ainda está inteiro. Beijos! 

    ResponderExcluir
  15. É engraçado que uma sociedade que todos sonhamos (sem fome, doenças, etc) tansforma-se em uma sociedade que todos evitamos e que muitos morreram para se livrarem. Com certeza deve ser uma leitura muito interessante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Olá Nanie!
    Apesar de ser um livro bem famoso e já tenha ouvido falar dele, nunca prestei atenção e nem procurei saber do que se tratava. Nunca imaginei que fosse tão interessante! Nunca li livros que tratem de uma visão de mundo diferente, mas sempre tive curiosidade. Depois desta resenha maravilhosa, certamente irei colocá-lo na minha wishlist. Este livro parece ser bem complexo e nos direciona para reflexões sobre a nossa própria sociedade, mas principalmente para onde ela vem se encaminhando a um bom tempo.
    Fiquei bem curiosa sobre o Selvagem! Adoraria conhecê-lo. :B hahah
    Adorei a tua resenha e mais essa indicação de livro, Nanie. :D

    Beijocas,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogpos

    ResponderExcluir
  17. Sim - é uma obra incrível que continua atual, mesmo depois de tantos anos ^^

    Ai que máximo - deve ser ótimo passar por lá!

    ResponderExcluir
  18. É bom relembrar uma história que já lemos e gostamos né?! O meu também não está acabado - mas para um livro de menos de cinco anos, guardado direitinho e que só foi lido por mim, não está muito bom não... hehehe

    ResponderExcluir
  19. Essa é uma das indagações do livro, Rose! Como um lugar que seria tão bom pode ser, ao mesmo tempo, tão diferente daquilo que queremos?! É o máximo!

    ResponderExcluir
  20. Menina, esse é um livro incrível! São vários livros que falam de sociedade distópica - dentre os mais antigos e adultos Admirável Mundo Novo, 1984 e Laranja Mecânica são os meu preferidos! Dentre os mais recentes e voltados para o público mais jovem tem O Doador, O Motivo e Destino - além de vários outros como Feios e Jogos Vorazes que ainda não li!
    É um tipo de literatura que muito me agrada ^^

    ResponderExcluir
  21. É impressão minha ou lembra 1984? Até pelo lema de 3 palavras e tal...
    Acabei de ler 1984 recentemente e a verdade é q não gostei muito do final. Esperava que fosse de uma forma e acabou sendo de outra bem diferente, o q me decepcionou um pouco, mas bem, num mundo de sociedades distópicas o final não poderia ser mto diferente... (ih, será q falei demais???).
    De qqr forma lerei se tiver oportunidade, aí comparo melhor, rs...
    Bjs, Nanie!!!

    ResponderExcluir
  22. Na verdade, Rose, é 1984 que lembra Admirável Mundo Novo, porque o livro de Aldous Huxleu foi lançado mais de uma década antes do de George Orwell ^^ Mas é aquela lembrança comum a todos os livros que tratam de um mesmo tema (no casos destes, sociedades distópicas).
    É uma leitura que vale muito a pena - mas acho que o final será decepcionante como o de 1984 ><

    ResponderExcluir
  23.  Poxa, q bacana, não sabia que AMN foi escrito antes de 1984.
    De qualquer forma, acredito que seja uma boa leitura... E melhor já vi q na biblioteca perto do meu trabalho tem, então, nem vou gastar para ler! rs
    Ótima dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Sim! Admirável Mundo Novo foi publicado em 1932, enquanto 1984 foi publicado em 1948 (sim, o título do livro é uma brincadeira ^^).
    Os dois são incríveis ^^ E se já tem por perto, ainda melhor =D

    ResponderExcluir
  25. Confesso que a primeira vista não me interessaria por esse livro, mas como não se deve julgar um livro pela capa e após ler essa resenha fiquei no minimo curiosa.
    Até porque a principio me dava uma impressão de uma historia sobre humanoides tentando dominar o mundo ou algo do tipo. rs

    ResponderExcluir
  26. Aline, não julgue mesmo esse livro pela capa >< É uma capa horrível, mas uma história maravilhosa!

    ResponderExcluir
  27. To com medo de vê o meu. =) E sim é bom relembrar e reler. 

    ResponderExcluir
  28. Hahaha dá um medinho, né?! >.< Amarelado ele deve estar, por causa do papel que não é de qualidade... mas dá para ler tranquilamente (ainda).

    ResponderExcluir
  29. É muito bom e recomendável este livro,ótima a tua resenha,parabéns.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  30. Oi Nanie!!

    Taí um livro que sempre tive vontade de ler, mas nunca parei pra pesquisar preços/edições e tal. Daqueles livros "um dia eu leio" mas eu eu nem tenho.
    Uma coisa é certa, se o livro foi escrito em 1932 e ainda fala sobre o que passamos, alguma coisa de certa ele tem.
    Como está tendo essa onda de distopias, talvez ele volte a ganhar visibilidade e saiam versões mais caprichadas =)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Tassi, é um livro incrível! 
    Eu não acho que ele vá sair com edições mais caprichadas agora não... porque o copyright dele ainda está valendo... daqui a alguns anos, quando ele se tornar de domínio público, aí acredito que ganhe novas versões bem bacanas =) Bom, na verdade, eu espero, né?! >< Pq meu exemplar certamente não vai aguentar muitos anos não... heheheh

    ResponderExcluir
  32. Uia deu vontade de conhecer essa obra, e OMG que capa louca, amei!
    Me lembrou um filme de terror antigo que o cara tinha um monte de parafusos na cabeça.

    ResponderExcluir
  33. Leninha, essa história é maravilhosa! Mas a capa não condiz muito com a história não >.<

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia esse livro...e vez em quando é bom a gente ler  algo que nos leva a um questionamento "produtivo" sobre a nossa vida em comunidade .Gostei.

    ResponderExcluir
  35. Eu gosto bastante desse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  36. A capa parece remeter um pouco à Matrix, né? rs

    ResponderExcluir
  37. A capa realmente remete a esse famoso filme, mas o livro não tem muito disso não.

    ResponderExcluir
  38. Oi Nanie, eu ja tinha ouvido falar desse livro; na verdade só o titulo mesmo, sem ler nem a sinopse. Li sua resenha e achei super interessante, fiquei com vontade de ler. Vou pesquisar na net pra ver se encontro uma edição bacana por um preço não tão alto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Esse é um livro muito famoso. A história é incrível, vale muito a pena ler =) Tomara que consiga encontrar uma boa versão!

    ResponderExcluir
  40. Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido resenha, confesso que não esperava algo tão futurista de um livro tão antigo, deve ser interessante.

    ResponderExcluir
  41. Sim, isso é o que mais impressiona nesse livro! É uma leitura muito boa =)

    ResponderExcluir
  42. Conheço este livro. A tradução da Editora Globo é realmente muito boa!


    Muito boa a sua resenha!

    Bjo

    ResponderExcluir
  43. A minha versão também é da editora Globo,mas por enquanto o meu livro está conservado.Adoro distopias e gostei do livro,no entanto achei que determinadas partes são um pouco lentas e em alguns momentos o livro fica maçante.No mais, gostei da história e a achei bem criativa.
    Fabianne

    ResponderExcluir
  44. Pois é... a minha versão também está conservada - só que as páginas estão amareladas. E considerando que o livro tem no máximo cinco anos é algo realmente preocupante...
    Você acha que fica maçante?! Talvez seja porque eu sou muito fã da história... mas eu não achei isso não - gostei demais =)

    ResponderExcluir
  45. nunca tinha ouvido falar deste livro...deve ser muito bom...alias, todo mundo sonha com uma sociedade perfeita neh!!!

    ResponderExcluir
  46. Driely, mas esse livro mostra, justamente, os contras de uma sociedade "perfeita" - é uma história incrível =)

    ResponderExcluir
  47. Esse é simplesmente o tipo de livro mais difícil de resenhar. Escrever sobre um romance adolescente? Tranquilo. Falar sobre vampiros e lobisomens? Beleza. Resenhar guerras celestiais? Não tão simples, porém razoável. Agora vá resenhar, resenhar de verdade, um livro do calibre de "Admirável Mundo Novo". Vá resenhar "1984", "A Revolução dos Bichos". Tente resenhar até mesmo "Jogos Vorazes" ou "Feios". Difícil, complicado. Você não saberá nem por onde começar.

    Por que? Porque esses livros são denominados distópicos; mas, no fundo, não o são. Eles tratam do presente metaforicamente, de forma agradável. Falam sobre um futuro diferente, improvável. A maioria dos leitores só vê isso. Todavia, a partir do momento em que você percebe que muitas coisas que esses livros previram se realizaram ou estão para se realizar, a leitura fica séria. Você associa, reflete, questiona. Percebe que há falhas gigantescas na sociedade e no mundo. E agora? Vá resenhar tudo o que você percebeu. Não é fácil de modo algum.

    Você fez uma ótima resenha - parabéns pela interpretação - e ainda faltou falar de tanta coisa! Você escreveria páginas e não falaria tudo. O importante é que pessoas leem essas obras, por vezes tachadas como mera ficção, e refletem sobre seu significado. Algumas até mudam sua maneira de agir e ver o mundo. E aí, sim, acho que os escritores podem descansar em paz. Fizeram sua parte. O resto é conosco. ;)

    Peço desculpas pelo tamanho do comentário. Tocou num ponto fraco meu, rs.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd - http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Fátima, concordo com você! Acho que não seria possível conseguir falar de todos os aspectos de livros como esse! Até porque eles vão levando a questionamentos de outras áreas e é um assunto que pode ser largamente discutido.
    Acho que ninguém consegue ler livros distópicos sem se questionar, nem que seja um pouquinho, sobre sua vida atual e a sociedade em que vive - sobre sua participação, contribuição e o quanto está fazendo para não deixar o mundo chegar ao ponto retratado no livro.
    São livros maravilhosos para botar leitores para pensar!

    ResponderExcluir
  49. quando vi a capa [que é muito legal]
    eu imaginei uma história um pouco diferente
    talvez até chata
    mas dpois de ler a sua resenha
    eu acho que estou enganda \o/

    ResponderExcluir
  50. Dani, a capa não tem nada a ver com a história >< hehehehe Mas é uma história muito boa e acima de tudo que faz o leitor refletir!

    ResponderExcluir
  51. é. capa bem interessante essa ^^

    ResponderExcluir
  52. tem que ser muitooo bom pra  fazaer uma capa tãão diferente e legal ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  53. meu coment sumiu kkk

    ResponderExcluir
  54. Dani, seu comentário não sumiu não... é porque apenas os cinco primeiros ficam carregados, e vc precisa clicar no botão "Carregar mais comentários" para ver os demais.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥