quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll



Título: Alice no País das Maravilhas
Título Original: Alice's Adventures in Wonderland
Autor: Lewis Carroll
Editora: Universo dos Livros
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 1865
Nº de Páginas: 110
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Alice está ao lado da irmã, que lê um livro sem figuras e sem diálogos. Sente-se sonolenta, afinal de contas, que graça tem um livro desses?
Quando já estava quase adormecendo escuta um coelho que diz estar atrasado. Alice não acha estranho o fato do coelho falar, mas realmente fica surpresa quando o vê usando uma casaca e retirando do bolso um relógio - onde detecta o quão atrasado está.
Alice não pensa duas vezes e segue o coelho.
É assim que Alice chega ao País das Maravilhas, onde irá encontrar as coisas mais estranhas do mundo.

O que eu achei do livro:
Bom, Alice é Alice e acho que poderei ler esse livro zilhões de vezes e gostar ainda mais a cada vez que leio! Esse é realmente um livro maravilhoso!
Há pouco tempo, eu postei aqui uma outra resenha desse mesmo livro - clique aqui para acessar - então por que relê-lo em tão pouco tempo? Porque eu sempre quis ler uma versão diferente desse livro! A grande "graça" do livro (além da história que é muito interessante) são as brincadeiras que Carroll faz com a linguagem. E, claro, em uma tradução muita coisa se perde. Aliás, eu acho que nem mesmo um inglês consegue "pescar" tudo o que Lewis Carroll escreveu lendo esse livro nos dias atuais - porque muita coisa já mudou. Ainda assim, eu tinha muita vontade de ler uma nova versão para ver o que acharia da história.
Devo dizer que dei muita sorte, porque essa versão da Universo dos Livros está maravilhosa! Ainda fico em dúvida, em certos momentos eu prefiro a tradução da Universo dos Livros, em outros eu prefiro a da Martin Claret. De forma geral, eu prefiro a maneira como a Martin Claret tratou o texto - usando travessões como são comuns no diálogo em português; e a revisão feita pela Universo dos Livros - que está muito melhor.
Quanto ao texto, acho que nas duas versões se perde alguma coisa. Cheguei a ler uma versão online do livro em inglês para poder comparar as duas traduções (que são bem diferentes) e nas duas se perde alguma coisa. Em alguns momentos a tradução da Universo dos Livros é a melhor, em outros a da Martin Claret. Mas é possível observar, em ambas edições, que os tradutores se esforçaram para captar a alma do livro - e isso é muito bom!
Abaixo eu selecionei duas passagens para que vocês possam comparar as diferenças nas traduções.
"No entanto, nesta garrafa não estava escrito veneno, então Alice se arriscou a provar. Como gostou muito (na verdade, tinha um sabor agradável de uma mistura de torta de cereja, creme, abacaxi, peru assado, caramelo e torrada quente com manteiga derretida), logo bebeu até a última gota." - Martin Claret
"Entretanto, naquela garrafa não tinha gravado "veneno", daí Alice aventurou-se a experimentá-la e, achando o sabor muito gostoso (o conteúdo tinha, de fato, um tipo de mistura de torta de cereja, creme de ovos, leite e açúcar, abacaxi, peru assado, bala de açúcar queimado e torradas quentes amanteigadas), ela rapidamente bebeu todo o seu conteúdo." - Universo dos Livros


"Como pode o crocodilo
Erguer a cauda brilhante,
Espirrando água do Nilo
Como ouro radiante?
Que sorriso largo tem
Espichando a garra bela,
Quando os peixes caem bem
Para dentro da goela!" - Martin Claret
"Olhem o crocodilinho
Batendo seu rabo brilhante
Brincando nas águas do Nilo
Até que fica bem galante!
Ele parece tão fofinho
Quando olha de fininho.
Bom dia lindos peixinhos...
Ele fala com seu bocão arreganhado!" - Universo dos Livros


A edição da Universo dos Livros ainda tem ilustrações belíssimas - que tornam a leitura ainda mais prazerosa!
Enfim, Alice no País das Maravilhas é um livro lindo e eu continuo super recomendando! É um clássico maravilhoso!

PS: Notou que a parte "Sobre o livro" é a mesma da outra resenha?! Resolvi fazer isso, porque estou falando do mesmo livro.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


27 comentários:

  1. Copiona, fiz resenha de Alice semana passada! aushaushuash

    Leituras em sincronia!

    ResponderExcluir
  2. Eu não li essa versão de Alice, mas comprei a versão em audio-livro da Universo dos Livros e gostei bastante da tradução e narração.

    Foi o primeiro "livro falado" que comprei e escolhi exatamente por ser uma história que me emociona.

    Bjkas!!
    Monique

    ResponderExcluir
  3. Ah, já que 'falamos' tanto de capas no blog hoje preciso comentar que sempre tive vontade de comprar essa versão por causa da capa. Gostei do estilo dela.
    rsrs
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca Alice? Estou em falta com os clássicos... Fico lendo as "modinhas", rs e deixo os clássicos pra trás... Zero pra mim >.<
    Bom, mas falando sobre Alice, eu só assisti o filme que segundo minha filha, é uma mistura de "Alice no páis das maravilhas" e "Alice nos país dos espelhos"... E eu adorei o filme! Principalmente a ultima versão, a de Tim Burton ^^
    De qualquer forma, colocarei "Alice" na minha lista de livros =)
    Beijos!

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  5. Também adorei a capa do Livro, traz um ar digamos mais doce e nos deixa com vontade de ler o Livro mais ainda. Linda capa mesmo, tenho que concordar com você Monique ^^

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pela, história nunca li o livro mas conheço bem a história através de pesquisas, leituras de resenhas e filmes. Sempre tive vontade de ler Alice mas ao mesmo tempo fiquei com medo de não gostar de ler por sua linguagem ser muito rebuscada. Mas com esses postes seus aqui posso dizer que irei me arriscar a ler sim ^^

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  7. Nanie...
    Alice é o clássico dos clássicos, especialmente da literatura inglesa. Lewis é um enigma! Li Alice há muito tempo, mas essa replublicação não conhecia. Adorei a capa diferente! hahah

    bjuss

    ResponderExcluir
  8. Nossa Nanie, estou envergonhada. Nunca li clássicos... mas o filme eu vi!!! Hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  9. Ai confesso que gostei mais da versão da universo dos livros pelo que mostraste. E pelo que eu soube a Martin Claret deixa a desejar em algumas traduções... enfim eu adorei essa capa!
    *coçando para comprar*

    Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Alice no País das Maravilhas foi o primeiro livro que peguei emprestado numa biblioteca para ler, lembro como se fosse hoje, ele era capa dura e enorme, daqueles de contos de fadas mesmo.
    Preciso ler Alice de novo até para relembrar a moral do livro.
    Acho esse tipo de livro encantador, daquele que transporta literalmente o leitor para dentro do livro!
    perfeito!

    ResponderExcluir
  11. Ah, só para constar:
    Não achei essa capa bonita, acho que para um livro desse porte ele precisa de mais encanto na capa #prontofalei

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li Alice, mas ainda lerei...só fiquei na dúvida qual versão ler..rsrsrs...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  13. Eu também nunca,li Alice, mas ainda lerei! Também tenho duvida de qual versão ler.
    Nanie qual você acha melhor pra quem nunca leu ALice?

    Bjos!!!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  14. Alice para mim é o melhor livro já escrito. Eu não sei viver sem a querida Alice. Eu ahco que tneho uma dentro de mim. Eu tenho váiros livros, meu pai tem uma versão antigona, tnehos os DVDS, tenho camiseta, quero chaveiro e esotu atrás do bule da ALice. :) Ou seja, eu quase vivo por ela.
    Eu amo a escrita do Lewis e se eu entrasse no País das Maravilhas, eu não sairia de lá.
    Parabéns pela resenha, Nanie. :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nanie.

    Sou fã dos clássicos, mas por incrível que pareça, ainda não li esse livro!

    Adoro "Alice", já assisti filmes e animações que adoro, mas nunca tive a oportunidade de ler o livro.

    Acho que a capa deveria dar mais destaque à obra, já que é um clássico!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Paola Severo, na verdade, essa é a segunda resenha, então, você que copiou >< hahahahah


    MoniqueMar, essa é uma versão muito bonita! A tradução não é ruim não, mas acho que a da Martin Claret mantém um pouco mais as brincadeiras de Lewis com a linguagem.


    Lilian Britto, nunca leu Alice?! Nossa... sem dúvidas está em dívida com os clássicos... comece por Alice - é uma litura deliciosa!


    Angélica, a linguagem de Alice não é rebuscada não, nem um pouco - é uma linguagem bem simples! Pode ler sem medo. Quanto a qual é a melhor edição, eu diria que a da Universo dos Livros é bem mais caprichada - bonitona mesmo! Então vale a pena por isso! Mas a da Martins é mais em conta =D


    Beli, eu adoro Alice!! É um livro apaixonante!


    Vanessa, vou puxar sua orelha >.< hahah Mas ler por ler também não é legal... tem que ler porque gosta. Alice é uma boa pedida, porque é uma história conhecida, bem divertida e o livro tem uma linguagem simples!


    Bruna M. Silva, eu particularmente não acho as traduções da Martin Claret ruins não... na revisão, eles realmente deixam a desejar, mas as traduções costumam ser boas sim. A versão da Universo dos Livros é mais caprichada, até porque a da Martin é uma versão de bolso, com um preço muito popular. Vale muito a pena comprar qualquer uma das duas edições - Alice é uma história muito boa!


    Ai, que delícia! É sempre bom lembrar dos primeiros livros que lemos, né?! Ah... realmente não é uma versão toda chique em capa dura e tudo mais... mas as duas versões - tanto a da Martin, quanto a da Universo dos Livros - valem a pena!


    deiare, leia sim - porque é uma boa história! Como eu disse, eu gostei das duas versões, nenhuma é perfeita, mas as duas são balanceadamente boas =) A da Martin vale mais pelo preço - porque é uma edição popular e bem barata -, mas a da Universo é bem mais caprichada - fica linda na estante!


    Ana Carolina, não sou assim tão aficcionada por Alice quanto você. Mas, sem dúvidas, Alice é maravilhoso!!!


    Carla Fernanda, se você gosta de clássicos e gosta dos livros de Alice, não tem desculpas para não ler o livro =) Vai achar ainda mais interessante!!!
    (Só lembrando que são dois, né?! Alice no País das Maravilhas e Alice no País dos Espelhos)

    ResponderExcluir
  17. Ai Nanie, eu li sua resenha anterior e nem fam muito tempo mesmo =D
    Nunca tinha lido o mesmo livro com traduções diferentes e nesses trechos que você colocou dá pra notar bem!
    Acho que se fosse ler eu pegaria a versão da Universo dos Livros, você falou da ilustrações e fiquei imaginando como seriam ;)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que não há ninguém tão fanático pela Alice como eu. HUAHAU. Eu sai correndo hoje berrando ALice só por causa dos bonecos que eu achei no eBay. HAUHAU
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Amo amooo livros que tem ilustração, dá um certo charminho :D

    Concordo, Alice é Alice :D
    Adoroooo demaisss

    Queria ler essa versão da Universo dos Livros, deve ser bem bacana \o

    Adorei a resenha amada :D
    Parabéns \o

    Bjs
    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus, eu quero muito ler esse livro!!
    Além de ser um clássico dos clássicos, parece ser tão lindo!
    Parabéns pela resenha, flor!!

    Júlia, do Making me Dream!

    ResponderExcluir
  21. Nunca li Alice, concerteza lerei, mas não já.

    Gostei de sua análise das traduções.

    ResponderExcluir
  22. Ohhhhhhhhh... Agora que vi que você responder minha pergunta *O*

    Obrigada Nanie pela dica! Me ajudou bastante *O* O que seria da Angel sem a Nanie *O*

    @AngelKiller_ \o/

    ResponderExcluir
  23. Essa capa é bem chamativa, linda! eu estou para ler a Alice em inglês, que comprei!!queria a original para não perder as brincadeiras e enigmas do autor, que é difícil uma tradução conter!!
    Gostei da sua comparação entre as editoras!fica diferente...às vezes beeem diferente!hehe

    ResponderExcluir
  24. Ana Carolina, acho que não tem mesmo ninguém mais fanático por Alice do que você =D


    Luisa Ortega, também amo ilustrações - acho tudibão!!!


    Júlia, leia sim, ele é ótimo!!!


    Jesimiel, leia Alice porque vale muito a pena!


    Angélica, espero que consiga comprar uma boa edição e se divertir com essa história maravilhosa =D


    Lari, eu queria até ler em inglês >.< Mas meu nível de inglês não é bom, então... eu já li umas partes online - eu consigo entender a história perfeitamente, mas não consigo captar as brincadeiras do autor >.< heheheh

    ResponderExcluir
  25. Alice é espetacular! Achei uma versão capa dura com ilustrações fofíssimas e estou me segurando pra não comprar agora!!!
    Já li a versão da L&PM, e vou ler quantas encontrar! Muito bom!!! Mágico mesmo!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Vou Esperar conseguir Din din e compro sim \o/ Assim que conseguir uma boa edição e ler venho fofocar aqui!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  27. Nossa, sou doido por um exemplar da história original, nunca conseguir ler. Sempre temos que agradecer aos tradutores, porque eles se esforçam pra caramba mesmo, tudo bem que nunca ficará igual né. Mesmo assim, Alice sempre é bom :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥