quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As palavras mudam de sentido



As palavras mudam de sentido com o passar dos tempos. Isso ocorre, principalmente, pela mudança que acontece na sociedade. Um bom exemplo é a palavra CARROÇA, que antigamente, tinha a conotação de "carruagem de luxo". Atualmente, o sentido degradou-se e a palavra significa carro grosseiro, carro velho, vagaroso.

Outra palavra que também mudou com o tempo, enobrecendo o seu sentido foi MARECHAL. A palavra (que foi emprestada do francês) hoje designa o mais alto posto da hierarquia do Exército. Na sua origem, a palavra significava simplesmente o criado do cavalo - um humilde empregado que, na Idade Média, cuidava dos cavalos na corte. Mas como uma palavra pode mudar de significado de maneira tão drástica? A mudança ocorreu pela importância da cavalaria nas guerras antigas, o que fez com que, aos poucos, fossem atribuídos novos encargos ao marechal. Aos poucos ele passou a organizar a cavalaria para a batalha, aumentando de cargo aos poucos até indicar o mais alto oficial do Exército.

A palavra RIVAL também mudou de conotação com o tempo. A origem dessa palavra é apenas para designar habitantes de margens opostas de um rio. E como foi que essa palavra virou sinônimo de inimigo? Como eram frequentes as discussões entre os moradores de margens distintas, a palavra ganhou a conotação de contendor.
Antigamente, a palavra SALÁRIO era usada para se designar a quantidade de sal que se dava como pagamento aos trabalhos. Assim, a palavra acabou incorporando o significado de ordenado.
A palavra QUARTO era utilizada apenas para determinar a quarta parte. Sendo usada para casas com quatro cômodos. Hoje, a palavra é utilizada para um cômodo, indpendente da casa ter quatro ou mais cômodos, perdendo o seu significado original.
A palavra ESCRÚPULO tem uma origem bem curiosa. Ela vem do latim "scrupulum", que é o nome dado a uma pedrinha que era utilizada para pesar a vigésima quarta parte da onça. Ela passou a significar honestidade do negociante que não queria causar ao cliente peso da mercadoria, generalizando-se com o passar dos anos.
LENÇOL, por incrível que pareça, vem do latim "linteolu", que é o diminutivo de lenço.  Ainda me pergunto como podemos considerar o lençol um lenço pequeno...
A palavra LOGRO, que tem o sentido de engano, tem a mesma origem da palavra lucro, vem do latim "lucrum".
Uma palavra que teve seu significa totalmente degenerado foi a palavra PUTA, que vem do latim "puer", que significa criança. A palavra era utilizada com o sentido de donzela. Hoje significa mulher devassa.

E assim, eu fico só imaginando o que vai ocorrer com nossas palavras e qual significado elas ganharão com o tempo.

Fonte:
Portal das Letras
Recanto das Letras

13 comentários:

  1. Ei Nanie,

    Nem fazia idéia, muito interessante o post. O salário foi a que eu achei mais legal rs

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Interessante!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nanie, adorei o post!
    Muito bom mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nanda, Kate, Kellen, que bom que gostaram do post =) Eu também achei muito divertido quando encontrei esses significados =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa muita coisa curiosa!
    Adorei saber desses significados, o único que conhecia era o "Salário", que aprendi nas aulas de história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nanie, que massa essa matéria! Nunca imaginei essas coisas. Deu para aprender muito aqui, foi muito proveitoso! Parábéns!

    Laerte Lopes - Blog MEDO

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana.
    Também me pergunto quais serão as futuras alterações na nossa língua... rs

    ResponderExcluir
  8. ADorei as curiosidades!!
    Principalmente salariop asuhuhasuhsa nem fazia ideia...

    bj

    ResponderExcluir
  9. Eu já conhecia a do salário , mas as outras não...
    Lençol ser diminutivo de lenço é curioso...
    Adorei!
    Aliás, junto com as recomendações é uma das colunas que adoro.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Que interessante os diferenstes significados. Isso só mostra, que no futuro uma palavra que é bastante usada, poderá mudar.
    Adorei, Nanie! Parabéns por essa busca e pelo post.
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://booksinmy-life.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post...muito interessante mesmo..eu não sabia que os significados das palavras pudessem mudar assim..Muito legal.
    Parabéns Nanie, e obrigada por sempre mostrar no seu blog essas curiosidades legais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Fiquei surpresa com alguns significados de antigamente. hahaha Incrível como "puta" agora tem significado oposto! Já "salário" até que faz sentido. Adorei!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥