sábado, 7 de setembro de 2013

Quando Você Voltar, de Kristin Hannah

Quando Você Voltar, de Kristin Hannah
Arqueiro - 338 páginas
Uma história incrível que fará você refletir, se emocionar e se apaixonar por essa família.




Título: Quando Você Voltar
Título Original: Home Front
Autora: Kristin Hannah
Tradutora: Carolina Alfaro
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-158-4
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 338
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Saraiva / Submarino



Sinopse:
Michael e Jolene foram um casal apaixonado. Mas as pressões do cotidiano, o trabalho dos dois, os filhos e a recente morte do pai de Michael fizeram que os dois se afastassem.

Ele nunca deu apoio à carreira militar da esposa - que é piloto de um Black Hawk, um avião militar - e ela sempre aceitou o posicionamento dele. Mas ultimamente ele anda ainda mais distante, não se esforça para estar perto da família, para estar com ela.
A situação se agrava, entretanto, quando ele diz que não a ama mais. Jolene fica perdida, mas ainda esperançosa de que possa fazer alguma coisa por sua família e pelo seu casamento.

Porém, tudo muda quando ela é convocada para a guerra.
Agora Jolene terá que passar um ano no Iraque e Michael terá que se esforçar para tomar conta das duas filhas pequenas, entre elas Betsy de 12 anos, que passa por um período bem complicado na vida de uma menina.

Como aguentar os meses longe da família e os horrores da guerra sabendo que o homem de sua vida não a ama mais?
Como será capaz de cuidar da casa e de suas filhas se sempre foi a mulher que fez tudo?


O que eu achei do livro: 
Excelente!

Não vou mentir, adoro um bom drama! E não há ninguém melhor em um bom drama do que Kristin Hannah.
Isso mesmo, nem Nicholas Sparks consegue ser tão profundo em suas histórias!

A escrita de Kristin Hannah é envolvente, super simples e bastante dinâmica! A autora enche as entrelinhas de suas histórias de sentimentos e emoções, de forma a levar o leitor diretamente para as páginas de seus livros, fazendo com que ele vivencie as suas histórias ao ponto de sentir seus pelos se arrepiarem nos melhores momentos.

Esse já é o terceiro livro que leio da autora e me apaixonei pelos três!
Só que Quando Você Voltar tem um algo a mais que os outros dois não tem.
O quê? Uma incrível inversão de papeis.

A história já seria incrível sem isso.
Como já mencionei, a narrativa de Kristin Hannah é maravilhosa!
Os personagens são super realistas e muito bem construídos. Uma coisa que eu sempre digo que gosto em livros é quando os personagens trazem em si o seu passado. Porque isso os torna muito reais - todos nós somos construídos pelas nossas personalidades, nossas convicções e nossos valores, mas tudo isso é construído pelo passado que vivenciamos.
Não só por isso digo que os personagens são bem delineados. As crianças são uma graça (mesmo Betsy com todos os seus problemas de pré-adolescente é perfeitamente verossímil e amável), os adultos são detestáveis em alguns momentos (eu juro que queria matar o Michael durante quase todo o livro) e maravilhoso em outros (Mila é a sogra que qualquer mulher gostaria de ter!).
Ninguém é totalmente mal, ninguém é totalmente bom ou sem falhas. São como você, sua família, aquele vizinho ou um conhecido.

O enredo também é cativante. Um casal separado pela guerra: enquanto um vai lutar pelo país, o outro precisa segurar a barra em casa e cuidar dos filhos.

Só que normalmente quem vai para a guerra é o homem. Normalmente quem fica em casa é a mulher.
Não nesse caso! E isso é a melhor coisa do livro.
Para começar, Jolene é uma pessoa machucada por um passado sofrido. Entretanto, ela ergueu a cabeça e seguiu em frente - o exército foi a família que a acolheu ainda muito nova. Onde ela fez carreira e se tornou realizada, onde ela conheceu Tami, sua melhor amiga e vizinha.
Seu marido, Michael, entretanto, nunca foi capaz de compreender a importância da vida militar na vida dela. Isso a deixava chateada, mas ela tentava relevar e seguir em frente. Quando foi convocada para a guerra, todavia, ela precisava do apoio do marido. Um babaca (desculpem! Mas eu tive muita vontade de torcer o pescoço de um cara tão insensível e tão incapaz de perceber a mulher maravilhosa que tinha ao seu lado) que não pôde sequer dar um mínimo apoio para a mulher que partiria para uma missão extremamente perigosa.

Enquanto Jolene está na guerra, tentando passar para as filhas que está tudo bem, tentando parecer feliz e esperançosa, enquanto, de fato, está mortificada de medo, apavorada com as incertezas e os perigos que a rodeiam, Michael fica em casa.
Vocês me odiarão se eu disser que fiquei exultante a cada dificuldade que ele passou? A cada vez que ele falhou ou não soube o que dizer?
Eu fiquei mesmo.
Ele não sabia a rotina das filhas. Não fazia ideia de como cuidar da casa. Era incapaz de ser virar sozinho! Aquele tipo de homem que deu muita importância para o trabalho e esqueceu da família. Ele precisava mesmo de alguma coisa que o trouxesse de volta, que mostrasse para ele não apenas tudo o que estava perdendo ficando tão longe daqueles que deveria amar mais do que tudo, mas também o quão injusto era por deixar todas as responsabilidades no ombro da mulher (a ainda mais injusto por não perceber isso).
Achei essa inversão o máximo. E não me canso de repetir isso!
Michael precisou aprender a conversar com as filhas, a cozinhar, cuidar da casa, repartir seu tempo entre o trabalho e a família (algo que Jolene sempre fez muito bem!). Ele teve que aprender a viver decentemente e a dar valor às coisas que realmente importam.

O livro já parece a oitava maravilha do mundo para você?! Então repense. Porque há muito mais nesse história que eu nem mencionei!
Kristin Hannah entra profundamente nas consequências da guerra para aqueles que lá estiveram.
A família separada pela guerra. Os horrores de quem está lá. Um caso de TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) que Michael terá que resolver no tribunal.
E isso não é tudo. Não quero entrar em detalhes, mas a volta de Jolene também é narrada no livro e a parte mais dilacerante.
O que aconteceu?
Para começar, ela esteve no Inferno. Não é fácil voltar de um lugar onde se correu risco de vida a cada segundo, onde o trabalho é exaustivo e as jornadas são extensas, onde se vê amigos sendo mortos a todo momento. Jolene volta para casa, mas não sem sua própria dose de tragédia. Não é nada fácil para aquela família se tornar uma família novamente.
Essa parte do livro, da qual quero falar muito pouco, é maravilhosa!

E aqui entra outra coisa que me conquistou.
"Todas as famílias enfrentam problemas".
Está na capa do livro e é simplesmente verdadeiro. Quando uma coisa estraga, nem sempre a melhor solução é jogar fora e partir em busca de uma nova.
Não é isso o que eles fazem nessa história. Tudo o possível é feito para que a família se torne unida novamente e isso aqueceu o meu coração.

A edição da Arqueiro ficou maravilhosa! Essa capa é linda, a tradução/revisão ficou muito boa e a diagramação também está excelente!
Só não gostei do título da obra, que não reflete o que o livro traz para o leitor, mas compreendo a dificuldade de traduzir o título original. Esse é quase o único defeito que vejo. Quase porque eu também queria saber o que aconteceu com um personagem que se despede de Jolene em determinado momento como se estivesse indo para a morte (assim  não dou spoiler de quem se trata, mas aquele que ler saberá de quem falo).

Quando Você Voltar é leitura obrigatória para quem curte histórias pungentes e realistas: deliciosa, envolvente, emocionante e terna!
Mas, já deixo avisado, reserve um lencinho.


Nota: 


0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥