segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ela é uma Fera, de Marina Carvalho

Ela é uma Fera, de Marina Carvalho
Novo Conceito - 155 páginas
Uma releitura juvenil e moderna do famoso clássico de William Shakespeare, A Megera Domada.



Título: Ela é uma Fera
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-330-5
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 155
Comprar Online: Amazon / Saraiva


Legalzinho.

Esse livro foi lançado pela editora Novo Conceito apenas em formato ebook por um preço simbólico (o livro está quase de graça!).
É uma releitura do clássico de Shakespeare A Megera Domada feita pela autora brasileira Marina Carvalho.
Sim, confesso, eu fui ler o clássico do Bardo porque queria ler esse livro e ainda não conhecia a história original do dramaturgo inglês.
Não me arrependi, porque curti ainda mais os dois livros!

Primeiramente, quero falar da edição do livro.
A Novo Conceito está de parabéns! A edição virtual está super caprichada. Uma capa bacana, uma diagramação bem agradável (eu li o livro no formato .mobi) e uma revisão muito bem feita.

A escrita da Marina Carvalho é bem gostosa! Simples, com bastante diálogos e totalmente juvenil!
A trama criada pela autora é baseada no clássico do século XVI, mas foi muito bem adaptada para os tempos modernos - se passa em Ouro Preto em pleno século XXI.
É uma narrativa leve e bem divertida - rapidamente o leitor devora as poucas páginas do livro e se envolve com os personagens criados pela autora mineira.

A jovem Clara é linda, popular e está cheia de pretendentes. Mas tem um pai bastante bravo, que não a deixa sair para lugar nenhum a não ser acompanhada de sua irmã mais velha, Carolina - uma estudante que de boazinha não tem nada, a menina é verdadeiramente uma fera.
Para tentar sair com Clara, o jeito é fazer com que a irmã dela arrume um namorado. Para isso, Henrique, o bonitão da escola por quem todas as garotas (inclusive Clara) são apaixonadas, resolve contratar um cara para sair com Carolina e fazer com que o pai das duas pegue mais leve com a mais nova.
Pedro é o escolhido e topa a parada (porque estava precisando mesmo da grana e Carolina, apesar de uma megera, não é uma garota feia, muito pelo contrário).
Pedro só não imaginava que as coisas fugiriam do seu controle e que seu coração falaria mais alto...
E Clara também não sabia que se apaixonar não era mesmo como ela havia imaginado...

A semelhança com o texto de Shakespeare é óbvia e totalmente esperada. Carolina é Katherina, Clara é Bianca, Pedro é Petrucchio e Lucas é Luccencio (não citei o Lucas... mas ele é parte importante do livro). E isso já era mais do que esperado, já que o livro é uma releitura do clássico.
Entretanto, e eis aqui o meu maior problema com essa história, o livro parece demais com um filme americano (10 Coisas que eu Odeio em Você - quem ainda não viu está perdendo uma história super divertida). Aliás, é mais parecido com o filme do que com o livro de Shakespeare.
O filme também é uma releitura da obra clássica e daí estaria justificada a semelhança. Entretanto, achei o enredo e os personagens tão iguais à versão cinematográfica protagonizada por Heath Ledger e Julia Stiles que me senti incomodada. Eu li uma versão do filme passada no Brasil e e não uma releitura do clássico shakespeariano. Não sei se a autora já viu esse filme, se ela se baseou nele para criar a sua história ou se foi apenas uma coincidência, mas acho que eu ficaria mais satisfeita se lesse na capa do livro que o se trata de uma releitura de A Megera Domada baseada no filme 10 Coisas que eu Odeio em Você. Daí ficaria feliz e satisfeita com o que encontrei.
Quem já viu o filme sabe exatamente o que vai encontrar no livro, quase que só precisa mudar os nomes...
Realmente não me desceu bem encontrar algo tão parecido com outra coisa que eu já tinha visto antes.
Gostaria de uma pitada de originalidade para tornar o texto mais atraente.

Algumas outras coisas me incomodaram durante a leitura.
Por exemplo, o fato do protagonista afirmar que está super sem dinheiro (e que somente por isso topou a proposta de conquistar Carolina), mas ir fazer uma tatuagem. Aqui pelas minhas bandas tatuagem não é coisa baratinha assim não...
Além disso, a história inteira é recheada de clichês! Veja bem, eu não tenho tantos problemas com clichês, desde que eles sejam muito bem trabalhados e venham acompanhados de algo diferente. Não que Marina não os tenha trabalhado bem, mas faltou aquele detalhe que faria a diferença na trama e a tornaria algo diferente, surpreendente e único.

Recheada de clichês e com um final totalmente esperado, a história é legalzinha e leve, mas não tem nada demais.
Ainda assim uma leitura agradável para uma tarde de folga! Leia sem grandes pretensões e conseguirá se divertir com o que encontrar.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥