sexta-feira, 5 de julho de 2013

Emmi & Leo, de Daniel Glattauer

Emmi & Leo, de Daniel Glattauer
Suma de Letras - 166 páginas
Finalmente a conclusão de @amor. 




Título: Emmi & Leo - A Sétima Onda
Título Original: Alle Sieben Wellen
Autor: Daniel Glattauer
Tradutor: Eduardo Simões
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-136-9
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 166
Comprar Online:
     Alemão: Amazon / Book Depository
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva
Série: @mor - Vol. 2
Outros livros da série:
     - @mor


Sinopse:
Finalmente os leitores poderão descobrir o que aconteceu depois daqueles emails que Emmi escreveu para Leo e foram automaticamente respondidos pelo administrador do sistema.

No início desse livro, Emmi novamente se depara com as respostas automáticas. Mas então Leo ressurge e o relacionamento por email renasce com força total.


O que eu achei do livro:
Legalzinho!

O livro, infelizmente, não é mais do que "legalzinho", mas ainda assim é uma leitura interessante.

Para começar, eu li o livro em um único dia! E isso não foi apenas por conta o baixo número de páginas (o livro é bem curtinho, ele tem menos de duzentas páginas), mas principalmente por causa do maravilhoso ritmo de leitura, característica que já estava presente no primeiro volume.
Quem se divertiu com as trocas de email entre Emmi & Leo em @mor também irá se divertir bastante com as novas correspondências eletrônicas trocadas entre os dois. Toda aquela magia de emails em alguns segundos ou de longas esperas de dias continua presente. Alguns textos são longos, outros são monossilábicos. A leitura é bastante dinâmica e extremamente agradável!
O jeito que Daniel Glattauer encontrou para narrar essa história é realmente incrível! O texto é fluidio, as palavras são simples (lembrem-se, são emails!), o tom irônico e provocante do teor da conversa dos protagonistas é bastante envolvente!

Uma coisa que acho que vale a pena ressaltar é que os emails não são escritos em linguagem de internet (ufa!). Quem leu o primeiro livro, já sabe disso, mas quem está lendo essa resenha para decidir se vale a pena ler a série, pode não ter noção.
Acho que eu teria detestado o livro se ele fosse cheio de internetês! Felizmente não é assim. A linguagem é simples, os emails têm mesmo cara de texto escrito rapidamente (embora alguns transpareçam o quanto foram pensados antes de serem enviados), mas são agradáveis de ler e acompanhar.

Deixo avisado também: não leia Emmi & Leo sem ter lido @mor. O livro é uma continuação direta do anterior e continua exatamente de onde o outro parou. Não vai fazer o menor sentido para quem não leu o primeiro volume.

E aí vem o grande problema desse segundo livro! Leu o primeiro? Ficou com gostinho de quero mais?
Emmi & Leo te dá mais 166 páginas de história. Só que essas páginas todas poderiam ter sido contadas em dois capítulos no final do primeiro livro mesmo.

Ok, estou exagerando um pouquinho.
Mas o caso é que essa segunda trama me passou muito a ideia de enrolação. Parecia que eles estavam mesmo enrolando só para que a história pudesse ter um número decente de páginas para ser publicada.
Não me entendam mal... o autor é competente, tudo o que aconteceu até faz sentido, mas durante a leitura eu senti que estavam enrolando apenas. E não gostei.

Outro ponto negativo foi herdado do primeiro volume: a traição.
Isso me incomodou demais em @mor (e me impediu de amar a história) e também me deixou bastante insatisfeita nesse segundo volume.
O que você considera traição? Talvez isso mude conforme os pensamentos e conceitos de cada um e talvez não chegue a incomodar você.

O que os protagonistas fazem - desde o primeiro livro - para mim é traição! Vou usar o exemplo da Emmi. Ela é casada, mas conversa com o Leo pela internet.
Opa, mas isso é ser infiel? Claro que não. Só conversar com outras pessoas é algo saudável - ter amigos faz bem e todo mundo deveria fazer novos amigos, pessoalmente ou no mundo virtual.
Mas quem lê os emails trocados pelos protagonistas dessa história logo percebe que eles vão além da amizade - muito, muito, muito além!

A minha concepção é simples: está infeliz no seu relacionamento? Você tem duas saídas válidas:
1) Ainda ama o companheiro: conversem! Descubram o que está errado no relacionamento e tentem consertar. Não joguem fora. Não procurem a felicidade em outras pessoas (até porque a nossa felicidade está em nós mesmos!). Conversem, se entendam, sejam felizes.
2) Não ama mais o companheiro (ou não é amado): caia fora! Simples assim. Não traia, porque isso não fará bem a nenhum dos dois. Se o amor já acabou, o melhor a fazer é dar um fim ao relacionamento também. Trair não vai mudar a situação, não vai fazer ninguém mais feliz e nem vai trazer o amor de volta.

Acho isso tão óbvio!
Na verdade, não é tão simples. Não vai acontecer sem sofrimento, sem pesar. A decisão de terminar um relacionamento não é fácil, tampouco é trivial discutir o que há de errado e tentar melhorar.
Mas certamente a traição é muito menos simples e, certamente, no final das contas fará apenas mal a todos os envolvidos.

E é isso o que acontece no livro. Apesar da troca de emails ser empolgante, do conteúdo dos textos ser desafiador, dos dois juntos terem muita química, eu simplesmente não consigo aceitar o relacionamento da Emmi e do Leo por causa da traição. Não consigo achar lindo e fofo, não consigo desejar algo do tipo para mim, não consigo sentir tudo o que eu sentiria se eles não estivessem sendo infiéis (não apenas aos seus parceiros, mas a eles mesmos).

Porém, a vida não é simples e julgar não é legal (embora seja realmente difícil não julgar). Então deixemos o julgamento de lado.
Ainda assim, o romance dos dois não soa tão legal para mim. Não vou entrar em detalhes, porque não quero entregar a trama, mas a infidelidade está lá, presente entre os dois, o tempo inteiro. E eles sabem. Não foi algo sem querer. Por isso, acho, me incomoda ainda mais.

O final do livro também deixou um pouco a desejar. Não que tenha sido ruim, mas foi previsível demais. Com uma leitura que, para mim, foi tão diferente, eu realmente esperava algo mais surpreendente.

A edição da Suma de Letras merece elogios!
A capa da primeira edição do primeiro volume (conforme aparece na resenha aqui do blog) era bacana, mas confesso que gostei mais dessa repaginada que eles deram (clique aqui para ver a nova capa de @mor).
Não só porque ficou mais bonito (e eu realmente acho que essas novas capas são mais atrativas do que a antiga), mas também porque conferiu à série uma identidade visual muito bacana. Adoro quando as séries têm uma identidade visual - você bate o olho e sabe que aqueles livros estão conectados.

No final das contas, a leitura é uma delícia e eu realmente acho que vale a pena ler a série (ainda mais levando-se em conta que são apenas dois livros curtinhos, rápidos e gostosos de ler).
Entretanto, não entrou para os favoritos, não merece nenhuma menção honrosa... apenas é legalzinho.
Leia para se distrair em um dia de chuva.


P.S.: No primeiro livro eu reclamei que toda a poesia do título havia sido perdida na tradução. Dessa vez, a editora colocou um subtítulo no livro - A Sétima Onda - e eu amei a ideia!


Nota: 


14 comentários:

  1. Pensando seriamente se lerei essa sequência, já que detestei @mor.
    Caso chegue aqui um exemplar talvez eu leia, mas se depender de comprar, não vai rolar.
    Bom que você curtiu Nanie!

    ResponderExcluir
  2. Achei a Emmi um grande porre no primeiro livro e aceitei feliz o final dele. Não vou ler esse segundo porque quero guardar na minha mente a imagem da cara da Emmi lendo o e-mail automático do Leo #soumau


    Olha, no primeiro eu já achei que tinha muita enrolação porque as mesmas questões sempre voltavam. Nesse então... :S


    Também acho as novas capas mais legais.

    ResponderExcluir
  3. Leninha, a leitura é super rápida e, ao menos, serve para matar a curiosidade sobre o que aconteceu!

    ResponderExcluir
  4. Fagundes, ela é tão chata no segundo quanto no primeiro... e a história é ainda um pouco mais enrolada! É mesmo para quem gostou do primeiro livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente quero ler essa sequência...esperei por ele com muita ansiedade, mas não sou boba e praticamente já posso imaginar o final...rs. É o tipo de livro que é simples de imaginar como as coisas irão desenrolar...mas o que me conquistou foi a forma como a estória foi contada (com emails), fazendo com que a leitura seja rápida...fora que me deu a sensação de estar invadindo a vida alheia com consentimento...rs...bem louco isso...rs.


    Quanto à traição...bem eu entendi o seu ponto de vista e concordo em partes...mas a questão do julgamento realmente fica muito complicado, porque nenhum dos dois procurou por isso no começo, as coisas foram acontecendo. Terminar uma relação nunca é fácil, às vezes os sentimentos se confundem e pecamos na indecisão.

    ResponderExcluir
  6. E olha que eu curti muito @mor. Eu acho sinceramente que eu fui com muita sede ao pote rsrs Toda a magia se perdeu quando eles se encontraram e ... bem você já sabe. Mas depois disso, tudo não passou de uma imensa DR (discutir relação) . Ninguém sabia o queria, negando o inevitável, etc, etc, etc kkkkkk
    E você tem toda a razão, o fator traição tira o brilho desse amor tão lindo que acontece através das palavras escritas em e-mails.
    Só sei que fiquei meio decepcionada também :-(

    ResponderExcluir
  7. Ei Nanie


    Hahaha primeiro estou rindo horrores do comentário do Felipe, realmente a Emmi é uma chata, mas não sou má a este nível kkkkkkk, e tbm estou curiosa.
    Vou ler, mas não estou empolgada. Ela me irritou no 1, odiei aquele final sem final, e agora é como vc falou, vou ter que ler outro que poderia ser resumido em poucos capítulos em um livro único.
    Enfim, tbm não consigo torcer muito pelo casal. Mas me divertia muito com os emails, vamos ver o que acontece neste.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sabe, eu tenho curiosidade em ler esse livro. Ao mesmo tempo, não quero. Gostei bastante de @mor mas ODIEI a EMMI e por isso AMEI o final. rs Achei perfeito e por isso, acho que deveria ter terminado por alí. #SofraEmmiSofra #ThaísMá

    O tema traição me incomoda também. Não só a traíção em si (por que sentimentos alheios à nossa vontade podem acontecer; todos somos humanos.) mas principalmente a falta de escrúpulos, consciência, em relação à isso.



    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, a forma como a história é contada continua bastante divertida! Ainda é uma delícia acompanhar os emails :)

    Ah, não é bem isso que eu quis dizer! Eles realmente não procuraram e não temos controle sobre nos apaixonar ou não por alguém. O que me incomodou foi o fato dela insistir no casamento e não deixar o Leo... ela queria os dois. Isso foi o que me incomodou. Realmente, nunca é fácil terminar uma relação... mas não vi a Emmi tentando terminar, nem com Bernhard nem com o Leo.

    ResponderExcluir
  10. Luka, eu gostei de amor, mas não amei. Justamente por causa da traição.
    Ah, eu não achei que a magia se perdeu... eu só achei que enrolou demais ><

    ResponderExcluir
  11. Nanda, a Emmi é uma chata legal >< Mas não evoluiu em nada do primeiro para o segundo livro ><
    Eu estava super curiosa e esperava um pouco mais desse segundo volume... também fiquei bastante irritada com aquele "não final" do primeiro livro... o problema é que esse segundo é muita enrolação. Poderia ter terminado no primeiro.
    Os emails continuam divertidos, entretanto, o que faz com que a leitura seja agradável!
    Não dá para torcer tanto por eles, né?! Uma pena.

    ResponderExcluir
  12. Thaís, muita gente não gosta da Emmi, hein?! hahaha É porque ela é muito cheia de mimimi, né?! E acaba sendo bastante ruim com o Leo.


    Sim, é exatamente o que eu acho! Você falou muito bem.
    Os sentimentos são inevitáveis... quem dera pudéssemos escolher sentir ou não, por quem... seria perfeito. Mas não podemos. O que me incomoda também é a falta de consciência disso. A Emmi continua insistindo no casamento e não deixa o Leo ir embora. Ela quer os dois - é egoísta. Isso é o que me incomoda e não me deixa curtir mais a história.


    Esse segundo livro é gostosinho de ler, mas a sensação é de enrolação, sabe?! E o final é bastante previsível... vale para a matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nanie!

    Acho que a maioria dos leitores concorda que esse segundo livro não foi tão necessário, né? Acho que o livro poderia ter sido dividido em partes e o que foi contado neste, podia ter sido mais "enxugado" pra caber num volume só.

    Eu fiquei muito frustrada com "A sétima onda". Me senti enrolada também. A Emmi, mais uma vez, conseguiu me tirar do sério! Mas o Leo, ah o Leo! HAHA Ele continuou um amor (um bobão, mas um amor ainda assim).



    E como no 1º, eu realmente não me senti incomodada com a traição... Acho que não levei muito a história pra fora das páginas. Traição é algo que me incomoda também, mas nos livro, não. Dá pra entender?


    PS: eu fui meio surpreendida no final. A Emmi guardar "segredinho" pro Leo. Ir reconquistando ele devagarzinho. Achei fofo. ^^


    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Janaina, acho que a maioria concorda com isso mesmo... e ainda assim é chato se sentir "enrolado", né?! Poxa... não acontece quase nada nesse segundo livro - é enrolação demais...


    Ah... eu gosto do Leo e da Emmi, mas a traição me incomoda >< hahahah tem doidos de todos os tipos, né?!


    Eu esperava algo do tipo da Emmi, então não me surpreendi. Achei o final previsível demais e isso foi outra coisa que me incomodou... mas no final das contas é uma leitura legalzinha.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥