sábado, 14 de janeiro de 2012

A Revolução dos Bichos, de George Orwell


A Revolução dos Bichos, de George Orwell
Companhia das Letras, 147 páginas
Um texto inteligente, que aborda de forma simples um dos maiores acontecimentos do século XX.



Título: A Revolução dos Bichos
Título Original: Animal Farm
Autor: George Orwell
Tradutor: Heitor Aquino Ferreira
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 1945
Nº de Páginas: 147
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
De sol a sol, aqueles animais trabalhavam na Granja do Solar, que era de propriedade do Sr. Jones. Um humano desprezível, que dava magras rações aos animais e juntava para si todo o lucro obtido.
Quando Major, um sábio porco, lançou luz sobre esses detalhes, todos os animais ficaram revoltados.
"Então, camaradas, qual é a natureza desta nossa vida? Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo alimento necessário para continuar respirando, e os que podem trabalhar são exigidos até a última parcela de suas forças; no instante em que nossa utilidade acaba, trucidam-nos com hedionda crueldade. Nenhum animal na Inglaterra sabe o que é felicidade ou lazer após completar um ano de vida. Nenhum animal na Inglaterra é livre. A vida do animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua.[...]
Por que, então, permanecemos nesta miséria? Porque quase todo o produto do nosso esforço nos é roubado pelos seres humanos. Eis aí, camaradas, a resposta a todos os nossos problemas. Resume-se em uma só palavra - Homem. O Homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. Retire-se da cena o Homem e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre."
Major estava certo! Eram os animais que produziam tudo naquela fazendo e o Sr. Jones, representante da terrível classe dos Homens, os sobrepujava, tomando deles tudo o que produziam. Eles precisavam lutar pelos seus direitos.
Major morreu antes que qualquer coisa pudesse ser feita, mas os animais não se esqueceram das palavras sábias do velho porco. E tão logo houve a oportunidade, puseram-se contra o tirano e tomaram o poder. Agora a fazenda se chamava Granja dos Bichos e não havia outro dono senão os animais que nela moravam.
"Lembrai-vos também que na luta contra o Homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios. [...] Todos os animais são iguais."
Aos poucos, entretanto, as palavras de Major foram sendo esquecidas e a liberdade já não era plena.

O que eu achei do livro:
O que dizer de um livro tão completo quanto A Revolução dos Bichos?! Se você ainda não leu, certamente está perdendo uma das melhores histórias já criadas pelo homem.
Nesse livro Orwell se utiliza de uma linguagem bem simples e de fácil leitura para criar uma fábula moderna: os animais falam e pode-se dizer que há uma lição de moral ao final da história.
Mas há mais do que isso: o livro é a história da Revolução Russa. O leitor atento consegue, facilmente, traçar um paralelo entre os personagens de Orwell e os personagens reais protagonistas desse episódio marcante da história da humanidade. Em alguns casos, é até possível dar nome aos porcos, literalmente, como no caso de Major que é uma alegoria a Karl Marx. É fácil perceber que os cavalos representam a classe operária, os porcos, os líderes comunistas, o corvo, o clero.
"Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros."
Orwell representa de forma alegórica, porém clara, todos os acontecimentos que permearam os primeiros anos da União Soviética e seu chamado socialismo. É um texto extremamente inteligente e desde a primeira vez que li essa história me pergunto por que ela não é adotada nas escolas. Sempre que a leio (e esse é um texto que merece ser lido mais de uma vez), me pego pensando nas mais diferentes propostas de trabalho que poderiam ser conduzidas em uma sala de aula, principalmente nas aulas de História do Ensino Médio - onde a Revolução Russa é um assunto que faz parte da ementa da disciplina e os alunos têm maturidade suficiente para ler o texto, entendê-lo, debatê-lo e traçar um paralelo com a história verdadeira. Sendo um livro bem curto - a história em si ocupa cerca de cem páginas - considero que sua utilização poderia não apenas ser útil para o aprendizado dos jovens, como também tornaria a disciplina mais interessante para os mesmos, ainda podendo permitir atividades interdisciplinares (com Português ou Literatura). Uma pena que isso não seja comum nas escolas.
A edição que li é da Companhia das Letras e tenho que destacar o impecável trabalho da editora. Além da história, o leitor encontrará ao final do livro um posfácio intitulado "Repensando A Revolução dos Bichos", escrito por Christopher Hitchens em 2006 e muito elucidador. Somando-se a esse posfácio ainda está um anexo, que contém dois prefácios distintos escritos pelo próprio Orwell - um chamado "A Liberdade de Imprensa" que teria sido proposto para a primeira edição inglesa do livro (um texto maravilhoso sobre a forma como a Inglaterra lidava com o assunto URSS nos anos 40), que entretanto não chegou a ser publicado, e o outro sem título que foi publicado na edição ucraniana de 1947. Os três textos completam a obra de forma magnífica, acrescentando algumas reflexões às que o livro já havia inculcado ao leitor.
Quem não leu A Revolução dos Bichos não sabe o que está perdendo e precisa se redimir. Esse é um livro obrigatório para todos que gostam de uma boa leitura.

PS: O fim do livro é notório! Não acho que seria spoiler falar abertamente dele aqui, uma vez que a história é uma alegoria à Revolução Russa, a qual todos conhecemos. Entretanto, não vou entrar em detalhes, porque sei que muitas pessoas não gostariam. Ainda assim, a última frase desse livro merece ser destacada, ainda mais por ser usada (de forma modificada algumas vezes) em vários lugares.
"Era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

Nota: 






Dificuldade de Leitura: 


37 comentários:

  1. Nanie, eu já li "A Revolução dos Bicho". É uma história realmente maravilhosa, uma metáfora deliciosa de um dos acontecimentos mais importantes da história: a ascensão do socialismo na Rússia, em 1917. Vale muito a pena ser lido, estudado, examinado, comentado e como vc bem fez, resenhado!

    http://batepapocomasorte.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  2. Nanie, eu conheço uma professora que trabalho com esse livro, parece que deu um trabalho bem interessante e os alunos adoram. Aqui no estado de SP, muitas vezes o governo oferece alguns livros interessante para ser trabalho  junto com História e Português. Teve um ano que trabalhamos a História da 2º G.M. e o livro 'O menino do pijama listrado'. Com toda a certeza esse livro daria um trabalho bem interessante... E não é grande!

    bjuss

    ResponderExcluir
  3. É um livro que vale muito a pena ser lido! 

    ResponderExcluir
  4. Que interessante, Beli! Adorei saber que em São Paulo existem iniciativas tão bacanas =D Fico na esperança que isso se espalhe por todo o país - seria excelente para os jovens ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanie.

    Li este livro há muitos anos atrás em uma edição de bolso e adorei!

    Até hoje não me esqueço dessa história.

    Preciso reler e ver com outros olhos sob uma nova perspectiva, porque quando li era adolescente.

    Cada vez que releio um livro, percebo nuances que não vi pela primeira vez. [risos].

    Recomendo a todos que ainda não tiveram a chance de ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É realmente um livro maravilhoso, Carlinha! Leia-o novamente sim, com certeza irá gostar ainda mais =)
    Concordo completamente contigo - sempre que relemos um livro encontramos coisas novas, por incrível que pareça *-* Acho que é por isso que eu gosto tanto de reler histórias!

    ResponderExcluir
  7. Já li 1984, que é excelente. Quero muito ler A Revolução dos Bichos também. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanie!

    Eu DEFINITIVAMENTE tenho que parar de ler resenhas de livros do George Orwell, principalmente agora que estou sem dinheiro para comprar livros. Tem ERAS que quero ler os livros dele, mas nunca encontro em um preço barato. Prometi a mim mesmo que não leria mais resenhas de livros dele, para poder conter a minha ansiedade pelos livros, mas tive que ler a sua! Agora estou mais louco ainda para ler "A Revolução dos Bichos"! Vou tentar conseguir emprestado, pelo menos. Ótima resenha!

    Beijão!

    Mateus Bandeira
    Our Vices

    ResponderExcluir
  9. Vívian, A Revolução dos Bichos é um texto completamente diferente de 1984, muito mais simples e de leitura bem mais rápida! Leia sim porque você vai adorar =)

    ResponderExcluir
  10. Mateus, 1984 é um livro mais caro mesmo, mas A Revolução dos Bichos é baratinho (R$ 19,80 na Saraiva - aqui) e vale muito a pena comprar - é um livro maravilhoso!
    George Orwell é um autor que vale a pena ser lido, pois acrescenta muito na nossa vida =) Espero que se não puder comprar, ao menos consiga o livro emprestado!

    PS: Outra dica é procurar em Sebos... o livro é bem antigo e tem várias edições, talvez você consiga encontrar uma mais antiga por um bom preço =)

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, fantástico, maravilhoso. Li e resenhei em novembro, se não me engano, mas a história me fascinou por completo. Mesmo sendo uma alegoria da revolução russa, pode também ser usada como reflexo de várias características humanos e acontecimentos ao nosso redor, não apenas a ditadura stalinista. As personagens são tão reais e humanas quanto nós, mesmo que estejam disfarçadas sob pelagem e cascos.

    Uma recomendação de leitura para todas as idades e, pra mim, deveria ser obrigatória nas escolas!

    Uma braço!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nani o livro parece ser bem convidativo! Infelizmente ainda tive a oportunidade de lê-lo.Mas pelo que eu pude ler da resenha desde já eu concordo com vc sobre ele ser adotado nas escola.Eu lembro que o socialismo foi um dos meus temas preferidos na escola ,e teria sido muito bom se tivéssemos trabalhado com esse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  13. Nanie, eu sempre tive curiosidade em ler esse livro mas nunca tive oportunidade. E após ler sua resenha fiquei mais curiosa ainda, pois adoro livros que faz a gente pensar e refletir e que retrata uma parte importante da história.
    Tb acho que os professores poderiam trabalhar esse livro para incentivar os alunos a aprenderem com mais interesse.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Cynthia, muito bem colocado o seu comentário! É verdade que pode ser comparado a diversos acontecimentos do dia a dia até, pela forte humanização na caracterização dos personagens - que foram muito bem feitos!
    É uma leitura que eu sempre recomendo =)

    ResponderExcluir
  15. Tika, é um livro muito bom, de leitura super fácil e com um conteúdo gigantesco! Se tiver oportunidade de lê-lo, não a perca! É uma excelente leitura =)

    ResponderExcluir
  16. Esse livro faz pensar muito!!! E o interessante é ir ligando os acontecimentos do livro a fatos que realmente aconteceram - é muito, muito bom! Vale a pena guardar uma tarde para ler esse livro ^^

    ResponderExcluir
  17. Esse provavelmente é um dos melhores livros da história. Orwell é um autor completo, de mão cheia e todos os livros que li dele são geniais. 

    ResponderExcluir
  18. Mare, eu só tive oportunidade de ler dois livros do autor - esse e 1984. Mas os dois são realmente incríveis =D Tenho muita vontade de ler os demais dele! Gosto de leituras assim, que nos instigam.

    ResponderExcluir
  19. Oie Nanie!

    Gostei tanto da resenha que coloquei aqui na lista de indicações!
    Já é a segunda indicação sua hoje!
    Vamos ver se dá pra ler ainda esse mês!

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie!
    Quando vi que fez uma resenha do livro do Orwell tive que correr para ler. Li 1984 e gostei muito pois adoro a escrita dele e como usa muito bem metáforas para fazer críticas ao que está acontecendo no momento.
    Adorei a resenha, está muito bem escrita e super concordo com livros do Orwell sendo usados como didáticos, com certeza se algum professor me indicasse na época eu ficaria mais feliz do que ler um livro, além de como você disse, servir para outras matérias.
    Ainda não li esse livro porque não tenho mas depois de ler sua resenha fiquei com a mão coçando aqui para comprar.
    E, uma coisa irrelevante quanto a tudo isso é que adoro o padrão das capas do livro do Orwell pela Companhia de Letras e esse trabalho dos posfácios é realmente maravilhoso para ajudar a entender a história mais completa!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é super curtinho, Barbara! A leitura dele é bem rápida e agradável =D Garanto que é excelente ^^

    ResponderExcluir
  22. Aninha, Orwell é um excelente autor! 1984 é um livro memorável que espero conseguir reler ainda esse ano =)
    A Revolução dos Bichos é bastante diferente de 1984, principalmente pela linguagem que é muito mais simples - é um livro de leitura muito rápida e gostosa!
    Leia o livro sim - você irá gostar com certeza!

    Também adoro esse padrão de capas da Companhia! Queria que meu 1984 fosse deles também >< 

    ResponderExcluir
  23. Obrigatório para todos que gostam de uma boa leitura? Pera ai, dá licença, vou ali comprar A Revolução dos Bichos e já volto!

    ResponderExcluir
  24. E é mesmo, Marcinhow! Você vai gostar muito do livro - é uma leitura excelente =)

    ResponderExcluir
  25. Li o primeiro capítulo do livro do meu namorado, e achei encantador!

    Quero ler logo esse livroooo!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  26. É uma história muito boa, Bruna! Com certeza você irá adorá-la quando tiver a oportunidade de lê-la =)

    ResponderExcluir
  27. Nanie,

    Também já li esse livro e é ótimo mesmo!
    Não imaginava que um clássico pudesse ter uma linguagem tão simples!!!
    E o final é excelente mesmo, uma situação que acontece até hoje...

    ResponderExcluir
  28. É maravilhoso *-* Esse é um livro que todos deveriam ler =)

    ResponderExcluir
  29. Amei !!!Vai pra lista e com lugar de destaque.A historia parece muito boa e até um tanto cômica, ainda mais com base em fatos tão importamtes como a revolução russa.Vou ler.

    ResponderExcluir
  30. A história é maravilhosa!!!! Não é exatamente cômica, mas é divertida =)

    ResponderExcluir
  31. Ainda não li, mas sempre li criticas positivas sobre este livro. Pelo jeito estou perdendo ua super leitura. Queria mais tempo para conseguir ler tudo o que eu quero, Parece uma missão impossível. bjs

    ResponderExcluir
  32. Esse livro é bom demais, Rê! Ele vai além do puro entretenimento, o que é ainda melhor \o/
    Ah, sei como você se sente >< Também não consigo dar conta de tudo o que quero ler...

    ResponderExcluir
  33. Ai parece ser bom, e a capa é engraçadinha hehe... e realmente ler tudo o que queremos... tá difícil.. se nao precisássemos dormir talvez conseguissemos ler 1 livro grosso inteiro na madrugada heehe...

    ResponderExcluir
  34. Menina, nem me fale sobre isso >< Tenho tantos livros que quero ler e não tenho o tempo necessário =( Mas aos pouquinhos tenho conseguido ler muita coisa bacana!
    Esse livro realmente é engraçadinho, mas felizmente também vai muito além disso - é uma crítica maravilhosa à Revolução Russa!

    ResponderExcluir
  35. esse livro eh totalmente fantastico. solicitei ele pelo skoob, valeu muiiiiiiiitoooooooooo a pena xDDDDDDDDDDDDD

    ResponderExcluir
  36. É mesmo um livro que super vale a pena! A história é incrível *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥