sábado, 7 de janeiro de 2012

Mau Começo, de Lemony Snicket

Mau Começo,de Lemony Snicket
Companhia das Letras, 148 páginas
Uma das séries infantis mais fantásticas de todos os tempos - Desventuras em Série, de Lemony Snicket - é uma aventura divertida e muito bem humorada!




Título: Mau Começo
Título Original: The Bad Beginning
Autor: Lemony Snicket
Tradutor: Carlos Sussekind
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 1999
Nº de Páginas: 148
Série: Desventuras em Série - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos."
Definitivamente, "Mau Começo" não é um título leviano. A história dos jovens Baudelaire realmente tem um péssimo começo.
Enquanto brincavam distraidamente na praia, os três irmãos recebem a pior notícia de suas vidas - um terrível incêndio destruiu sua linda casa.
Mas isso não seria tão ruim, não fosse a segunda parte da notícia: seus pais, a quem amavam tanto, haviam falecido no fatídico incidente. E agora as três crianças: Violet, de 14 anos, Klaus, de 13 anos, e Sunny, ainda apenas um bebê, teriam que ir viver na casa do Conde Olaf - um parente distante do qual nunca antes haviam ouvido falar.
As coisas ainda poderiam ficar bem, se o Conde Olaf não fosse um homem terrivelmente detestável que só queria, no final das contas, pôr sua horrível, e magra, mão no dinheiro dos órfãos.

O que eu achei do livro:
Essa é uma série incrível! Eu já tive a oportunidade de ler todos os livros e agora estou relendo tudo mais uma vez! E não deixou de ser delicioso, mesmo sabendo o que acontece (sou sempre suspeita para falar sobre o prazer da releitura)!
Lemony Snicket é um dos melhores narradores que já encontrei! Tem uma escrita simples, porém estilosa, fluidia e encantadora. Conta uma história de uma maneira única e envolvente! O livro é narrado em primeira pessoa por Lemony Snicket - que é um narrador personagem. Ele está ligado à história, mas você só vai descobrir como exatamente no último livro. Enquanto isso, apenas nos deliciamos ao saber que ele é o responsável por contar ao mundo a triste história desses três irmãos.
Na realidade, Lemony Snicket é um heterônimo do autor Daniel Handler, o verdadeiro autor da obra. Mas quando Handler assina Lemony Snicket, o seu jeito de escrever é muito especial, divertido, sarcástico e irônico, do jeito que eu gosto!
"'Por favor, saiam da cama e vistam-se', disse ele, num tom de absoluta determinação. 'De absoluta dterminação' aqui significa 'que não dava margem a dúvidas quanto à urgência dos jovens Baudelaire irem para a rua."
Por esse trecho, já dá para perceber como é diferente o estilo desse autor ao contar a sua história.
Os personagens são mais do que cativantes! Não tão realistas, afinal de contas esse é um livro infantil, os três protagonistas são muito bem descritos pelo autor - Violet gosta de inventar coisas, e sempre prende seu cabelo com uma fita quando está imersa em seus planos, Klaus é viciado em leituras, e consegue guardar inúmeras informações em sua cabeça, e Sunny é boa em morder - e capazes de deixar qualquer um apaixonado.
Você talvez já tenha visto o filme homônimo estrelado por Jim Carrey, magistralmente interpretando o papel do Conde Olaf. Irá se surpreender ao ler essa história e descobrir que o filme é uma mistura dos três primeiros livros da série.
Enfim, Mau Começo é uma leitura simples, muito agradável - capaz de entreter crianças de qualquer idade - e garantia de boas risadas!

PS: O sobrenome das crianças - Baudelaire - é pronunciado Bloder.

PS2: Uma das coisas que mais gosto nessa série é o jeito do autor contar a história (acho que você já percebeu, se leu a resenha). E ele não deixa a ironia de fora nem mesmo na hora de escrever a dedicatória do livro! É uma mais engraçada que a outra. E pretendo reprozir todas para vocês, de acordo com que for lendo os livros.
"Para Beatrice -
querida, adorada, morta"

Nota: 






Dificuldade de Leitura: 






54 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Dessa série eu só tenho até o quarto livro, depois acabei não comprando mais, na época eu não era tão viciada em livros ainda kkkkkkk

    Eu adorei a história, realmente é divertida! Espero que eu consiga completar a coleção kkkk

    BJs

    ResponderExcluir
  2. Eu viciei completamente na série!!! Mas quando comprei, há algum tempo atrás, comprei todos de uma vez =D Daí pude ler tudo!!!
    Se você gostou do início, vai continuar gostando do demais =D E vai adorar o último livro - você precisa chegar lá \o/

    ResponderExcluir
  3. Ei Nanie!

    Sou doida para ler esta série. Estou namorando aquela caixa do Submarino há tempos... Vou comprar assim que meu bolso deixar.

    Adoro histórias que pingam sarcasmo e ironia *.*

    E já que você esta relendo, é verdade que o final da série deixa algumas dúvidas?

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Luciana, eu amo essa série!! Sou super suspeita para falar dela, porque amei cada livro e me apaixonei pelo jeito de narrar de Lemony Snicket =D

    O final da série não deixa dúvidas não... pelo contrário... ele elucida muitas ciosas ^^

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai... Então agora que vou comprar mesmo! ;)
    Obrigada pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  6. Um dica que dou para todo mundo: sempre leia a dedicatória! 
    Eu me diverti demais com as dedicatórias dos livros \o/

    ResponderExcluir
  7. Eu já assisti ao filme ,e nunca tinha visto o Jim Carrey tão malvado!Fiquei surpresa ao saber que o filme era uma adaptação de livros!E fiquei bastante curiosa para lelos!
    Ah ,parabéns pela resenha!Cada vez eu gosto mais de lelas!

    ResponderExcluir
  8. Tika, o Jim Carrey está ótimo nesse filme, né?! *-* De forma geral, acho que ficou muito bem adaptado ^^
    Ainda prefiro os livros do que o filme, mas tenho que admitir que mandaram bem na produção =)
    Leia os livros sim, eles são ótimos ^^

    Fico feliz que goste das minhas resenhas :)

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar dessa série, mas depois dessa resenha fiquei curiosa. Livros infantis são os meus favoritos, também.

    Eu estava visitando o seu blog e percebi que vc resenha muitos clássicos. Fiquei tão contente! Sério, pouquíssimos blogs literários resenham livros "mais antigos" com qualidade (porque convenhamos, não adianta nada ler um clássico e fazer uma resenha de péssima qualidade)

    Parabéns! =D

    ResponderExcluir
  10. Livros infantis são o máximo *-* Nos fazem ser crianças novamente \o/

    Eu sou uma pessoa meio maluca quanto aos meus gostos literários =) E uma coisa que eu amo e diversificar as minhas leituras!!! Então, os meus amados e adorados clássicos sempre aparecem por aqui \o/ Fico feliz que goste das minhas resenhas :) Sempre que quiser lê-las é bem-vinda ao blog ^^ E vou continuar postando resenhas de clássicos por aqui \o/

    ResponderExcluir
  11. Eu li este livro e gostei tantooooo! =0) Meu sonho de consumo é comprar o box desta série! É super caro, mas com certeza vale a pena! Quem sabe um dia...
    rs
    Adorei a resenha!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é muito bom, Daniela *-* Eu adoro a série inteira \o/
    Tenho a coleção inteira, mas não tenho o boxe >< heheh

    ResponderExcluir
  13. Ahh eu amo essa série!! Eu estava lendo os livros emprestados da biblioteca municipal... quero te-los aqui em casa!
    É ótima mesmo!! 
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Essa série é uma delícia, né, Ty?! Eu adoro!!!! 

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanie!
    Obrigada pelo carinho lá no blog *-* e Feliz 2012!!!
    Quanto a resenha,eu já conhecia a série de nome, até está na minha lista de compras, mas não tinha dado muito valor a ela. Sua resenha me deixou instigada...
    Adorei!
    Bjos!!!AndréiaSentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  16. É uma série boa demais, Andréia!!!
    Eu sou totalmente viciada nela *-* E os livros são bem curtinhos - uma leitura super rápida e divertida ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie!

    Não conhecia essa série até ler sua resenha! É assim tãaaao boa mesmo??? Nossa, quero muitoo!!!!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  18. Sou totalmente suspeita para falar... sempre que gosto muito de alguma coisa, ajo de forma completamente exagerada >< hehehehe É assim com vários livros, e Desventuras em Série está entre eles! Eu adoro a forma como Lemony Snicket conduz a narrativa e descreve os acontecimentos! 
    E como a história é diferente de tantas outras, pois tudo parece dar errado com as crianças >< É um enredo bem divertido =)
    AMO essa série!!! heheeh

    ResponderExcluir
  19. Tenho problema com essa série por causa do filme que detestei. Na verdade não gosto do Jim Carrey e consequentemente o filme foi insuportável.
    Sempre que vejo os livros até me atrai, mas ainda não criei coragem para arriscar. Sem falar que a série é grande.
    Bjkas!
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  20. Sério que não gosta do Jim Carrey?! Eu amo esse ator!!! hahaha E adorei o filme =D
    A série é uma delícia, Monique ^^ Super cativante! E apesar de muitos volumes (são 13), os livros são curtinhos e de leitura super rápida =D

    ResponderExcluir
  21. Sou fã desse filme e após ler sua animação sobre o livro, claro que vou querer ler. Adoro Violet no filme, com suas fitas e seu ar super concentrado. bjs

    ResponderExcluir
  22. O filme é uma graça, eu também adorei =D mas os livros conseguem ser ainda melhores!!! Principalmente pelo jeito único de narrar as histórias!
    Eu adoro Desventuras em Série!

    ResponderExcluir
  23. Nanie!!

    Desventuras em Série é um dos meus filmes favoritos e eu realmente gostaria que tivesse continuação! Eu tenho muita curiosidade de ler os livros, mas e o tempo? Definitivamente algo que não me anima é a ideia das desventuras que essas três crianças enfrentarão ao longo da série, mas com certeza a minha maior curiosidade é no livro final!
    Mesmo assim, não tirarei da minha lista e, assim que puder, vou conferir a série que, no mínimo, deve ser fantástica!!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  24. Ah, infelizmente eu acho que o filme não terá continuação >< Uma peninha... porque é uma história muito divertida =D mas acho que mesmo que o filme tivesse sido um gigantesco sucesso, seria complicado ter continuação... porque a história, apesar de maravilhosa, é bem repetitiva - não sei se seria possível adaptar nas telonas...
    Mas o livro á MARAVILHOSO! É uma delícia seguir as aventuras dessas três crianças =D Por incrível que pareça, os 13 livros da série parecem muito pouco quando você chega ao final =D

    ResponderExcluir
  25. Eu sempre fiquei receoso de me entregar a esse série, depois que assistir o filme. A adaptação para o cinema foi tosca, incrivelmente ruim e extremamente confusa. Arruinou as chances de eu querer algum dia conhecer os irmãos azarados.

    http://batepapocomasorte.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  26. Sério que você não gostou do filme?! Eu amei o filme =)
    E, apesar de achar a série o máximo, acho que ela não deve mesmo ser para você... porque o estilo é o mesmo do filme - as coisas dando errado para os três irmãos, o tom irônico da narrativa, as coisas absurdas sendo contadas - é uma história infantil e assim ela é passada ao leitor!

    ResponderExcluir
  27. Ei Nanie...

    E a senhorita só aumentando a listinha de possiveis leituras da minha afilhada né? rsrs OBRIGADA!

    Eita, parece ser um livro super divertido, fiquei aqui imaginando 'otima em morder'? geeeente que coisa mais diferente kkkk Quero ver o filme, ainda mais sendo com o Jimmy Carey, por acaso vc sabe com que nome que saiu aqui no Brasil? 

    Otima resenha, dica anotadissima, beijos

    OBS: estou aqui pensando na dedicatoria, sendo que isso? O.O

    ResponderExcluir
  28. Fabiana, é um livro super divertido - eu sou mega fã da série \o/
    Eu AMEI o filme =D Saiu com o nome Desventuras em Série aqui no Brasil =) 

    As dedicatórias são ótimas! Eu sempre me divirto um monte lendo-as ^^

    ResponderExcluir
  29. Eu amo essa série!!! xD

    Li ela na mesma época que li Harry Potter, meu outro querinho! Adoro os irmãos e suas terriveis desventuras. Mas é uma série que nos supreende, conforme vai evoluindo em cada volume...
    Esse autor é sensacional!!! Tb adoro sua ironia e sua forma de narrar a história..

    Nanie, adorei a resenha!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  30. É uma série encantadora, mesmo sabendo que os personagens estão sempre sofrendo tanto >< hehehehe
    É maravilhosa a narrativa do autor, né?! 
    Você já leu todos os livros?! Surpreendeu-se com o final também?! Eu adorei quando descobri exatamente quem era Lemony Snicket!

    ResponderExcluir
  31. Li Nanie! Mas faz tanto tempo... Preciso reler! Na época, emprestei do meu amigo e cada edição que chegava na minha mão eu li os capitulos finais... Sim, eu tenho esse problema! Mas a história me surpreendia mesmo... E não é pq é uma série infanto-juvenil, que é uma história simples... É uma coisa complexa! É meio maluco, mas muito bom... heheh

    Bjuss

    ResponderExcluir
  32. Aaaii que legal! 
    Já tinha ouvido falar da série, era meio curiosa quanto a ela, mas nem sabia que era assim tão legal!! 
    Deu muuuita vontade de ler. 
    Adoro livros infanto juvenil, adoro jeitos diferentes de contar histórias e adoro as ironias =D 
    Muito bacana mesmo :)

    ResponderExcluir
  33. Hahahha é totalmente maluco mesmo... mas bom demais *-* Eu adoro!

    ResponderExcluir
  34. Annanda, é uma série MUITO legal \o/

    ResponderExcluir
  35. Gostei dos comentarios mas no começo da resenha fala que não tem final feliz...não sei se encaro...

    ResponderExcluir
  36. Lais, é um livro infantil e o autor é super irônico >< Não precisa ficar com medo pelo final não hahahahaha
    É uma série deliciosa de acompanhar, com uma leitura super rápida e gostosa =)

    ResponderExcluir
  37. Muito legal!!!Já vi o filme com o Jim Carrey,mas não sabia que era uma série,quantos livros tem a série?Gosto desse tipo de leitura,simples e ironica,ainda mais sabendo que pode ser lido por qualquer idade ,minhas filhas amam ler,até a de 5 anos, que ainda nem sabe ler,mas ela pede para que leia pra ela e depois de acordo com as ilustrações ela mesma vai contando a história.Bj.

    ResponderExcluir
  38. Sim, é uma série maravilhosa!!!! 
    São 13 livros da série! São livros curtinhos e deliciosos de ler - até mesmo sua mais novinha vai gostar da história =D

    ResponderExcluir
  39. Olá! Amei seu blog, uma fofura :D Sou louca para ler esta série. A conheci através do filme e como na maioria das vezes os livros são melhores, e mais completos por inúmeras razões que os livros, a leitura me despertou interesse. Adorei sua resenha, só fez me deixar com mais vontade de conhecer todas as desventuras dos Baudelaire.

    Beijos e bom domingo,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books 

    ResponderExcluir
  40. Fico feliz que tenha curtido o blog ^^
    O filme é uma mistura dos três primeiros livros da série =D Eu gostei muito do filme, mas ainda sou mais os livros!!! Adoro o jeito do autor contar a história!

    ResponderExcluir
  41. Adoro as dedicatórias dessa série. Parei no Oitavo (O Hospital Hostil), falta pouco pra terminar a série... Eu amo quando Lemony para de narrar a história pra explicar um termo, assim como você já exemplificou na resenha. Sempre fico esperando pelo momento em que Violet prenderá seu cabelo com a fita ^^ Simplesmente é uma das minhas séries preferidas! descobri a série pelo filme. Sempre que está passando na TV eu assisto, não importa em qual parte esteja. Então, depois que descobri que o filme era baseado numa série, eu me decepcionei um pouco com a ideia de ler algo que eu já havia visto. Mas quando descobri que o filme foi só até o terceiro livro, fiquei feliz por saber que poderia ler 10 novas desventuras. Mas, sinceramente, eu gostei muito dos 3 primeiros livros mesmo já sabendo o que ia acontecer porque no final das contas, as histórias bem eram diferentes. A cena do casamento me surpreendeu muito (pensei que ia acontecer uma coisa e aconteceu completamente outra!).
    Adoro Lemony! Quando terminar a série, vou ver se consigo ler "Cartas para Beatrice" (não estou certa quanto ao título do livro, mas é algo muito parecido com isso). Ainda não sei quem é Beatrice mas já tenho minhas teorias ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. As dedicatórias são ótimas, né?! hahahahah
    Como assim?! Menina, você precisa continuar... o final é muito bacana \o/
    Eu adoro quando ele explica os termos... morro de rir!
    Os livros são bem parecidos, mas é super gostoso acompanhar as desventuras dos órfãos, né?! Eu adoro111
    Eu quero muito ler esse livro, espero que a Cia. das Letras o publique logo por aqui (segundo eles, ainda não há previsão). Eu já sei quem é, porque já li a série toda antes e quero MUITO, MUITO, MUITO ler esse outro livro!!!

    Curiosa para saber quais são suas teorias sobre quem seria Beatrice...

    ResponderExcluir
  43. Pra mim, Beatrice era a mãe de Violet, Klaus e Sunny. Daí Lemony seria o pai. Ele sobreviveu a essa desventura. Mas por conta da CSC (que ainda não sei o que é, e nem tenho ideia do que seja), ele preferiu se fazer de morto pra poder continuar vivo e vigiando seus filhos. Pra mim essa CSC é meio que do mau, e o Conde Olaf faz parte. Então o incêndio foi proposital, Beatrice, a mãe, morreu, e Lemony, o pai, sobreviveu sabendo da armação.
    Não vale dizer se estou certa ou não, hein! Quero descobrir tudo sozinha! Ah, e os trigêmeos (que só são em 2) também sofreram a mesma coisa, só que os pais e o irmão não sobreviveram.
    Tenho que ler o resto pra ver se minha teoria não se altera ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  44. Adorei saber da sua teoria \o/

    Pode deixar que não vou falar nada sobre estar certa ou errada ^^ 

    ResponderExcluir
  45. Aii adorei ahsahsuahsuahs

    ResponderExcluir
  46. Essa série é excelente! Eu sou super fã =) Agora pretendo conseguir lançar a resenha de todos os livros da série (até porque estou doida para reler as divertidas aventuras dos órfãos Baudelaire).

    ResponderExcluir
  47. Nanie,

    Esses dias li uma resenha no Caraminholas de J. P. sobre esse livro, o blog NUPE tá fazendo uma semana especial sobre esse autor e você publicou duas resenhas de releituras da série. Ou seja, conspiração pra eu comprar a série, né!!!!
    rsrs
    Adoro quando os autores tem um jeito irônico de escrever, e o melhor, a Série está completa, do jeito que eu gosto!!!!
    Será que sai uma promo no Submarino??

    =)

    ResponderExcluir
  48. Joelma eu vi essa semana do blog Nem um Pouco Épico, mas não vi a senha no Caraminholas de J.P.
    O livro é ótimo e vale muito a pena ler =D Essa série é uma delícia *-*
    O submarino está com um preço excelente na compra da série toda - cada livro sai por menos de 20 reais e ainda vem com uma caixa linda (que eu não tenho) - aqui.

    ResponderExcluir
  49.  Eu estava falando dessa caixa mesmo, mas quero uma promoção em cima dessa promoção!!! rsrs

    ResponderExcluir
  50. Joelma, agora entendi >< Nossa... aí eu acho difícil porque esse preço já está bom demais - os livros estão bem baratinhos... mas quem sabe, né?! 
    Cupom de desconto dá para conseguir ^^ hahaha já diminui um cadinho - uns 15/30 reais, por aí ^^

    ResponderExcluir
  51. Ah desventuras é lindo demais...preciso só ter tempo pra ler eles. rs
    Comprei o box e tá ainda fechado...só li alguns antigamente...mas é uma série muito boa!

    ResponderExcluir
  52. Thiago, ai, que invejinha... eu tenho a coleção inteira, mas não veio no box quando comprei >< acho o box uma graça =D
    Leia os livros sim - é muito bacana!

    ResponderExcluir
  53. hauahau falando em box ontem chegou o meu box Jogos Vorazes (alguém quer trocar um botton dele aí? rs).... o/
    Ah eu sinto falta de vários box de séries (tipo do Harry Potter que não tem e que talvez por isso eu não comprei ainda)...
    Vou ler sim, já li o primeiro (que por sinal tenho 2 (culpa do box) e que se alguém quiser trocar aí (segundo (ou terceiro?) momento merchan, por favor não cobre nada, ok?) procura lá no skoob.), o segundo e alguns outros que achava nas bibliotecas que frequentava (tudo fora de ordem mas lia rs), agora pretendo começar do 0...ou melhor do 1º e terminar com a Biografia Não-Autorizada (que por sinal eu acho que devia vir junto com o box). =)


    P.S.- Fiquei triste por não lançarem mais a continuação do filme, vi que tinha um projeto pra uma animação com atores, algo assim...mas não sei se vingou =/

    ResponderExcluir
  54. Thiago, ai que chique =D ehehehehe
    Eu só tenho box de uma série (Musashi), o resto tá foi quase tudo comprado avulso mesmo >< Mas acho o box uma graça - adoro quando vem junto ^^
    E uma delícia acompanhar a aventura desses irmãos =D O bom é que ler fora de ordem não tem muito problema (embora atrapalhe um pouquinho para descobrir a "mitologia" da série, mas dá para entender a aventura do volume). A Autobiografia Não-Autorizada é ótima (já começa hilária no nome, né?!).
    Ah, eu também queria... seria tão bacana ><

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥