sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A Mecânica do Coração, de Mathias Malzieu



Título: A Mecânica do Coração
Título Original: La Mécanique de Coeur
Autor: Mathias Malzieu
Tradutor: André Telles
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 189
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Jack nasceu na noite mais fria de todos os tempos. Sua mãe, como tantas outras mães que se encontraram grávidas sem o desejar, foi atrás da doutora Madeleine - que sempre era procurada pelos desemparados e nunca lhes negava ajuda.
Assim, o pequeno menino veio ao mundo. Mas houve uma complicação. O tempo muito frio congelou o seu coração e, não fossem os conhecimentos mecânicos e a feitiçaria de Madeleine, o menino não teria sobrevivido. Ela lhe implantou um relógio no lugar do coração - um relógio que o manteria vivo.
"O relógio deve medir cerca de quatro centímetros por oito, é todo de madeira exceto o mecanismo, o mostrador e os ponteiros. O acabamento é bem rústico, 'sólido', pensa a doutora em voz alta. O cuco, do tamanho da falange do meu dedinho, é vemelho de olhos pretos. Seu bico sempre aberto dá a ele um aspecto de passarinho morto."
Ano após ano, o garoto vê as outras crianças serem levadas, por famílias que desejavam cuidar deles. Mas ele nunca é escolhido. E assim ele fica com Madeleine.
Vive uma vida normal, ou melhor, quase normal, uma vez que um coração de madeira não é a mesma coisa que um coração normal, ainda mais devido às suas restrições.
"Em primeiro lugar, não toque nos seus ponteiros. Em segundo lugar, controle sua raiva. Em terceiro, nunca, mas nunquinha mesmo, se apaixone. Pois, neste caso, o grande ponteiro das horas transpassará para sempre sua pele no relógio de seu coração, seus ossos implodirão, e a mecânica do coração voltará a emperrar."
Mas em seu aniversário de 10 anos, Jack finalmente consegue convencer Madeleine a levá-lo à cidade. E sua vida muda para sempre. Muda porque ele conhece Miss Acácia. Muda porque ele conhece o amor. Muda porque ele nunca mais será o mesmo.
"Meu coração acelera ainda mais, luto para recuperar o fôlego. Tenho a impressão de que o relógio incha e sobre até a minha garganta. Será que acaba de sair de um ovo? Será que essa garota come? Será que é de chocolate? Que piração é essa?
Tento olhar nos seus olhos, mas sua boca sequestrou os meus. Eu não julgava possível passar tanto tempo admirando uma boca."

O que eu achei do livro:
Sabe quando você termina de ler um livro e tem a sensação de que ele é o livro mais incrível que você já leu na vida? Sabe quando você termina uma leitura e já quer logo recomeçá-la. Reler tudo, mesmo que tenha acabo de ler o último ponto da última página? Sabe quando você se apaixona por cada um dos personagens, pelo enredo, pela narrativa e até mesmo pela capa do livro?
Eu mesma não sei explicar. Não sei explicar todas as sensações que este livro foi capaz de despertar em mim.
Mathias Malzieu tem uma escrita simples e rebuscada ao mesmo tempo. É quase impossível explicar esse livro, por mais que eu tenha gostado e por mais que eu queria contar todos os detalhes! A leitura não é pesada, pelo contrário, é como nadar nas nuvens, de tão leve, doce e quentinho! O autor contrói sua história com uma escrita sublime, quase poética, que toca o nosso coração e nos embala carinhosamente. As metáforas usadas no livro dão um toque de originalidade inigualável! A forma como o autor usa e abusa desse recurso e ainda por cima de maneira tão singular é magnífica! Tem tantas palavras querendo sair, entrar nessa resenha para mostrar a vocês o quanto o livro é bom... mas acho que os autor as roubou todas. Ao menos as mais belas. Estão todas ali, nA Mecânica do Coração!
Com personagens incríveis, que chegam a nos causar dor de tão vívidos, o livro nos leva a uma viagem pela primeira paixão! Com apenas 10 anos, Jack conhece o amor - de forma tão intensa que ele nunca mais será o mesmo. E, pelas quase duzentas páginas da obra, acompanhamos Little Jack (como é chamado no livro - pequeno Jack, traduzindo) vivendo esse amor com o seu coração de madeira.
E o final? Eu poderia imaginar mil coisas diferentes, mas nunca um final como esse. É certo que muitos livros conseguem me surpreender (sempre admito a minha lerdeza quanto à adivinhação de finais de livros), mas acho que até mesmo o mais sagaz dos leitores seria pego de surpresa com um final tão lindo, inesperado, comovente e perfeito!
A Mecânica do Coração não é um livro que irá agradar a todos, não se engane. Não tem cara de Best Seller, não tem pegada de livro pop. Ao menos, acho isso, mesmo que não saiba explicar exatamente o porquê. Mas o fato é que já foi eleito como o melhor livro que li nesse ano, e olha que já li mais de cento e vinte livros em 2011, e foram livros maravilhosos. Só não empatou com Coração de Tinta (que não é o melhor livro do ano, pois foi releitura), porque esse outro tem uma protagonista devoradora de livros, com quem me identifico um pouco mais do que com Jack (mas ficou um tiquinho só de empatar). Na capa do livro (que é simplesmente magnífica) podemos ler uma citação do The Guardian "Absolutamente original.", você não irá entendê-la até ler o livro até o final. E, mesmo assim, essa citação não irá conseguir explicar o quanto o livro é único, moderno, lindo, atemporal e tocante!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 






30 comentários:

  1. Carla Histórias sem Fimsexta-feira, 25 novembro, 2011

    Oi Nanie!

    Como essa empolgação, dificil não se empolgar como livro \o/

    Está mais que anotado aqui para ler!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O livro é maravilhoso, Carla!!! Não tem como não se empolgar *-*

    ResponderExcluir
  3. o livro parecer ser ótimo. tem post novo lá no meu blog, dá uma passada se quiser. beijoss
    http://amodernpinup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O Dan disse que vou amar esse livro. E com essa resenha.... DEMOROU!!!

    ResponderExcluir
  5. >Boa Noite ;)

    Passando para fazer uma visitinha e ver as novidades do seu blog! ...Quando a galera lançou o livro, postei release dele no blog e fiquei curiosa a respeito agora depois da resenha a curiosidade tornou-se interesse!

    Beijos =D
    @AngelKiller_
    Blog anime-daiki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já disse que tinha me interessado pelo livro, mas depois de ler a resenha... Preciso ler. Aaah! Preciso mesmo! Nem sei mais o que dizer além disso (que preciso ler, 3ª vez!). Como você disse o autor nos roubou as palavras mais belas. Espero encontrá-las o mais rápido possível lendo o livro. *-*

    (:

    ResponderExcluir
  7. Ah, que bacana esse livro Nanie! Queria mesmo ler uma resenha sobre esse livro, e vc me surpreendeu pela sua resenha.
    Na verdade, vc tem razão quando cita que esse não é um livro pop: quase não chama muito a atenção. No entanto, a sinopse é muito curiosa.
    Adorei!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Pronto Nanie... Você me deixou com uma vontade voraz de ler esse livro... Não só por causa dos elogios feitos na sua resenha, mas por ele ter apenas 189 páginas, e ter se tornando um dos melhores do ano pra você... Admiro muito autores que conseguem colocar em poucas paginas, muitos sentimentos.

    ResponderExcluir
  9. O livro é mais do que ótimo *-* É PERFEITO!!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que você vai amar mesmo, Van!!!! É uma história bem diferente, linda!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu também fiquei curiosa, principalmente por causa da capa, que é linda, e do título super sugestivo... 
    Mas nunca poderia imaginar um livro assim tão diferente e tão maravilhoso - foi realmente surpreendente *-* ME APAIXONEI!

    ResponderExcluir
  12. Ele roubou, com certeza! Não sei como conseguiu escrever um livro tão belo, tão poético assim *-* Ficou incrível!!!! Leia, leia, leia, você não vai se arrepender \o/

    ResponderExcluir
  13. Ele é daqueles livros que não agradariam todo mundo... eu não sei explicar exatamente por que tenho essa impressão... 
    Entretanto, é perfeito! Um livro super diferente e muito lindo =)

    ResponderExcluir
  14. Parece ter 8309427809342598324 páginas... 
    Não que a leitura seja lenta, pelo contrário, é uma leitura muito rápida. Mas pela tonelada de emoções que ele nos faz sentir! É uma história incrível - o autor realmente soube escolher as palavras certas e contar as coisas certas *-*

    ResponderExcluir
  15. Ei Nanie...

    Nha que resenha mais apaixonada essa sua, uma delicia de ler e deixa a gente super ansiosa pra ter o livro em maos e iniciar logo a leitura. Nhaaa eu quero me sentir assim tbem \o/

    Parabéns pela resenha querida, ela esta apaixonante

    beijossss

    ResponderExcluir
  16. O livro é incrível, Fabiana!!!! Mais do que incrível *-*

    ResponderExcluir
  17. Eu já estava super afim desse livro agora,depois de ler sua resenha...."PRECISO DELE"!!!A capa é lindinha e me chamou bastante a atenção.Adorei tudo.Bjinho.

    ResponderExcluir
  18. Gabriela Barbosa de Soutosábado, 26 novembro, 2011

    um amigo meu já tinha me mostrado o primeiro capítulo desse livro e ainda não tive tempo de dar uma conferida nele. mas irei, porque sua empolgação me vez ficar ansiosa pra saber o final, nem li e já estou imaginando um monte de coisas diferentes :D
    o livro parece adorável *-*

    beijos
    bibs

    ResponderExcluir
  19. É mais do que adorável!!! Leia sim, você vai adorar =)

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie!!
    Amei a resenha *-*
    Me empolguei ainda mais para ler!
    A Mecânica do Coração parece ser muito original! Adoro livros assim ^^ 
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. É extremamente diferente de tudo o que já li!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, um 5 estrelas, isso é mais que dica de leitura!

    Devo confessar que a capa não me chama atenção, mas depois da sua resenha, foi pra lista!
    Amei!

    ResponderExcluir
  23. Leninha, esse livro é TUDIBÃODIMAIS!

    ResponderExcluir
  24. Vi o livro semana passada no post do correio mas não imaginava do que tratava, mesmo assim gostei da capa.
    A história parece super diferente e não sei se iria gostar... parece aquele tipo de livro que demanda muito sentimento e reflexão nas entrelinhas. Não estou no momento para isso.
    Bjkas,
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  25. Monique, você tem razão - o livro é exatamente desse tipo mesmo...
    Mas é incrível demais *-* 

    ResponderExcluir
  26. Adoro a capa, mas não esperava muita coisa desse livro, não. A resenha me surpreendeu. Se é tão bom assim o livro, deve dar raiva de ter menos de 200 páginas então kkk Se a história é boa, tem que ter no mínimo 300 páginas, só pra gente poder ficar mais tempo com o livro...
    Até mais.

    ResponderExcluir
  27. Milla, é um livro muito diferente! Um estilo bem único! Parece que o autor consegue fazer poesia em prosa *-* Eu gostei muito dessa história =)

    ResponderExcluir
  28. Nani, acabei de ler sua resenha e sua reação me cativou tanto que agora quero comprar esse livro e devorá-lo de uma vez. rsrs Espero gostar tanto quanto você.
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Lucy, o livro é uma gracinha e a leitura vale muito a pena :D Espero que consiga lê-lo em breve e que curta a história tanto quanto eu curti ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥