terça-feira, 3 de maio de 2011

Resenhas Literárias, por Hérida Ruyz


Quando escolhi o tema sobre resenhas literárias pensei que seria fácil escrevê-lo. Fui ingênua ao achar que o fato de escrever resenhas por prazer simplificaria a elaboração do texto. Bem... o assunto é extenso, com várias ramificações que podem ser abordadas, e eu literalmente empaquei quando tentei definir que linha de pensamento desenvolver. Decidi deixar as ideias fluírem e ver no que dá...


Percepção e interpretação

Esses são os primeiros passos do desenvolvimento de uma resenha. Cada leitor terá uma reação e uma apreensão dos fatos narrados em um livro e, consequentemente, traduzirá essas reações em um comentário crítico. Cada indivíduo responderá de uma forma particular a um texto e são essas diferenças que tornam as resenhas literárias interessantes.
Cada resenhista desenvolve uma forma de escrever, uma técnica própria e não adianta forçar um estilo, porque não conseguimos fugir de nossas características próprias.
Um leitor em potencial não está interessado somente no mote do livro, mas também na opinião do resenhista como leitor. Ao ler uma resenha vislumbramos a experiência de outro leitor e provamos um gostinho da trama sob um ponto de vista diverso.
Uma obra ao alcance do público está exposta à análise de um sujeito pensante. Nunca uma resenha transmitirá a mesma corrente de pensamentos ou sentimentos, o texto irá variar de acordo com o julgamento, percepções e preferência de cada indivíduo.
Por mais sério e comprometido que o resenhista seja, dificilmente haverá uma resenha totalmente imparcial, livre de qualquer juízo.
Se estamos analisando e opinando, o texto refletirá o que sentimos durante a leitura. Não há como impedir que a balança penda para um dos lados. E o leitor quer justamente isso, saber o que o resenhista achou da obra. Se for para ler somente sobre o tema da história, bastaria a sinopse.
Blogueiros que se dedicam a escrever sobre livros, são formadores de opinião e o fio condutor entre um possível leitor e o livro em análise. Muitas vezes a primeira impressão sobre uma obra literária surge ao ler uma resenha.
Alguns blogueiros podem pensar que, ao escrever uma resenha, estão isentos de qualquer responsabilidade porque não são profissionais. Ledo engano.
Um blogueiro é, sim, responsável pelo texto que escreve. Mesmo quando expomos apenas opiniões pessoais, devemos ter em mente que são nossas palavras que chegarão até o leitor, que nossas ideias podem influenciar em uma decisão de compra.
Um ponto que considero importante é que resenhar não significa fazer um resumo do livro, e evitar o spoiler é fundamental. Devemos fazer uma análise crítica, fundamentando os pontos positivos e negativos, se houver. Sua opinião deve ser fundamentada e não simplesmente dizer que não gostou do livro porque o nome da protagonista é clichê. A crítica refletirá o valor do texto de acordo com a "sua" deliberação, por isso, é válido expressar suas impressões sobre a caracterização dos personagens, ambientação, narrativa, uso da linguagem, etc. Veja bem, eu disse que é valido, mas não uma regra. Há resenhistas que preferem se eximir desse tipo de avaliação e se focar apenas em sua opinião como leitor.
Quem escreve uma resenha não tem necessariamente que ser um crítico literário, ele não tem que ser a todo momento politicamente correto. O caráter informal, a sensação de estar “em casa”, a proximidade com o leitor – que muitas vezes se tornam amigos dos blogueiros – é o que impulsiona um visitante a preferir um blog a um site especializado. Mas deve haver um limite para a informalidade, pois o blogueiro também está incentivando a cultura e o aprendizado. O cuidado com a ortografia, evitar excessos de gírias e palavras de baixo calão é imprescindível.

O quão sincera a resenha deve ser?

Ultimamente tenho presenciado alguns tumultos na blogosfera literária. Já vi histórias de autores sofrendo de síndrome de “estrela” - querendo conduzir a mão do resenhista -, já ouvi sobre editoras querendo somente resenhas positivas e blogueiros acusando outros de só escreverem elogios pelo simples fato de terem parceria com editoras.
Concordo que há blogueiros que sentem receio, ou medo de criticar um livro e acabar perdendo a parceria. Mas ser blogueiro não é um negócio, ou um ofício com remuneração. Ser blogueiro demanda dedicação, tempo e compromisso com seu leitor. Mas nem todos pensam assim, há aqueles que consideram escrever resenhas um negócio para ganhar livros. Por consequência, a blogosfera está atulhada de blogs que só publicam sinopses mal comentadas.
Mas também há muitos blogueiros sérios, que se recusam a escrever um texto tendencioso.
Porém, devemos ser cautelosos com o que escrevemos. O limite entre um comentário desfavorável e vexatório é tênue. Podemos expor nossas opiniões, mas tomando cuidado para não cairmos na vulgaridade ou na agressão verbal contra autores, editoras e outros blogueiros. Denegrir um livro de forma ofensiva só mostrará o quanto o resenhista é imaturo. Devemos nos policiar para não ultrapassarmos o limite da crítica e entrarmos no campo do ataque pessoal.
Nós já vimos isso não é? E não foi nada bonito.
Esse tipo de comportamento não suja somente o nome do blog e do resenhista em questão, mas destrói a credibilidade de outros sites literários também. Da mesma forma que o livro, o resenhista sempre estará sob o crivo do leitor.
Por outro lado, o medo de ser honesto demais ou ousado pode desvirtuar o objetivo de uma resenha. O resenhista deve, sempre, respeito e sinceridade ao leitor. Estamos, sim, na era do pensamento livre e da liberdade de expressão, porém o que deve prevalecer é o bom senso.
Bem... mesmo com todas as dificuldades e confusões, eu adoro resenhar. Fiz muitos amigos e tenho orgulho de dizer que faço parte dessa gangue. Blogueiro literário é excêntrico, cheio de manias e as vezes instável, mas é unido.

A Nanie é uma dessas amigas. Sempre de bom humor, franca e presente no meu cantinho.
Parabéns ao Nanie’s World! Muito sucesso e que o blog se mantenha por muitos anos.


Sobre mim: Meu nome é Hérida, moro em Santo André - SP. Sou casada, não tenho filhos - só meus bebês de 4 patas -, e trabalho na área da saúde. Tenho verdadeira paixão por livros e, por não ter com quem conversar sobre eles, escrevo minhas impressões no meu blog. Leio de tudo um pouco, não tenho preconceito literário, mas não suporto livros de auto-ajuda. Sou fanática por épicos históricos e fantasia, não resisto aos gêneros. Meus autores favoritos são Conn Iggulden, Bernard Cornwell e George R.R. Martin. Para quem não conhece, meu blog é o Lendo nas Entrelinhas. Beijos a todos os leitores do Nanie's World. Blog: Lendo nas Entrelinhas
Pedra Escolhida: Ágata



Hérida, que texto foi esse, hein?!
Gente, aí no meio tem algumas dicas de ouro daquela que eu considero a melhor resenhista da blogosfera literária brasileira! 

28 comentários:

  1. Uau, Hérida falou e disse, e como disse a Nanie, no texto tem várias dicas preciosas para um blogueiro se espelhar!
    Adorei cada palavra expressa no texto, sou fã do Lendo nas Entrelinhas e da Hérida por sua honestidade nas suas resenhas.
    Parabéns ao Nanies por abrir com chave de ouro essa semana de convidados para o aniversário do blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Nanie, a Hérida escreve soberbamente. Eu adoro o blog dela e ler as resenhas que ela faz pq ela consegue transmitir o que realmente sentiu durante a leitura do livro. Parabéns pra vc Nanie pelo niver do blog e parabéns à Hérida, pela qualidade da sua escrita.

    Beijos

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  3. Ai gente, que vergonha!! rsrs
    O tema é complexo e polêmico, mas gostei muito de escrevê-lo.
    Obrigada pelo convite Nanie, adorei participar da sua festa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O texto ficou maravilhoso e tem muito blogueiro que poderia tirar verdadeiras lições dele.
    Estou cansada de ler textos pouco maiores que sinopses chamados de resenhas, textos sem opinião, sem criatividade e sem dizer nada com coisa nenhuma no final das contas.
    Adorei, parabéns Hérida!
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  5. Nossa que texto!
    Fiquei pasma, ela expressou tudo mesmo.
    Adorei... Beijosss!

    ResponderExcluir
  6. Ei queridas,

    Arrasaram, a Nanie pela ideia muito legal e a Hérida pelo texto perfeito. Concordo com vc Nanie, as resenhas da Hérida são maravilhosas, mas vou falar nada não pq ela diz que elogio de amiga não vale rsrs.

    P.S: Acho que vou mudar minha apresentação, da Hérida tá enorme kkk

    bjo

    ResponderExcluir
  7. ei Nanie,
    a semana já começou super bem.
    Hérida, adorei o texto, ficou ótimo. ^^
    estou ansiosa pelos outros dias. ^^

    ResponderExcluir
  8. Eu andei pensando sobre esse assunto esses dias atrás. Por causa de eu ter dito numa resenha no meu blog q não me empolguei por um determinado livro, fui "excluida" de uma parceria. A autora me pediu pra que se eu não gostasse, que não era pra eu dizer isso explicitamente, q ela era nova na área, etc e q precisava de muitas criticas positivas. Claro q não devemos ofender quem que seja nas resenhas q fazemos (e eu nem sou profissional nisso) mas acho q a sinceridade deve estar acima de qualquer outra coisa ao darmos nossa opinião sobre a leitura de um livro.
    Adorei seu post Hérida, me esclareceu muitas duvidas e me tranquilizou ^^
    Beijos, boa semana =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  9. Hérida, meus Parabéns pelo belissimo texto viu.
    E com certeza, vai abrir a mente de muita gente.
    Eu não sou boa com resenhas, mas quando resenho faço de coração.
    E concordo contigo em relação a tudo.
    Infelizmente, acho que "alguns" blogueiros(as) não se expressam realmente por medo de perder parcerias, seja ela: Editora ou autor.

    Gostaria de Parabenizar a Nanie, por ter tido essa idéia em abrir espaço para outros darem a sua opnião.

    Hérida, já era fã do Lendo nas Entrelinhas, agora então, fiquei mais apaixonada.

    Belissimo texto, com certeza tirarei boas lições.

    Obrigada,

    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  10. AMEI, SIMPLESMENTE AMEI!!!! A Hérida deve ser uma pessoa incrível!!!

    ResponderExcluir
  11. ola
    adorei o texto, ficou muito bem escrito e as dicas são otimos.
    parabens
    bjossss
    ps: tb adoro o lendo nas entrelinhas, quase sempre passo la, hehehehehe

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto! Parabéns a quem fez pela boa desedesenvoltura.

    :)

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a linha de pensamento da Hérida. Devemos ser sinceros em nossas resenhas, isso é o que nos dá credibilidade perante os leitores. Eu também gosto de, além de sinceras, resenhas originais. Belo texto.

    Quero ler as próximas preciosidades ^^

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei este post. Quando pensava em criar um blog já tive vontade de fazer resenhas nele mas não estava apta ao mesmo. Adorei o conteudo do posto pos trouxe explicações de como fazer uma boa resenha como começar. Parabéns a Hérida pelo texto foi de ótimo ler e entender mais como voê fazem suas resenhas.

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanie!!!
    Foi uma sacada genial pedir para a Hérida escrever. Eu adoro as resenhas dela, ela é super empolgada quando escreve e é como se tivessemos ivdo o livro junto com ela.
    Adorei as dicas que ela deu.
    Parabéns a vocês duas.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Hérida ficou ótimo!!! =) Parabéns!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Adorei! E concordo com tudo que a Hérida disse, principalmente em relação ao vocabulário que o pessoal usa, muitas vezes informal demais, pelos milhares de spoilers que aparecem em uma resenha ou outra, e sem dúvida, aquela síndrome de estrela, de que nenhum livro pode ser ruim.
    Confesso que é difícil fazer uma resenha negativa, eu também não gosto, mas acho que o importante é passar ao leitor o que você realmente achou da história. Se perder alguma parceria por causa disso, a perda foi deles, e não sua, pois você está fazendo o "seu trabalho" e sendo verdadeira na hora de expressar a sua opinião.
    Adorei mesmo! Muito bom o texto!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto da Hérida, ela deu ótimas dicas para quem quer fazer uma resenha em um blog literário. Aliás, adoro o blog da Hérida, sempre tem resenhas boas sem conter spoiler.

    ResponderExcluir
  19. Amei o texto... falou td e nem é preciso acrescentar mais nada...

    Acredita que eu te imaginava completamente diferente?rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  20. UAU! Que texto incrivel!
    Resenha é sempre um assunto tortuoso, principalmente quando feito sem responsabilidade. E concordo plenamente: quantos livros não compramos pq lemos as resenhas de blogs e amigos. Sempre vale a pena ler a opinião sincera, honesta, critica e responsável dos blogueiros. Resenhas é uma tremenda ferramenta para conhecer e discutir a repeito de um livro.
    Adorei o texto!

    bjusss

    ResponderExcluir
  21. As resenhas literárias são bem importantes para mim. Muitas vezes vejo vários pessoas com diferentes opiniões sobre mesmo livros, o que é muito comum na blogesfera.
    O meu objetivo quando resenho é dizer o que me encantou no livro e mostrar que o livro merece se rlido. :)
    Adorei o texto. Parabéns!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Que lindo!!!
    Adorei esse post, tá demais!
    Já vi vários tipos de resenhas, e gosto de todas :)
    Legal ela ter escolhido Ágata, mesmo não sabendo qual é ;)

    Bjus :*

    ResponderExcluir
  23. Gostei, me identifiquei, quem tem blog e faz resenha sabe como é difícil de se expressar às vezes, é muito fácil de ser mal interpretado!

    ResponderExcluir
  24. Amei o texto! Parabéns Hérida!!!
    Relmente tem muitas dicas de como resenhar no texto...
    Obrigada por dividí-las conosco...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  25. Uau!! Que mara.... adorei o texto todo!!
    Realmente a hérida é uma das melhores resenhistas que conheço!!
    bj

    ResponderExcluir
  26. Realmente é um ótimo texto pra você se espelhar e tirar suas dúvidas e assim melhorar tanto a maneira como você faz um post a escrita como aprender fazer um boa resenha!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  27. Eu fico super encantada com as resenhas da Hérida =D Ela manda muito bem! Então, é com categoria que ela escreveu esse post - ela pode falar, porque sabe muito bem como fazer!
    Quando pensei nesse tema, não imaginei que pudesse dar um texto tão bom quanto esse!
    Muito obrigada, Hérida, por topar participar do aniversário do blog - foi realmente um presente incrível!!! Abriu com chave de ouro as pedras preciosas que o blog ganhou =D
    E muito obrigada também a todos que comentaram =D

    ResponderExcluir
  28. Venho sempre aqui quando presciso ver como vocês fazem suas resenhas,*O* e este post está ótimo. Sempre tiro minhas dúvidas novamente cada vez que leio!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥