quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Sobrenatural na Literatura, por Nanda Assis


Quando a Nanie me convidou para escrever um texto para o mês de aniversário do blog, eu bati o olho neste tema e pensei, é este. Literatura fantástica e sobrenatural é o estilo que mais leio, romance sobrenatural é o assunto mais falado e mais lançado atualmente e pensei que fosse fácil abordar o tema; mas são tantas vertentes e tantos caminhos diferentes que fiquei um pouco perdida, então resolvi fazer algumas conjecturas.

O sobrenatural não é um tema novo ou recente, podemos pensar em muitos livros que foram lançados a um bom tempo e tiveram um público fiel. Como as bruxas de As brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley lançado originalmente em 1979, ou o famoso Entrevista com o vampiro de Anne Rice de 1976, no Brasil temos Os sete de André Vianco lançado em 2000 e seguido por vários outros livros do autor sobre vampiros, isso só citando alguns exemplos. Mas você gostando ou não na série, tem que reconhecer que tudo mudou depois de Twilight.
A série Crepúsculo de Stephenie Meyer teve seu primeiro livro lançado em 2005 e caiu nas graças de milhares de leitores antes e principalmente após o lançamento do primeiro filme. E depois do gigantesco sucesso, vários livros sobre o mesmo tema foram lançados, relançados e caíram nas graças dos amantes de ficção de todas as idades.
Séries como The vampire Diaries de L. J. Smith originalmente lançada em 1991 e publicada novamente com a onda de Vampiros. A autora de Diários do Vampiro inclusive acusou a autora de Crepúsculo de plágio na época; mas as semelhanças não pararam por aí, vampiros do bem, que não consomem sangue, podem andar durante o dia, tem super poderes e ainda se apaixonam perdidamente por humanas provaram-se ser uma receita infalível.
E nesta onda, com suas semelhanças e diferenças vieram: The House of Night de P. C. Cast, Vampire Academy de Richelle Mead, Southern Vampire Mysteries (Vampiros do Sul) de Charlaine Harris, Irmandade da Adaga Negra de J. R. Ward, Como se livrar de um vampiro apaixonado de Becky Fantaskey, Evernight de Claudia Gray, Blue Bloods de Melissa de la Cruz, Anita Blake de Laurell K. Hamilton, Beijos de vampiro de Ellen Schereiber e vou parar por aqui, porque podia ficar nesta citando séries por um longo tempo.
Algumas destas séries vieram antes de Crepúsculo e outras depois, mas o importante é que lançaram uma moda sobrenatural que chegou com os vampiros e não ficou por aí, quando os vampiros já estavam ficando meio over vieram os romances com anjos caídos, demônios, lobisomens, fantasmas, dentre outros.
A questão aqui é o porquê de tanto sucesso, leitores de todas as idades se apaixonaram pelo tema. O interessante é que nem Harry Potter que foi o livro que conquistou o maior público dos últimos tempos conseguiu esta façanha, pelo contrário, na época a maioria das séries lançadas sobre o mesmo tema foram criticadas ou não emplacaram em um grande sucesso porque pareciam uma mera imitação.
E o que acontece com o romance sobrenatural? O maior público deste estilo é feminino e as mulheres caíram de amores pelos vampiros lindos e perfeitos, cheios de dons fantásticos e que principalmente, caíram de amores por adolescentes comuns e prometeram amor eterno a todas elas. As vezes fico pensando que na sociedade atual, onde os relacionamentos a cada dia ficam mais complicados e pouco duráveis é tão mais fácil acreditar no fantástico.
Então senta que lá vem história, imagine junto comigo. Ele era um rapaz lindo, o mais bonito da escola, rico, inteligente e muito popular. Ela era uma moça bonita, inteligente, mas tímida e nem um pouco popular. Ele se apaixona perdidamente por ela, jura que vai amá-la para o resto da vida... e ai? Muito clichê? Você já ta imaginando que ele vai conhecer uma loira linda e tal? E se este cara ainda promete perigo, emoção, perfeição e tudo que você nunca havia imaginado? Muito mais interessante.
Outro dia um amigo meu me perguntou por que estes romances de vampiros e anjos faziam tanto sucesso, se eu, que lia tanto isso achava tão legal assim. Eu, em uma brincadeira, respondi na lata: É porque o mercado está em falta, onde a gente encontra homem assim? O jeito é apelar, vamos pegar vampiros, anjos, fantasmas porque a coisa ta preta! Será? Me digam vocês. =]
Outra vertente acha que com a evolução da nossa sociedade, da liberdade de pensamento e de religião as pessoas começam a questionar a realidade e a fé as leva a acreditar que tudo é possível. Nós queremos acreditar que o fantástico existe, que "existem mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia".
E ainda, hoje em dia com tantas tragédias, violência, com tanta coisa ruim que acontece, e que as vezes fazem a gente parar e pensar, onde tudo isso vai parar. As tragédias já são tão comuns que a gente nem estranha mais, é só mais um dia no jornal. Então fugir para a fantasia, para o sobrenatural é uma forma bem melhor de ver o mundo, eu acho.
Como eu disse no começo do texto, são só algumas ideias, mas eu acredito que esta “moda” veio para ficar, chegarão novos estilos, novos personagens e tramas diferentes, mas o legal é que a literatura voltada para jovens ganhou um mercado exclusivo, que os adolescentes estão lendo mais, ou não se lançaria tanto livro voltado para este público. As editoras a cada dia trazem novas séries para o Brasil, nós não ficamos esperando anos para que as séries que fazem sucesso lá fora chegarem por aqui e isso é razão para comemorar.
Eu fui uma fã incondicional de Bella e Edward, li os livros quando lançaram, bem antes do filme e me apaixonei, era novo, era diferente e muito romântico. De todas as outras séries que vieram muitas são melhores, outras são mais do mesmo, mas o importante é que mais e mais pessoas estão lendo. Que venham vampiros do bem, vampiros assassinos, anjos perfeitos como Patch e Daniel, fantasmas fofos como o Jesse ou os vampiros deliciosos como Damen, Eric e Bill e os vampirões da irmandade. Que venham mais leitores e mais lançamentos, as leitoras compulsivas agradecem.

Bom gente, espero que tenham gostado do texto e aproveito para desejar um feliz aniversário para o Nanie World e muito sucesso para o blog e para você Nanie.
Beijos.

Sobre a Nanda Assis: Bibliotecária, mineira e apaixonada pelos livros desde criança. O Viagem Literária começou como uma forma de disseminar a leitura e acabou virando a minha paixão. Blog: Viagem Literária
Pedra Escolhida: Ametista.


Nanda, adorei o texto! Realmente nós, as mulheres, suspiramos pelos mocinhos sobrenaturais - porque eles também são tão sobrenaturalmente perfeitos >.< heheheh

34 comentários:

  1. Quem frequenta o blog da Nanda sabe que esse tema é a cara dela... hahaha
    Tb adoro o os Romances Sobrenaturais... e é engraçado a gente pensar nas influências do tema. Pois, se a gente vai afundo, voltariamos dois séculos atrás na história da literatura, e descobriamos muitos romances escritos com temas sobrenaturais... os conhecidos também por Romances Góticos. Mas até serem grande influencia no mercado editorial e criar grandes autores best-seller do gênero, esse é outro processo. O engraçado que a muito o tema de vampiros bonzinho e misteriosos eram explorado em romances adultos, a explosão e grande mudança foi quando o tema entrou no mundo YA com Crepusculo, com uma adolescencia mais explosiva com nessecidades de aparecer, de firmar uma identidade por meio de um estilo, mais dark, mais melancólica (os emos ¬¬), mais carente e recenhecida pelo mercado como alvos consumidores. concordo e acretido que as considerações da Nanda tenham sentido.
    Ah! Esse vampiros e anjos são tudo de bom! Como preenchem a alma feminina! hahah
    Vixi! Escrevia demais! Viagei... mas é que tb gosto do assunto!

    Mega Bju, Nanie.

    ResponderExcluir
  2. É porque o mercado está em falta, onde a gente encontra homem assim? O jeito é apelar, vamos pegar vampiros, anjos, fantasmas...

    Rindo horrores, concordo contigooo Nanda. Os livros sobrenaturais deram certo pois inovaram, (apesar de agora estar um tanto cansativo) e com certeza as criaturas (homens) são tudooo de bom!
    Eu gosto muito de ler coisas sobrenaturais, fantasmas, anjos, vampiros, sereias agora e acho que ainda vai rolar muita coisa do tipo.

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. ADOREI O TEXTO, ELE PASSA REALMENTE O QUE SENTIMOS EM RELAÇÃO AO TEMA SOBRENATURAL NO MOMENTO.
    Devo concordar com você Nanda, também li Crepusculo bem antes do filme e me apaixonei, posso dizer que ele foi o meu primeiro, depois passei a ser mais seletiva, me rendendo aos braços dos IAN, por que eu mereço, kkkk
    Parabéns Nanie pela ideia dos posts de temas, por que ta bombando!
    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ah, um aparte, adorei a foto da Nanda com seu filhote, kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Sabe Nanda, eu nem acho q as hitórias de anjos e vampiros sejam moda não, desde Crepúsculo, como vc mesma disse, elas vieram pra ficar mesmo! Eu adoro histórias de vampiros e de anjos tbem, gosto de bady boys, rs e por isso as histórias c vampiros malvados (e sexys) e anjos caídos me encantam mais q as outras onde todos são bonzinhos. Muito bem escrito seu texto, adorei! A Nanie tá arrasando com esses posts de aniversário hein!
    Beijos!

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto da Nanda. Acompanho o Viagem Literária e gosto muito do estilo e das resenhas.

    Nunca fui muito fã de sobrenatural, mas com toda essa onda e o excesso de publicações no gênero claro que comecei a ler e gostei muito de vários livros. Virei fã incondicional de alguns vampiros, principalmente da IAN. Gosto do estilo.
    Provavelmente pelo déficit do mercado... kkk.

    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, Nanda! Realmente tudo mudou depois de Crepúsculo... até então, minha leitura anual de livros não passava de 6 e com o lançamento de livros com a mesma temática, eu me viciei completamente. Mas é o que você disse, tem aquele cara lindo, perfeito em todos os sentidos e obviamente não existe ninguém como ele na vida real, você acaba se apaixonando. O mercado está em falta mesmo HAHAHAHAHAHAHAHA Esses livros são os únicos romances da minha vida #foreveralone

    Parabéns pelo aniversário do blog, Nanie! Muito sucesso *-*

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  8. Ameiiiii!
    Concordo muito que falta o romantismo dos personagens nos homens de hoje em dia, nos relacionamentos de hoje em dia. É tudo tão corrido, precisa ser tão prático e rápido que estes momentos vão se perdendo.
    Parabéns pelo texto, amei de verdade.
    E amo um bom romance sobrenatural também, o jeito é ficar suspirando pelos cantos com um bom livro nas mãos. Não que às vezes eu não presencie uma atitude digna de um personagem de livro, mas é só às vezes e a gente quer mais. hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei o post de hoje! Eu queria poder voltar para a adolescência nesse exato momento! Na minha época de adolescente (eu tenho 34) não existiam tantos títulos legais como os de hoje para se ler! Ou eu lia livros infantis ou lia livros adultos... que maravilha a coisa ter mudado e um novo mercado ter surgido!!

    ResponderExcluir
  10. Um Bom texto pra quem ama o "Sobrenatural" *O*

    Esse novo espaço "Pedras Presciosas" está de parabéns cada dia uma postagem mais interessante que a outra!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  11. Posso dizer que sou suspeita a falar do tema Moçinhos Sobrenaturais, pois tenho grande amor por eles desde que meus pais me contavam histórias um pouco macabras mas que com o passar no tempo me mostrou esses lindos e apaixonantes moçinhos perfeitos e sobrenaturais!

    Adorei o texto \o/

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  12. Se todos os homens sobrenaturais existissem de verdad,e nós leitores teríamos um para cada. Eu adorei o texto, Nanda. Eu voltei a ler mais por causa de Twilight e agora nem gosto mais da série.
    Quase todos os dias novos liros com temas sobrenaturais são lançados no Brasil e eu acho isos muito legal pois, é um tema que prende o leitor e não te deixa com sono. :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto Nanda!
    Eu tbm adorei crepúsculo, o Edward me fazia suspirar a cada página. rsrs
    Gosto muito de sobrenatural, mas confesso que estou um pouco cansada do gênero. São tantos lançamentos que não dou conta. rsrs
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Protesto! Romance sobrenatural não é só para leitoras (só a maioria :P)
    Não sou muito fã desse tipo de sobrenatural, li bem poucos mas é um gênero que está trazendo muita gente para esse mundo da leitura onde jovens antes nem se arriscavam com receio de ser algo chato ou coisa assim.

    Estou achando esses textos maravilhosos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Ahh eu amo litaratura sobrenatural. Ultimamente não tenho lido muito, mas já li mais...

    Amei o texto!

    ResponderExcluir
  16. Ahh, dessa vez eu conheço a pedra :D

    Bem interessante o texto, e eu concordo 100% contigo!
    É bem melhor fugir para o novo mundo que os livros nos proporcionam do que o 'real'.
    E os sobrenaturais são ótimos pra isso!
    Eu ri com o comentário que você disse pro seu amigo 'hahahaha

    Bjus.

    ResponderExcluir
  17. Ei meninas!
    Parabéns pelo texto Nanda!
    Tb acho que tudo mudou depois de Crepúsculo. Só tenho medo das meninas começarem tanto a idealizar o cara perfeito que acabem se frustrando na vida real.
    Adoro sobrenatural, mas tô torcendo para eles começarem a inventar uns temas novos, pq alguns já estão completamente batidos =P
    E é mesmo, tá lançando mtos livros aqui. A gente reclama dos atrasos, mas podia ser bemmmm pior.
    ...'as leitoras compulsivas agradecem' Amém!
    Bjins
    ps.: E parabéns Nanie ^^

    ResponderExcluir
  18. Nanda, concordo com vc, acho que adoramos o sobrenatural pq a gente vê tanta violência no mundo que adoramos fugir da realidade e sonhar e ás vezes sonhar com o impossível como vampiros, anjos, etc.
    Parabéns pelo o texto, adorei!!!

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do seu texto, Nanda. E concordo com as ideia do porque a literatura sobrenatural está fazendo tanto sucesso. Eu gosto bastante desse gênero e por isso torço para que o sucesso dele se mantenha ainda por muito tempo.

    ResponderExcluir
  20. Adoro romance sobrenatural...sempre gostei. As Brumas de Avalon foi um dos primeiros que li, mas tenho que confessar que aapós Crepúsculo e li os livros antes de ver o filme tbm, fiquei mais viciada nos vampiros do que já era.Foi aí que descobri IAN, Senhores do Submundo, e outros...
    Ótimo texto!
    Parabéns!!!
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  21. é o estilo de leitura que mais gosto! Adoro sobreanturalmente perfeitos!! uashhuash
    Adorei o texto!! Super bem estruturado!!
    bj

    ResponderExcluir
  22. Ei pessoal,

    Obrigada pelos comentários, adorei =]
    Que bom que vocês gostaram do texto. ^^

    bjos
    Nanda.

    ResponderExcluir
  23. Oi meninas !

    Adorei o texto ! Parabéns pelo niver do blog !
    Tb acredito q nossa sociedade, nossa realidade tem sido tão dura q as pessoas arrumam formas de escapar disto, pra viver um pouco de romantismo.

    Bjo no coração !

    ResponderExcluir
  24. Concordo com o que a Leninha disse :D

    Belissimo texto viu... Gostei a guria se expresa muito bem

    Parabens

    Bjs
    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  25. o text ficou bem mara,
    eu gosto muito de sobrenatural, mas ultimamente to achando meio cansativo por serem tudo a mesma coisa, gostaria que inovassem mais. =)

    beijos.

    ResponderExcluir
  26. Como não se apaixonar por personagens que além de lindos, são sensíveis, charmosos, galantes, românticos, apaixonados, carinhosos, preocupados >.< E se isso tudo já não bastasse, ainda são seres sobrenaturais que trazem à abominável vidinha simples do dia a dia emoção, aventura, perigo, desconhecido *-* Ah... o sobrenatural *-*

    Nanda, seu texto ficou maravilhoso! Muito obrigada por presenteá-lo ao blog nessa data tão especial!!! Certamente foi o melhor presente que você poderia dar ao blog - e o Nanie's World está exultantemente feliz por isso!

    E obrigada também a todos que, carinhosamente, deixaram um comentário aqui!

    ResponderExcluir
  27. Adorei seu comentário Nanie se você não disse tudo disse 90% do que eu penso sobre o assunto Romance/Sobrenatural *O*

    Amei Amei o// Tanto você quanto a nanda merecem nossos comentários!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  28. Nanie,

    Parabéns por essa iniciativa.

    Nanda, você disse tudo e muito mais...

    Nanie, você resumiu em poucas palavras tudo o que nós sentimos a respeito desse tema em particular, que faz tanto sucesso entre o público feminino.

    Nunca gostei de livros de gênero, porque sempre tive medo de filmes de terror! (risos). Foi atráves de "Crepúsculo" (muito antes de virar essa febre mundial) que embarquei nesse gênero literário e, a partir daí, não parei mais, e recentemente conheci os IAN, que são maravilhosos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. verdade, o sobrenatural está com tudo! e não parece que a moda vai morrer tão cedo!
    apesar de não ser fã de crepúsculo, tenho que admitir que depois dele uma nova leva de leitores foi formada, assim como houve com harry potter, e esse é um dos pontos mais positivos das duas séries!
    parabéns pelo post!!

    beijos

    ResponderExcluir
  30. O Blog da Nanda é um dos que eu mais Visito e é ótimo por via das duvidas!

    Também Amo o Sobrenatural, sou apaixonada por esse lada de misterio, medo, romance e tudo mais que tenha haver com o proprio tema "Sobrenatural"

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  31. Mercado em falta, é? São vocês que nunca me acharam, rs. Gostei muito da sua coluna Nanda, o tema também é interessantíssimo e dá para falar bastante sobre ele. Eu acho que gosto tanto da ficção, desse sobrenatural, dessa fantasia para fugir da realidade mesmo, esquecer de algumas coisas e tal.

    ResponderExcluir
  32. I don't leave many comments, but i did some searching and wound up here "O Sobrenatural na Literatura, por Nanda Assis". And I do have 2 questions for you if you don't
    mind. Coulԁ it be simply me оr doеs it seem lіke some οf the
    rеѕponsеs appeаr as if theу are cοming
    from brain dеad indivіduals?
    :-Ρ And, if you are poѕting at other places, Ι woulԁ like to keeρ uρ ωіth anything
    new you have to poѕt. Would you make a lіst of еvery onе οf уour social pages like
    уouг Facеbook page, twitter feeԁ, or linkedin profile?


    Heгe is my website :: payday loans

    ResponderExcluir
  33. Hеllо tο all, thе contents еxisting at thiѕ
    website are in fасt аmаzіng for people
    expeгiencе, well, keeρ up the nice
    ωorκ fеlloωs.

    Таκe a look at my site - Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir
  34. Your style iѕ so unique compared to otheг folks I've read stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this blog.

    Look at my web page :: payday loans

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥