quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livros que viraram filmes, por Tyele



Todo mundo sabe que muitos dos filmes que viraram febre, são baseados nos nossos queridos livros. Quer exemplos? A série Twilight, Senhor dos Anéis, Harry Potter, etc. A fila de filmes baseados em livros é enorme e por isso neste post, eu, Tyele, irei citar alguns filmes que marcaram presença nas telonas e nas livrarias.

Vamos começar pelos que fizeram muito sucesso e arrecadaram milhões de verdinhas para aqueles que trabalharam no filme. Claro que irei começar pela trilogia O Senhor dos Anéis.


O Senhor dos Anéis é baseado nos livros do autor J.R.R.Tolkien, (meu divo) que publicou seus três livrinhos milionários e super talentosos: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Nos livros somos apresentados aos hobbits Frodo bolseiro, Sam Gangi e muitos outros personagens marcantes que até hoje estão presentes em nossas vidas. Quem nunca pensa no Sméagol quando alguém diz "precioso"?! ahhahah
O filme foi show de bola, e mesmo com os cortes de muitas cenas que são narradas nos livros, conseguiram nos impressionar e nos fazer amar todos os três filmes. Já disse que cada um dos filmes tem mais ou menos três horas de duração?! Pois é, no cinema havia até uma pausa para o intervalo... eu me lembro disso, assisti o filme As Duas Torres no cinema.
Mesmo o filme sendo mágico e obrigatório para todos assistirem pelo menos uma vez, nada se compara aos livros de Tolkien, que conta com detalhes muitas passagens que não couberam no filme. Como por exemplo em A Sociedade do Anel não foi para as telinhas um personagem marcante dos livros, que é Tom Bombadil.
Ou seja, nem o filme mais bem sucedido e que foi aclamado por todos os fãs do autor conseguiu ser perfeito. Também pudera, mesmo cortando partes do livro, o filme contém três horas... imaginou se pegasse todos os capítulos?! "o


E Tolkien ainda escreveu outros livros, sendo que um deles é sobre o hobbit Bilbo Bolseiro, tio de Frodo. O Hobbit também terá sua versão cinematográfica e tem previsão de estreiar em 2012.

Agora vamos falar de um filme que decepcionou todos aqueles que já leram o livro e simplesmente estragaram a série no cinema. Claro que estou falando o livro Eragon e do filme baseado no mesmo.


Eragon é o primeiro livro de uma quadrilogia do autor Christopher Paolini. O último livro já está com previsão de lançamento e a capa já foi divulgada. O problema é que a versão cinematográfica assassinou a obra de Paolini. Para quem for assistir o filme sem ter lido o livro, talvez até goste do filme... admito que Saphira foi bem desenvolvida.
O filme não foi nem um pouco fiel à história do livro, primeiramente a personalidade de Saphira foi modificada, em vez de parecer mais inteligente por ser um dragão, ela é mesquinha e orgulhosa. E várias partes cruciais do livro não aparecem no filme ou então cenas são inventadas, ou seja odiei o filme.
Mas vale super a pena ler todos os livros da série, pois Paolini soube exatamente o que estava fazendo ao colocar cada detalhe nos livros. Quanto ao filme... sem comentários...
Chance de continuação?! Duvido muito.


Claro que se for para falar de filmes baseados em livros, não poderia faltar o nosso bruxinho mais querido do mundo (ok..apenas para alguns), claro que estou falando de Harry Potter.


São sete livros escritos pela nossa diva J.K.Rowling, onde seis já foram todos para as telonas e o último livro teve sua versão cinematográfica dividida em duas partes, sendo que a primeira parte já foi lançada, conquistando muitos fãs e também marcando uma geração (eu estou nessa geração, cresci esperando os lançamentos livros/filmes). Fora que os livros do bruxinho influenciaram muito na criação de novos leitores assíduos (mais uma vez, experiência pessoal).
Devo dizer que os filmes não são perfeitos e nem muito fiéis aos livros, mas são tão envolventes que todos os fãs literários assistem aos filmes e querem mais.
Só de me lembras de como os atores eram tão pequenininhos quando os primeiros livros foram lançados e agora, vê-los todos crescidos...aiaiai Dá um aperto no coração... não sei o porquê. ;P
Quem não vai sentir saudades de Hagrid e sua eterna bondade? De Hermione e sua incapacidade de esconder o quanto é nerd? E Harry, com sua eterna vontade ajudar as pessoas queridas e seguir o caminho do bem? Rony Weasley e sua fobia por aranhas?! #chorei
Ok...me recuperando da emoção. (E dumbledore?! #mimimi)


Vamos para o próximo filme que foi baseado em livros e que fez o maior sucesso. Que tal falar de vampiros?! Claro que vocês já pensaram em Twilight e é dessa série de contrastes que irei falar. Uns amam, outros odeiam e outros, assim como eu, gostam da série e já teve seus momentos de loucura, mas hoje levam na boa.


Crepúsculo é o primeiro livro da série escrita pela autora Stephenie Meyer. São quatro livros, Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer. Os livros de Meyer fizeram com que o mundo virasse de cabeça para baixo com seus vampiros. Primeiramente por eles brilharem ao sol, depois por conseguirem sobreviver de sangue de animais...
E os vampiros são lindos de morrer. Fui apaixonada por Edward, e quem não foi, mas no segundo livro eu conheci Jacob, o lobo quente e minha paixão mudou de lado... ahahha
Paixões a parte, os livros são viciantes e nos fazem ter sentimentos intensos. Os filmes seguem no mesmo ritmo, nos fazendo suspirar nos bancos do cinema. Devo comentar que a Kristen não me conveceu no papel de Bella no primeiro filme, mas depois ela simplesmente evoluiu muito e entrou no ritmo.
Claro que os fãs alvoraçados já estão criando posters para o último filme da série, que é Breaking Dawn (Amanhecer). Curti muito esse, encontrado no site: Teens Forever.

Tem até a Renesmee.

Acho que já deu para perceber o quanto os filmes são importantes para os leitores assíduos de séries, né?! Tem coisa melhor do que você imaginar todas as cenas narradas no livro em sua cabeça, e depois poder ver várias cenas super bem produzidas nas telonas do cinema?!
Existem muitos outros filmes que mereciam ser citados aqui, como Orgulho e Preconceito, E o Vento Levou, Laranja Mecânica, Tubarão, O Iluminado e muitos outros. Mas como o post é um só e já ficou gigante, eu vou deixar para uma próxima.

Obrigada, Nanie, pela oportunidade de participar dessa sua festa!

Beijos

Sobre a Tyele: A Tyele é dona do Livromaníaca, divide seu tempo entre a faculdade e o blog! Mora em Piracicaba, no interior de São Paulo. Blog: Livromaníaca.
Pedra Preciosa: Olho de Gato.



Uau, Tyele! Adorei o seu post! Ficou muito legal mesmo! Muito obrigada por participar dessa festa com esse maravilhoso presente para os seguidores do blog!

21 comentários:

  1. Os filmes baseados em livros nunca são tão legais... mas esses citados pela Tyele ficaram ótimos na telona!

    ResponderExcluir
  2. Eu tento ter uma visão mais ampliada ao assistir um filme baseado num livro, claro que sempre o livro sserá melhor, mas tento gostar do filme.
    Eu sempre digo assim: Pegaram o livro, lavaram, torceram e o que sobrou fizeram o filme, kkkkkk
    ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. Adoro traçar paralelos entre livros e filmes, tenho até uma coluna mensal sobre isso lá no blog ;) Apesar de gostar muito dos filmes ("Orgulho e Preconceito" que o diga!) em sua maioria prefiro os livros aos filmes. Por serem escritos, cabem neles todos os detalhes q por causa de tempo, os filmes acabam deixando de lado.
    Gostei do post =)
    Beijos Nanie =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de ler o livro antes de ver o filme! E fico sempre um bocadinho desiludida porque cortam sempre muita coisa e eu sou muito ligada aos detalhes! Mas quando lemos um livro já estamos a ver na nossa imaginação o que se nos descreve e é giro comparar isso com o filme...Bjoca

    ResponderExcluir
  5. Ah que post bacana, adorei. E confesso Senhor dos Anéis até hoje tenho pavor em pegar o livro para ler, e o unico filme que me prendeu foi o primeiro...O.o
    ahuahuah

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post da Tyelle

    Parabéns viu ;D

    Não sou mto fã de filmes baseados nos livros, pq mta coisa deixa a desejar.
    E me irrita, quando mudam algo =\

    Um exemplo disso é: Percy Jackson gente, o filme foi horrivel =\
    E agora vai ser o 2°, não to nem querendo ver =(
    Conseguiram estragar o livro.

    Eu sou apaixonada por LOTR, adorei o filme >D
    Conseguiu passar aquela magia q o livro tem.
    O livro enrola demais, o filme conseguiu resumir :D

    Eragon = Não li os livros, apesar de te-los :D
    Mas assisti o filme e me encantei :D

    Harry Potter = Acho que sou a única pessoa da face da terra que não leu HP =\ Mas é apaixonada só por causa dos filmes, sim... Sou MEGA APAIXONADA :D
    Mesmo não tendo lido nada x.x
    Mas um dia vou ler \o/

    Série Crepúsculo: Stephenie Meyer é diva :D De cara não me apaixonei por Edward como algumas meninas são loucas por ele x.x , Meu amor a primeira vista foi com o Carlisle, mesmo tendo poucas passagens em algumas etapas dos livros. Ele me encantou demais \o/
    Jacob, é um doce :D Apesar de algumas vezes ele ser irritante IUHSAAHSUSA, mas adoro ele :D

    Acho que Stephenie conseguiu mesclar todos :D
    Não gostei mto da adaptação para o cinema.
    Crepusculo, foi um filme meio que forçado x.x Muitas coisas nada a ver.
    Lua Nova, chorei litros, igual no livro :D Mas comecou a melhorar.
    Eclipse, foi espetacular... Até meu namorado que odeia, ele gostou mto do filme
    Agora é aguardar: Amanhecer :D que com ctza vai surpreender e MUITO....

    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus x.x
    Um livro quase o comentário
    IUSAHSAHSAIUSAHSAIU =x

    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  8. Filmes baseados em livros (e ultimamente livros baseados em filmes) são sempre contraditórios.
    Já vi alguns que amei e outros que odiei. Procuro não comprar muito para não ficar decepcionada nem irritada. Outra questão que me incomoda... As vezes sou preguiçosa e se vejo o filme antes ler o livro acaba não sendo mais prioridade.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  9. Sobre 'Senhor dos Anéis' confesso que nunca li nem vi nenhum filme (o filme é por pura preguiça mesmo, e o livro pela falta de oportunidade), mas mesmo assim sei algumas coisas sobre a série e ainda darei uma chance aos filmes.

    Eragon (e os demais livros) eu tô louca pra comprar, mas sempre coloco outros na frente dele. Eu vi o filme e gostei, se os livros são melhores, então vou me apaixonar pela saga.

    Harry Potter, minha paixão *-* Lembro da ansiedade pra ver os filmes e esperar os lançamentos dos livros (se não me engano o último livro lançou aqui primeiro em inglês e depois em português, cheguei até a ler em inglês só por causa da ansiedade, sendo o primeiro livro que li em outro idioma, e até agora o único) e tô contando os dias pro último filme. Sentirei muita falta de todos ):
    Assim que vi o último filme que lançou (7.1), eu reassisti o primeiro. Quanta diferença!!!

    Bem.. sobre Twilight só tenho uma coisa a dizer: achei os livros bem melhores que os filmes. Tanto que só vi o primeiro e trechos do terceiro. Nem mesmo Taylor Lautner/Jake (que sou apaixonada desde Sharkboy e Lavagirl) me faz ter vontade de ver os filmes.

    ResponderExcluir
  10. Vi o comentário de Luisa e concordo com ela quanto ao filme de Percy Jackson. Meu irmão tinha o primeiro livro mas decidi ver primeiro o filme (pra não assistir fazendo comparações), só depois eu o li.
    Quando terminei a leitura eu fiquei: "tem certeza que esse livro é daquele filme? Não pode ser..."

    E um filme que eu assisti a muito tempo e só esse mês descobri que era baseado em livros: Jurassic Park! Mas esse ainda não tive a chance de ler.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Èrica.

    Pior que quando assisti, meu Deus, eu pensei: O que fizeram com a obra de Rick Riordan meu Deus...
    =\

    Vai ter a sequência em breve... Mas acho que não vou assistir para não passar raiva x.x
    USHAIUASUSAHIUSA

    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto!
    Adoro filmes, mas sempre que um filme é baseado em um livro, eu evito as comparações... o livro é, quase sempre, melhor do que o filme!
    O Senhor dos Aneis adorei... gosto mais dos filmes do que do livros (acho a leitura um pouco cansativa). HP foi um sucesso cinematografico, mas não se compara aos livros.
    Crepusculo... eu gosto dos filmes! Não sou tão fã, mas até acho um dos que foi mais fiel aos livros...

    bjuss

    ResponderExcluir
  13. Ah Senhor dos Aneis sou fã, então sou suspeita para falar, amo o livro e os filmes, demais, mas de maneiras diferentes. Adoro a densidade da narrativa do Tolkien do mesmo modo que amo a obra de arte criada por Peter Jackson!

    ResponderExcluir
  14. ADOREI esse post *O* Porque Amo filmes e boas escolhas dos livros que viraram filme!

    Nem todo filme é tão bom quanto o livro isso é mais que fato!Mas gostei das suas escolhas!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  15. Não Li senhor dos aneis, mas os filmes eu gosto muito e pelo que ouvi falar não deixou a desejar!

    Um Livro que eu amo e ainda quero completar a Saga que virou filme é o do Percy, mas desculpa pra quem gostou do filme eu achei uma baita de uma sacanagem fazer isso com o livro do rick o filme segue uns 10% do Livro e olhe lá!

    Não gosto quando estragam as Histórias!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  16. Tyele, mandou super bem nesse post maravilhoso \o/ Muito obrigada por participar do aniversário do blog =)
    E muito obrigada também a todos que participaram da festa comentando!

    ResponderExcluir
  17. Confesso que nunca assisti Senhor dos Anéis, por causa dos filmes serem muito longos.
    O filme de Eragon foi uma decepção, mas os livros são bons.
    HP é uma série marcante.
    Gostei muito do post Tyele.

    Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post!
    Todos esses filmes eu já vi =)
    Alguns eu ainda não li seus livros, como HP, mas quero muito poder lê-los *-*
    Sempre fui curiosa sobre esse 'E o Vento Levou', já é bem antigo mas queria assistir...

    Bjus.

    ResponderExcluir
  19. Acredita que eu ia escrever um post assim para o Pedras Preciosas? Sério mesmo. HUAHAU.
    Eu fico super fleiz quando um livro vira filmes, mesmo já sabendo que poderá em decepicionar. Eu nunca li Eragon, mais eu gosto do livro. :)
    Adorei o post. Parabéns!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu geralmente assisto os filmes e leio os livros. mas nada se compara aos livros...Mas tenhoq ue dizer que Senhor dos anéis, para mim, foi um dos poucos filmes fiéis ao livro que já vi... Eragon, eu não gostei muito nem do livro nem do filme, mas ainda lerei os outros livros não gosto de deixar pela metade...
    Adorei o post.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  21. Curti muito esse post da Tyele, parabéns pelo texto bem redigido. Sou fã-nático por Harry Potter, tanto nos livros quanto nos filmes (os livros um pouquinho mais né, rs), gostei da parte dedicada a ele no texto e de seus descontroles emocionais, kkkk. Sério que 'Eragon' foi uma decepção para os fãs-leitores? Nem imaginava :O

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥