segunda-feira, 16 de maio de 2011

Livros de Banca x Livros de Livraria, por Bruna Britti



Algumas semanas atrás, uma escritora famosa disse que “chick-lit” era subliteratura. Outra comentou que romance não era gênero, e que seus livros não se enquadravam nesse tipo de categoria. Bom, é fato que, infelizmente, ainda há muito preconceito na literatura, e uma das que mais sofrem com isso é o chamado romance de banca.
Poucos sabem que esses romances, a início, eram conhecidos como “Biblioteca das Moças”, publicado originalmente pela Companhia Editora Nacional. Os livros de romance vinham com um único intuito: levar a mulher moderna a sonhar, sair da realidade e se divertir com uma leitura mais leve.
Então, qual seria o melhor? Romances de banca ou romances de livraria?

Não existe uma resposta concreta. Na realidade, muitas escritoras de livraria só ingressaram mesmo nesse mercado porque começaram (e ainda estão até hoje) escrevendo livros de banca, esses que muitos viram a cara. Aqui vai algo a se pensar: por que você compra um livro de livraria da sua autora favorita e não compra quando ela lança em banca? Não é o mesmo estilo de romance?
Sim, é o mesmo. Muitas vezes fica fácil identificar estilo de banca nos de livraria, e vice-versa, já que as mesmas escritoras, na maioria dos casos, escrevem para os dois estilos (Nora Roberts que o diga!). É claro, um livro de banca é uma versão mais curta (embora não sem os mesmos detalhes que um livro de livraria) e mais ágil, com o intuito de relaxar e distrair depois de uma leitura mais pesada. São livros leves, com a vantagem de levar no bolso, e com várias opções para o leitor: Sobrenaturais, Contemporâneo, Romances Medievais, Romances Históricos, Texas, Romances Policiais... e ainda existem as subcategorias: Drama, Divertido, Hot, aventura, suspense, novela...! Viram quantas opções?!
Muitos me falam que viram a cara só de olhar as capas. Na realidade, esses romances se enquadram na categoria “romances românticos”, cujo foco principal é o romance entre os protagonistas. Então, embora existam algumas, ter uma capa abstrata não ficaria... esquisito? É como colocar uma capa de romance policial em um Chick-lit, e esse em um romance de banca.  Muitas vezes é pela capa que já podemos ver do que se trata o livro: se há um mocinho (obviamente lindo!) vestido de saias, o livro se trata na Escócia, na Idade Média. Se houver um homem de terno, então o ambiente da história possivelmente será em um escritório, e assim por diante. Além disso, os modelos(as) da capa seguem o padrão de terem as mesmas características dos personagens da história, então quase sempre você os imagina ao ler o livro!
Mais além, alguns dizem preferir os de livraria ao de banca pelo formato. Bom, desde os tempos da segunda guerra mundial, livros de hoje que conhecemos como “livros de livraria”, nos EUA, são feitos de um tipo de jornal, vendidos em banca, shopping, livrarias, supermercados... até mesmo em feiras! Só depois de certo tempo ele sai na versão que conhecemos como “livros de livraria”. Então quando olhar de novo para o seu livro, lembre-se que lá fora ele saiu em versão jornal, e também é vendido em banca!
Então, fica o meu conselho final: os dois são maravilhosos, para todos os gostos. O importante é ler o que gosta, respeitar os gêneros literários e, principalmente, dar a chance de conhecê-lo antes de torcer o nariz. No mais, seja feliz. ;)

Sobre a Bruna Britti: É estudante, escritora, atualmente escrevendo seu segundo romance medieval e em busca de uma editora para o primeiro. Dona do blog "Supreme Romance", que fala sobre romances de banca e livraria. Recentemente o blog completou 1 ano. Blog: Supreme RomancePedra Escolhida: Safira.


Bruna, falou e disse! Esse papo de preconceito é super ultrapassado e não está com nada! Claro que você pode ler, não gostar e dizer que não é seu estilo... mas nada de sair por aí dizendo alhos e bugalhos sem antes conhecer =D

Muito obrigada por ter aceitado participar do aniversário do blog! É um prazer e uma honra poder publicar um texto seu aqui no blog!


27 comentários:

  1. Eu sempre tive um certo receio/preconceito em relação a livros de banca, mas na verade nunca tinha lido nenhum. Semana passada, por puro impulso comprei dois livros de banca. Afinal, como eu poderia gostar de algo que ue nem conhecia? Já li um e posso dizer que são livros leves, onde o romance é o foco principal. Gostei bastante, mas eu nunca iria descobrir isso se eu não tivesse deixado de lado o meu preconceito. :)

    Beijinhos :**

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho é que se vc ler a sinopse e gostou, não importa que tipo seja, compre e leia! Pra quem gosta de ler e se divertir, além de aprender alguma coisa, pois toda vez que lemos algo aprendemos, não existe preconceito!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei o post da Bruna! Livro é livro certo? Para mim, não importa a embalagem! Seja de banca, de livraria ou no ipad... o que realmente importa é o conteúdo. E acho que os livros de banca não perdem em nada, nadinha para os de livraria! São só, diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive curiosidades, e até estou pensando em pegar um emprestado da minha tia, da adolescencia dela haha... minhas primas leram e acharam muito legais.

    É verdade que as capas dos de banca não chamam atenção, mas como é de banca, a elaboração do livro é bem menos cheio de frufru e com o preço que chama atenção de qualquer pessoa que goste de ler.

    Adorei o texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto Brunette, ficou maravilhoso.
    odeio preconceito contra os livros de banca, até pq já li muito livro de livraria com enredo semelhantes e com as tals "cenas hots" que incomodam muitas.

    Nanie, os textos estão ótimos, estou adorando todos. =)

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, falou tudo!
    Comecei a ler com livro de Banca e os tenho até hoje num lugar muito especial na minha vida, foram eles que me abriram as portas para o mundo que hoje eu vivo, hoje leio os dois, livraria e Banca sem discriminação e os adoro, inclusive brindo meu blog com suas resenhas!
    Amo o que leio, não dou muito atenção para quem fala mal, se fala mal é por que não conhece, tenho até pena dessas pessoas, não sabem o que estão perdendo, kkk

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto Bruna.
    Eu era uma das que torcia o nariz, mas depois que venci meu preconceito e li um livro de banca...foi impossivel parar. Hoje até coleciono séries classicas e consideradas raridade entre os livros de banca. kkk Fiquei viciada.
    Não há coisa mais boba do que preconceito literário.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Bruna!!!
    Acho um disparate pessoas que se julgam esclarecidas, que estão no meio literário e que gostam de livros terem esse tipo de preconceito. Claro que ninguém é obrigado a gostar de determinado tipo de literatura, mas que essa opção não tenha a ver com o fato de o livro ser vendido em banca, livraria, farmácia, lanchonete, posto de gasolina ou lojas de departamentos...
    Sou adepta dos romances de banca, gosto muito do gênero e foi com eles que adquiri o hábito da leitura desde criança. Não vejo mal algum em sonhar e se esses livros propiciam isso porque não lê-los?


    Bjkas!!
    Monique Martins
    MoniqueMar

    @moniquemar

    ResponderExcluir
  9. ola
    concordo com o que foi dito.
    preconceito nao tem nada a ver.... o importante é o habito da leitura, e claro como diz a frase "gostos, cores e amores nao se discute" heheheheh, cada um escolhe um estilo que gosta mais e nem por isso devemos "despresar" os que nao gostamos.... toda leitura é valida, sempre podemos aprender alguma coisa nova.
    bjos
    boa semana

    ResponderExcluir
  10. Eu já li dois romances de banca, e gostei bastante. Se a pessoa gosta de romance, é óbvio que vai gostar do livro de banca também. Acho que o pessoal, como foi dito no texto, não tem que julgar apenas pela capa, ou pelo estereótipo. Primeiro você lê e, se não gostar, aí diz que não gosta de romances de banca, porque você entende do assunto. Bom, eu gosto, não ligo pro formato, e algumas histórias conseguem ser até melhores do que de alguns "livros de livrarias". Ótimo texto.

    Beijos,
    Samantha
    Books and Other Things

    ResponderExcluir
  11. Oi

    Estou gostando bastante dessa coluna "pedras preciosas", onde traz guest post (texto de autor convidado) sobre literatura, estou lendo quase todos e gostando muito de ver o ponto de vista das blogueiras sobre assuntos que muitas vezes passam despercebidos pelos blogs literários, escritores e leitores, estou aprendendo bastante aqui. Seria bom que essa coluna continuasse.

    Quanto ao tema do artigo, vejo que o preconceito em torno do livro de banca se deve a dois motivos: trabalho gráfico inferior e temáticas bem previsíveis como essa "romance romântico" como a Bruna colocou, este tipo de literatura tem público certo a atingir, os escritores sabem que tipo de leitor vai comprar, os livros de banca são produzidos para vender e não para serem considerados best-seller, é injusto comparar eles com os de livraria.

    Essa questão do que é melhor ou pior é muito relativo e subjetivo pois depende do gosto de cada leitor, há tantos livros bons quanto ruins nas bancas e nas livrarias, quem vai julgar isso é o leitor, mas se o leitor for convencido de que os romances de banca são ruins e merecem menos prestígio aí sim teremos um problema e uma responsabilidade maior nas mãos.

    Por isso considero importante que os blogueiros literários se esforcem para desmistificar essa cultura de que só os livros de livraria, estrangeiros e best-seller são bons, o ideal é incentivar a leitura de todo tipo de gênero, formato e procedência literária, resgatar a leitura dos clássicos, incentivar a leitura dos romances de banca e autores nacionais e não apenas indicar aqueles que vem de fora cheios de fama e glamour, é um erro incentivarmos leitores que comprem livros pela capa e pela fama dos autores, isso não deve ser a prioridade.

    Não podemos esquecer que quando falamos sobre livros estamos contribuindo para a formação educacional e literária de jovens que ainda estão experimentando os livros, temos que dar a oportunidade a eles de saborear de tudo pra ver se gostam, sem o preconceito típico que encontramos sempre no meio literário, temos que conquistar leitores, oferecer a eles opções e não dizer a eles o que é melhor ou pior, que estes jovens leitores comecem a fazer seu julgamento sozinhos, com maturidade e bagagem suficiente pra isso.

    Me empolguei, rs

    Um Abraço
    @anakint

    ResponderExcluir
  12. Taí um preconceito q me irrita muito! Adoro ler, qualquer tipo de leitura. Li muito romance de banca quando era adolescente, pois alem das hsitórias serem lindas e ultra românticas, tem um precinho muito bom se comparado ao romance de livraria. Adoro livros, adoro romances de banca. Aliás, ainda tenho um aqui em casa q é minha relíquia, não dou e nem empresto, rs.
    Adorei o post Nanie ^^
    Beijocas =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  13. Eu comecei a ler livros por incentivo da minha mãe, que ler até hj sem parar e os livros que ela mais lia era os de banca. Então o primeiro livro que eu li foi um de banca, eu gosto e sempre gostei. Ler qualquer livro é bom, está incentivando a leitura e a cultura, pq mesmo eu lendo um livro de banca eu acabo aprendendo alguma coisa como por exemplo sobre um país, principalmente qd lemos livros de sheik, ou mesmos os hitóricos que retratam uma época diferente da nossa, que as vezes mostram os bailes, ou mesmo alguns costumes antigos. Gosto de ler e leio qualquer livro, sem preconceito nenhum. Adorei o texto da Bruna :)

    ResponderExcluir
  14. Eu começei a ler gibi hehehe e hoje leio muito romance de banca, e pra falar a verdade não tô nem aí para aqueles que tem preconceito.Adorei o texto, meus parabéns!!

    Beijos
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  15. Gosto deles, porque são mais simples e baratos, e são a mesma coisa, vc tem razão, em relação ao conteúdo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie!!!
    Adorei a idéia deste post.
    Não entendo como as pessoas podem ser tão preconceituosas. Livros são livros. Não importa onde são vendidos. Existem livros tidos como Best Sellers que li e detestei. Entretanto já li alguns de banca que mereciam ter esse titulo, pois eram mesmo Bets Sellers.
    acredito que as pessoas devam ler. Aquilo que gostam. Aquilo que as atria. E acima de tudo devem respeitar os gostos alheios.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Nanie e Bruna,
    Escolha de temática muito boa e adequada.
    Eu já li vários livros de banca e vi que é muito estimulante as leituras. Independente de terem um tipo de papel distinto, não é a roupa que faz o monge. Só acho que é preciso variar, sempre, até em estilos de leitura. Eu não gosto muito de Vampiros, mas estou lendo um, e vejo que é estilo da leitura, e não a narrativa fantástica.
    Bjs
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei!

    Falou tudo!

    Parabéns pela iniciativa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Ai gostei, porque ainda não li nenhum romance de banca, minha ma~e tem vários e fica insistindo pra eu ler, mas ainda não me dei esta chance!

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto bastante de romances de banca e tem alguns que eu considero melhores do que os romances de livraria do mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca me interessei por livros de banca. Sei lá, acho que não é nem por preconceito, é porque eu realmente não me interessei. hehe.

    Mas sou fã assumidíssima de chick-lit e não tenho vergonha disso.

    Mas os romances de banca, os que eu virei as páginas tinham um estilo que eu não gostei muito sabe? Com personagens muito perfeitos e muita utopia e essas coisas... nem sei explicar, mas posso der dado azar nos que
    olhei. Da próxima vez que parar em uma banca vou comprar um pra testar! Esse post me incentivou! hahaha ;)

    ResponderExcluir
  22. Bruna, olha só quanta gente se sentiu incentivado a ler um romance de banca em uma próxima oportunidade ^^ Acho que só esse detalhe já valeu o post =)
    Mais uma vez, muito obrigada por ter aceitado participar! Um prazer ter um post seu aqui no blog ^^

    E muito obrigada também a todos que comentaram =D

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanie, p/ mim foi um prazer!

    Nossa, quantos comentários! hehehe! Que bom ouvir o pessoal dizendo que já leu/lê ou vai ler depois desse post! Eu que adorei participar!!! :D E fora ao preconceito sem nem antes de conhecer, não é?!

    Obrigada pela oportunidade e ser uma convidada do blog. ;) Beijos! :*

    ResponderExcluir
  24. Estou comentanto atrazadinha, pois estava viajando mas adorei seu texto bruna muito interessante mesmo! *O*

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  25. Nossa, é muito chato quando alguém que nem sabe direito o que é romance de banca já sai falando que não gosta :/
    Eu já li alguns e a maioria não gostei 'rsrsrs
    Embora outros se destacaram e adorei lê-los!

    Parabéns Bruna!

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  26. Não costumo ler livros "de banca" até porque por aqui não tem banca de jornal (não que eu saiba ¬¬') e quando eu encontro uma por aí, não tem livros que eu queira ou que me atraia \:

    ResponderExcluir
  27. Acredito que ler seja o mais importante, além é claro do respeito...Eu leio todo e qualquer tipo de livro, a aqueles de que gosto mais ou não,nem por isso saio desrespeitando o outro...
    Hoje lçeio mais de livrarias, mas já li muiiitooo de banca...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥