quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Importância dos Blogs na Divulgação do Autor Nacional, por Vanessa Bosso



Como publicitária, sempre encarei a internet como um dos meios mais incríveis de comunicação de massa já inventados.
Com o advento dos blogs literários, essa mídia ganha força e respeito entre os usuários e seguidores da rede.
A qualidade das resenhas é o principal atrativo dos blogs, que acabaram ganhando status de formadores de opinião.

É neste cenário que cresce a importância dos blogs literários na divulgação do autor nacional. Mas é preciso cautela. O autor, antes de firmar a parceria, precisa conhecer a fundo o blog em questão.
Verificar a qualidade das resenhas, a credibilidade do blogueiro e, por fim, o comprometimento do mesmo em relação ao blog e às obras resenhadas.
Uma resenha mal feita pode arruinar uma boa obra.
Já fiz parcerias com muitos blogs literários e o resultado, até o momento, tem sido muito positivo. Infelizmente existem aqueles que criam um blog apenas para tirar proveito da situação. Receber livros grátis sem qualquer comprometimento com a obra ou o autor. Dos blogs com os quais firmei parceria, 80% eram realmente sérios em suas propostas. Os outros 20% deixaram muito a desejar. Mas é a velha história: vivendo e aprendendo com os erros.
Ainda que existam as maçãs podres, a blogosfera literária está recheada de excelentes blogs, com blogueiros engajados na divulgação da literatura nacional para seus fiéis seguidores.
O poder de penetração dos blogs literários é algo que supera as expectativas. Atingem um público diversificado, que busca não só boas histórias, como também novos nomes da literatura.
Sinto que, com o surgimento dos blogs, o preconceito em relação ao autor nacional começa a dar lugar à curiosidade. O blogueiro entra nesse processo como um “leitor beta”, fazendo papel de degustador primário das obras em questão. E se esse blogueiro possui a credibilidade necessária, os seguidores provavelmente não terão qualquer receio em adquirir os livros que foram resenhados e indicados para leitura.
Como autora e publicitária, posso afirmar que os blogs literários sérios vão muito além de suas propostas. Se o livro é bom, o blog funciona como excelente ferramenta de marketing e vendas. E se o livro é ruim, bem, nesse caso, é melhor ficar bem longe dos blogs!

Sobre a Vanessa Bosso: A Vanessa Bosso é brasileira e escritora. Publicou o livro 2012: Uma aventura no Fim do Mundo e ainda tem outros três livros aguardando publicação: O Elemental, O Imortal e Senhor do Amanhã. Mora em Ribeirão Preto com a família! Visite o blog dela: vanbosso.blogspot.com.
Pedra Escolhida: Lápis Lazuli.


Vanessa, para nós, blogueiros, é um imenso prazer divulgar a literatura nacional! Nesse um ano de blog, eu tive a oportunidade de ler vários livros excelentes escritos por brasileiros! Espero que os seguidores do blog tenham gostado da resenham e tenham conseguido adquirir alguns desses livros para se deleitar com as maravilhosas histórias!

18 comentários:

  1. Vanessa falou tudo, me coloco na posição de blogueira que incentiva a leitura de livros nacionais, existem autores escondidos por ai, que tem um talento que precisa ser valorizado, e com a ajuda dos blogueiros em geral alcançaram o sonho da publicação.
    Blogueiro que se valoriza sabe diferenciar cada obra, e dar o devido valor a elas, por que cada livro tem uma lição a passar e cabe ao blogueiro através de uma leitura atenta descobrir essa lição e repassar ao leitor.
    Adoro o que eu faço como blogueira e posso garantir que até hoje nenhum leitor voltou ao meu blog para reclamar de uma indicação minha.
    Adorei o texto!
    Parabéns Nanie e Vanessa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Van! Eu sempre fui uma leitora voraz, leio de tudo e desde muito cedo, por prazer mesmo. Minhas resenhas sempre são baseadas nisso, nada técnico (afinal, nem tenho formação pra isso) e sim na minha emoção ao ler cada livro. Nunca fiz uma resenha negativa, já fiz resenhas "menos entusiasmadas", digamos assim e acho que é semrpe melhor falar a verdade sobre o que estamos lendo, afinal é a credibilidade de todos que está em jogo né?
    Adorei seu post Van ^^ E vc já sabe q sou sua fã né?
    Beijos!

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  3. Ei meninas,

    Texto excelente, eu também vejo os blogs como uma ótima maneira de divulgar a literatura em geral, para a literatura nacional então que não tem tanta visibilidade na mídia é essencial. E a Vanessa fez muito bem em destacar que a qualidade do blog em questão também deve ser avaliada.

    Amei ^^

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que Texto *O* Adorei além de ser muito importante o contéudo do mesmo!

    Amei Amei \o/

    Parabéns Vanessa Pelo post muito bom!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post da Vanessa (ficar olhando os tweets dela dá vontade de chamar "vanbosso" sempre hhehehe)
    E realmente, desde que conheci esse mundo dos blogs literários conheci muito mais livros, e muito mais autores, principalmente os nacionais!
    Acho uma excelente forma de divulgação, quando há de fato um comprometimento e não há cópias de resenhas!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto! Concordo que os blogs são formadores de opinião e, por isso, devem ser avaliados. O comprometimento do blogueiro é fundamental.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ah, tô adorando os comentários de vcs...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo e assino em baixo, tantos livros que nunca chegam aqui no fim de mundo onde eu moro, eu descubro através da divulgação dos blogs, e como gosto de escrever penso se um dia escrever um livro espero contar com a ajuda dos amigos e amigas blogueiras com a divulgação!

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu espero fazer uma ótima resenha do livro da Van! *-*
    Ótimo texto. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Isso tudo é totalmente verdade, todos os livros que conheci e li foram por causa dos blogs, já que não faz muito tempo que comecei a frequentá-los =D
    Eles ajudam muito a divulgação dos livros e em formular a opinião dos leitores sobre eles.

    Bjus!

    P.S.: A pedra que ela escolheu me fez lembrar de Diários do vampiro *-*

    ResponderExcluir
  11. olha, eu acho que ajuda a divulgar sim autores nacionais!
    Mas queria falar sobre essa questão de seriadade do blog, comecei um justamente por causa disso, mtos blogs que eu conheço apenas fazem parceiras com editoras p ganhar livros, ou divulgam sinopses q a editora libera sem colocar sua opinião pessoal.
    Eu escrevo minha opinião, do que eu gosto ou não independente de editora ou parceiro, que é oq eu acho certo!

    ResponderExcluir
  12. Ju, tem muitos blogs que não levam a sério o papel que lhes cabe. E isso é muito triste, principalmente quando fazem parcerias com autores nacionais. Afinal, o livro custa caro para nós autores... pagamos por eles, não são de graça. E aí vem um blogueiro mal intencionado e faz uma divulgação horrível, quando faz!
    Mas esses blogs estão com os dias contados... perderão a credibilidade e acabarão sumindo da blogosfera!!!!

    ResponderExcluir
  13. Vanessa arrasou com esse texto! Muito obrigada por participar do aniversário do blog, querida =D
    Uma delícia poder contar com um texto seu nessa festa de um ano!!!

    Muito obrigada também a todos que comentaram e entraram nesse debate!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto.
    Acredito que é preciso bom senso no momento de escolher um blog, seja para seguir, divulgar ou acreditar... rsrs.
    Posso dizer por experiência própria que antes de começar a acompanhar blogs literários meu conhecimento de autores nacionais se resumia aos clássicos. Ou pelo menos era só o que eu lia. Agora tenho lido vários livros novos, de autores ainda pouco conhecidos mas que considero grandes talentos. Inclusive meu acervo que nunca priorizou a produção nacional tem se beneficiado dessa mudança de hábitos.
    Bjkas,
    Monique Martins

    ResponderExcluir
  15. Oi

    Gostei bastante do texto e concordo com a Vanessa quando ela diz "Se o livro é ruim é melhor ficar longe dos blogs", porque corre-se o risco mesmo da mídia negativa. É melhor investir na divulgação em blogs quando realmente tiver certeza de que o livro é bom e poderá agradar.

    Os blogs literários influenciam muito na minha decisão de comprar ou não um livro, se falam bem e eu gostar da história costumo comprar, pra mim não importa se é nacional ou não, com tanto que seja um livro bom que me prenda e me desperte a vontade de ler até o fim.

    Infelizmente muitos blogs literários se prestam a meros repassadores de livros e não se preocupam tanto em fazer artigos de qualidade pra atrair o leitor, vejo muitas colunas desnecessárias nos blogs que pra nós leitores não tem nem utilidade nem interesse, espero que as coisas mudem, porque ando me cansando de muitos blogs literários que vejo por aí que ficam mais preocupados em atualizar pra manter as aparências e se preocupam pouco com o conteúdo.

    Um Abraço
    @anakint

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto Vanessa!
    Quando fazemos um blog ou seguimos um, acabamos por conhecer autores muito talentosos que a mídia não divulga. Concordo com você que os blogs são bons divulgadores, mas como você ressaltou temos que ficara atentos...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  17. Eu estou me interessando por escritores nacionais agora e nós temos ótimos escritores, como a Van. A importância dos blogs estão ocupando mais espaço na divulgação dos lviros e isso é ótimo. Como a Van disse, é uma tática de marketing que está sendo super bem recebida. :) O meu blog tem cinco meses e espero resehar vários lviros de escritores nacionais.
    Adorei o texto, Van. Parabéns mesmo!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ótimo texto e concordo os Blog ajudam muito na divulgação dos autores nacionais eu comecei a conhecer mais através dos blog's o blog da Nanie é um!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥