sábado, 14 de maio de 2011

Família, de Barbara Delinsky



Titulo: Família
Título Original: Family Tree
Autor: Barbara Delinsky
Editora: Bertrand
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 359
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Dana e Hugh eram casados e muito felizes! Ela não havia conhecido toda a sua família - o pai sempre havia sido uma incógnita e por isso sempre sentira vontade de ter uma família como a do marido - onde todos os antepassados eram muito bem conhecidos.
Ela era decoradora, ele advogado. Em breve os dois se tornariam pais.
Mas o nascimento do bebê não traria apenas alegria. A pequena Elizabeth, com sua pele negra, iria trazer dúvidas e discórdias. Afinal de contas, Dana e Hugh eram brancos.
"Ele e Dana eram brancos. Seu bebê não podia ser negro.
Porém, ali parado na sala de parto, observando atentamente a criança nos braços de Dana, ele sentiu um tremor de medo. A pele de Lizzie era muito mais escura do que a de qualquer outro bebê da família Clarke que ele já vira, e ele já tinha visto vários. Os Clarke sentiam orgulho da sua prole, conforme ficava comprovado pela enxurrada de fotos festivas dos parentes, todos os anos."

O que eu achei do livro:
Essa vai ser uma resenha difícil, porque realmente vai ser difícil passar para vocês tudo o que eu senti.
Mas como sempre vou começar pelo lado positivo do livro - que é realmente muito bom! Eu nunca havia lido nada da Barbara Delinsky, e agora vejo que isso não foi uma boa escolha. A autora escreve muito bem! A história é deliciosa, os personagens são envolventes! A escrita é simples, leve, fluidia e dinâmica. É daquele tipo de livro que você lê "em uma sentada"!
E com tantos elogios, como pode ter alguma coisa ruim?! Bom, o livro fala de uma menina negra que é filha de pais brancos. Até aí, tudo bem. Claro que o pai iria ficar desconfiado, assim como seus amigos. E isso seria mesmo motivo para brigas, discussões e conflitos. Mas o principal ponto no livro não é que a criança tenha uma cor diferente da dos pais, mas sim o fato de que a criança é negra. Eles chegam até mesmo a pensar nas dificuldades que ela irá enfrentar no futuro. Eu não sou negra, mas tenho parentes negros com quem convivo. E não vejo problemas como os narrados no livro. Aliás, achei algumas passagens e alguns pensamentos dos personagens extremamente racistas. Não posso dizer que não exista um racismo - ele existe. Mas tampouco acho que esse preconceito seja maior para os negros do que é para os pobres, os gordos, os homossexuais ou outras minorias. Sim, o preconceito, infelizmente, é algo presente em nossa vida. Entretanto, eu não acho que seja da forma como foi descrito no livro. Claro, eu não moro nos EUA e não conheço o país de perto para dizer como é a situação por lá. E mesmo entendendo que as coisas podem ser diferentes por lá, acho que não são tão extremas como retratadas no livro. Ressalto, mais uma vez, que não acho que o preconceito não exista. Apenas considero que ele não seja uma barreira assim tão grande e que, definitivamente, não seja presente na vida de todo mundo da forma como foi retratado no livro.
O livro trata sobre um tema delicado, portanto, é realmente difícil falar sobre ele. Mas ao mesmo tempo que gostei da história, fiquei com várias ressalvas, pois acho que em muitos momentos os personagens foram preconceituosos demais. Em várias passagens eu tive vontade de sacudir os personagens, para ver se eles caíam na real e pensavam direito.
Finalizando, é um bom livro, uma leitura gostosa. Mas confesso que não gostei muito das atitudes dos personagens.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


30 comentários:

  1. Oi, Nanie!
    Nunca gostei muito dessa autora. Esse livro pelo o que ando lendo, tem um estilo diferente do que ela normalmente escreve. Estou curiosa para ler este livro!
    Essa história de preconceito racional é complicado. Tudo é muito relativo culturalmente. Mas, pelo que já li, estudei e conversei nortes-americanos que abordam assunto por lá (isso foi na época da facul, e tb nunca fui nos EUA, mas é o que parece...), o preconceito racial nos EUA contra negros é muito mais forte, especialmente no Sul do país, onde passou uma forma escravista de colonização. Infelismente, não só negro, mas indios e homossexuais tb sofrem muito com um preconceito que é muito aberto e criminoso. Esse assunto foi bastante discutido na epóca das eleições p presidente do Obama...
    Enfim, voltando ao livro, estou com vontade ler p tirar minhas próprias conclusões!
    Adorei a resenha, Nanie!

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Beli, realmente é bem difícil falar sobre esse assunto. Eu até sei que no Sul dos EUA o problema é maior, mas o livro se passa em Massachusetts, que fica no norte...
    Leia o livro sim e tire suas próprias conclusões =D Como eu disse na resenha, a história é interessante e muito bem escrita - só as atitudes dos personagens é que me incomodou um pouco.

    ResponderExcluir
  3. A história parece interessante.
    Sobre o racismo nos EUA, eu acho que é grande MESMO, talvez o livro esteja certo, embora eu não saiba as situações que a autora descreveu. Acho que varia também de bairro para bairro, classe social e etc.
    Também nunca li nada da autora. Achei a capa muito expressiva.
    Gostei da resenha ^^

    ResponderExcluir
  4. Felipe, acho que agora você tocou em um ponto crucial - bairro. Os personagens são ricos... E acho que isso influencia bastante também.
    Pode ser que lá seja exatamente como descrito no livro e, mesmo assim, eu ainda acho que as reações dos personagens foram exageradas.
    Mas o livro, de forma geral, tem uma história muito boa!

    ResponderExcluir
  5. Hum, não gosto de livros assim. Aliás, não gosto de livros "reais"... hehehehehe... mas a resenha ficou ótima, como sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, eu sou super fã de histórias "reais" *-*

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Hum, alguém falou aqui de bairros, e isso é verdade. Só agora me toquei, você sabia que o Justin Timberlake sofreu racismo no seu próprio bairro, porque ele era branco enquanto a comunidade era negra? Existe muito disso nos filmes americanos, e acredito que ela tenha se baseado nesse ponto. Afinal, como vc. mesmo falou, o bairro era rico, e a família dele era esnobe com esse negócio de ancestrais.(tbm já ouvi falar que eles dão grande importância a árvore genealógica). Gostei do livro, embora eu tbm fiquei com vontade de sacudir uns e senti falta do romance, rsrs. Beijos! :*

    ResponderExcluir
  9. Bruna, de forma geral, eu também gostei do livro - mas a atitude de alguns personagens me deixava com muita raiva. E o livro se passa nos dias atuais, então, eu me senti ainda mais incomodada >.< hahaha

    ResponderExcluir
  10. Apesar de eu gostar de livros que falem sobre histórias que podem muito bem acontecer no nosso dia a dia não gosto muito de temas que tocam em assuntos com esse, pois cada um tem sua opinião, às vezes fica até mesmo desconfortável ler livros assim.
    É como falar de religião, sempre vai gerar discussões.

    ResponderExcluir
  11. Gabby, eu gosto de livros com assuntos polêmicos. Acho que se acontece na vida real, pode e deve ser retratado. Esse é o primeiro livro que sinto alguma coisa negativa >.< Mas do jeito que eles falam, parece que só por ter algum parente negro, mesmo que distante, você já vai ser desprezado na sociedade. E eu não vejo as coisas desse jeito - por isso me senti incomodada.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você, mas penso que ler um livro é meio como fugir da realiledade, me entende?
    Sonhar um pouco com outro mundo, outra vida.
    Mas eu própria sou um pouco contraditória, pois já que quero ser jornalista não vou poder fugir de temas polêmicos, não é?

    ResponderExcluir
  13. Gostaria muito de ler este livro, pois o tema me parece muito bom. Gosto de livros que provocam discussões, questionamentos, dúvidas sobre atitudes ... Só o título já me provoca.
    Linda sua resenha, obrigada pela dica de leitura
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Adoro a Barbara, acho que ela consegue chegar ao coração do autor.
    Esse é um dos livros que quero no momento, louca para comprar!
    Logo terei ele em mãos!
    ótima resenha Nanie!

    ResponderExcluir
  15. Gabby, muita gente realmente usa os livros como uma fuga da realidade. Gosto também de usar a literatura para esse fim, mas não apenas para isso =D Enfim, acho que há várias maneiras de aproveitar os livros e todas são válidas (embora ainda tenha minhas dúvidas quanto a usá-los para escorar portas) \o/


    Mônica, a leitura vale a pena! Como eu disse, não gostei das atitudes dos personagens, mas acho que por isso mesmo a leitura é super válida - não quero agir nunca na minha vida como aqueles personagens >.<

    Leninha, tomara que você consiga ler *-* Eu só li esse livro da autora, mas quero ler outros agora - ela realmente escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  16. Eu entendo sua posição quanto ao tema do livro. Racismo é mesmo um assunto dificil de ser tratado e de ser aceito numa boa. Tbem convivo c vários parentes negros, a familia do meu marido é essencialmente negra e nunca vi problema algum nisso. Infelizmente o racismo é algo enraizado em nosso cotidiano e deve ser discutido quantas vezes forem necessárias. Achei a temática do livro super interessante ^^
    Beijos, bom findi =*

    ResponderExcluir
  17. Lilian Britto, sem dúvida é um assunto muito complicado de ser tratado >.<

    ResponderExcluir
  18. Não li nada desa autora, apesar de já ouvir falar...Não tenho vontade de lê-lo por enquanto, mas quem sabe um dia...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  19. Assim que terminei de ler a resenha, pensei
    "esse livro deve ser muito vom"
    E pelo que você falou, deve ser mesmo
    E claro que o final deve ser emocionante
    E esse é um assunto muito polemico, mas que tem q ser encarado e resolvido
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. deiare, eu gostei muito do estilo da autora! Fiquei com muita vontade de ler outros livros dela!


    Angela Graziela, o livro é bastante polêmico, mas nem por isso deixa de ser muito bom! É uma história que vale muito a pena ser lida =)

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser legal, o assunto é dificil e pelo jeito a autora soube falar dele, eu ficaria com bastante raiva dos personagens se lesse , mas seria uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  22. Fellipe, o livro é bom, mas acho que não tem como ler e não morrer de raiva dos personagens >.< heheh

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada da autora, então mão sei se irei gostar.
    Gosto mais de livros irreais, que não tratem de temas tão vividos assim...
    Bem, acho que no fim vou ficar sem ler :)

    Bjus!

    ResponderExcluir
  24. Anaisa, eu adoro livros que tratam de vida real ^^ Esse é uma boa pedida, mesmo que eu tenha ficado com raiva dos personagens ^^

    ResponderExcluir
  25. Esse livro deve ser bom e como estou me aconsutmando com temas literários desse estilo, eu acho que eu gostaria de lê-lo. Sabia que eu não tinha reparada na mão da criança que é negra? Calma, isos não é preconceito. Não sou preconceituosa. :)
    Eu gostei da resenhA, Nanie. Esse entrou na lista de próxima leitura. :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ana Carolina, que bom que curtiu ^^ Espero que consiga ler o livro =D

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante a resenha.
    Já tinha visto notícias do lançamento mas não tinha lido nem a sinopse, então fiquei com vontade de ler somente por ser da autora, sem saber do que tratava o livro. Agora desgostei... rsrs. Sou bem sincera em dizer que gosto de ler para me distrair, prefiro livros que tratem de temas leves, que despertem a imaginação e sirvam de fuga da realidade. Sempre que possível descarto livros que sejam muito verídicos.
    Minha irmã mora em Massachusetts e realmente a situação racial no estado é bem complexa como em boa parte dos EUA. Saber que o livro aborda esse tipo de polêmica já me desestimula a ler.

    Bjkas!!
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  28. MoniqueMar, realmente é um livro com tema polêmico.

    ResponderExcluir
  29. Não li nada desa autora mas me parece ser um bom livro!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  30. Livros com uma temática séria sempre são bons para pensar e discutir assuntos não tão abordados assim. O racismo nos EUA, do branco contra o negro, foi passado - mas ainda existe, como em qualquer país. Porém, hoje em dia, o racismo lá mais como rancor, dos negros contra os brancos. Sou contra todos os tipos de preconceito, e fico feliz em saber que a autora sobre desenvolver bem este assunto.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥