quinta-feira, 5 de maio de 2011

Capas Inesquecíveis, por Thays



Capas inesquecíveis para mim representam mais que uma capa bonita, uma capa que nos faça lembrar da história, nos remeta a ela e deixe aquela saudade. Como, por exemplo, a de Crepúsculo, a capa pode ser simples e não possuir muita beleza, mas hoje não há quem veja uma maçã na capa de algum livro sem se lembrar da série criada por Stephenie Meyer.




O mesmo acontece com as de Harry Potter, que nos fazem voltar alguns anos de volta a infância/adolescência e relembrar como crescemos junto com o personagem, o prazer de descobrir o universo dos bruxos e a escola de Hogwarts.


Há também as histórias mais recentes, como a saga Luxo que tem capas maravilhosas, com vestidos que fazem nos desejar estar naquela época e usar tais preciosidades, tornando não só a capa, mas como a história que foi muito bem contada, inesquecíveis.


Mas nem todas as capas se tornaram inesquecíveis, ou mais para frente serão, podem dizer que contem uma boa história – a velha e boa história de não julgue um livro pela capa. Como a capa de Fallen, que com um photoshop que encantou a todos que viram a capa, aqueles que tocaram na edição brasileira que a capa parece aveludada. Não significa que a história seja inesquecível, mas a beleza de sua capa a tornou especial.


A verdade é que não há como definir o que torna uma capa inesquecível, algumas não podem ser esquecidas por serem bizarras, outras maravilhosas, algumas nos fazem rir e outras nos remetem a sonhos.


Há também aquelas que se tornam especiais e ganham uma consideração maior pelos efeitos...


E a única coisa que se pode ter certeza, é que cada vez mais capas se tornaram inesquecíveis, graças as suas histórias e seus significados. E que não dá para definir o que faz uma capa ser inesquecível... Essas são algumas das minhas, viram? Tem de tudo, do mais bonito ao mais bizarro, mas e vocês, que capas seriam consideradas inesquecíveis para vocês?

Sobre a Thays: A Thays é blogueira - dona do maravilhoso blog Bookaholic Girls - e estudante! Blog: Bookaholic Girls
Pedra Escolhida: Pedra da Lua


Thays, adorei o seu post!!! Muito obrigada por aceitar o convite para a festa de aniversário do blog!
As capas da série Luxo são todas maravilhosas mesmo! Nossa... tem tantas capas que eu gosto - é até difícil de separar! Mas, a do livro A Menina que Roubava Livros é uma das que me chamou a atenção, antes mesmo de saber do que se tratava o livro.


29 comentários:

  1. Eu compro livros pelas capas, e deixo de comprar também.
    Por exemplo: Dizem que aqueles livros da série Maldosas é maravilhosa, mas aquelas capas me fizeram nem olhar para a sinopse para conferir. Acho as capas dos livros um chama a mais, adoro suas texturas, seu cheiro(Menos o Cidade dos ossos, que fede, kkk).
    Acho que por isso sempre fico com uma pilha enorme de livros para ler, por que muitos ali só comprei pela capa mesmo, kkk
    Adorei o post, Thays falou tudo e adorei suas capas.

    ResponderExcluir
  2. Aii é verdade, quando olhamos para as capas do Harry é uma nostalgia só.

    Uma que marcou para mim foi também A pequena Abelha...
    A Hospedeira.... muitas outras hahaa

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho estranho associar Harry Potter com nostalgia, acho Harry tão atual, mas esse é meu ponto de vista né? kkk

    ResponderExcluir
  4. Ah eu sempre compro livros pela capa, tem alguns que sei que nem vou gostar tanto, mas vejo a capa e não resisto a começar a série, como Blue Bloods mesmo rs.

    Crepúsculo é inesquecível mesmo, HP tbm. Outras que eu adoro são as de Eragon, acho lindos os dragões.

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Capas é um tema polêmico. Compro muitos livros e várias vezes pela capa, sem nem mesmo ler a sinopse. Já me arrependi em alguns casos.
    Concordo com a Leninha, acho as capas de Maldosas tão apavorantes que não tenho a mínima vontade de ler a série.
    Por outro lado achei as capas de Blue Bloods bonitas, ao contrário de muita gente.
    Adoro capas ricas em detalhes e que tratem da história, mas não exatamente com cenas de filmes.

    Parabéns pelo post!
    Bjkas!!

    Monique Martins

    ResponderExcluir
  6. Nossa Série Blue Bloods é maravilhosa as capas hein :D

    Fallen tbm

    Mas HP sem comentários né? LINDISSIMO *.*

    Adorei o post

    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu adoro capas de livros *.* Eu acrescentaria a capa de "Calafrio" que eu adoro e tem tudo a ver com o livro em si! Gosto muito também das capas de "Sussurro" e "Crescendo", da Becca Fitzpatrick (e não é só porque sou apaixoanda pelo Patch tá, rs).
    Beijos! Adorei o post!

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  8. Ah, que capas lindas!!! Capa é uma coisa né? Muitos livros eu comprei só pela capa!

    ResponderExcluir
  9. ola
    muito legal essa postagem sobre as capas. com certeza uma coisa que marca muito um livro, alem da boa historia é a capa.... amo as capas da saga de Eragon, com os dragoes em cada livro de uma cor..!!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  10. Acho que hoje uma capa bonita vale muito, chama a atenção, mesmo que o livro não seja lá essas coisas. Tenho como exemplo Fallen, linda capa, esperava muito mais do livro.
    Temos que dar creditos às editoras que cada vez mais capricham na divulgaçao de seus livros, e a capa a meu ver é o primeiro passo para a vendagem garantida.

    ResponderExcluir
  11. Adorei este post sobre capas dos livros *O* , pois eu me ligo nas capas. Claro que nem sempre a capa faz juz ao contéudo, muitas vezes o livro é ruim e a capa linda ou ao contrario a capa ser feinha e o livro muito bom isso acontece também! Mas uma apa bem feita bonita e marcante é sempre ótimo para nosso deleite!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  12. uma capa bonita é sempre inesquecível mesmo.
    Aff, tem livros que valem a pena comprar só pela capa de tão perfeitas que são, pena que tem alguns que são lindos por fora e uma decepção por dentro, enquanto outros são feios por fora e maravilhosos por dentro. ^^)

    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou muito visual. Já cometi muitos erros comprando livros pela capa bonita. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ah adorei, concordo com todos os exemplos! Crepúsculo principalmente, as imagens das capas se tornaram ícones!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou daquelas que compra livro pela capa! aiaia Já me dei muito mal por causa disso, mas é um vicio! kkk
    Caramba! Acho que de todos, HP é o mais inesqucivel. As capas são maravilhosas, e não foge nunca da história do livro. E Crepúsculo tem uma das capas mais simbolicas que há... cada volume, título e ilustração da capa tem um significado especial. Agora, para mim, em beleza... Fallen vence!
    Adorei o texto!
    bjuss

    ResponderExcluir
  17. Bem, a metade dos livros que estão ai eu já li e gostei, principalmente da série IM =)
    Tem Crepúsculo que eu não tinha a menor vontade de ler, mas depois de uma resenha que li eu fiquei querendo demais ler os livros :O
    Por mim se for pra pensar em uma capa só eu não conseguiria escolher...

    Bjus.

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca gostei da capa de Harry Potter e quando o primeiro livro começou a fazer sucesso eu pensava: nunca vou ler esse livro e outras coisinhas que não vou comentar. No fim minha melhor amiga me convenceu a ler e me apaixonei, comecei a ler qd estava pra lançar o 5º livro. Tenho todos hj mais ainda continuando não gostando da capa hahaha.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post e capas inesquecíveis temos muita, principalmente agora que começaram a tratar a edição de um livro mais adequadamente...
    Eu tenho muitas que gosto, mas a de Crepúsculo realmente é a mais inesquecível, não tem como ve r uma maçã e não lembrar dela...Até meu filho conheçe Crepúsculo pela maçã...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  20. Que bookaholic nunca comprou um livro só porque a capa era linda?! Tenho que admitir que já fiz isso >.< E olha que não foi só uma vez não...
    A verdade é que a capa é o primeiro chamariz de um livro... é a primeira coisa que você vê! E se a capa for feia, bom... você já fica com um pé atrás quanto àquele livro.
    Nossa... capas marcantes... são tantas >< Uma capa super marcante pra mim é de um livro infantil (que era de um amigo meu no colégio) que eu li umas 24355657657657 vezes. Infelizmente eu nunca mais consegui encontrar aquele livro, nem mesmo fotos pela internet. Mas era uma capa de um amarelo clarinho que me marcou muito. As capas dos livros da Coleção Vagalume - que tinham um estilo sempre parecido - também me marcaram muito! Eu adorava aqueles livrinhos ^^
    E não posso deixar de citar as capas do estilo Martin Claret! Eu sou fã de clássicos e gosto muito dos livros dessa editora! Juro que acho muito interessante e vários são lindos!!!
    Claro que livros modernos também marcaram! Harry Potter, As Brumas de Avalon, Desventuras em Série, Nárnia, Stephen King... ah... acho que eu citaria todos os livros da minha estante >.< Só não curto muito livro com capa de filme, fora isso - é paixão certa \o/

    Thays, muito obrigada pelo post! Todos nós adoramos capas e foi uma delícia descobrir quais te marcaram mais =)

    E muito obrigada também a todos que comentaram por aqui =D

    ResponderExcluir
  21. Pois é, até hoje não comprei Fallen, pois a capa é linda, mas os comentários sobre o livro, não foram tão bons assim...
    A capa de Luxo é um luxo!

    ResponderExcluir
  22. Também não curto muito livro com capa de filme, sou mais da capa original do livro!

    Minha Opinião é que parece que você está comprando um DVD e não um Livro, quando a capa é do filme!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Concordo com tudo o que a Thaís, a Leninha e a Lu disseram.

    Sempre há livros que marcam pelas capas. Adoro as capas dos livrinhos da série Vagalume, do Pedro Bandeira, das séries "Hush, Hush", "Os Imortais", dos romances da Judith McNaught, da Marian Keyes, etc. Há centenas de capas lindas e adoráveis, algumas até divertidas!

    Mas, eu sempre compro pela sinopse mesmo, não importa se a capa é feia ou linda! Prefiro aquelas que simbolizam algo do enredo.

    Ao ver as capas de "Crepúsculo" e "Harry Potter" me deu saudade e vontade de rele-los novamente! (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, eu tneho muitas capas preferidas. Alice No País das Maravilhas, Julie&Julia, Dezesseis Luas, Cidade dos Ossos, A Mulher do Viajante no Tempo, A Rainha da Fofoca, Magic Hands, Della says: OMG1, Jessie LOVES NYC!... e por ai vai. :) HUAHAUA
    Eu adorei as capas preferidas da Tathy. :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. A verdade é que as vezes, a capa encanta mais do que a sinopse do livro, e a gente acaba levando o livro pra casa. Então, é FATO que, todo mundo que compra livro pela capa já se ferrou alguma vez, e pegou "aquele" livro "bom", né! HAUSHUAHSUHAUHSUAS
    E concordo!
    Não tem como esquecer as capas de HP e Twilight! Até quando vocë vê uma capa com maçã, você já pensa "Eita, capa 'a la crepúsculo'", né? Não tem como não remeter e associar uma à outra.
    Adorei o post!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Concordo,

    Já cansei de comprar livro pela capa >D
    Com ctza é a primeira coisa que me chama atenção, mesmo o livro sendo fraquinho, eu compro mesmo pela capa :D
    Claro, que o conteudo tbm conta >D
    Mas Bookaholic que é Bookaholic já comprou sim pela capa

    Eu adimito \o/

    AUShAsaUIhsIUHAUHSSSHSUIAIUSui


    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  27. nem sempre as capas fazem jus ao livro =x
    e muitas vezes eu compro ou coloco na lista de desejados as capas mais bonitas, sem nem ter lido a sinopse - uma loucura, eu sei.
    e tantas vezes aquelas capas feinhas tem histórias incríveis por trás! só lendo mesmo para descobrir

    ps: as capas da editora escrita fina são todas maravilhosamente lindas!!! confiram!
    hahahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Adorei!

    Lindas Capaz *O* Acabei de Comprar um Livro só porque me apaixonei pela capa dele.. O Bom é que tanto a capa ser linda o livro é ótimo!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  29. As capas de Harry Potter marcam época até hoje. A capa de 'Fallen' é linda, mas por causa dela tive muita expectativa para lê-lo e acabei me decepcionando. Capas com efeitos gráficos bem desenvolvidos são o ponto alto da nossa época né, cada capa mais bonita que outra hoje em dia.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥