domingo, 1 de maio de 2011

Água para Elefantes, de Sara Gruen



Título: Água para Elefantes
Título Original: Water for Elephants
Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 271
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Jacob tem 90, ou 93 anos. Na idade dele, isso já não importa tanto assim. Pela janela da casa de repouso, onde mora atualmente, vê um circo sendo armado. E isso faz com que ele se lembre do tempo que passou trabalhando no circo e de como ele foi parar lá.
Ele tinha apenas 23 anos e estava no cursando o último ano da faculdade de veterinária. Em pouco tempo poderia ir para casa e ajudar o pai em sua clínica. Mas uma notícia inesperada muda tudo.
Os pais de Jacob morreram em um acidente de carro, e ele não tem mais nada. Descobre que até mesmo a casa e a clínica do pai estão penhoradas e que ele não pode fazer mais nada.
Ele volta para a faculdade, afinal de contas, só faltam as provas finais para que ele se forme. Entretanto, não há como fazer uma prova com tantas coisas na cabeça. O garoto foge e vai parar em um circo. Com tantos lugares no mundo é lá que ele para.
E ali Jacob vive dias intensos. Torna-se o responsável pelos animais do circo, se apaixona por eles - incluindo a querida Rosie, a elefante - e também por Marlena, a linda garota, a grande estrela do circo.

O que eu achei do livro:
Pré-Resenha:
Não me perguntem o que é uma pré-resenha. Eu também não sei. Aliás, nem acho que isso seja uma... quando descobrir do que se trata, arrumo por aqui.
Mas quis separar esse pedaço do restante, porque ainda não estou fazendo a resenha do livro. Aliás, nem teria como, já que estou na página 15 (sim, acabei de começar a leitura). Geralmente escrevo a resenha logo que termino, e coloco tudo o que achei por lá. Marco com post-it pontos que não quero esquecer. Mas dessa vez eu não pude aguentar, tive que vir escrever esse pedaço agora e não quero que se confunda com o que estarei sentindo quando terminar o livro - porque o que se passa em meu coração agora é muito especial.
Comecei a ler esse livro com grandes expectativas - todos me falando que era bom demais, que era magnífico. E isso me deixou assustada. É difícil ler um livro quando se espera demais dele, porque a probabilidade dele não conseguir superar as expectativas (justamente por elas já estarem tão elevadas) é baixa, e isso é frustrante.
Mas, honestamente, não acho que isso vá acontecer nesse livro, porque ele é tocante demais. Acabei de ler uma passagem que me levou às lágrimas. Chorei como um bebê e senti toda a alegria do narrador. Ele ganhou um pedaço de maçã. Dá para acreditar?! É simplesmente emocionante demais.
Se você não acha que ganhar um pedaço de maçã é emocionante, você precisa ler Água para Elefantes. E chorar. O suficiente para matar a sede de um elefante.

Agora sim, a resenha normal:
Desculpe pela pré-resenha, mas esse livro realmente mexeu de uma forma completamente diferente comigo, portanto, recebeu um tratamento completamente diferente também.
É um livro único, maravilhoso, empolgante!
Sara Gruen escreve de maneira magistral e fala do circo como se ela tivesse criado o conceito do que é um circo - nós nos sentimos realmente dentro do circo, vivenciando todas as experiências por ela contadas.
Ela escreveu o livro depois que se apaixonou pelo circo, após ler uma reportagem em um jornal. O mais legal é que ela pesquisou muito para escrever (e dá para perceber pela veracidade que ela consegue passar na história). E a Rosie, a fofa elefante que participa da história foi baseada em outras duas elefantes: Topsy e Old Mom! Não vou entrar em detalhes para não entregar a história, mas vários dos acontecimentos que ela juntou em Água para Elefantes, realmente são verídicos, embora tenham acontecido em épocas e circos distintos.
A história é narrada em primeira pessoa, pelo fofo Jacob - um personagem apaixonante! Entremeando momentos do presente, em que ele se encontra em uma casa de repouso, e do passado, quando ele estava no circo, Jacob narra magistralmente sua vida!
"Embora haja ocasiões em que eu daria tudo para tê-la de volta, foi bom ela ter ido primeiro. Perdê-la foi como ter sido partido ao meio. naquele momento tudo acabou para mim, e eu não gostaria que ela passasse por isso. Ser sobrevivente é uma droga."
Água para Elefantes é um livro emocionante! Uma leitura cativante! O final é simplesmente perfeito! Super recomendado para todo mundo! Mas, preparem-se, é um livro que vai te fazer chorar muito!

PS1: Uma passagem do livro me lembrou na hora dos meus pais.
"Chamamos um filho pelo nome de todos os outros e até pelo nome do cachorro antes de acertar."
Aqui em casa sou só eu, minha irmã e uma cadelinha. Eles conseguem confundir tudo!

PS2: A oração abaixo é feita no trem. Não há tradução no livro, mas pelo amém no final é reconhecido como oração. E a resposta do protagonista me fez pensar que era polonês.
"Ojcze nasz którys jest w niebie, swiec sie imie Twoje, przyjdz królestwo Twoje i nie Wódz nasz na pokuszenie ale nas zbaw ode ztego. Amen."
Como curiosa nata que sou, não sosseguei enquanto não fui ao Google Tradutor para descobrir o que significa tantas consoantes juntas. É a oração do Pai Nosso em polonês.
O mais impressionante é que o Google conseguiu identificar a linguagem. Dividindo a frase em duas partes, é possível ouvir a pronúncia (que eu não conseguia nem imaginar, pois me perdia entre tantas letras juntas >.<) - que, por acaso, é linda!

PS3: Ao ler a página 213, eu não pude ficar quieta. É claro que não vou contar o que acontece aqui, não vou fazer spoiler. Mas chorei - muito! O ser humano é um bicho cruel, muito cruel.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 





39 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro... mas to com uma pilha aqui... ai é tensoo

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esse livro seja emocionante mas não gostei do formato da história: O cara contando sua vida já dando a idéia de que não teve um final tão feliz assim.
    E o título do livro também é feio demais e acho que o casal da capa não combina :P

    De qualquer forma,a história parece ser empolgante mesmo. Mas eu passo.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou achando que vou chorar muito ao ler esse livro. Minha mãe confunde meu nome com o da minha tia, irmã dela, isso me deixa irritada, rs...país hehehe.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Não quero ler pq tenho raiva de Hollywood... peguei birra do livro! Aff, eu sou brava.

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Gostei da pré-resenha - fiquei com mais vontade de ler o livro.

    A sua resenha esta excelente, alias até fiquei curiosa para ouvir a oração também.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. MARCINHOW, esse livro é muito lindo!


    Felipe Fagundes, não é como se tivesse dado errado não, pelo contrário! É uma história magnífica =) O casal da capa é do filme não, não tem nada a ver com os protagonistas da história...


    Nataly Gonçalves, leia o livro - é lindo!


    Vanessa, você é uma boba... vai perder um livro tão fofo porque está com birra com Hollywood... ><


    Cláudia Charão, primeira vez que fiz isso >.< hahah Só porque não me aguentei e tive que escrever antes de terminar a leitura.
    Ouça, é fácil =) Só dividir em duas partes e jogar no google tradutor e clicar em ouvir =)

    ResponderExcluir
  7. Nossa Nanie que resenha... ai e ja to nessa curiosidade que nem tu estavas... mas até eu ter o livro, se eu ter já passou a febre dos outros, o que no meu gosto é melhor hahaha...

    Adoro livro que toca assim... Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Nossa fiquei com mais vontade de ler o livro estava bom estou a espera do filme no cinema aqui perto da minha city e só pela sua resenha imagino o quão bom deve ser, mas é claro sem esquecer que nada se compara ao livro!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  9. Bruna M. Silva, esse vale a pena comprar e ler logo - porque é realmente incrível!


    Angélica, não sei se o filme é bom, mas o livro é maravilhoso!!!! Ainda não sei se verei o filme, porque ler o abuso contra os animais é uma coisa - é pura ficção - ver no filme é um mais real (afinal de contas, aqueles animais usados no filme não moram no seu habitat natural e são forçados a trabalhar)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro não tinha me chamado muita atenção antes, mas agora tds os blogs estão falando tão bem dele q fiquei doida pra ler. Tô curiosa pra ver o filme tb.

    ResponderExcluir
  11. Quando li tudo me lembrei dos livros do Nicholas *-*
    Sei que vou chorar se ler também, com uma resenha dessas tenho certeza!
    Mas agora não tenho tanta vontade de ver o filme, porque não gosto do Robert :P
    Sobre o PS1 eu ri, aqui em casa somos eu e mais dois irmão com meus pais e não confundem 'uahsuahsuahs

    Bjus e gostei muitooo dessa resenha Nanie!

    ResponderExcluir
  12. Como muitos outros esse livro tá na lista, mas eu já havia dado uma olhada nele e na orelha fala sobre como a utora descreve o circo e as efefantes...Espero lê-lo em breve...
    Amei a resenah e a pré tbm..
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  13. Nanie.
    Sinceramente eu não tinha interesse em ler este livro, mas depois da sua resenha, uma dose de emoção,dramas, eu quero ler.
    Deve ser encantador.
    Prefiro ler,em seguida, assistir ao filme.
    Bjs
    Renta
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Vivian Rezendo, realmente quando começamos a ler várias resenhas sobre um livro, nossa curiosidade é atiçada, né?! hehehehe


    Anaisa, não tem muito a ver com o estilo do Nicholas não... mas faz chorar também >.< hehehehe
    Calma... daqui a pouco eles começam a confundir >< hehehehehe


    deiare, leia sim, querida. O livro vale a pena!


    Renata Holanda, confesso que a princípio o livro também não despertou o meu interesse. Só depois que li umas duas resenhas que comecei a ficar com vontade de ler o livro também =)
    Eu sempre prefiro ler o livro primeiro!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, parabéns.
    Já comprei o livro e estava paradinho na estante esperando sua chance de ser lido. Agora decidi que será o próximo. A resenha mexeu comigo, o livro parece tão lindo, tão emocionante que fiquei muito curiosa.
    Gostei muito da capa, espero gostar do livro também.
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  16. Monique, esse livro é lindo demais! Depois me conta o que você achou =D

    ResponderExcluir
  17. Eu quero muito ler "Água para elefantes" e a cada resenha que leio, fico mais desesperada pra ganhar o livro, rs, já pedi de aniversário, rs. A sua resenha foi especialmente linda pra mim =)Adorei os trechos q vc citou no post e fiquei muito curiosa pra saber o sgnificado da oração. Não vou traduzir agora porq quero ter a emoção de fazer isso ao ler o livro...
    Beijos!

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  18. Lilian Britto, espero que consiga o livro - porque ele é realmente muito bonito =D

    ResponderExcluir
  19. o livro parece ser bem emocionante mesmo. adorei sua resenha!!
    agora me pergunto se ainda consigo o livro com a capa anterior >.<

    beijos

    ResponderExcluir
  20. bibs, sabe que eu também preferia aquela capa antiga >.< Acho que você consegue achar sim, mas só nas livrarias físicas. Online deve chegar só com essa capa nova =)

    ResponderExcluir
  21. ola
    esse livro é muito lindo.... ja li varias resenhas e estou com muita vontade de ler...
    bjos
    boa semana

    ResponderExcluir
  22. Adorei a pré resenha, a pós resenha, as citações e toda a emoção que vc passou com elas!
    To super ansiosa por receber meu exemplar de Águas para Elefantes,que está à caminho,com certeza assim que chegar estarei lendo em seguida.
    Agora graças a sua resenha Leninha ta super ansiosa, chega livro, chega!

    ResponderExcluir
  23. Todo mundo falando muito bem do livro.
    Estou ansiosa para ler e também ver o filme, vi esses dias o trailer e nossa me arrepiei *.*
    Parece ser lindissimo.

    Bjs

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  24. lucyinthesky, o livro é uma delícia! Espero que consiga ler =)


    Leninha, o livro é um amor! Quero ler sua resenha depois para saber o que achou!!!


    Luisa Ortega, é um livro maravilhoso, de arrepiar mesmo! Super emocionante!

    ResponderExcluir
  25. Nanie, isso é maldade. Você sabe o tamanho da vontade que estou de ler esse livro? Imensa. E sabe como ela está depois de ler sua resenha? Imensa x100. Quero já.
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. ...Pois é você está certa os animais que eles usam no filme deveriam estar livres. =\

    Não sei porque o homem pode ser tão mal com os animais T-T.

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  27. Ah! Nanie... Estou lendo sua resenha hj... vc postou ontem! Quero muito ler esse livro faz um tempo... uma amiga me recomendou, e ela leu ainda quando ela estava fora do pais... já faz um bom tempo! Mas sua resenha me deixou intrigada! Deve se um livro maravilhosa!
    Adorei!

    bjuss

    ResponderExcluir
  28. Oi, Nanie.

    De tantas resenhas que já li aqui, acho que essa foi a melhor na minha opinião, porque você conseguiu transmitir a emoção que sentiu lendo esse livro.

    Parecia que eu estava ouvindo você falar.

    O meu livro está a caminho. Logo, poderei desfrutar dessa história que parece ser emocionante demais!

    Já estava na minha lista antes de saber que iria virar filme, porque adoro livros com essa temática!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. E eu, também curiosa, fui ouvir a pronúncia no google tradutor hahahaha
    Já li algumas resenhas sobre o livro mas nenhuma fez parecer o livro tão bom assim! Agora com certeza quero ler

    ResponderExcluir
  30. Falta menos de 30 páginas para acabar ess elivro e viraria a noite para saber o que acontece no final, mas não posso fazer isso.
    Eu gostei da idéia da pré-resenha. Esse é um livro que me deixou com vontade de falar para todos o que eu estava sentido ao lê-lo.
    A Sara Gruen me fez sentir dentro do circo. E eu tive uma vontade de largar o livro por causa da crueldade que o ser humano faz. Você entend eo que quero dizer, né Nanie?
    Adorei a resenha e acho que todos deveriam elr esse livro. :) Parabéns!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogsot.com

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha!
    Primeira vez que li uma sobre esse livro!
    E assim, logo pela sinopse mostra que é bem tocantes mesmo. Pensava que era no estilo 'Peixe Grande' por causa do tema, mas falaram que não tem nada a ver.

    Lembro que só chorei assim lendo Querido John, parei em uma certa página, respirei fundo...fiquei pensando, chorando haha aí voltei a ler.

    Engraçado, aqui em casa ocorre a troca dos nomes também.
    Meu nome é Juliana e da minha tia Silvana...então minha mãe está sempre trocando..comigo ou com minha tia hahaha

    bjs

    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  32. Kellen Baesso, desculpa, qurida. Não queria ser maldosa... Mas o livro é tão fofo!!! Espero que consiga lê-lo e que goste da leitura!


    Angélica, isso é triste, né?! Ver que o homem ainda maltrata tanto os animais...


    Beli, esse livro é muito bom, Beli! Se tiver a oportunidade, leia sim!


    Carla Fernanda, awnnn, assim você me deixa sem jeito >.< Mas esse é um livro emocionante mesmo, uma delícia de leitura!


    Vanessa Lopes, outra curiosa \o/ Mas eu tive que ir lá, porque é um língua que não conheço - não podia nem imaginar a pronúncia... Mas é linda! E o livro também!


    Ana Carolina, esse livro é lindo demais, né?! Eu também me senti dentro do circo com as descrições de Sara Gruen!


    Nana, esse livro é lindo demais! Leitura super recomendada!
    Não é engraçado essa troca de nomes?! Hahahahhaah

    ResponderExcluir
  33. Eu desejo esse livro, aparenta ser bem interessante.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  34. Hoje fui na Livraria ver se tinha Água para elefantes {Quero muito ganhar a promo mas nunca se sabe né}, mas na minha cidade não tem Y-Y Voltei cabisbaixa e estou aqui comentando novamente primeiro pra ler novamente a resenha que está muito boa e pra matar a vontade de ler o livro, fora que deixo mais um comentário aqui!

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  35. Faz muito tempo que eu já quero ler, desde que a primeira edição foi lançada. Mas arrumar tempo que é bom...

    ResponderExcluir
  36. Nossa.. parece ser um livro realmente muito bom.. já estava louca por ele..agora necessito desse livro mais que tudo..
    saijhusuhas
    beijos

    ResponderExcluir
  37. Quero muito ler esse Livro *O* Como já tinha dito òtima resenha Nanie \o/

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  38. Ótima Resenha ;) Cada vez mais desejando Ganhar a Promo Top Comentáristas \o/

    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  39. Comprei este livros, e estou louquinha pra lê-lo, dizem que é ótimo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥