quinta-feira, 21 de abril de 2011

Winkie, de Clifford Chase



Título: Winkie
Título Original: Winkie
Autor: Clifford Chase
Editora: Bertrand
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 218
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Winkie é apenas um ursinho de pelúcia. Aliás, já foi até mesmo umA ursinha de pelúcia - quando tinha sua primeira criança. Depois, passado de geração em geração, acabou sendo Winkie!
Depois de muitos anos esquecido na prateleira do quarto de uma criança crescida - aliás, um homem feito que nem mais morava na casa - Winkie decidiu mudar de vida. Simplesmente quebrou a janela e foi embora - viver a sua liberdade!
O que ele não esperava era que fosse encontrado na casa de um terrorista morto e fosse confundido pelas autoridades e, consequentemente, fosse preso e acusado de ser ele, um simples ursinho de pelúcia, um terrorista.
"Segundo fontes próximas à investigação, a sra. Winkie é possivelmente a cabeça por trás de uma das maiores operações terroristas já descobertas nesse país [...] Quanto à estatura absurdamente pequena da sra. Winkie e sua aparência incomum [...] fontes policiais atribuem isso a uma doença rara que talvez seja bastante comum em alguns partes do mundo, tais como Ásia ou o Oriente Médio."
No decorrer do julgamento podemos acompanhar as lembranças de Winkie sobre seu passado e as loucuras do homens que o acusam - chegando a absurdos impensáveis.
"Winkie é bem diferente. Nunca vi outro urso com olhos iguais a esses, e as orelhas dele são muito maiores que as dos outros. Além disso, ele está surrando, e já foi costurado tantas vezes que o rosto adquiriu características próprias. Olhei para esse rosto muitas vezes quando era criança e, por isso, como disse, reconheci-o imediato. E então associei ao fato de ele ter desaparecido da casa dos meus pais, o que aconteceu há uns dois anos." - Clifford Chase, enquanto personagem do livro, descrevendo Winkie.
"Alguma espécie de alienígena, pensava ele. Alguma espécie de demônio. Ou de fantasma. ou de antimatéria. Algum tipo de deformidade, o terrível resultado físico de uma depravação repulsiva. Uma criação malfeita, um experimento louco que dera errado. Uma espécie de híbrido de homem com animal. Ou uma arma de ponta. Ou o governo encobrindo algo. Uma espécie de mutante, produto do lixo químico, aquecimento global, gás asfixiante, radiação. Uma aberração da natureza. Ou algum avanço evolutivo que não conseguimos entender. Uma espécie de dinossauro, deperto novamente depois de séculos. Ou um tipo de viajante do tempo. Ou um ser de outra dimensão. Alguma rara configuração de energia, uma espécie de raio quântico. Ou algum tipo de mensagem do universo [...] Ou algum tipo de punição divina..." - o comandante, responsável pela prisão de Winkie, descrevendo o ursinho.

O que eu achei do livro:
Como descrever Winkie?! Não há palavra para descrever, satisfatoriamente, esse livro. Ao mesmo tempo complexo e simples, cheio de significado e apenas mais um livro nonsens.
Acho que depende da alma de cada um - de sua essência e do que os seus olhos querem enxergar.
A escrita de Clifford Chase é simples e delicioso, mas a história é um tanto complexa - o que pode tornar a leitura um pouquinho demorada. Por outro lado, Wikie é tão encantador, que as páginas voam rapidamente entre nossos dedos.
Será que apenas eu exergo o que vi nesse livro? Não acredito. Um livro que me fez pensar no mito da Caverna de Platão (aquele que fala que os homens enxergam a realidade através de uma sombra projetada na parede, incapazes de olhar diretamente e, portanto, não conhecem o que é real) e também no julgamento do brasileiro nos EUA (um brasileiro que foi acusado de abusar sexualmente dos filhos. Outros três homens foram acusados de crime semelhante, na mesma cidade. Os outros três, americanos, já foram julgados e não só foram inocentados como ainda tem, atualmente, a guarda dos filhos. Apenas o brasileiro permanece encarcerado, sem conseguir, ao menos, ser julgado). Por que me lembrei dessas coisas? Porque o livro nos mostra uma realidade irreal - ideias que são obviamente impossíveis e inaceitáveis, mas apenas porque enxergamos a realidade. Ao comparar com a vida, vemos o quanto nós mesmos temos nossa visão vendada por medo, ignorância, preconceito.
Abaixo eu deixo Winkie contando um pedaço de sua história. Mas, atenção, contém spoilers - apenas clique no botão se não ligar para spoilers.

A narrativa abaixo é feita pela próprio Winkie, quando decide se pronunciar em sua própria defesa.
"Era uma vez um urso! [...]
Fim. [...]
Objetos. Comida. Salas [...] Poeira e vergonha e tédio interminável. E assim o velho urso partiu para um novo mundo! [...]
O que o urso desejava. O que o urso fez, O que o urso viu e comeu e entendeu. [...]
Pouco depois, aconteceu que o pequeno urso saiu perambulando pelo mundo. Os arbustos floriram e deram frutos, enquanto a luz surgia e desaparecia novamente. Ele teve um bebê. [...] Os ursos passaram, então, a ser dois, um maior e outro menor. Eles não sabiam por quê, mas a cada dia o tecido e o enchimento se ajustavam mais e mais. As árvores respiravam e centenas de nuvens cruzavam o céu, mesmo quanto eles estavam dormindo. E a chuva e a neve caíam direto ou em redemoinho, apenas para agradá-los. As tardes iam passando. Músicas eram cantadas. E então, o grande e mau Homem-Bunda apareceu gritando e sequestrou a bebê. [...] Era uma vez um urso triste e solitário. Ele vivia numa cabana. 'Saia com as mãos para o alto!' Formigamento e barulho, claridade e temor. O urso caiu devagar. [...] Era uma vez um urso triste e completamente sozinho. Ele vivia numa jaula, e se lembrava de tudo. Fim."

O que exatamente Clifford Chase quis dizer com Winkie - um dos livros mais lindos, nonsense e tocantes que li nos últimos tempos - eu não sei. Mas sei que o livro me tocou profundamente e que caiu no meu gosto. Winkie é genial - lindo demais!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


37 comentários:

  1. Parece ser bom mesmo Nanie vai para minha lista!!! =)

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie!
    Vi esse livro no skoob e me lembrei de cara do boneco assassino rsss deu até medinho. Deve ser uma leitura cheia de significados mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uau, adoro histórias assim. Nunca pela capa eu ia imaginar que fosse desse tipo. Coitadinho do ursinho..hahah Não vou clicar no botão, pois não gosto muito de spoiler, mas a resenha me deixou com muita vontade de ler! Adorei ^^

    ResponderExcluir
  4. Tá na lista! E adorei a citação do Mito da Caverna... adivinha pq??? Rsssss

    ResponderExcluir
  5. Não consegui entender o enredo da história. Um ursinho de pelúcia é acusado de ser um terrorista, é isso? o.O
    Mas acho que pesquei a idéia, algo como absurdo e injustiça.

    Pareceu mesmo interessante, só não gostei da palavra "complexa" aí no meio.

    Agora compreendo que a capa tem tudo a ver com a história, muito bem feita.

    ResponderExcluir
  6. Felipe Fagundes, não dá para explicar melhor porque o livro é isso mesmo - nonsense... É um ursinho de pelúcia que é acusado de terrorismo - abuso e injustiça permeiam o julgamento, assim como o preconceito que vela os olhos de todos.
    Viu as citações?! As pessoas não conseguem entender que ele é apenas um ursinho...
    É um livro lindo que vale muito a pena ler =) Mas, sim, é uma leitura um pouquinho complexa ^^ Justamente por ser nonsense!


    Van, acho que você vai adorar esse livro - dá para viajar demais lendo ele =)

    ResponderExcluir
  7. queeeeeeeeeeero leeeeeer
    adorei a resenha! sério mesmo, a capa não me dizia nada, por isso não procurei antes pra ler, mas uau, muito bom

    ps: acho que o livro deveria vir acompanhado de um ursinho de pelúcia ehueheuheu

    parabéns pela resenha!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua ideia, bibs!!! Tinha que vir com um ursinho tão feinho quanto é o Winkie - será fofo demais!

    ResponderExcluir
  9. Nossa,totalmente diferente do que imaginei pela capa. Parece um livro que merece uma reflexão profunda.
    Acho que não faz muito meu estilo, pelo menos não no momento atual da minha vida.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  10. Ai gente!
    Tadinho do winkie
    Eu to curiosa pra ler esse livro!!
    E ainda mais agora com a resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Aiai, com essa capa imaginei que seria um livro de comédia ou chick-lit 'aushaushua
    Nunca me passou pela cabeça isso dai ;)

    Não é bem o meu tipo de leitura, mas com a sua resenha talvez eu até leia!

    Bjus.

    ResponderExcluir
  12. Nossa..não esperava que o livro fosse desse jeito ashuuhsahsa
    Adorei a resenha!! Um livro Nonsens é tudo de bom!! hsauhasu
    bj

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que enredo é esse?! Um ursinho sendo considerado terrorista?? O.o hehehe Deve ser bem legal mesmo =)

    ResponderExcluir
  14. O livro parece bem original, diferente de tudo que já li...
    Gostei da resenha. =)

    Bjs
    Tah

    ResponderExcluir
  15. Nossa, parece mesmo nonsense hahaahaha Bem diferente do que eu imaginava!

    ResponderExcluir
  16. Gostei do que li...
    Fiquei curiosa por saber mais do livro...entrou para minha lista...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  17. Que tri! 1ª vez que vejo resenha sobre este livro e me espantei! Você disse que é nonsense e a 1ª coisa que veio na minha cabeça foi "como assim acusaram um ursinho de pelúcia?!"ahahah Mas pelo que li, parece que o autor quer passar uma idéia real e inteligente através de uma coisa simples e inocente como "Winkie"!!
    muito interessante!
    Um tema absurdamente presente, a ignorância das pessoas!que às vezes só enxergamos aquilo que nos convém!

    ResponderExcluir
  18. Ownt, achei essa capa mt fofa, *---* Muito boa a ideia de um livro que conta a "história de vida" de um urso de pelúcia, AHSUIHAUISAS Agora fiquei com vontade de ler, õ/

    ResponderExcluir
  19. Ai nani, eu tinha lido essa resenha antes e não comentei dammit!!!
    >_<
    Mas ta, agora eu comento hhahaha

    Eu fiquei fascinada pela história, estou louca para ler!!!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  20. Deu muita vontade de ler, achei meio nonsense, mas parece muito interessante!

    ResponderExcluir
  21. Ao olhar a capa e no twitter eu achava que o livro era fofinho e não sobre um ursinho que é acusado de ser terrorista. Preciso ler esse livro, adorei o enredo.

    ResponderExcluir
  22. Ei Nanie,

    Nossa eu estava tão na dúvida se queria ler este livro, agora vc me deixou muito curiosa, adorei a resenha. Esta história da caverna de platão, que coincidência, li hoje citando sobre ela em Tormenta rs.

    bjo

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Estava em dúvisa sobre Winkie, depois da sua resenha quero ler agora.

    Não sabia que o enredo era tão complexo, o mito da Caverna é um dos assuntos que mais gosto de discutir (tive vários debates sobre Platão com minha ex-professora de Filosofia).

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  25. Suuuuper curiosa pra ler esse livro! Acho a capa demais! *-*
    beijinhos,
    @CamilaCandomil

    ResponderExcluir
  26. Quando comecei a ler a resenha achei um livro engraçado e absurdo, mas pelas suas palavras a história é linda! Amo essas histórias com significados =) Quero ler! Achei tudo tão fofo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Achei muito fofa a história!
    Espero também não me enrolar na leitura...

    Adorei!

    ResponderExcluir
  28. coitadinho,que triste historia espero que tenha um final feliz

    ResponderExcluir
  29. É com certeza um livro bem diferente, de todos os que já li até agora, mas me parece ser muito bom! *-*
    Adoraria lê-lo algum dia! =)
    Parabéns pela resenha, achei-a muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  30. Ai, adorei! Eu adoro livros nonsens! E geralmente esses, com a escrita mais simples, são os que tem mais significados por trás.
    Já me apaixonei só por ter lido a sua resenha e os trechos que você colocou!
    xD~
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Parece ser uma história bem legal! Não posso dizer que já li uma história parecida! =P Excelente resenha, fiquei curiosa pra ler!!

    ResponderExcluir
  32. Que história diferente,entendi as suas referencias da resenha, é um absurdo mesmo acusar um urso, mas diversos absurdos acontecem na nossa sociedade que não tem explicação. Curioso e torcendo pra ganhar o livro na promoção!!!

    ResponderExcluir
  33. Quando vi a capa imaginei uma história completamente diferente, mas com a sinopse e a resenha deu pra sentir o quão profunda ela é, e toda essa mistura de "realidades", apesar de ser um livro pesado, acredito que a história deve valer a pena, simplesmente pelo contexto e pela ideia tão distinta.
    Adorei, e está de parabéns pela resenha =)

    ResponderExcluir
  34. kkk Minha nossa!Por isso que dizem para não julgar um livro pela capa, nunca iria imaginar que se tratasse de uma história assim, vai pra minha lista!^_^

    ResponderExcluir
  35. Gostei da sua resenha! O livro parece ser muito bom! Quero ler!!!!

    @nann_da

    ResponderExcluir
  36. A capa foi a primeira coisa que me chamou atenção, quando vi há um tempo. Outra coisa bem maluca com relação a capa foi que quando eu movia a pagina com o mouse, o urso parecia que se mexia... hahah

    Enfim, muito bom saber um pouco mais sobre o livro e fiquei com mais vontade de ler. Adoro livro complexo e com muito significado.

    Bjos!
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥