quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A História da Escrita - Parte VI - Os Romanos


O alfabeto romano, também conhecido como alfabeto latino (forma como é mais conhecido atualmente) é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo, e é o alfabeto utilizado para escrever a maioria das linguas do ocidente, tais como inglês, espanhol, francês, alemão, português, entre outras.

Esse alfabeto foi criado no século VIII a.C. Foi baseado indiretamente no grego (baseava-se no etrusco, que derivava do Grego). Originalmente, o alfabeto romano possuia vinte e uma letras.
Um curiosidade muito interessante, é que o alfabeto romano arcaico - utilizado pelos romanos - possuia somente letras maiúsculas (caixa alta). As letras minúsculas surgiram anos mais tarde, já na Idade Média, a partir da escrita cursiva. Hoje em dia, a utilização de letras maiúsculas é diferente em cada língua que utiliza esse alfabeto. Essas letras normalmente são utilizadas para iniciar sentenças e nomes próprios.


Hoje em dia, o alfabeto romano possui vinte e seis letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, x, w, y, z. Cada letra dessa possui sua variante maiúscula. Dependendo da língua utilizada, ainda existem as letras acentuadas, que são, principalmente, as vogais, mas que em casos menos comuns também podem ser consoantes. As vogais do alfabeto romano são: a, e, i, o, u; sendo as demais letras consoantes.
Esse é o alfabeto utilizado pela maioria dos povos nos dias de hoje.

Acompanhe essa série:
- Parte I: A Origem na Mesopotâmia
- Parte II: A Escrita no Egito
- Parte III: O Alfabeto Alifato
- Parte IV: O Alfabeto Fenício
- Parte V: O Alfabeto Grego
- Parte VI: Os Romanos
- Parte VII: Os Chineses
- Parte VIII: Os Japoneses
- Parte IX: Fim?

4 comentários:

  1. Nossa, super legal essa história da escrita! É informação útil, obrigada por compartilha-la Nanie!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas curiosidades. Acabei de rever história da escrita na faculdade na aula de história da comunicação :} E o post é bom porque acrescenta cultura a quem lê :D Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie, finalmente consegui comentar, a minha conexão andava querendo me tirar do sério, mas que bom que eu consegui, por que eu adoro esse post, ja tinha lido a respeito da escrita romana, mas gostei muito dessa curiosidade, estou curiosa pra ler sobre a chinesa, eu sou fascinada por históra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu gosto dessa coluna!
    Eu nem sabia de onde raios vieram essas letrinhas tão importantes que eu uso e vejo tipo... toda segundo!

    Eu só sei a história dos números hahaha e não gosto de matemática e os meus professores de português (os de história também deveriam ensinar isso!) nem passaram perto de ensinar a história da escrita... só quiseram enfiar na minha cabeça o futuro do pretérito do presente e blá blá blá que eu nunca aprendi.
    Parabéns Nanie!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥