É claro que eu não passei toda a história da escrita, e nem mesmo de todas as línguas.
O planeta Terra tem uma população calculada em mais de seis bilhões e meio de pessoas. E quantas línguas essas pessoas falam? Bom, o cálculo não é preciso, mas segundo o compêndio Ethnologue - considerado o maior inventário de línguas do planeta - indica que são 6912 idiomas falados em todo o mundo. Não tinha mesmo como eu falar nem de um décimo disso, né?! O livro é editado desde 1951 e é considerado uma espécie de bíblia linguística, indicando quais são as línguas em uso, onde elas são faladas e quantas pessoas usam o idioma. Estima-se ainda que esse número possa ser maior, devido à existência de línguas não catalogadas nas regiões do Pacífico e da Ásia - o que pode aumentar em 400 o número de línguas falados.
O maior problema enfrentado hoje em dia por essas línguas é que elas estão sumindo. Teoricamente seriam 985 mil falantes de cada língua. Mas essa média é super furada. Segundo um estudo realizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, Ciência e Cultura) há línguas faladas por quase 900 milhões de pessoas, enquanto cerca de 500 idiomas têm uma média de menos de 100 falantes, sendo que 96% das línguas são faladas por apenas 4% da população. E por causa desses números alarmantes, estima-se que metade das línguas do planeta estão ameaçadas de extinção. E um dado assustador - cerca de 25 idiomas deixam de ser praticados por ano!
Abaixo um ranking de 2000 da Unesco com os praticantes de cada língua em todo o mundo (somente contando a língua materna):
- 1º Mandarim - 874 milhões
- 2º Hindi - 366 milhões
- 3º Espanhol - 358 milhões
- 4º Inglês - 341 milhões
- 5º Bengali - 289 milhões
- 6º Português - 176 milhões
- 7º Russo - 167 milhões
- 8º Japonês - 100 milhões
Eu sei que o ranking já tem 10 anos, mas eu não consegui achar um mais atualizado. Entretanto, o lugar ocupado por cada país no ranking ainda é, provavelmente, o mesmo.
Outra curiosidade interessante, existe um país onde se falam 850 idiomas - Papua-Nova Guiné, seguido pela Indonésia (742 idiomas), Nigéria (410 idiomas), Índia (380 idiomas) e Camarões (270 idiomas). No lado oposto está a Coreia do Norte - o único país do mundo onde só se fala uma língua, seguida pelo Haiti, que tem apenas dois idiomas.
E agora pensem aí: quantos idiomas vocês pensam que são falados no Brasil? Eu, em minha ignorância, calculava que não chegava a 50 - isso porque estava considerando os indígenas. Assustem-se: no Brasil são falados 200 idiomas, dos quais 180 são falados por índios. As línguas restantes ficam por conta dos imigrantes e seus descendentes (eu não tinha nem pensado nisso).
Então, esse é um assunto que não tem fim. Mas a coluna dá por encerrada a série "História da escrita" por aqui. Lembrando que este último post trouxe dados de línguas faladas e não escritas. Muitas línguas faladas utilizam um mesmo alfabeto - como é o caso do inglês, português, alemão, francês, italiano, espanhol, dentre outras, que utilizam o alfabeto romano.
Espero que vocês tenham curtido essa série tanto quanto eu (adorei pesquisar sobre esses assuntos)! Lembrem-se de dar sua opinião, fazer suas críticas e também dar sugestões para essa coluna!
Eu estava pensando em fazer algo como a história do livro (já tinha mencionado isso no primeiro post dessa série), o que vocês acham? Eu sei que parte da história do livro já foi falada junto com a história da escrita, mas faltou muita coisa e o foco era outro. Ainda estou pensando - mas queria saber a opinião de vocês para trabalhar esse assunto aqui na coluna. Vou ficar esperando então o que vocês acham!
Acompanhe essa série:
- Parte I: A Origem na Mesopotâmia
- Parte II: A Escrita no Egito
- Parte III: O Alfabeto Alifato
- Parte IV: O Alfabeto Fenício
- Parte V: O Alfabeto Grego
- Parte VI: Os Romanos
- Parte VII: Os Chineses
- Parte VIII: Os Japoneses
- Parte IX: Fim?
Oi Nanie, eu realmente curti essa coluna.
ResponderExcluirParabéns não só pela idéia como pela forma que você abordou o tema.
Seja lá o que for que decidir para as próximas colunas, conta comigo.
Bjs
Essa última parte da coluna não foi novidade pra mim, afinal, estudo letras, e esses dados são até mesmo básicos nos meus estudos!
ResponderExcluirBeijos!
Nanie... adoro a história do livro!
ResponderExcluirJá fiz um projeto e curso especial sobre a história da leitura, do livro, da impreesa. É uma assunto que adoro! Fascinante!
Parabens pelos posts!!!
bjuss
nanie eu achei sua coluna fantastica e minha mãe tambem leu enclusive estou fazendo um trabalho sobre a historia da escrita e sempre que voce fizer um novo posts vou ler .
ResponderExcluirBEIJOS e ABRASOS!
Adorei
ResponderExcluirbjs
Nossa... muito legal essa serie, me ajudou nos trabalhos da faculdade... parabéns e obrigado pelo esforço e pesquisa...
ResponderExcluirgostei muito da pesquisa , obrigado beijos
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Andrea =D
ResponderExcluir