terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sob a Redoma de Stephen King


Sob a Redoma, de Stephen King
Suma de Letras - 954 páginas
Um aquário de seres humanos - pessoas que se tornam cada vez mais irracionais devido à pressão do isolamento.




Título: Sob a Redoma
Título Original: Under The Dome
Autor: Stephen King
Tradutor: Maria Beatriz de Medina
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-113-0
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 954
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
A pequena cidade de Chester's Mill, no Maine, era como outras tantas cidades do interior do estado, mas o aparecimento de um inesperado campo de força muda tudo! Agora Chester's Mill está isolada do resto do mundo.

O que passou a ser chamado de Redoma cerca toda a cidade - em todas as suas divisas terrestres e por vários quilômetros pelo céu.
Ninguém sabe o que aconteceu. Seria uma experiência do exército americano?! Aparentemente não, já que o mesmo começa a se esforçar de todos os jeitos possíveis para desfazer a Redoma.

Enquanto isso, os moradores começam a entrar em desespero. Assim que surgiu, a Redoma já causou vários acidentes - já que ela está lá, mas não pode ser vista. Foram batidas de carro, de avião... entre outros acidentes provocados por ela.
Não há eletricidade - e os geradores precisam de gás, cujo estoque é limitado.

Aos poucos, a cidade começa a entrar em pânico e nos deparamos com situações bizarras.


O que eu achei do livro:
Por que tão pequeno?
Acha que estou sendo irônica?! A ironia é que eu não estou. Apesar de suas quase mil páginas, Sob a Redoma é definitivamente um livro MUITO pequeno, cuja leitura é extremamente rápida e prazerosa.

A escrita de Stephen King é simplesmente perfeita.

Ok, antes de continuar a resenha, eu preciso deixar clara uma coisa: King é o meu autor favorito.
Disparado!
Não há nenhum outro autor que eu goste tanto quanto gosto desse cara.
Ele consegue escrever livros completamente diferentes um do outro e... bem, enfim, não vou começar a falar o quanto gosto do autor aqui, mas acho legal deixar claro o quanto aprecio a escrita dele.
Assim você, leitor-que-está-lendo-essa-resenha-agora, saberá que essa resenha além de não ser imparcial (minhas resenhas nunca são! Elas sempre contêm as minhas opiniões pessoais e subjetivas sobre os livros que leio) é sobre um livro escrito pelo cara que eu mais admiro enquanto autor.
Fica o aviso!

A escrita de Stephen King beira a perfeição nesse livro, assim como em tantos outros do autor!
Não é simples, mas é bastante dinâmica, tornando a leitura rápida e muito gostosa. O leitor praticamente não percebe as mais de novecentas páginas do livro e, ao final, certamente irá desejar que o livro tivesse três vezes mais páginas do que já tem.
O autor é bastante descritivo, mas em momento nenhum essas descrições tornam a leitura lenta ou passam a mais leve impressão de "enrolação". Cada um dos fatos narrados está intrinsecamente amarrado ao restante da trama, de forma que tudo parece ser simplesmente indispensável à história que está sendo contada.

Apesar de sermos apresentados apenas a uma pequena parcela da população de Chester's Mill, o número de personagens é assustadoramente elevado. Logo no início do livro nos deparamos com uma lista (muito interessante, por sinal) com vários personagens. Essa lista certamente irá assustar o leitor (ei, ela me assustou! Eu achei que nunca iria conseguir lembrar de todas aquelas pessoas), mas o mais assustador é chegar ao final e começar a preencher as lacunas da lista.
Embora sejam vários personagens, eles são muito bem caracterizados e bastante realistas - é possível amá-los ou adiá-los sem muito esforço.
Uma coisa que muito apreciei no livro é que não existe aquela coisa de alguém ser definitivamente do mal, apenas por querer se dar bem em cima dos outros. Mesmo aquele cara que só faz besteiras pensa que suas atitudes são para o bem - mesmo que sua visão seja claramente deturpada.

A evolução da história também foi muito bem feita!
No princípio, temos uma pequena cidade do interior, onde a maioria das pessoas se conhece, se gosta e se ajuda. Basicamente o que se espera de uma comunidade unida.
Mas na medida em que o tempo passa, as coisas vão mudando rapidamente! As pessoas ficam assustadas, se dão conta de que a Redoma pode não ser tão passageira e começam a pensar nas implicações de seu distanciamento do mundo ser permanente.
O tempo na Redoma, entretanto, não é como o tempo no mundo real. Não literalmente... literalmente, um minuto lá dentro é como um minuto aqui fora e demora exatamente o mesmo tempo para passar. Mas psicologicamente o tempo voa lá dentro.
O ritmo do livro é muito acelerado, o leitor irá devorar essa aventura rapidamente e se deliciar com a trama criada por King.

A edição da Suma de Letras está de parabéns! A tradução ficou muito boa, a revisão também está bacana (não perfeita, mas honestamente muito boa para um livro de quase mil páginas). A capa seguiu a versão americana e ficou linda demais!
A editora também não economizou nas margens ou nas fontes, deixando-as de um tamanho bastante agradável para a leitura. Além disso, colocou a já citada lista de personagens (cuja finalidade mais interessante, a meu ver, é ser preenchida ao final pelo leitor chato que se lembra de outros personagens que  a seu ver deveriam estar ali - não que eu, ops, o leitor chato esteja certo... aquelas pessoas não deveriam mesmo figurar na lista, mas ainda assim é divertido completá-la) e um mapa da cidade, que é bem bacana para acompanhar a leitura (embora eu ache que ele não seja tão fiel quanto deveria à cidade, já que ela é descrita com um formato diferente do que é mostrado no mapa).

Quem nunca leu Stephen King não precisa ter receio quanto a esse livro. Apesar do autor ser reconhecido como mestre do terror (e ele é mesmo), esse não é um livro para te deixar acordado à noite de tanto medo (ou talvez seja... mas por outros motivos). O livro é um suspense psicológico que irá levá-lo a conhecer melhor a loucura humana.

Um livro pode ser perfeito?! Eu acho que não... mas esse definitivamente chega muito perto disso e se torna um dos meus livros favoritos.
Você não irá se arrepender de ler Sob a Redoma!


PS: É possível ter um pouco mais de Sob a Redoma depois de terminar de ler o livro!
Para quem sabe ler em inglês, há vários sites relacionados à história na internet - achei essa uma ideia bem bacana! E não estou falando de sites de fãs, mas do próprio livro - como se a cidade de Chester's Mill existisse e seus estabelecimentos tivesse uma vida online.
Siga os links e divirta-se (excetuando-se o site da cidade, não muito indicado para quem não leu o livro):
- Chester's Mill (site da cidade)
- Christ the Holy Redeemer (site da Igreja do Sagrado Cristo Redentor)
- Chester's Mill Democrat (site do jornal da cidade, o Democrata)
- Chester's Mill Police Departament (site do departamento de polícia da cidade)
- Cathy Russel Hospital (site do hospital da cidade)
- Big Jim Rennie's Used Cars (site da loja de carros usados do Big Jim)
- Burpees Department Stores (site da loja Burpee)
- Sweetbriar Rose (site do restaurante Rosa Mosqueta)
- Dipper's Roadhouse
- WCIK (site da rádio)
- Scarecrow Joe's Rants & Raves (blog do Joe Espantalho) (de todos os sites linkados, o mais bacana de se ler! - e também o menos indicado para quem ainda não leu a história)


PS2: Eu sei que a resenha não ficou boa... esse livro merecia muito mais. Acho que fiquei empolgada demais com a história e, por isso, não consigo escrever decentemente sobre ela.
Não julgue o livro pela resenha, entretanto. Stephen King realmente sabe escrever e o livro é perfeito! Leia-o.


Nota: 


59 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Ainda não li nenhum livro desse autor o.O

    Vergonha! Ainda não consegui me interessar pelos livros dele, bobagem minha o.O

    Vou mudar isso e pegar algum livro dele para ler kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, não diga isso >< O autor é BOM demais *-* Você precisa ler alguma coisa dele!!!!
    Sob a Redoma é uma ótima opção para conhecê-lo - o livro é bom, bem rápido de ler e não é de terror (tem muita gente que tem medo de ler King por causa disso).
    Com certeza quando ler alguma coisa dele vai se apaixonar!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Também AMO esse autor. Essa premissa da história é muito boa, estou curiosíssima pra ler!! Que bom que gostou da leitura. Tenho certeza de que gostarei tb.


    abraços,
    Luciana
    Folhas de Sonhos

    [Comentário moderado conforme Termos de Uso do blog.]

    ResponderExcluir
  4. Luciana, se você gosta de Stephen King, é certeza que vai AMAR esse livro - é bom demais *-*

    ResponderExcluir
  5. ameei! não comprei ainda, porque, bom, tá bem carinho, mas estou com vontade de ler pela premissa e pelo peso do nome "stephen king" na capa.

    ResponderExcluir
  6. Isabel, super vale a pena - eu garanto! Nesse livro ele arrasou \o/

    ResponderExcluir
  7. Quem te disse que a resenha não ficou boa?? Ficou ÓTIMA!

    Nanie do céu, estou surtando aqui de vontade ler esse livro, acho que vou ter mesmo que passá-lo na frente dos outros, só por causa da sua empolgação!

    Eu também amo o King, apesar de não ter lido tantos livros dele, mas os que li amei.



    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Juh, esse entrou entre os meus favoritos do autor - o cara estava muito inspirado ao escrevê-lo e a história é simplesmente perfeita! Eu amei tudo!

    Se você gosta do King, acho que não vai se arrepender por passá-lo na frente :D E apesar de ser muito grande a leitura dele é bem rápida!

    ResponderExcluir
  9. Porque eu sempre comento na parte de cima?
    Sou tonta mesmo
    kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ana, não tem problema - pode comentar tanto pelo Facebook quanto pelo Disqus :D

    ResponderExcluir
  11. Resumindo o que estou sentindo ao terminar de ler sua resenha em uma palavra? UAU


    Será que um dia ainda vou me aventurar nas páginas de um livro desse autor? Não sei... Mas com certeza esse seria um dos primeiros da lista.
    Amei sua resenha Nanie!

    ResponderExcluir
  12. Leninha, esse livro é UAU! Você precisa conhecer esse autor - ele é realmente muito bom *-*
    Esse livro é uma boa pedida para conhecê-lo, porque não tem nada para te deixar insone à noite ^^

    ResponderExcluir
  13. Nanie, eu também terminei a minha resenha achando que não havia feito jus à qualidade do livro. Eu adorei. Com certeza a minha melhor leitura deste ano (até agora). As páginas voaram... King é mesmo rei ;)

    ResponderExcluir
  14. Ale, Stephen King é o cara, né?! O nome é super apropriado para ele ^^ Com certeza foi uma das melhores leituras desse ano!
    Quem nunca leu nada do King não sabe o que está perdendo!

    ResponderExcluir
  15. o// King é demais!! Fiquei mais empolgada com o livro depois da sua resenha... se bem que sendo dele não tinha como não ser bom! O cara é o máximo!
    Ok.. adorei sua resenha e ela fez sim jus ao autor quanto ao livro não sei pois ainda não o li!! kkk
    Beijinhos Nanie

    ResponderExcluir
  16. Gostaria muito de ler esse livro. Já vi diversas resenhas dos livros dele e gostei, mas nunca li nada. Esse novo me chamou atenção de cara!

    ResponderExcluir
  17. Tyele, o King é demais mesmo *-*


    Esse livro é um dos melhores que já li do autor - é MUITO BOM MESMO!

    ResponderExcluir
  18. Cristiane, eu sou super suspeita para falar do King, pois sou fã do cara! E acho que nesse livro ele se superou - é um dos melhores que já li dele!

    ResponderExcluir
  19. Ok, vc me convenceu!

    Já queria este livro para ontem, e agora, com sua resenha é que quero mesmo este livro para ontem!

    Espero que minha opinião sobre o livro seja a mesma que a sua. E que eu me derrrme em elogios para o Stephen King como vc. Sua resenha é bem leve, rápida e fácil de ler. Gostei dos comentários particulares sobre livro, pois mostra ( e sempre deve ser assim) seu gosto por um determinado livro ou autor(a). Parabéns, e espero ver mais resenhas assim. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Karoline, eu sou muito fã do autor e amei esse livro dele - um dos melhores que já li!


    Espero que possa curtir a leitura tanto quanto eu :D


    Obrigada pelo elogio - fique feliz que goste da minha resenha ^^

    ResponderExcluir
  21. Oi Nanie, acompanho sempre seu blog, porém não costumo cometar. Gosto muito das suas resenhas.

    Faz tempo que quero ler algo do Stephen King e a premissa desse livro é simplesmente fantástica. Estou muito curiosa para lê-lo! É uma pena que os livros do autor tenham um preço salgadinho! Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Oi Nanie, eu também sou fã de carteirinha de Mr. King, adorei todos os livros que li dele, O iluminado é o livro mais assustador que eu já li na vida, amo! Esse parece se tratar de um thriler psicológico de primeira, nem precisava ter lido a sua resenha para querer muito ler esse livro, mas ela só alimentou o meu desejo. Achei a premissa do livro maravilhosa e tenho certeza de que vou amar cada palavra.

    ResponderExcluir
  23. Milena, obrigada! Agradeço pelo carinho - são muitas pessoas que acompanham o blog, mas não comentam, principalmente por falta de tempo ou vergonha de se expressar ^^ Mas não tem problema - são todos sempre super bem-vindos aqui, mesmo que seja só para ler os textos :D


    Nossa, o autor é muito bom e vale a pena conferir as obras dele! É verdade, os livros dele são mesmo caros - e isso é triste, porque muita gente não lê por causa do preço. Mas garanto que vale a pena!
    Esse é bem caro, até porque é um livro muito longo, mas tem outros mais baratos e perfeitos também, como é o caso de Quatro Estações :D

    ResponderExcluir
  24. Cris, eu tenho MUITA dificuldade de definir qual é o meu livro preferido do autor, porque gosto de tantos >< E ele É o meu autor preferido - daí dificulta ainda mais... normalmente fico entre Christine e Quatro Estações como meus preferidos, mas também adoro O Iluminado *-* heheheh


    Esse é algo mais no estilo de thriler psicológico, mas uma coisa que aprendi com os livros de King é que não é possível defini-los em uma só categoria ou tentar agrupá-los como fazemos com outros autores. Ele é bastante versátil e seus livros são muito complexos e costumam trazer diversos aspectos em uma mesma história!


    Eu AMEI essa história e já a tenho como uma das minhas preferidas do autor *-* Se você é fã de King, PRECISA dessa história - vai amar ^^

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser realmente bom e diferente de tudo o que se vê no mercado. Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  26. Aiaiaiaiai...
    Como não morrer por um livro depois de ler uma resenha que se derreteu tanto por ele??
    Apesar de vc dizer que não é terror - no sentido "tem monstros debaixo da minha cama"- certamente que este livro vai me deixar acordada a noite.
    Não de medo, mas elétrica pelos acontecimentos dele!!
    E isso de sites do livro! Que ideia genial!
    Podiam traduzir pro português neh...


    Bjus!

    ResponderExcluir
  27. Gabriela, Stephen King é diferente de tudo o mais! Ele é um autor excelente e vale a pena conferir seu livros :D

    ResponderExcluir
  28. Ariana, eu sempre (ou quase sempre) me derreto por livros do mestre do terror (apesar desse livro, especificamente, ser um thriller psicológico e não um terror)! O caraca é bom demais *-*


    Olha, faz a gente refletir... a histeria coletiva é algo, talvez, mais apavorante do que monstros debaixo da cama...


    Os sites são geniais *-* O Google te ajuda a traduzir quase decentemente os sites. É bem gostoso passear por Chester's Mill depois de terminar a leitura através desse monte de sites que eles fizeram :D

    ResponderExcluir
  29. CErtamenta estará na minha proxima compra! (mesmo sendo mais caro do que estou acostumada) Acho que é um livro que vale muito a pena. Nunca li nenhum livro dele e começar por esse deve ser um bom começo, hehe. A história do livro me lembrou de um filme dos Simpsons... Mas não consigo imaginar como seria viver numa cidade isolada por uma redoma de vidro, com pouco ar, sem poder sair, acho que o desespero tomaria conta muito rapido. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  30. Bacana a resenha! Minha dúvida é se o livro fica somente mostrando um
    terror psicológico dentro daquele grupo de pessoas presas ou se ele vai
    além disso? Sou fan do Stephen mas costuma ler mais os livros de contos
    dele até mesmo por questão de tempo! Toma que essas quase 1000 páginas
    sejam de fácil leitura como você disse! Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Karolyne, Stephen King é meio caro mesmo - o que sempre dificulta comprar os livros... mas vale a pena juntar o dinheiro ou parcelar o valor, porque os livros do autor são bons!


    Esse é um bom começo, embora ainda tenha outros melhores para quem nunca encarou nada do autor.

    ResponderExcluir
  32. Diego, respondi seu comentário pelo Facebook :D

    ResponderExcluir
  33. Adorei sua resenha! Sua paixão pelo livro me deu muita vontade de lê-lo. Parece ser bastante misterioso. :)

    ResponderExcluir
  34. Weslley, o livro é ótimo *-* Stephen King é um mestre em escrever e essa é uma das melhores histórias dele, vale a pena conferir :D

    ResponderExcluir
  35. Tudo que eu queria, que minha cidade também fosse isolada...

    ResponderExcluir
  36. Oi Nanie!
    Como disse no outro post, vc realmente me contagiou com a sua resenha, aguçando ainda mais a minha curiosidade, o que, por outro lado, me deixou triste, pois o livro é muito caro e não posso comprá-lo agora de jeito nenhum. Por isso vou participar do sorteio aqui no blog e quem sabe consigo conhecer essa história antes do que eu imaginava. :)
    Já li algumas obras do Stephen King há bastante tempo e gostei bastante. Adoro livros com a pegada de thriller psicológico, pois deixa o ritmo da leitura bem eletrizante e te deixa pensativo mesmo após o término da leitura.

    Ah, e não tenho medo de livro grande não, pelo contrário, quanto maior, pra mim é melhor. E é muito bom saber que não existem passagens de enrolação nessas quase 1000 páginas. Êta homem cheio de criatividade esse Sr. King, hein!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Instigante, surpreendente, assustador... Claro que são marcas dos livros de King!
    E, claro, não poderiam faltar neste.

    ResponderExcluir
  38. Bem me parece que é um livro mega interessante não só pela capa e nem pela resenha e nem pelo autor, mas talvez pelo que vai contar toda a trama. Adorei mesmo a sua resenha e espero um dia ler essa obra. Ai! Porque não é fácil conseguir um livro assim... Adoro esse tipo de história,

    ResponderExcluir
  39. Suellen, esse é um livro realmente maravilhoso - vale MUITO a pena conferir essa história :D

    ResponderExcluir
  40. É verdade, David! O livro é ótimo e tais elementos não ficaram faltando na história ^^

    ResponderExcluir
  41. Jenniffer, o livro é ótimo e vale a pena ler :D


    Como já leu King antes, sabe um pouco o que esperar do autor e posso garantir que irá gostar dessa história ^^

    ResponderExcluir
  42. Estou louca para pôr as mãos nesse "livrinho"!! A temática, por si só, me atrai bastante, adoro esse negócio de caos, desespero coletivo hehehe. E outra, é Stephen King, né, não preciso nem falar mais. Adoro ele e faz tempo que não o leio (saudade!).
    Ah, achei muito legal todo esse mundo virtual criado acerca do livro, dá p/ se sentir habitante de Chester's Mill.
    bjoo,
    http://livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Aline, o livro é maravilhoso *-* Se você já curte o autor, é certeza que vai AMAR o livro \o/

    ResponderExcluir
  44. Amanda Naira arraissábado, 08 dezembro, 2012

    Já li várias resenhas do livro, gosto muito do autor, mas uma coisa que até o momento só encontrei aqui foi o algo a mais, a dica para os leitores dos sites que falam sobre o livro.

    ResponderExcluir
  45. Lucas, o livro é ótimo e super vale a pena ser lido! Stephen King não é chamado de mestre à toa >< O cara é bom MESMO.

    ResponderExcluir
  46. Amanda, o autor é ótimo e nesse livro ele manda super bem - vale a pena conferir a história =D


    É muito bacana dar uma olhada nos sites - se você puder, faça-o após terminar a leitura. Parece que a cidade existe mesmo e que a história que lemos não foi apenas ficção.

    ResponderExcluir
  47. Livro pequeno... quase mil páginas O_O. Nunca li nada Stephen u-u mas vi vários filmes dele e acho muito bom. Quero ler esse livro e espero não me decepcionar e espero que não seja muito enrolado e cansativo pra ter quase mil páginas.

    ResponderExcluir
  48. Cinthia, juro que no final você deseja que ele tivesse escrito outras mil, de tão rápida e gostosa que é a leitura *-*


    Puxa, nunca leu nada do autor?! Vale a pena, viu?! Ele é excelente :D

    ResponderExcluir
  49. Nós compartilhamos o mesmo autor favorito (nós e mais a torcida do Flamengo! rsrs). Adorei a resenha, super apaixonada. É sempre difícil falar do que a gente gosta muito né? Estou doida pra ler esse livro, mas ele está muito caro ainda pra comprar... Adorei saber que tem links para outros lugares falando do livro e da história. Já favoritei!!!

    ResponderExcluir
  50. Karen, o King é um autor MUITO BOM e ele é reconhecido, então realmente compartilhamos o mesmo autor favorito com MUITA gente :D O que é bom, porque assim ele consegue receber bem pelos livros que escreve (o que é super merecido) e eles chegam aqui no Brasil para que possamos ler :D hehehe

    Esse livro é bem caro mesmo... aliás, a verdade é que os livros do Stephen King SÃO caros. Nem sei se vai abaixar o preço, viu?! Os livros dele não costumam baixar de preço, a não ser agora que estão saindo em versão pocket, mas aí não é o preço que abaixou, mas sim uma versão de qualidade inferior...



    Se puder adquiri-lo no futuro (quem sabe com um desconto progressivo e divido no cartão, por exemplo), com certeza vai curtir a história.

    ResponderExcluir
  51. Pois é, os livros dele são bem caros... eu compro de vez em quando, porque senão o dimdim não dá. Estou querendo Celular há um tempão, mas o bichinho tá sempre caro. Mas eu sei que vale a pena cada centavo. King não decepciona! Jamais!!! :)

    ResponderExcluir
  52. Karen, tem que ser assim mesmo! Celular não é tão caro, é?! Não é um livro de R$ 10 (infelizmente), mas como é pequeno também não chega a ser tããão caro quanto Sob a Redoma, né?!
    Celular é outro que é MARAVILHOSO *-* Bem apocalíptico, bem SK \o/

    ResponderExcluir
  53. Eu adoro Stephen King (Não sou tão fã quanto você, ainda tem muito livro dele pra mim ler), lembro até hoje da minha leitura de O iluminado, nunca mais consegui ler no quintal de casa enquanto anoitece... Quando soube do lançamento de Sob A redoma, um livro mais suspense psicologico, fiquei curiosa, mas 954 páginas me deixaram um tanto ressabiada, mas não menos animada. Quando ler espero achar o mesmo que você, que o livro é curto e que poderia ser maior (o que eu desejei para Harry Potter e as Relíquias da Morte). Sua resenha ficou ótima, quando ler o livro vou voltar aqui e dar uma conferida nos links que você colocou, afinal quando um livro é bom sempre queremos passar um pouco mais de tempo nele.

    ResponderExcluir
  54. Lais, eu sou muito fã do autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler todos os livros dele, infelizmente. Também tenho muita história para conferir dele ^^ heheheh


    Não precisa ficar com receio das quase mil páginas... a escrita do King é bem gostosa de ler e o ritmo da história é super rápido, então antes que você se dê conta, já vai estar terminando a leitura e, como eu, desejando algumas páginas a mais ^^

    ResponderExcluir
  55. Assim como a Fabiana Magalhães eu também nunca li nada do autor, infelizmente mas quero mudar isso lendo sob a Redoma, que pela resenha achei que dever ser eletrizante.

    ResponderExcluir
  56. Assim como a Fabiana Magalhães eu nunca li nada do autor, infelizmente, mas quero mudar isso lendo Sob a redoma, que pelo que você diz na resenha deve ser eletrizante. O tipo de livro que adoro.

    ResponderExcluir
  57. Paty, o livro é uma delícia, vale a pena ler mesmo nunca tendo lido nada do autor. Ele é ótimo :D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥