Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks
Novo Conceito - 414 páginas
Recomeçar pode parecer difícil, mas é possível.
Título Original: Safe Haven
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-004-5
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Sinopse:
Katie chegou a Southport sem muitas esperanças e com muito medo. Ela não fala do seu passado com ninguém, quer apenas continuar com seu trabalho no Ivan's - o restaurante local onde trabalha de garçonete - e cuidar da cabana que alugou.
Sua vizinha - a única pessoa por perto, já que elas moram em um local afastado -, Jo, vira sua única amiga. E é conversando com ela que percebe que Alex, o viúvo dono da mercearia onde faz suas compras, está interessado nela e que ela corresponde o interesse. Seria esse um reinício para Katie?!
O que eu achei do livro:
Nicholas Sparks realmente sabe como emocionar o leitor e contar lindas histórias de amor.
Em Um Porto Seguro, o autor não conta os detalhes do passado de seus personagens logo no início do livro, mas vai revelando-os aos pouquinhos. Por isso, eu quis deixar uma sinopse bem curtinha e que falasse pouco sobre a trama - é bastante interessante ir descobrindo conforme avançamos na leitura as minúcias sobre a vida pregressa dos protagonistas.
A escrita de Nicholas Sparks, como sempre, é muito leve, simples e gostosa de ler - tornando a leitura agradável e rápida, o leitor mal nota que o livro tem mais de quatrocentas páginas.
Os protagonistas são bem caracterizados (embora eu ache que o autor pecou um pouco com Alex, explico-me daqui a pouco). Essa história quase não tem personagens secundários - é bem focada nos personagens principais.
Katie é uma personagem maravilhosa! Embora frágil, porque carrega um enorme peso nas costas, ela consegue ser muito forte. Eu adorei essa mulher - acompanhar suas dúvidas e angústias foi realmente gratificante. Ela ser deslumbrantemente linda e não se dar conta disso me incomodou um pouco, mas a personalidade dela é tão cativante, que esse pormenor não interferiu muito na minha identificação com a personagem.
Alex, por outro lado, é para mim o ponto mais negativo do livro.
Ele é simplesmente perfeito demais. É trabalhador, excelente pai, cidadão modelo, amigo de todos e um cara mais do que super compreensivo. Ele é bonito, charmoso, bem humorado, paciente.
Honestamente não consigo citar um único defeito dele.
Então, por que ele é o meu ponto negativo?! Justamente porque é perfeito demais - em momento algum ele parece um cara real. Eu gosto mais de personagens que conseguem me tocar com sua humanidade. Às vezes um defeito, por mais odioso que ele seja, é justamente o que torna alguém maravilhoso.
Ele é simplesmente perfeito demais. É trabalhador, excelente pai, cidadão modelo, amigo de todos e um cara mais do que super compreensivo. Ele é bonito, charmoso, bem humorado, paciente.
Honestamente não consigo citar um único defeito dele.
Então, por que ele é o meu ponto negativo?! Justamente porque é perfeito demais - em momento algum ele parece um cara real. Eu gosto mais de personagens que conseguem me tocar com sua humanidade. Às vezes um defeito, por mais odioso que ele seja, é justamente o que torna alguém maravilhoso.
Por um lado, é bacana sonhar que alguém possa ser tão maravilhoso assim, mas por outro é prejudicial também - porque ninguém consegue atingir tal patamar. Todos nós temos defeitos, por mais que façamos de tudo para sermos o melhor de nós mesmos. E me deparar com um personagem tão bonzinho, tão perfeito quanto Alex me irritou.
Kevin é um cara cheio de defeitos (quem é Kevin?! É um personagem que aparece na metade do livro e sobre quem eu não irei entrar em detalhes, mas preciso falar algo sobre ele), mas é humano. Não, eu não caí de amores por ele - eu detestei o Kevin! Mas ele é um personagem que, no meu ponto de vista, foi melhor caracterizado do que Alex.
Achei muito bacana entrar nos pensamentos dele e ver por que, afinal de contas, ele tomava aquelas atitudes. Foi muito interessante acompanhar a linha de pensamento de Kevin - mesmo que eu não concorde com a lógica (ou melhor, a falta de lógica) dele.
Achei muito bacana entrar nos pensamentos dele e ver por que, afinal de contas, ele tomava aquelas atitudes. Foi muito interessante acompanhar a linha de pensamento de Kevin - mesmo que eu não concorde com a lógica (ou melhor, a falta de lógica) dele.
O romance no livro é uma delícia de acompanhar - vai se desenvolvendo aos pouquinhos, envolvendo o leitor. Quando comecei a leitura e me deparei com uma Katie de 27 anos, sem muitas perspectivas de vida, confesso que comecei a me ver na personagem (mas depois ela é descrita como estonteantemente linda e daí eu caí na real) e é sempre uma delícia quando me vejo tão envolvida no livro que consigo vivenciá-lo, como se eu estivesse no meio da história.
Um Porto Seguro é uma história linda e emocionante - que irá encantar as leitoras fãs de Nicholas Sparks (e os leitores também).
Se você ainda não leu nenhum livro do autor, Um Porto Seguro também é uma ótima história para começar a conhecer esse renomado autor - que já encantou milhares de pessoas no mundo inteiro com suas histórias.
Se você ainda não leu nenhum livro do autor, Um Porto Seguro também é uma ótima história para começar a conhecer esse renomado autor - que já encantou milhares de pessoas no mundo inteiro com suas histórias.
Ansiosa para ler o meu exemplar.
ResponderExcluirSou suspeita para classificar NS, mas posso dizer que amo de paixão seus livros.
Como disse antes, ansiosa!
Nanie, eu meio que tenho trauma de Sparks, sempre choro baldes com os livros dele. Mas não deixo de ler! rsrs
ResponderExcluirEste faz parte dos meus planos de leitura =)
Oi Nanie!
ResponderExcluirEsse é um dos primeiros livros que vou ler nas minhas férias \o/
Bjs!
Faz pouco tempo que fiz a minha primeira leitura de um livro do Nicholas Sparks e eu adorei o estilo de escrita dele, espero ler outros muito em breve.
ResponderExcluirLeninha, eu também sou super suspeita quanto a NS, porque adoro o autor *-*
ResponderExcluirEsse não é daquele tipo de livro que nos faz secar de tanto chorar, mas é bem bacana ^^
Ah, que doidera, Ale >< hahahahahha
ResponderExcluirEsse não é daqueles que nos faz chorar baldes... mas é muito bom também ^^
E tenho certeza que vai adorar, Carla :D
ResponderExcluirCris, esse segue o mesmo estilo de sempre do autor - bem leve e gostoso de ler :D Vale a pena conferir!
ResponderExcluirOpa, esse é recomendado para quem não leu um Sparks, vou correr para o skoob!!!
ResponderExcluirAdorei a trama.. a resenha ficou ótima. Bom eu gostei do Alex, é bom imaginar coisas impossíveis quando leio um livro... XD
Ela tb lembra um pouco o meu atual estado. =/
Amei a dica.
Danielle, eu até gostei do Alex também (quem não gostaria de um homem tão perfeito assim?!), mas ao mesmo tempo eu não gostei porque ele é perfeitinho demais... impossível existir alguém como ele ><
ResponderExcluirO livro é uma graça e eu recomendo para todo mundo :D Não é o meu favorito do autor, mas é uma delícia :D
Eu já li algumas resenhas e tive uma boa impressão. Não sou fã do autor mas me parece o tipo de história que AMOO…então quero lê-lo o mais rápido possível!
ResponderExcluirBeijos
Lulu
Apaixonada por Romances
Lulu, esse livro foge um pouquinho daquele padrão "secar de tanto chorar" que é o mais comum nos livros do autor - então talvez você goste ainda mais :D
ResponderExcluirEu só li um livro do Sparks até hoje e gostei bastante, esse parece ser muito bom também uma história forte e com personagens marcantes. Quero ler.
ResponderExcluirCris, eu já li vários livros do Sparks e adoro o autor!
ResponderExcluirEssa é uma história muito boa, embora não esteja entre os meus livros favoritos do Sparks, e é uma boa pedida para quem ainda não conhece muito sobre ele e seus livros.
Li algumas resenhas desse livro e tive uma boa impressão... e é Sparkas que é sempre ótimo. :D
ResponderExcluirWillian, o livro é bem bacana - eu gostei muito :D
ResponderExcluirConfesso que ainda não li nenhum livro do Nicholas, quero muito ler. Achei bem interessante esse livro, concordo com você em um ponto, personagens perfeitos não parecem ser reais e quando me deparo com um personagem como este acabo me irritando um pouco com tanta virtude, afinal todo mundo tem um defeito.
ResponderExcluirNunca li um livro dele. Algumas pessoas dizem que os enredos dele são sempre muito iguais e repetitivos. Não sei o que vc acha disso. Mas pela sua resenha deve ser tranquilo e gostoso de ler, como um passatempo. Ah, e é bom quando os personagens nos cativam ou nos irritam, a gente fica mais envolvido na leitura :)
ResponderExcluirabraços,
Luciana
http://folhasdesonhos.blogspot.com
Ah.. qual o melhor do autor, que vc considera??
ResponderExcluirClara, eu gosto bastante dos livros do autor - embora não goste de todos.
ResponderExcluirEsse é uma delícia :D Mesmo com o pequeno defeito de não ter defeitos, ainda assim é uma leitura muito agradável ^^
Luciana, eu gosto demais dos livros do autor (embora não de todos eles). Não os acho sempre repetitivos - mas são sempre sobre a vida cotidiana, então eles acabam sendo bem "normais", exceto pelo fato de que o autor costuma gostar de alguns finais tristes ><
ResponderExcluirEsse é um livro super tranquilo e muito gostoso de ler - eu adorei e super recomendo a leitura dele.
Luciana, depende do dia >< hahahah
ResponderExcluirOs meus preferidos dele são: A Última Música, O Milagre e Um Homem de Sorte :D
Muito fofo esse livro! A história é uma graça *-*
ResponderExcluirDoida pra ver como ficou o filme dele, porque esse livro tem tudo pra ficar lindo nas telonas.
Nossa, de acordo com a sua resenha parece ser realmente bom... Aniosa pra ler *--*
ResponderExcluirCristiane, o livro é ótimo mesmo =)
ResponderExcluirInês, é uma delícia de história!
ResponderExcluirTenho até medo dessas adaptações pro cinema, mas vamos esperar pra ver né?! (:
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, aliás.. Os novos dele.
Não tive oportunidade de acompanhar, ele lançou um atrás do outro '-'
E por favor né, esse cara não existe! HAHA'
Como pode um homem escrever assim?! Sou mega fã, desde sempre ><'
Parabéns pela resenha!
Vai me fazer comprá-lo logo xD
Eu amo ler Nicholas Sparks e esse livro não é diferente. Gostei da resenha, muito bem elaborada.
ResponderExcluirMirely, eu quase nunca assisto aos filmes O.o hahahah Mas adoro ler os livros :
ResponderExcluirAh, mas não é que o autor tenha lançado tantos livros ao mesmo tempo assim, é que as editoras aqui do Brasil lançaram os livros agora ^^
Maristela, esse é uma delícia de livro :D
ResponderExcluirFoi isso que quis dizer, HAUSHAUSHUAHSUHAS'
ResponderExcluirFoi um atrás do outro e não deu pra acompanhar poxa .-.
É, os filmes nem sempre conseguem o mesmo efeito, fazer o qe :/
"(...)(mas depois ela é descrita como estonteantemente linda e daí eu caí na real)(...)"
ResponderExcluirRarara Isso sempre acontece comigo o que será que esse autores tem com as não estonteantes?
Sparks é sempre genial, adoro de mais a escrita dele faz o livro passar tão rápido sem nem ao menos percebemos.
Esse tal Kevin já imagino até quem seja graças ao spoiler, sem querer, do trailer do filme. Muito empolgada pra ler mais essa estória.
Bjs
Thiana, as protagonistas são sempre lindas, né?! Aí fica difícil se identificar mesmo >< hahahahahaha
ResponderExcluirQuando penso em um livro de N.Sparks me lembro sempre do primeiro que li deste autor: Um Amor pra Recordar, ganhei de amigo secreto ano passado. Um livro lindo, que me emocionou e prendeu até as últimas linhas. Uma estória que poderia ser a história de cada um, que poderia ter acontecido com meus pais, os seus, meus tios...enfim, um grande amor.
ResponderExcluirPor este livro me apaixonei, e pelo autor também, e acredito que quem teve a capacidade de me surpreender em Um Amor pra Recordar, vai fazer com que eu me apaixone por Um Porto Seguro. Quem não quer recomeçar?
Beijos
Ana, Um Amor para Recordar é lindo demais! Eu amei =D
ResponderExcluirUm Porto Seguro é bem diferente desse outro livro, mas é uma delícia de leitura!
Nicholas Sparks tem as histórias para aquecer o coração daqueles que esqueceram o Amor ou o que esta palavra representa. Aínda não tive oportunidade de ler este livro, mas me parece que Alex é o cara da música do Roberto Carlos. hahaha Não existe homem assim, e dá até raiva!rsrsrs Reamente sua resenha faz jus ao título do livro. Uma história linda e emociante, um Porto Seguro para nós, fãs de Nicholas Sparks.
ResponderExcluirKaroline, ele é mesmo cheio de histórias emocionantes capazes de nos fazer acreditar no amor novamente!
ResponderExcluirEu não conheço a música do Roberto Carlos (ok, sei que sou alienada... mas nunca ouvi essa música), mas o Alex chega a ser um pouquinho irritante por sua perfeição... ainda assim, entretanto, o livro é muito bom e vale a pena lê-lo :)
Nicholas Sparks tem esse poder mesmo ! é um dom, isso é certeza !
ResponderExcluirEstou com muita vontade de ler esse livro, me encantei com ele desde a primeira vez que o vi, queria ter todos os livros dele, porém é um pouco complicado acompanhar o ritmo do Nicholas, ele vive publicando livro e mesmo acabando de sair um, tenho certeza que outro está pra ser lançado !
Esse livro parece ser incrivel, já vi várias resenhas dele, tanto negativas quanto positivas, quero lê-lo pra ter minha própria opinião.
ps.: seria tão bom ter um pouco de Alex na vida de cada pessoa ein ? imagina só haha
Parabéns pela resenha !
Mariana, o livro é uma delícia - como tantos outros de Sparks! Eu adoro o estilo do autor e vivo me surpreendendo com seus livros (embora não goste de todos eles).
ResponderExcluirAh, se pessoas como Alex realmente existissem talvez fosse mesmo bacana ter alguém como ele... ou não... porque as imperfeições são inerentes ao ser humano e fazem parte de quem somos - devemos aprender a lidar com elas e aceitá-las...
Pensando bem, então, eu nem gostaria de alguém como Alex... eu gostaria de um Alex um pouquinho mais humano - aí sim, perfeito com seus defeitos ^^ hehehe
Nicholas Sparks é um fofo! Ele sabe como ninguem nos emocionar, fazer sorrir e chorar. E eu espero que seja assim com Um Porto Seguro, porque com certeza ja tá na lista de desejados! Quero conhecer o romance entre Katie e Alex, e fiquei super curiosa pra saber mais do Kevin, quem é ele?
ResponderExcluirKarolyne, ele é um fofo mesmo - fala do amor de forma tão linda!
ResponderExcluirEsse livro é uma delícia :D E para saber mais do Kevin, só lendo o livro mesmo.
Mudanças de local geralmente implicam em mudanças emocionais...
ResponderExcluirOiii!
ResponderExcluirSimplesmente adoro os livros do Nicholas Sparks!!!
Há quem diga que suas histórias são melodramáticas, mas e daí?! Uma história de amor é sempre uma linda história e nunca é demais!!!
O Nicholas sabe tocar o coração de cada leitor com os seus personagens e com os dramas de cada um, atire a primeira pedra quem nunca derramou uma lágrima lendo uma de suas obras. Eu já derramei litros…rs
Espero sinceramente que Um Porto Seguro seja melhor que Um Homem de Sorte e O Milagre, pois achei esses 2 bem fraquinhos.
Vou tentar a sorte na promoção do blog e torcer muito para ganhar. Falta este livro e A Escolha para a minha coleção ficar completa. ;)
Bjs
História muito linda!
ResponderExcluirPena que histórias de amor assim, só acontecem em livros mesmo..
Jenniffer, eu também sou uma grande fã de Nicholas Sparks!
ResponderExcluirAlgumas histórias são melodramáticas, outras nem tanto... mas ainda assim eu gosto - sejam do tipo que faz chorar ou não ^^
Concordo contigo - o autor realmente sabe tocar o coração de seus leitores - conta histórias lindas demais que, frequentemente, nos levam às lágrimas.
Então, esses dois que você citou são os meus favoritos - em conjunto com a A Última Música. O que esses dois têm em comum é que não fazem o leitor chorar e por isso acabam desagradando a maioria dos fãs de Nicholas Sparks. Um Porto Seguro é mais nessa linha... portanto, talvez você não goste...
Para mim ainda falta Noites de Tormenta...
David, a história é linda mesmo! Será?! Eu acredito que histórias assim acontecem na vida real também :D
ResponderExcluirGanhei de presente de aniversário! Leitura para 2013.
ResponderExcluirPS: Um mocinho 100% perfeito parece romance de banca :p
Aline, espero que você goste tanto quanto eu ^^
ResponderExcluirkkkkk parece mesmo \o/
Eu nunca li nada do autor, e vou seguir sua dica de começar com esse livro. Pelo que você diz o livro é gostoso de se ler e sei que vou me apaixonar.
ResponderExcluirPaty, é um excelente livro para começar :D É uma história bem gostosa!
ResponderExcluirHaa eu amo romance desde que fiquei sabendo deste e ainda por cima sendo do Sparks de cara já fiquei logo encantada e com vontade de lê-lo. Concordo com você o Sparks sempre sabe como nos cativar e como nos deixar emocionados! Não vejo a hora de ler e ainda mais sabendo que o filme saíra em 2013, já tô aqui mega aciosa!!!! *-*
ResponderExcluirDanielle, eu também adoro romances *-* Eu gostei bastante desse livro e espero que você também goste :D
ResponderExcluirentendi :D
ResponderExcluir