quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Primeiro Dia, de Marc Levy

O Primeiro Dia, de Marc Levy
Suma de Letras - 353 páginas
Uma incrível jornada em busca a verdade sobre os primórdios da humanidade.





Título: O Primeiro Dia
Título Original: Le Premier Jour
Autor: Marc Levy
Tradutor: Jorge Bastos
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-098-0
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Série: Os Primórdios - Vol. 1
Nº de Páginas: 353
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Keira é uma arqueólogo que busca descobrir quem foi o primeiro homem. Mas uma inesperada tempestade no sítio arqueológico onde conduzia suas escavações faz com que ela perca anos de pesquisa e torna praticamente impossível o seu sonho de encontrar a verdade sobre os primórdios da humanidade.

Adrian é um astrônomo que busca saber mais sobre as estrelas. Estava em um observatório na América do Sul - onde esperava fazer importantes descobertas -, mas acaba tendo que voltar para a Inglaterra por causa de problemas de saúde.

Os dois buscam verdades sobre os primórdios. Os dois foram impedidos de continuar suas pesquisas.
Os dois irão se cruzar e empreender uma incrível jornada para encontrar conhecimentos dos quais a humanidade nunca havia sequer suspeitado.
Mas nada será simples e eles terão que lidar com muitas adversidades.


O que eu achei do livro:
Eu já havia ouvido falar de Marc Levy - até tenho um livro do autor na minha estante (que ainda não li) -, mas ainda não conhecia o autor e não sabia muito bem o que esperar dele.
Entretanto, O Primeiro Dia se mostrou um livro extremamente interessante, agradável e viciante! Ainda bem que já tenho a continuação - A Primeira Noite - aqui em casa, porque eu vou precisar começá-la agora!

A escrita de Marc Levy é bastante bonita - até chega a ser meio poética. Gastei vários post-its para marcar passagens muito interessantes no texto, mesmo que esse seja um livro que eu poderia classificar como uma aventura, um thriller de ação.
Justamente por ser pautado em cima da aventura dos dois protagonistas em busca da verdade, o ritmo do livro é bem dinâmico, assim como a leitura - mesmo que a escrita do autor não seja tão simples.
Na verdade, a história demora um pouquinho para embalar - de certa forma, há uma grande introdução, que é um pouco mais lenta, antes de entrarmos mesmo na aventura que é o auge do livro.
Entretanto, apesar de mais lenta, essa introdução é extremamente bem feita e super interessante - o autor apresenta vários fatos, que são verdadeiros, para corroborar a ficção que escreve. Explica bastante coisa e deixa o leitor muito interessado na história que conta.

A narração é feita por um dos protagonistas, Adrian, mas nem sempre se encontra em primeira pessoa. Na verdade, principalmente no início da história, alguns capítulos são contados em terceira pessoa. E, baseando-me puramente na lógica, eles não devem estar sendo contados diretamente pelo Adrian, embora o final do livro nos faça pensar isso.

O livro para mim não se tornou nota dez por causa de dois motivos: personagens chatos e mistérios demais.

Os personagens são muito bem caracterizados, não foi esse o problema. O que me desagradou foi o fato deles serem extremamente seguros e pedantes - o que, para mim, os tornou chatos. Muito inteligentes, sempre sabendo o que fazer, quando um temia o outro estava lá para "se jogar". Talvez fosse essencial para o desenvolvimento da trama, mas conseguiu fazer com que eu não me sentisse próxima de nenhum deles.
Eu realmente gosto quando consigo me identificar com os protagonistas (ou até mesmo com algum personagem secundário), porque me sinto mais próxima da história e, de certa forma, consigo vivenciar melhor a leitura.

Falar dos mistérios é um pouco mais complicado. Claro que eu curto mistérios - eles são essenciais para deixar a trama interessante e prender o leitor, além de fazer com que a leitura da continuação seja uma necessidade!
Mas o que me incomodou nesse livro foi não só a quantidade de mistérios que vão se acumulando - sendo que pouca coisa é explicada nesse volume -, mas também o fato deles serem um tanto mirabolantes.
O Primeiro Dia não é um livro único - ainda há A Primeira Noite para fechar a história. Então, talvez, esse ponto nem seja tão negativo no final das contas, quando o autor finalmente revelar tudo. De qualquer forma, entretanto, eu prefiro quando os mistérios vão sendo revelados aos poucos - ao invés de ficarem todos para o final.

Todavia, mesmo com os dois pontos citados, a leitura é muito agradável e eu fortemente a recomendo - pois adorei!
Mal posso esperar para ler a continuação.


PS: Não pude deixar de notar um detalhe. Não vou entrar em especificações, porque quem ler vai saber do que estou falando tão logo inicie a leitura.
Digamos apenas que há alguns políticos envolvidos na história e que eles são tratados por codinomes - codinomes que são, em sua maioria, a capital dos países que representam. Com uma exceção: Rio. Isso mesmo, a representante do Brasil não é Brasília, mas Rio.
Isso foi um lapso? Foi proposital?
Achei super estranho... até porque se for pensar em uma cidade que deveria representar o Brasil além de sua capital, não pensaria no Rio de Janeiro, mas em São Paulo.


Nota: 


8 comentários:

  1. Oi Nanie =)
    Sabe, eu fui com muita sede ao pote neste livro. Esperava um Indiana Jones com toques de dan Brown. Mas Keira e Adrian são um casal sem química, achei que não existiu "ação" , muita teoria e pouca prática. Fiquei decepcionada. Já li a continuação, mas não vou dar mais nem um piu! rsrss
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ale, eu fui meio sem saber o que esperar. Havia lido muito pouco sobre ele - na verdade, quase nada - e nunca havia lido nada do autor. Então, eu me surpreendi positivamente com a história, mas realmente não com os protagonistas... eles são chatos - individualmente e como casal ><


    Bom, eu gostei do primeiro livro, se continuar no mesmo ritmo, vou curtir o segundo também! Estou ansiosa para chegar ao final \o/

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que vc não tenha apreciado por completo. Eu quero ler por gostar do tema, e nada melhor que cada um tirar suas conclusões, acho que é o melhor dos livros dificilmente haverá unanimidade. =)
    Ainda não li nadinha do autor até me espantei quando vi relacionarem o livro com o filme E se fosse verdade... que eu amo de paixão e sempre revejo. =)

    Por isso tb estou botando fé na leitura. =)

    ResponderExcluir
  4. Danielle, apesar de não achar o livro perfeito, ainda assim eu gostei bastante do livro :D


    Pode ler tranquila, o livro é bom e a aventura é divertida ^^

    ResponderExcluir
  5. Esse é o livro que eu estou lendo no momento apesar de não ter a continuação e estou bem no começo, estou gostando mas tinha achado estranho que a parte do Adrian é narrado em primeira pessoa e a parte da Keira em terceira.

    ResponderExcluir
  6. Cris, eu achei bacana essa diferença desde o princípio :D Só vai se tornar claro que o Adrian é o narrador nas duas partes mais para o final :)

    ResponderExcluir
  7. Eu sinceramente não sabia do que se tratava o livro, mas agora vou tentar pesquisa e conseguir tê-lo, pois amei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Suellen, eu gostei desse livro - não dava muito por ele, mas fui positivamente surpreendida ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥