domingo, 11 de novembro de 2012

A Seleção, de Kiera Cass

A Seleção, de Kiera Cass
Seguinte - 357 páginas
Garotas de várias províncias são reunidas no palácio e ao final da Seleção uma delas irá se casar com o lindo príncipe Maxon e terá direito à coroa de Illéa.




Título: A Seleção
Título Original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Tradutor: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-01-5
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 357
Série: A Seleção - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva


Sinopse:
America Singer é uma Cinco - o que quer dizer que ela, e toda a sua família, sobrevive da Arte. O que também quer dizer que o trabalho não é tão abundante ou bem remunerado e, portanto, que a vida é permeada de dificuldades e faltas.

Quando sua mãe ouve falar da Seleção, começa prontamente a tentar fazer com que a filha se inscreva. Afinal de contas, ela poderia se tornar a esposa do príncipe Maxon e toda a família se tornaria Um - o que faria com que a vida deles fosse mais fácil. E mesmo que ela não fosse a escolhida, a família receberia dinheiro enquanto durasse o processo seletivo, o que certamente já ajudaria nas finanças.

Porém, ao contrário de todas as outras garotas em idade elegível, América Singer não sonha com o príncipe Maxon. E achar que ele é um esnobe pedante nem é o principal motivo de sua desdenha. A menina tem um namorado: Aspen, um Seis. Ela sabe que as chances de conseguir ficar com ele são mínimas - porque certamente sua família não a deixaria ser rebaixada de posição, a vida de um Seis é ainda mais dura do que a vida de um Cinco.

Mas quando Aspen termina com América sem muitas explicações, a menina se vê feliz por estar entre as 35 selecionadas.
Aos poucos ela vai conhecendo melhor o príncipe e descobre que Maxon não é aquele cara que ela pensava - é gentil, atencioso e lindo.


O que eu achei do livro:
Se você está esperando uma leitura agradável, com um romance fofinho - corra e comece já a ler A Seleção!

Não tinha como Kiera Cass colocar mais clichês em sua história - e olha que eu não estou sendo exagerada. Tudo o que você espera encontrar em um livro para adolescentes está presente nesta trama. Mas, surpreendentemente, a autora conseguiu usar todos esses clichês de uma forma muito bacana!

A narrativa de Kiera Cass é simples e fluida - tornando a leitura rápida e deliciosa!
Os personagens são muito bem caracterizados e é fácil cair de amores por eles.
São 35 meninas na Seleção mais a família de America, a de Aspen e a família real. É uma quantidade bem grande de personagens. Entretanto, nem todas as participantes da Seleção entram na história e são descritas pela autora. Apenas algumas - as que mais se aproximam de America, seja como amigas ou rivais - são caracterizadas e isso permite que a autora seja bem detalhista com os personagens que efetivamente participam da trama. Eu gostei bastante da forma como a autora trabalha os seus personagens.

Talvez você ainda não saiba, mas eu, particularmente, detesto triângulos amorosos. Com essa história não seria diferente - o triângulo amoroso não foi um toque que me cativou. Entretanto, no caso desse livro, eu acho que a evolução dos sentimentos de America foi tão bem feita que ele não me incomodou tanto quanto em outros livros.
É claro que eu estou torcendo por um dos dois... e é pelo Maxon. Desculpe, Aspen, mas eu não consegui gostar de você, cara. O príncipe é um príncipe mesmo - lindo, tem bons modos, gentil, resumindo: tudo de bom. Tenho certeza que você também acabará torcendo por um dos dois ao final do livro, mesmo que não concorde com a minha opinião.

Como eu disse, o livro é um excelente romance, despretensioso, porém muito gostoso de se ler. O que eu ainda não mencionei é que também é uma história distópica. E o que é mais incrível: a parte distópica, apesar de ficar em segundo plano, é bem bacana!
Maxón é o príncipe de Illéa - um país que contém 35 províncias, que enviam as garotas para a Seleção. A história do país é brevemente contada pela autora e isso me encantou! Eu adorei ficar sabendo um pouco mais sobre a ideia dela de evolução do mundo - nós saímos de onde estamos e chegamos até Illéa. Como falei, a história é bem breve, mas ainda assim bastante interessante.

A sociedade de Illéa é rigidamente dividida em castas - variando da Um à Oito. E mudar de casta, embora possível, não é algo muito simples. Quanto maior a casta, melhores as condições de vida. As profissões, educação e até mesmo o controle de natalidade são diferentes de acordo com a casta onde a pessoa nasceu.
A autora conta em detalhes a vida de um Cinco e fala brevemente sobre as outras castas. Espero que nos próximos volumes, eu possa vislumbrar melhor o cotidiano das demais castas.

Durante a Seleção, o palácio é atacado por rebeldes - cujos interesses não são conhecidos pelos governantes, mas que sempre atacam. Esse é um ponto que espero ver melhor desenvolvido no próximo volume. Aliás, esse é O ponto que eu espero ver melhor desenvolvido nos próximos volumes. Eu gosto do romance, não me entendam mal, e quero que ele continue acontecendo - mas o livro é uma distopia e a revolta dos rebeldes precisa ser melhor explorada! Tenho certeza que a autora planeja coisas bem bacanas para os outros dois volumes da série.
A distopia fica completamente em segundo plano, mas ainda assim a autora conseguiu me cativar com seu mundo distópico e com a promessa de um segundo volume mais focado nas revoltas.

A Seleção é um livro super gostoso! Fui surpreendida por essa história cativante e aguardo ansiosamente o lançamento do segundo volume da série (cuja capa provisória é tão linda quanto a do primeiro volume e cujo lançamento está programado nos Estados Unidos para 23 de Abril de 2013 com o título The Elite).


PS: Eu recebi a prova para leitura de cortesia da editora Seguinte. A minha cópia ainda estava em processo de revisão, então estava recheada de erros que, espero, foram corrigidos na edição final do livro.


Nota: 


14 comentários:

  1. Uau!!!! Romance meigo e bonitinho. Adoro estilo contos de fada e revoltas!!!

    http://lendoebebendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tô de olho nesse!!!
    Por conta do romance fofinho que adoro ler nos livros. =)
    Esse Aspen é bem corajoso ao incentivar que ela se inscreva, o que o orgulho não faz. XD
    Esse príncipe anda arrebatando muitos suspiros apaixonados. haha.

    Adoreiii

    ResponderExcluir
  3. Danielle, o livro é ótimo, certeza que você vai gostar :D
    Ainda bem que o Aspen é corajoso - porque senão não haveria história... ah, esse príncipe >< Quem mandou ser tão perfeito O.o hehehehe

    ResponderExcluir
  4. OMG! *o*
    Essa capa está de tirar o folego!
    O inicio da historia me interessou, principalmente essa parte da sociedade ser separada por castas e essa parte da revolta e tudo mais!
    Ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  5. Aline, a capa é LINDA mesmo! E a história é uma delícia :D

    ResponderExcluir
  6. Ei Nanie,

    Eu achei o livro muito fofo. Não é uma distopia que mereça destaque, mas é um romance cativante. Bem gostoso de ler... levinho e despretensioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Hérida, a parte distópica fica bem em segundo plano mesmo - embora, honestamente, eu ainda a ache mais interessante do que em Jogos Vorazes e bem melhor explorada do que nesse outro livro.
    O romance, por outro lado, é uma delícia *-* Eu gostei bastante do livro e quero muito ler o próximo!

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda, o romance é fofo, mas acho que não vou ler mais uma trilogia.

    ResponderExcluir
  9. Cris, eu me surpreendi com o livro e gostei bastante! Mas realmente é uma trilogia e o segundo livro ainda nem foi lançado... então vai demorar um pouquinho até o final da história estar disponível.
    Como sei que você não gosta disso, talvez seja mais bacana esperar que todos os livros sejam lançados para se aventurar nessa história.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanie, saudades daqui, eu li este livro e me surpreendi com a história, eu não esperava gostar tanto do livro. Agora estou curiosa com o desenrolar dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Rose, saudades de você também :D
    Esse livro é uma graça, né?! Eu também não esperava algo tão bacana quanto o que encontrei - estou ansiosa por mais ^^

    ResponderExcluir
  12. acho que a ideia da autora deve ter sido atrair os leitores que gostam de um romancezinho adolescente para uma historia distopica que deve evoluir bastante depois
    aaah que bom que vc gostou *----* mais ansiosa ainda pra ler, eu to DOIDA por esse livro HAHAAHHA nao vejo a hora de ganhar o meu
    nao posso dizer que sou anti triangulos amorosos, mas o que me incomoda neles é que sempre da pra saber com quem a menina vai ficar logo de cara, chega a ser desnecessario um lado desse triangulo ¬¬ só serve pra enrolar

    ResponderExcluir
  13. Thamires, talvez essa tenha sido mesmo a ideia da autora. Mas mesmo que não tenha sido, eu gostei de curtir o romancezinho junto com a distopia.
    Gostei muito do livro e estou ansiosa pelas continuações ^^


    Como você eu também não gosto de triângulos amorosos...

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥